Qual a ordem em que ocorrem os eventos durante a divisão celular?

Ciclo celular é o período de vida da célula, que tal como as pessoas, também nascem, crescem e se reproduzem. Esse ciclo é muito importante, pois a todo o momento há células se reproduzindo.

Exemplos disso são a cicatrização de um corte na pele, o crescimento das unhas, ou a renovação das células que não podemos ver - tal como as das células do fígado, cujo ciclo pode demorar mais de um ano.

O ciclo celular eucariótico acontece em duas etapas: a interfase e a mitose.

1ª fase: interfase

A interfase é o período da vida em que as células realizam as suas funções e são preparadas para se dividirem, com o objetivo de garantir o bom funcionamento do organismo.

É o maior período do ciclo celular, que ocorre de maneira organizada, e se divide em 3 sub fases: G1, S e G2.

G1

G1 é a fase em que ocorre o crescimento ou desenvolvimento celular, e tem início logo depois da formação da célula.

Nesse período ocorre a síntese proteica, que é a produção de novas proteínas. Além disso, é feita a verificação do DNA, garantindo que ele não apresenta nenhum dano que o impeça de avançar para a fase seguinte.

Importa referir que há células que não se dividem e que, por esse motivo, não passam para a fase posterior, a S. Quando isso acontece, a célula permanece numa fase que recebe o nome de G0. Um exemplo de células que permanecem em G0 são os glóbulos vermelhos.

Por outro lado, também há casos em que uma célula na fase G0 retoma à fase G1.

S

Na fase S acontece a síntese ou duplicação do DNA, daí o nome S, em referência à síntese. É a mais importante da interfase, porque permite que a divisão da célula resulte no mesmo número de cromossomos.

Nessa fase, os centríolos, bem como a região onde eles se localizam (o centrossomo), são duplicados.

G2

Na etapa G2, que vem antes do período da divisão celular, a célula continua num processo de produção de proteínas, além do que acontece a duplicação de organelas.

Nessa fase é feito mais um controle para verificar se a célula pode continuar o seu ciclo normalmente, ou seja, progredir para a sua divisão.

Saiba mais sobre a interfase.

2ª fase: mitose

A mitose, também chamada de fase mitótica (M), acontece depois da interfase, etapa em que as células foram preparadas para que a divisão celular se realize de forma eficaz. Essa fase tem como resultado a reprodução de dois núcleos geneticamente idênticos.

A mitose ocorre na maior parte das células do nosso corpo - no seu crescimento, regeneração e renovação, e é organizada em 5 fases: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase.

Prófase

A prófase dá início à mitose e é quando acontece a condensação ou espiralização dos cromossomos. No fim dessa fase, a carioteca é rompida.

Prometáfase

Na prometáfase, o rompimento da carioteca resulta na mistura do núcleo com o citoplasma.

Metáfase

Na metáfase ocorre a condensação máxima dos cromossomos, e os centrômeros se alinham na placa equatorial da célula, enquanto os pares de cromátides se separam.

Anáfase

A anáfase tem início com a separação das cromátides-irmãs, as quais se deslocam paras as extremidades opostas do fuso e chegam aos polos com material genético igual.

Telófase

Na telófase, o núcleo de ambos os polos é reorganizado - deixam de ter a forma de espiral - e a carioteca é reconstituída, dando por finalizada a cariocinese, que é a divisão do núcleo. Depois disso, a célula regressa à interfase.

Qual a ordem em que ocorrem os eventos durante a divisão celular?
Etapas do ciclo celular: interfase e mitose

Meiose: outro processo de divisão celular

A divisão celular também pode acontecer através de outro processo: a meiose.

A principal diferença entre a meiose e a mitose respeita às suas funções reprodutivas, pois enquanto a mitose pode gerar muitas células novas idênticas, a meiose gera apenas quatro células filhas geneticamente modificadas.

Para você entender melhor, leia Mitose e meiose: resumo, diferenças e exercícios.

Teste seus conhecimentos com:

  • Exercícios sobre mitose
  • Exercícios sobre meiose
  • Exercícios sobre mitose e meiose

Referências Bibliográficas

MENDONÇA, Vivian L. Biologia: ecologia: origem da vida e biologia celular embriologia e histologia. - Volume 1. 3. ed. São Paulo: Editora AJS, 2016.

SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. - Volume 1. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

A divisão celular é o mecanismo que leva as células a se multiplicarem dando origem a outras células.
Durante a divisão celular, dois aspectos importantes acontecem:

a. divisão do núcleo (cariotomia ou cariocinese)

b. divisão do citoplasma (citocinese ou citodierese)

E o processo pode ser resumido em duas grandes etapas:

Mitose
A mitose é um tipo de divisão celular essencial para continuarmos a nos desenvolver, a crescer e a repor células perdidas.

A mitose se inicia com uma célula diplóide (2n), ou seja, com o número total de cromossomos da espécie (no caso dos humanos, 46). Em seguida, há um período de grande atividade metabólica, denominado interfase, em que ocorre a duplicação do material genético. Só depois começa a divisão propriamente dita.

Fases da mitose

1. Prófase: a cromatina (material genético) inicia sua espiralização, transformando-se em cromossomos (contendo duas cromátides-irmãs). Os centríolos (ausentes nas células vegetais) se posicionam em pólos opostos e entre eles aparecem as fibras do fuso. Há o desaparecimento do nucléolo, e, por fim, ocorre o rompimento da carioteca (membrana nuclear).

2. Metáfase: os cromossomos atingem a espiralização máxima e encontram-se na região central da célula (plano metafásico), presos às fibras do fuso.

3. Anáfase: as cromátides-irmãs migram para os pólos opostos das células devido ao encurtamento das fibras do fuso.

4. Telófase: termina a divisão do núcleo (cariocinese) e do citoplasma (citocinese). Os cromossomos voltam a se desespiralizar, a carioteca e os nucléolos reaparecem. Por fim, formam-se duas células, filhas idênticas à célula-mãe (que originou todo o processo).

Continua após a publicidade

Meiose
É um processo de divisão reducional no qual uma célula diplóide (2n) origina 4 células haplóides (n). Ocorre com a finalidade específica de produzir células sexuais ou gametas (espermatozóide e óvulo). No caso dos seres humanos, a meiose garante que, durante a fecundação, se forme um novo ser com 46 cromossomos, 23 vindos do pai e 23 da mãe.

Também é dividida em etapas. A divisão é dupla. Na primeira divisão, ocorrem a prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I. Na segunda, a prófase II, metáfase II, anáfase IIe telófase II.

Antes do início da meiose há, assim como na mitose, um período de duplicação do material genético chamado de interfase.

Etapas da meiose

1. Prófase I: a cromatina se espiraliza, transformando-se em cromossomos (contendo duas cromátides-irmãs). Os centríolos, quando presentes, se posicionam em pólos opostos e entre eles aparecem as fibras do fuso. Há o desaparecimento do nucléolo, e o rompimento da carioteca. Esta etapa pode ser dividida em 5 subfases: leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese. Durante esta fase pode ocorrer o "crossing-over" (mistura do material genético), com a quebra e troca de pontas entre os cromossomos. Este mecanismo favorece a variabilidade genética.

2. Metáfase I: os cromossomos homólogos atingem a espiralização máxima e migram, presos às fibras do fuso, posicionando-se no plano metafásico da célula.

3. Anáfase I: os cromossomos homólogos migram para os pólos opostos das células devido ao encurtamento das fibras do fuso.

4. Telófase I: término da cariocinese e da citocinese. Os cromossomos se desespiralizam, a carioteca e o nucléolo reaparecem.

5. Prófase II: os cromossomos voltam a se espiralizar, os centríolos (quando presentes) se posicionam em pólos opostos e surgem as fibras do fuso. Os nucléolos desaparecem e a carioteca se rompe.

6. Metáfase II: Os cromossomos homólogos migram, presos às fibras do fuso, posicionando-se no plano metafásico da célula.

7. Anáfase II: as cromátide irmãs dos cromossomos homólogos migram para pólos opostos das células devido ao encurtamento das fibras do fuso.

8. Telófase II: término da cariocinese e da citocinese. Os cromossomos se desespiralizam, a carioteca e o nucléolo reaparecem. Formam-se 4 células haplóides (n) originadas da célula mãe diplóide (2n).

Continua após a publicidade

    Qual é a ordem na qual ocorrem os seguintes eventos durante a divisão celular?

    A ordem durante será: Mitose (f) – Prófase (g) – Prometáfase (c)- Metáfase (b) – Anáfase (a) – Telófase (d). Fonte: https://www.todamateria.com.br/divisao-celular/ Acesso em 05 set.

    Quais são as etapas do processo de divisão celular?

    Basicamente, é dividida em quatro fases: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase.

    Qual é a sequência correta das fases da mitose?

    A sequência correta das etapas da mitose são: Prófase, metáfase, anáfase e telófase.

    Qual o principal evento que antecede a divisão celular?

    A interfase é o período que precede qualquer divisão celular, sendo de intensa atividade metabólica. Nesse período, há a preparação para a divisão celular, que envolve a duplicação da cromatina, material responsável pelo controle da atividade da célula.