Qual é a função da cor?

Cada cor possui uma vibração específica, que influencia diretamente as nossas emoções e sentimentos. Um dia frio e cinzento, por exemplo, pode nos deixar mais tristes e nos levar a escolher uma roupa preta para vestir. Por outro lado, um dia verão bem ensolarado estimula o bem estar e a nossa alegria de viver, levando-nos a vestir uma roupa de cores mais vivas e vibrantes.

Pensando nisso, a Cromoterapia, uma das terapias alternativas mais conhecidas e acessíveis, utiliza as cores e suas finalidades para trazer equilíbrio e relaxamento ao corpo e à mente.

O que é Cromoterapia

Também chamada de Terapia das Cores, essa técnica recorre às cores para devolver ao corpo, mente e espírito o seu equilíbrio natural. Ou seja, cada cor tem uma função específica, atuando em um determinado Chakra ou órgão do corpo.

Alguns estudos mostram que a Cromoterapia pode ter suas raízes na Ayurveda, uma especialidade médica que associava as cores aos Chakras. Segundo essa terapia, temos 7 pontos espirituais no nosso corpo, localizados ao longo da coluna, chamados de chakras, e cada um corresponde a um órgão e cada órgão a uma cor. Então, se existe algum desequilíbrio ou doença, o chakra é afetado e você precisaria da cor dominante daquele chakra para devolver a saúde e bem-estar ao paciente. 

Sendo assim, você pode entender cada cor e seus chakras, com os respectivos órgãos:

  • Vermelho faz parte do Chakra da Raiz ou Básico, que pertencem aos rins, bexiga e espinal-medula.
  • Laranja é o Chakra do Sacro ou Sexual, pertencente aos órgãos sexuais, útero, ovários e próstata.
  • Amarelo faz ligação ao Chakra do Plexo Solar, sendo eles o baço, fígado, estômago e vesícula biliar.
  • Verde é o Chakra do Coração ou Cardíaco, o que pertence ao coração, pulmões, fígado e sistema circulatório.
  • Azul é o Chakra da Garganta ou Laríngeo, fazendo ligação com a garganta e pulmões.
  • Índigo faz ligação com o Chakra do Terceiro Olho ou Frontal, que pertence ao sistema nervoso.
  • Violeta é o Chakra da Coroa ou Coronal, ligados ao cérebro superior e olho direito.

Como é o tratamento na Cromoterapia

A Terapia das Cores utiliza a luz e as cores para equilibrar as energias do corpo, sejam elas físicas, mentais, espirituais ou emocionais. Através da exposição da pessoa a certas cores e luzes, estas se transformam em frequências vibracionais que são interpretadas de forma específica pelo cérebro.

A terapia é feita com aparelhos que emitem luzes de diferentes cores, podendo ser emitida diretamente na pele ou a pessoa pode ficar em contato com a luz dentro de uma sala fechada.

Cada cor atrai um tipo de energia fundamental para o funcionamento de nosso organismo. O ideal é que cada emoção ou parte do corpo seja trabalhada com um tipo específico de cor, de acordo com a necessidade de cada uma. Assim, tanto o aspecto emocional quanto a parte física podem sair do desequilíbrio e voltar a funcionar de maneira natural. 

A função de cada cor na Cromoterapia

Embora exista uma infinita variedade de tonalidade de cores, nós reagimos às 7 cores primárias, que são as utilizadas na Cromoterapia. Em alguns casos específicos, e com base no paciente, é possível mudar a intensidade ou tom da cor escolhida. 

Em geral, as cores quentes (vermelhos, laranjas e amarelos) são estimulantes e provocam sensações de excitação e de energia, enquanto as cores frias (azuis, verdes e roxos) são relaxantes, trazendo a sensação de tranquilidade. 

Veja as funções de cada cor:

  • Vermelho: tem um efeito excitante, estimulante e vitalizante, atraindo a energia. Como ela é a cor mais poderosa, é preciso utilizá-la com precaução.
  • Laranja: tem um efeito alegre e anti-depressivo, revitaliza e rejuvenesce.
  • Amarelo: contém energias positivas e inspiradoras, estimula a atividade mental, promovendo a criatividade, o raciocínio e o optimismo. 
  • Verde: promove o equilíbrio entre as energias positivas e negativas, incitando à harmonia e serenidade. Tem um efeito refrescante e tranquilizador, provoca a sensação de conforto e de bem-estar geral, ou seja, é uma cor completa, que abrange corpo, mente e espírito.
  • Azul: é considerada a cor mais curativa de todas, devido ao seu efeito altamente relaxante, apaziguador e sedativo, estimula sensações de paz e é muito potente na devolução da clareza mental.
  • Anil: ligado às artes e à beleza, eleva a mente, incita aos estados de calma e de serenidade, estimulando ainda as energias criativas.
  • Violeta: provoca sensações de liberdade, mas também de equilíbrio e de estabilidade, incitando à meditação e à recuperação da auto-estima. 

Curso de Cromoterapia da Academia Brasileira de Terapias

Se você tem interesse em se especializar na terapia das cores, a Academia Brasileira de Terapias criou um curso completo para você, com certificado reconhecido pela ABRATH - entidade regulamentadora dos terapeutas no Brasil. 

Essa é a sua oportunidade de mudar de profissão ou complementar a que já exerce para auxiliar diversas pessoas a encontrarem bem-estar, qualidade de vida e felicidade.

Clique aqui para saber mais!

Qual é a função de cor?

Muito mais do que uma questão estética, as cores tem função de comunicar valores. A paleta cromática de uma identidade visual deve ser feita de forma cuidadosa e planejada, seja em apresentações virtuais, de design gráfico, materiais publicitários, para que haja constância e coerência na mensagem transmitida.

Qual a função das cores na arte?

Quando aplicadas em peças publicitárias ou até mesmo em trabalhos artísticos, as cores provocam sensações no espectador, transmitindo significados e sentimentos diversos. Graças a esta ação das cores, é possível fazer com que o público compreenda melhor todo o conceito e propósito por trás de um trabalho.

Qual a definição de cor?

Cor é a impressão que a luz refletida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos. A cor branca representa as sete cores do espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A cor preta é a inexistência de cor ou ausência de luz.