Qual a relação entre sustentabilidade e o consumo de recursos naturais?

EAD Educação, ESG - Meio Ambiente

Qual a relação entre Sustentabilidade Econômica e Educação Ambiental? 23/08/2017

Qual a relação entre sustentabilidade e o consumo de recursos naturais?

O conceito de sustentabilidade está relacionado ao termo desenvolvimento sustentável.

O termo é utilizado para se referir aos recursos naturais que atendem às necessidades atuais da sociedade, sem comprometer a capacidade, das gerações futuras, de suprirem suas próprias necessidades.

Qual a relação entre sustentabilidade e o consumo de recursos naturais?

Para que seja possível alcançar uma Gestão Sustentável, o ser humano precisa interagir com o mundo de forma consciente e responsável, preservando o meio ambiente agora, no presente, para que a existência humana no futuro, não seja ameaçada.

A concepção de sustentabilidade pressupõe uma relação de equilíbrio com o meio ambiente em sua totalidade o que contribui diretamente com a qualidade de vida da sociedade. Qualquer ação humana deve respeitar os ciclos naturais, o tempo de recomposição dos recursos e seus limites.

Ser sustentável, portanto, é a capacidade que o ser humano tem de fazer as suas escolhas sobre as formas de produção, consumo, habitação, comunicação, alimentação, transporte e também nos relacionamentos entre as pessoas e delas com o ambiente, levando-se em consideração valores éticos, solidários e democráticos.

A sustentabilidade é um conceito que se tornou o maior desafio para a humanidade, diante do quadro atual de degradação e riscos causados por estilos de vida, produção e consumo incompatíveis com a permanência dos recursos naturais, em que o  interesse que prevalece é apenas o econômico.

Por isso, é necessário que as instituições de forma geral estejam enquadradas no conceito de sustentabilidade, visando uma gestão sustentável isto é, que busquem por ações sustentáveis, abrangendo atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente aceitas.

A educação viabiliza a sustentabilidade ambiental

É através da educação ambiental que se torna possível conscientizar e mobilizar a sociedade sobre a necessidade de se implementar um estilo de vida sustentável que permita a existência humana na terra em sua plenitude no futuro. Somente a educação ambiental pode viabilizar que um número amplo e heterogêneo de indivíduos se envolva mais efetivamente com a questão ambiental.

As mudanças ecológicas somente acontecerão e serão concebíveis quando houver modificações nas mais diversas áreas da sociedade. Dessa forma, é importante que existam medidas políticas, jurídicas, técnico-científicas, institucionais, econômicas e, principalmente, atividades educativas voltadas à proteção, recuperação e melhoria socioambiental.

A transformação necessária para o desenvolvimento sustentável tem a sua base na educação. Todos precisam entender sobre o que é sustentabilidade e a sua importância para que a interação do homem com o meio ambiente seja uma relação de coexistência e não de exploração. Sendo assim, a educação assume posição de destaque para construir os fundamentos de uma sociedade verdadeiramente sustentável.

Histórico da educação ambiental 

Qual a relação entre sustentabilidade e o consumo de recursos naturais?

Veja na tabela abaixo um pouco dos principais avanços e acontecimentos da Educação Ambiental no Brasil e no mundo:

Qual a relação entre sustentabilidade e o consumo de recursos naturais?

O assunto Sustentabilidade e Educação Ambiental é amplamente discutido no curso online da Verde Ghaia. Faça o curso e se aprofunde nesse tema!


Conheça o Programa de Sustentabilidade da Verde Ghaia


https://www.verdeghaia.com.br/blog/perspectivas-do-ciclo-de-vida-iso-14001/

Tags: o que é sustentabilidade, sustentabilidade, Sustentabilidade Econômica e Educação Ambiental

Você também pode gostar...

Qual a relação entre sustentabilidade e consumo de recursos naturais?

Quer dizer, a sustentabilidade implica na garantia de que os recursos naturais que estão sendo usados pela população hoje, deverão ser suficientes para serem usados pelas populações futuras, sem que haja prejuízo ambiental ou econômico.

Qual a relação entre sustentabilidade e consumo?

Unir consumo e sustentabilidade pode ser considerada uma alternativa ao modo tradicional de consumo. O desenvolvimento sustentável é um modelo ecológico que busca minimizar os impactos negativos dos comportamentos individuais no meio ambiente ao mesmo tempo em que atende às necessidades humanas.

Qual a relação do desenvolvimento sustentável com o uso dos recursos naturais?

O desenvolvimento sustentável é importante para, por um lado, assegurar o melhor manejo dos recursos naturais de forma que eles não se esgotem, e que seja possível atender às necessidades das gerações presentes e futuras.

Qual a relação entre recursos naturais e consumismo?

Enquanto o consumismo é a pratica desenfreada de consumir mesmo sem necessidade. Isso causa impactos sobre o ambiente natural e artificial, consumindo os recursos naturais disponíveis, colocando em risco a sustentabilidade das gerações futuras.