Qual a modalidade esportiva que o atleta Alison Alves dos Santos conquistou a medalha de bronze para o Brasil?

postado em 20/07/2022 00:04 / atualizado em 20/07/2022 00:22

 (crédito:  STEPH CHAMBERS/AFP)

(crédito: STEPH CHAMBERS/AFP)

O Brasil tem o homem mais rápido do mundo nos 400m com barreiras. Na noite desta terça-feira (19/7), Alison dos Santos dominou a prova no Mundial de Oregon, nos Estados Unidos, e ficou com a medalha dourada. Atravessando um ano com várias conquistas na Diamond League, o brasileiro dominou a disputa em território norte-americano e garantiu o primeiro lugar com o melhor tempo já registrado na competição internacional: 46s29.

Alison, também conhecido como Piu, fez uma prova bastante consistente. Firme durante toda a disputa da medalha de ouro, o brasileiro largou na raia 6 e foi ganhando força a cada passada. Dominante, o velocista tupiniquim foi abrindo margem dos demais adversários e avançando em direção à conquista inédita na carreira. Na reta final dos 400m com barreiras, o paulista de São Joaquim da Barra (SP) foi confirmando a soberania até atravessar a linha de chegada.

"Sabe quando você sonha com uma coisa? Acorda todo dia pensando como alcançar? Estava nessa temporada assim. Falar é fácil, negócio é vim fazer. Estávamos treinando muito bem. Agradecer quem ajuda todo dia. A medalha não é só minha. É de todos que trabalham comigo. Momento indescritível. Sensação maravilhosa de alcançar o topo do mundo", disse o atleta ao SporTV depois de recuperar o fôlego.

O pódio foi completado por dois concorrentes estadunidenses: Rai Benjamim e Trevor Bassitt. A marca de Alison dos Santos é histórica para o país em um contexto geral. Piu se tornou o primeiro brasileiro a conquistar uma matéria de ouro em um Mundial de Atletismo. Em 2022, o velocista havia conquistado todas as quatro etapas da Diamond League. O tempo de 46s29 é o melhor da carreira do corredor tupiniquim. A marca anterior era de 46s72, construída em junho, em Estocolmo, na Suécia. A cerimônia de premiação será nesta quarta-feira (20/7), às 19h.

 19/07/2022 Crédito: STEPH CHAMBERS/AFP. EUGENE, OREGON - JULY 19: Alison dos Santos of Team Brazil celebrates after winning gold in the Men's 400m Hurdles Final on day five of the World Athletics Championships Oregon22 at Hayward Field on July 19, 2022 in Eugene, Oregon.
Steph Chambers/Getty Images/AFP (Photo by Steph Chambers / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP) 19/07/2022 Crédito: STEPH CHAMBERS/AFP. EUGENE, OREGON - JULY 19: Alison dos Santos of Team Brazil celebrates after winning gold in the Men's 400m Hurdles Final on day five of the World Athletics Championships Oregon22 at Hayward Field on July 19, 2022 in Eugene, Oregon. Steph Chambers/Getty Images/AFP (Photo by Steph Chambers / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP) (foto: STEPH CHAMBERS/AFP)

Da timidez ao estrelato

Natural da cidade de São Joaquim da Barra, em São Paulo, Alison Brendom Alves dos Santos ganhou projeção nacional no ano passado com a conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Por ser muito alto mesmo jovem, chamou a atenção de professores de um projeto social do município paulista já aos 14 anos. Contudo, Piu se recusava a participar.

O garoto era tímido, muito por conta de uma cicatriz que carrega consigo por conta de um acidente doméstico quando criança — aos 10 meses, uma panela de óleo de cozinha quente caiu sobre ele, o que impede o nascimento de cabelo em certos pontos da cabeça. Após insistência dos professores e de pessoas próximas, o modesto Alison, que já tinha seus 1,90m, aceitou dar início no atletismo.

Desde a primeira competição — no Centro Olímpico de São Paulo, quando correu com uma touca amarela por vergonha da cicatriz — até os Jogos Olímpicos, Piu teve um crescimento enorme. Entre 2014 e 2019, quando se firmou como atleta olímpico, Alison dos Santos se sagrou campeão dos Jogos Pan-Americano de Lima, em 2019, e foi sétimo colocado no Campeonato Mundial de Atletismo de Doha, também em 2019.

No início da madrugada desta terça-feira (3), Alison dos Santos, o Piu, escreveu um capítulo importante na história dos 400 metros com barreiras nas Olimpíadas de Tóquio, ao conquistar a medalha de bronze na prova mais rápida de todos os tempos. Horas depois, ao subir ao pódio, o brasileiro também se diferenciou: foi o primeiro atleta do país a prestar continência durante a premiação no Japão.

O gesto da continência no pódio é polêmico, porque muitos enxergam como uma ação política. Até porque, no caso brasileiro, os militares fazem parte do governo de Jair Bolsonaro, capitão reformado do Exército, ocupando ministérios e cargos nos mais diversos escalões.

Piu é atleta do Clube Pinheiros e também faz parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas, na Marinha do Brasil. Os brasileiros que integram a ação contam com os benefícios da carreira militar: soldo, assistência médica, acompanhamento nutricional e de fisioterapeuta, além de estruturas esportivas em organizações militares.

Mesmo não sendo oficiais de carreira - no caso de Alison, ele é 3º Sargento —, todos os atletas precisam passar por treinamento militar regular, o que consiste de, em tempos em tempos, se juntar aos militares regulares para treinamentos em quartéis.

O nadador Fernando Scheffer, o judoca Daniel Cargnin e a velejadora Kahena Kunze também integram as Forças Armadas. Eles conquistaram medalhas em suas respectivas modalidades, mas não prestaram continência no pódio.

Qual a modalidade do atleta Alison dos Santos medalha de bronze no atletismo?

Alison Brendom Alves dos Santos (São Joaquim da Barra, 3 de junho de 2000), conhecido como Piu, é um atleta brasileiro especialista nos 400 m c/ barreiras, medalhista olímpico, campeão mundial e pan-americano e o terceiro melhor atleta do mundo na modalidade em termos de marca obtida.

Qual a prova de pista do atletismo que Alison dos Santos conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio *?

Alison dos Santos chegou ao Mundial como dono da primeira posição do ranking dos 400 metros com barreiras da World Athletics, a federação internacional de atletismo, e ocupando o quarto lugar do ranking geral, formado por atletas de todas as modalidades.

O que o Alisson dos Santos tem no cabelo?

Junto à toda habilidade que tem nas pistas, ele também traz uma cicatriz na parte de cima da cabeça e também na testa, que o fez perder os cabelos na região. O machucado aconteceu quando ele tinha apenas 10 meses de idade. E acabou marcando toda a infância do corredor.

O que aconteceu com Alison Santos?

Ainda com 10 meses de vida, uma panela de óleo quente caiu sobre Alison. O então menino sofreu queimaduras de terceiro grau, necessitando permanecer no Hospital do Câncer de Barretos por dois meses.