Qual a relação da Guerra dos Sete Anos com a independência das treze colônias?

Qual a relação entre a guerra dos sete anos e a independência das 13 colônias?

Há uma relação direta entre a Guerra dos Sete Anos e a mudança na administração inglesa em suas colônias. A Guerra, que durou de 1756 a 1763 e envolveu diversas das grandes potências europeias - entre elas a Inglaterra - foi bastante prejudicial para a economia inglesa, tendo prejudicado os cofres do país.

O que foi a Guerra dos Sete Anos Brainly?

A Guerra dos Sete Anos foi uma série de conflitos internacionais que ocorreram entre 1756 e 1763, durante o reinado de Luís XV, entre a França, a Áustria e seus aliados (Saxônia, Rússia, Suécia e Espanha), de um lado, e a Inglaterra, Portugal, a Prússia e Hanôver, de outro.

Qual a data da independência das treze colônias?

Os ingleses somente reconheceram a independência americana em 1783. A Independência dos Estados Unidos foi declarada no dia 4 de julho de 1776 e colocou fim ao vínculo colonial que existia entre as Treze Colônias (nome pelo qual a região era conhecida nesse período) e a Inglaterra.

O que foi a lei do solo?

A Lei do Selo (Stamp Act ou Duties in American Colonies Act 1765, em inglês) foi aprovada pelo Parlamento Inglês em 1765, estabelecendo que todos os documentos em circulação na colônia americana deveriam receber selos provenientes da metrópole.

Quais as principais diferenças entre as colônias do norte e do sul?

As do norte eram colônias de povoamento e as do sul de exploração. A mão de obra predominante no norte era a familiar e a no sul era a escravocrata. Tipo de propriedade predominante no norte era o minifúndio e no sul o latifúndio. A posição do norte em relação à escravatura era contra e o sul era a favor.

Quais as principais diferenças sociais entre os estados do Norte?

Resposta: O Sul sacrificou o trabalho escravo e as exportações de matéria-prima para a Europa durante a prosperidade e o desenvolvimento, enquanto o Norte preferiu trabalho pago e comércio claro e poderoso.

Recebe o nome de Guerra dos Sete Anos o conflito ocorrido entre 1756 e 1763, tendo como protagonistas de um lado Grã-Bretanha, Prússia e Hanover de um lado, contra França, Áustria, Suécia, Saxônia, Rússia e eventualmente Espanha de outro. Tal foi a magnitude da guerra que esta acabou por se espalhar do território norte-americano até o continente europeu, e por isso mesmo é considerado o primeiro conflito em escala mundial, envolvendo quatro continentes, América, Europa, África e Ásia. É também um conflito considerado por muitos historiadores, mas não de forma unânime, que inaugura a era moderna.

Sua origem está nas disputas ecônomicas e territoriais que colocavam franceses e ingleses em terrenos opostos, nos Estados Unidos, Índia, Terra Nova e Nova Escócia (ambas partes até então colonizadas do Canadá). Foram estes, aliás, os principais personagens da Guerra dos Sete Anos, que lutavam pelo predomínio econômico e militar global.

Potência em franca ascensão, a Grã-Bretanha no momento está invadindo partes importantes destes postos coloniais, dominados em grande parte pelos franceses. Em represália, as tropas da França decidem juntar-se às tribos algonquinas e atacam as 13 colônias inglesas na América do Norte. Estas, por sua vez, terão que se esquecer das desavenças com a metrópole britânica e fazer uma aliança para combater franceses e indígenas. O resultado será a vitória da Grã-Bretanha naquilo que é chamado de ''a guerra contra os franceses e os índios'', ou a primeira fase do conflito.

A guerra irá chegar à Europa, segunda fase do conflito, devido às disputas entre as várias potências envolvidas, e pelo emaranhado de alianças políticas e militares estabelecido entre os reinos. A Grã-Bretanha une-se à Prússia e fecha os portos franceses e além disso, tomam posse de Quebec, Montreal e a região dos Grandes Lagos. Na Índia, a França encontrava-se originalmente em vantagem frente à Grã-Bretanha, dominando direta ou indiretamente boa parte do território. Com o conflito, os britânicos vão aos poucos invertendo a situação, deixando a França com uns poucos entrepostos remanescentes.

Os conflitos terminam formalmente com o Tratado de Paris de 1763, que resulta em um intrincado processo de troca e cessão de territórios.

Como resultado prático, o império ultramarino francês é extinto, pois a Inglaterra ganhará ainda, por meio de tratados o Canadá, o Cabo Bretão, o Senegal e a Gâmbia, e embora tenha saído vencedora, esta fica em péssima situação financeira, resultando posteriormente em uma penalização aos colonos da América do Norte, forçados a arcar com parte dos custos da guerra. A consequente insatisfação dos colonos irá aumentar com a proibição inglesa da tomada de posse das terras conquistadas aos franceses pelos norte-americanos, obrigando-os a viver apenas próximos do litoral. A contínua repressão desses colonos nos anos seguintes resultaria na guerra de independência dos Estados Unidos, na qual a França participaria, agora ao lado dos colonos, buscando uma revanche pelas perdas impostas pelos britânicos.

Bibliografia:
Guerra dos Sete Anos. Disponível em <http://www.mundovestibular.com.br/articles/9548/1/Guerra-dos-sete-anos/Paacutegina1.html>. Acesso em: 20 nov. 2011.

Guerra dos Sete Anos. Disponível em <http://www.colegioweb.com.br/historia/guerra-dos-sete-anos.html>. Acesso em: 20 nov. 2011.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/historia/guerra-dos-sete-anos/

Qual a relação entre a Guerra dos Sete Anos e a independência das 13 colônias?

Apesar da vitória na Guerra dos Sete Anos, os ingleses tinham que cobrir os gastos com o conflito e, para isso, passaram a cobrar impostos dos produtos comercializados pelos americanos. Essa cobrança motivou os americanos a organizarem-se e reivindicarem a independência.

Qual a relação entre a Guerra dos Sete Anos e a mudança na administração das treze colônias inglesas?

Principais causas da Independência A Guerra dos Sete Anos, que elevou a crise financeira da Grã-Bretanha, fez com que os britânicos aumentassem os impostos cobrados nas treze colônias a fim de cobrir as despesas de guerra.

O que foi a guerra da independência das treze colônias?

Conflito armado foi travado entre o Império Britânico e colônias que desejavam independência política e econômica. A partir da década de 1760, as relações da coroa britânica com seus colonos do outro lado do Atlântico se deterioraram.