Qual a parte da planta que conduz e distribui a água e os sais minerais por todo o vegetal?

Tudo acontece graças a uma poderosa força de sucção, capaz de puxar água e sais minerais dezenas de metros acima. A seqüência começa com a transpiração das folhas. Durante a fotossíntese, o processo de fabricação de energia, as folhas precisam abrir pequenos poros que ficam na sua superfície, chamados de estômatos, para assimilar o gás carbônico necessário para a reação. Nessa fase, as folhas perdem água para o ambiente. “É essa evaporação da água para a atmosfera que faz os nutrientes subirem. Para repor o líquido perdido, as folhas sugam a água que vem pelo xilema, um conjunto de vasos e tecidos que liga a copa à raiz”, diz o fisiologista de plantas Marcos Buckeridge, do Instituto de Botânica do Estado de São Paulo. Junto com a água, sobem também os minerais dissolvidos. Eles são usados com os açúcares fabricados na fotossíntese para formar alguns componentes essenciais da árvore, incluindo flores e frutos. Em geral, o puxa-puxa de nutrientes é mais intenso durante o dia. Por volta das 9 horas da manhã, os poros por onde as folhas transpiram começam a se abrir, requisitando água lá de baixo. Essa estratégia simples é bastante eficaz para manter a vida das maiores gigantes do mundo vegetal, as sequóias, um tipo de árvore que pode ultrapassar os 100 metros de altura. Hoje em dia, a árvore mais alta é um exemplar da espécie Sequoia sempervirens, que mede mais de 112 metros e vive em uma floresta na Califórnia, nos Estados Unidos. O mais impressionante é que essas grandalhonas são também campeãs de resistência: algumas sequóias conseguem sobreviver por mais de 2 mil anos!

Para o alto e avante Transpiração das plantas cria força que suga água e sais minerais

1. O processo de subida dos nutrientes começa com a transpiração vegetal. A planta perde água através de pequenos buracos na superfície das folhas, chamados de estômatos, que durante a fotossíntese se abrem e deixam o vapor de água sair. Isso gera uma força de sucção que puxa a água das partes mais baixas. É como se houvesse alguém sugando água de canudinho no topo da árvore

2. As folhas estão diretamente ligadas à raiz pelo xilema, um conjunto de vasos e tecidos que carrega nutrientes da raiz até o topo. A força de sucção faz com que a água e os sais minerais subam em direção à copa da árvore. A maior parte do transporte acontece pelo xilema, mas, como ele tem furinhos laterais, parte da água escapa e chega ao topo viajando por feixes menores

3. É hora de repor a água que subiu. A maioria dos nutrientes que a árvore utiliza para sua sobrevivência é captada pelas raízes. Água e sais minerais dissolvidos, como nitrogênio, fósforo e potássio, são absorvidos por pêlos externos, atravessando a raiz até chegar à parte mais interna, chamada de medula. De lá, os nutrientes alcançam o xilema e são puxados até as folhas

Continua após a publicidade

  • Água
  • Ambiente
  • FOLHA /BOTÂNICA/
  • Nutrição
  • RAIZ
  • SAL MINERAL
  • VEGETAL

Qual a parte da planta que conduz e distribui a água e os sais minerais por todo o vegetal?

Como as grandes árvores levam nutrientes da raiz às folhas mais altas?

Tudo acontece graças a uma poderosa força de sucção, capaz de puxar água e sais minerais dezenas de metros acima. A seqüência começa com a transpiração das folhas. Durante a fotossíntese, o processo de fabricação de energia, as folhas precisam abrir pequenos poros que ficam na sua superfície, chamados de estômatos, para assimilar o gás […]

Superinteressante pelo menor preço do ano!

Assinando um dos títulos Abril você também tem acesso aos conteúdos digitais de todos os outros*
Ciência, história, tecnologia, saúde, cultura e o que mais for interessante, de um jeito que ninguém pensou.

*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Placar, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. **Pagamento único anual de R$52, equivalente à R$1 por semana.

Criado em 17/09/14 08h57 e atualizado em 17/09/14 09h24
Por Sistema de Informação Infanto Juvenil em Biossegurança

Qual a parte da planta que conduz e distribui a água e os sais minerais por todo o vegetal?

A fotossíntese é uma das principais fontes de energia da natureza (N i c o l a/ Creative Commons)

Você sabe o que é e como acontece a fotossíntese? A fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência.

Como acontece?

A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta. A luz do sol, por sua vez também é absorvida pela folha, através da clorofila, substância que dá a coloração verde das folhas. Então a clorofila e a energia solar transformam os outros ingredientes em glicose. Essa substância é conduzida ao longo dos canais existentes na planta para todas as partes do vegetal. Ela utiliza parte desse alimento para viver e crescer; a outra parte fica armazenada na raiz, caule e sementes, sob a forma de amido.

A fotossíntese também desempenha outro importante papel na natureza: a purificação do ar, pois retira o gás carbônico liberado na nossa respiração ou na queima de combustíveis, como a gasolina, e ao final, libera oxigênio para a atmosfera.

As plantas como fonte de energia

A fotossíntese é uma das principais fontes de energia da natureza, não só para os vegetais, mas para vários outros seres vivos. Sendo assim, os vegetais estão na origem da cadeia alimentar fornecendo para os animais, entre eles, o homem.

A energia acumulada nas plantas é também aproveitada pelo homem através da queima do petróleo, da lenha e do carvão.

O pulmão do mundo

Até pouco tempo, acreditava-se que a região amazônica era a grande responsável pela manutenção dos níveis de oxigênio da terra, sendo popularmente chamada de ‘pulmão da terra’. Porém, recentes pesquisas descobriram a existência de um novo “pulmão”: as algas marinhas. Apesar de se apresentar nas cores verdes, azuis, marrons, amarelas e vermelhas, todas as algas possuem clorofila e fazem fotossíntese. Como são muito numerosas, se atribui a sua fotossíntese a maior parte de oxigênio existente no planeta.

Creative Commons - CC BY 3.0

Qual a parte da planta que conduzi distribui a água e os sais minerais por todo o vegetal?

O xilema é o responsável pelo transporte da água e dos sais minerais captados pela raiz do vegetal (seiva bruta), já o floema transporta os nutrientes produzidos nas folhas (seiva elaborada) para toda a planta.

Qual parte do vegetal retira água e sais minerais do solo?

Como acontece? A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta. A luz do sol, por sua vez também é absorvida pela folha, através da clorofila, substância que dá a coloração verde das folhas.

Qual parte da planta extrai a água e sais minerais?

Nas plantas, a entrada de água e nutrientes ocorre pela raiz, favorecida pela presença de pelos radiculares que aumentam a superfície de absorção. Água e íons são essenciais para o desenvolvimento da planta e são conseguidos graças às raízes, que, além de fixar a planta no solo, atuam na função de absorção.

O que é que absorve a água e os sais minerais do solo?

A raiz é o órgão da planta responsável pela fixação e também pela absorção de água e de sais minerais do solo.