Qual e a diferença entre avaliação psicológica e testes psicológicos?

Qual a diferença entre Testagem e avaliação psicológica?

Como já abordamos as diferenças na nomenclatura vamos explorar os usos de cada técnica. O termo testagem é referente ao uso dos testes psicológicos. Já a avaliação diz respeito ao conjunto todo, englobando entrevistas, testes, integração dos dados. A testagem é uma etapa da avaliação psicológica.

Qual a função da norma na testagem psicológica?

Ela é dinâmica e constitui-se em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, que ela se fizer necessária.

O que é a validade de um teste psicológico?

A validade diz respeito ao grau em que um teste mede aquilo que se propõe a medir (“este teste de inteligência realmente mede inteligência?”). Existem diferentes técnicas de validade de instrumentos psicológicos.

Testes psicológicos são instrumentos importantes para a prática profissional do psicólogo, auxiliando-o na realização de avaliação, no ensino e na pesquisa. São considerados instrumentos de medida e, por isso, devem conter determinadas características que atestem a sua confiabilidade, tais como validade e precisão.

A avaliação psicológica é uma atividade restrita ao psicólogo e isso implica que seus instrumentos, com destaque para os testes psicológi- cos, sejam de uso restrito a esse profissional, considerando que sua for- mação o habilita para essa finalidade.

O que é a validade de um teste?

1) Validade pode ser mais bem definida como a extensão para a qual certas inferências podem ser feitas com base em escores de um teste ou em outras medidas (MEHRENS; LEHMANN, 1984). 2) Validade consiste na extensão para a qual um teste é verídico, preciso ou relevante ao medir um traço que pretende medir.

O que é a validade do conteúdo?

A validade de conteúdo é também definida de uma forma mais abrangente. Isto é, avalia o grau em que cada elemento de um instrumento de medida é relevante e representativo de um específico constructo com um propósito particular de avaliação19.

Qual o primeiro teste psicológico?

Em 1905, Binet e Simon desenvolveram o primeiro teste com 30 itens (dispostos em ordem crescente de dificuldade) com o objetivo de avaliar as mais variadas funções como julgamento, compreensão e raciocínio, para detectar o nível de inteligência ou retardo mental de adultos e crianças das escolas de Paris.

Quem inventou o teste psicológico?

Hermann Rorschach Ao perguntar à pessoa o que elas veem na mancha de tinta, elas podem estar na verdade falando de si mesmas e como elas projetam um significado sobre o mundo verdadeiro. Mas seu inventor, Hermann Rorschach, nunca tinha a intenção de criar um teste de personalidade.

O que é o processo de avaliação psicológica?

A avaliação psicológica é compreendida como um amplo processo de investigação, no qual se conhece o avaliado e sua demanda, com o intuito de programar a tomada de decisão mais apropriada do psicólogo. ... Compete ao psicólogo planejar e realizar o processo avaliativo com base em aspectos técnicos e teóricos.

  • Homepage
  • Serviços
  • Avaliação Neuropsicológica
  • Qual A Diferença Entre Uma Avaliação Psicológica É Uma Avaliação Neuropsicológica?

22 respostas

Qual a diferença entre uma avaliação psicológica é uma avaliação neuropsicológica?

Os colegas definiram bem o que é cada avaliação e, gostaria de acrescentar que avaliação psicológica é feita por psicólogos, geralmente para dar um direcionamento à terapia, para que o profissional cheque a possibilidade de algum transtorno, podendo usar testes psicológicos e entrevistas porém, não avalia os domínios cognitivos. A avaliação neuropsicológica é feita por neuropsicólogo, geralmente psicólogo pós graduado em neuropsicologia e avalia todas as funções cognitivas, tendo como objetivo auxiliar no diagnóstico médico, tirar dúvidas sobre determinados transtornos, contribuindo com o diagnóstico diferencial. São aplicados testes psicológicos e neuropsicológicos. Neuropsicólogo não dá diagnóstico, mas levanta hipótese diagnóstica. Quaisquer dúvidas, estou à disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Qual e a diferença entre avaliação psicológica e testes psicológicos?

A Avaliação Neuropsicológica tem foco na ánalise das funções cognitivas da pessoa, tais como: atenção, memória, linguagem, inteligencia, raciocíno, habilidades motoras, visuoespaciais e funções executivas com o objetivo de identificar se há comprometimento em algumas das áreas e auxiliar no processo de reabilitação neuropsicológica. Com a avaliação é possível realizar diagnósticos de Transtorno de Aprendizagem, Transtornos de Memória, Demencias, Altas Habilidades (superdotação) entre outros.
Já a avaliação psicológica tem o propósito de avaliar características da personalidade, interesses e inteligencia.

Avaliação neuropsicologia é uma avaliação cognitiva, avalia as condições do cérebro como memoria, atenção linguagem planejamento e é muito importante para ajudar em alguns disgnósticos, e esclarecer muitos outros como TDHA, Demencia, entre outros. A avaliação psicologia é uma avaliação que ocorre através de entrevistas, e instrumentos que ajudem a avaliar melhor o paciente. Para melhor ajustar o tipo de atendimento.

A avaliação neuropsicologica tem interesse em aprofundar sua investigação nas funções cognitivas, com testes padronizados de QI, busca mensurar os niveis de atenção, percepção, memória, linguagem e etc, e a integridade das funções executivas, velocidade dessas funções ou possíveis prejuízos, a avaliação psicológica se detém a condições específicas da personalidade, traços da mesma no que tange a estruturas. Abraços

Olá! Ambas são avaliações psicológicas, entretanto, com foco de interesse diferentes. A Avaliação psicológica inclui o entendimento do estado atual do indivíduo, compreendendo sua identidade e fatores de personalidade dentro do contexto social em que ele se encontra. O objetivo é entender o indivíduo de modo global para fazer os encaminhamentos necessários, assim como orientar o plano de atendimento.
A avaliação neuropsicológica, basicamente, envolve a compreensão minuciosa das funções desempenhadas por seu cérebro: cognição, execução, atividade sensorial, entre outras, com a intenção de avaliar possíveis comprometimentos e então organizar o tratamento a ser realizado.

Nada a acrescentar posto que tudo já foi dito.

Avaliação Neuropsicológica está direcionada a avaliar como as conexões cerebrais estão.
Já avaliação Psicológica avaliam o estado emocional, psicológico da pessoa.

A principal diferença entre ambas as avaliações é que a neuropsicológica precisa ser realizada por um psicólogo especialista em neuropsicologia, que irá aplicar testes psicométricos (objetivos) para mensurar escores (traçar índices correlacionais) e graus de nivelamento das funções cognitivas - atenção, memória, linguagem e etc. Já na avaliação psicológica, não há mensuração., podem ser utilizados testes projetivos (que incluem aspectos de subjetividade). Ambas as avaliações podem funcionar como elementos de suporte para o diagnóstico de transtornos mentais, jamais dados por psicólogos, mas pelos médicos que estão acompanhando o quadro clínico.

Acho que meus colegas já esclareceram muito bem.

Avaliação neuropsicológica é procedimento de investigação dos diversos aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais que compõem o indivíduo. É realizada por meio de entrevistas e aplicação de testes cognitivos e de personalidade. Sempre visa responder uma questão específica, como por exemplo, a origem das dificuldades para memorizar informações importantes.
Já a avaliação psicológica visa ampliar a compreensão sobre os aspectos afetivos e emocionais e características de personalidade do indivíduo. Pode ser realizada para diversos fins, como por exemplo, auxiliar no direcionamento da psicoterapia ou auxiliar em processos diagnósticos, escolares, jurídicos, etc.

A avaliação psicológica é um conceito mais abrangente que envolve vários tipos de avaliação, que dependendo dos objetivos terá diferentes nomes (Avaliação Classificatória; Avaliação Jurídica; Avaliação Psicodiagnóstica etc.), e a avaliação neuropsicológica, como meus colegas bem explicaram, envolve a avaliação das funções cognitivas da pessoa, muito importante no auxílio para profissionais outros profissionais da saúde fecharem diagnósticos sobre problemas psicológicos.

A Avaliação Neuropsicológica tem o foco nos aspectos cognitivos. Geralmente são solicitadas quando se tem queixas de: Problemas de aprendizagem, Dificuldade de Atenção e/ou Memória, suspeita de Demência, Transtornos Neurológicos e Psiquiátricos e etc.
Já Avaliação Psicológica, tem por objetivo o estado emocional atual caracterizados por alguns fatores da personalidade. São solicitadas quando: Cirurgia Bariátrica, Vasectomia, Laqueadura, Porte de Armas, Sintomas de Depressão/Ansiedade, Stress, Jurídica, Seleção de Pessoal, Qualidade do rendimento no trabalho e etc.

Lido as respostas anteriores, nada a acrescentar.

Uma avaliação neuropsicológica tem como fundamento a compreensão de que um dado problema tem caráter causal, ele recorre a testar as funções cognitivas e com isso um tratamento adequado a essas possíveis disfunções. A avaliação psicológica leva em consideração um dado mais amplo, um dado humano e que reconhece que nem tudo é causa e efeito, mas que a vida se dá nas mais complexas esferas, sejam elas cognitiva, emocional ou social, bem como o impacto dessas na vida e o que podemos fazer com isso.

como ja citada pelos colegas, a avaliação psicologica e algo mais generativo, e uma avaliação voltada pra trabalho, orientação e questões afim, no caso da avaliação neuropsicológica é algo mais específico, voltado para questões cognitivas..

bom dia, meus colegas já explicaram com muita ponderação a diferença entre avaliação psicológica e neuro psicológica, assino embaixo.

A avaliação neuropsicologica avalia vários aspectos do desenvolvimento ,habilitando o profissional ao diagnóstico , intervenção e prognósticos de diversos quadros de transtornos .Na avaliação Psicológica fica restrita mais aos aspectos afetivos e emocionais , tão importantes também na avaliação neuropsicologica. Qualquer dúvida , estou a disposição .

Olá.
A avaliação psicológica consiste em avaliar as condições psicológicas emocionais de uma pessoa por meio de hipóteses, já a avaliação neuropsicológica consiste em apurar minuciosamente questões das funções cognitivas por meio de testes psicológicos. Abraço!

A avaliação psicológica é um processo de coletas de dados, estudos e interpretação a respeito de fenômenos psicológicos com o objetivo de analisar, compreender, esclarecer a dinâmica de um indivíduo, no qual é realizada por um psicólogo. A avaliação neuropsicológica investiga as funções cognitivas e práxicas dos pacientes, buscando os distúrbios de atenção, memória e sensopercepção, no qual é realizado geralmente por um psicólogo com especialização na área de neuropsicologia. Espero ter ajudado!

Avaliação Psicológica pode ser definida como um conjunto de técnicas e procedimentos que tem como objetivo verificar características emocionais de uma pessoa por meio de instrumentos utilizados como: testes psicológicos, dinâmicas de grupo, entrevistas, observação, testes situacionais, anamneses, entre outros. Já Avaliação Neuropsicológica é uma avaliação das funções mentais como concentração, memória,, raciocínio, organização de ideias, linguagem, cálculos, podendo ser utilizada, para a quantificação e qualificação dos sintomas envolvidos.

A avaliação psicológica investiga aspectos mais relacionados as características emocionais, da personalidade e do funcionamento cognitivo da pessoa. A avaliação neuropsicológica abarca as mesmas coisas que a psicológica, entretanto foca mais em aspectos funcionais e disfuncionais do cérebro que influenciam no comportamento da pessoa ou que essa doença ocasiona na pessoa. Através dos testes podemos saber qual região esta sendo mais afetada e direcionar o tipo de tratamento mais adequado.

Olá
Ambas são realizadas por profissionais da psicologia, depende se os sintomas estão relacionados com funções neurológicas ou psicológicas. Porém os testes justamente contribuem para ver qual setor está determinando o sintoma, contribuindo para o tratamento mais indicado.

Nossos especialistas responderam a 46 perguntas sobre Avaliação neuropsicológica

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Qual a diferença de avaliação psicológica e teste psicológico?

Mas você deve estar se perguntando, como consigo diferenciar o teste psicológico da Avaliação Psicológica? A resposta é muito simples, a Avaliação Psicológica vai ter uma finalidade específica, um processo maior e bem mais estruturado. Já o teste psicológico é um instrumento que está dentro da Avaliação Psicológica.

O que e avaliação psicológica e testagem psicológica?

A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos, enquanto que a testagem psicológica pode ser considerada um processo diferente, cuja principal fonte de informação são os testes ...

O que e um teste psicológico?

A testagem psicológica é caracterizada pelo uso de um instrumento, ou seja, a aplicação de um teste. Vale lembrar que a aplicação de teste e/ou exame psicológico precisa ser realizado de maneira padronizada, para que os constructos sejam mensurados de maneira fidedigna.

Qual o objetivo do teste psicológico?

O teste psicológico é a avaliação conduzida por psicólogos, os quais procuram identificar tendências de personalidade e de comportamento nas pessoas. E pode ser realizados durante a seleção de candidatos a uma vaga, pois permite identificar se a pessoa tem condições de exercer determinada tarefa ou ocupar um cargo.