Qual foi a principal consequência da construção de Brasília para a região Centro

A história da transferência da capital brasileira para o centro do país remonta aos inícios do Império e ainda é pouco conhecida e estudada.

A cidade de Brasília é considerada, internacionalmente, um dos grandes monumentos arquitetônicos e um dos mais ousados projetos urbanísticos do mundo. É sabido que sua construção foi realizada durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961), tendo sido resultado de um planejamento conjunto do arquiteto Oscar Niemeyer e do urbanista Lúcio Costa. Entretanto, o que se explora pouco é a trajetória da ideia da transferência da capital brasileira para o centro do país.

Essa história remonta às vésperas da Independência do Brasil. Em 1821, José Bonifácio e Andrada e Silva, considerado o patriarca da Independência, percebeu que se a capital do Brasil continuasse no litoral – naquela época, a cidade do Rio de Janeiro era a capital brasileira, mas antes havia sido Salvador, uma cidade litorânea também – todo o país estaria vulnerável ao ataque de possíveis invasores de outros países, como os corsários franceses, que saqueavam e pilhavam colônias em terras americanas.

Sendo assim, José Bonifácio sugeriu que no Planalto Central brasileiro fosse construída a nova capital, que poderia se chamar Petrópolis, em homenagem ao então príncipe Dom Pedro, ou Brasília. Apesar da sugestão do estadista, a primeira constituição imperial, promulgada em 1824, não incorporou a ideia da transferência. A efetiva transformação dessa ideia em projeto de lei e, depois, em lei efetiva, só se deu nos fins do século XIX, já sob a atmosfera política republicana.

Segundo informações do historiador Luiz Ricardo Magalhães, no artigo intitulado “Missão Cruls: o sertão e a nova capital”, o projeto de lei de transferência da capital para o interior foi de autoria do senador piauiense Nogueira Paranaguá. Paranaguá retomava não apenas a proposta de Bonifácio, mas se apoiava na defesa que o historiador Francisco A. Varnhagen fizera em seu opúsculo “A Questão da Capital: Marítima ou Interior?”, 1877. Além disso, o senador piauiense também acentuava o fato de o Rio de Janeiro (dos fins do século XIX) ser uma cidade visivelmente insalubre, sobretudo por conta do crescente número de óbitos provocados por doenças tropicais, principalmente a febre amarela.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O projeto de lei de Paranaguá foi vitorioso e a ideia da transferência da capital se tornou lei efetivamente em 1891, integrando a primeira constituição republicana, promulgada em 24 de fevereiro desse mesmo ano. No ano seguinte à constituição, o Congresso Nacional Brasileiro aprovou (aprovação essa referendada pelo então presidente Floriano Peixoto) a formação de uma expedição para estabelecer os limites de um terreno no Planalto Central do Brasil, onde seria construída a nova capital. O terreno, após demarcado, ficaria sob posse da União, isto é, pertenceria à esfera federal, constituindo, portanto, um Distrito Federal desde o momento de sua devida demarcação.

Essa expedição, que durou cerca de treze meses, entre 1892 e 1893, ficou conhecida como “Missão Cruls”, isto porque foi liderada pelo engenheiro belga Luís Cruls, e contava com uma comitiva de astrônomos, engenheiros, militares, médicos, botânicos e uma gama de outros cientistas. Cruls conseguiu estabelecer topograficamente uma área no Planalto Central que ficou conhecida como “retângulo Cruls”. É exatamente esta área que, ainda hoje, conhecemos como Distrito Federal, na qual foi construída Brasília.

Apesar da delimitação do território e do profundo estudo da região central do Brasil, empreendido pela comitiva de Luís Cruls, os governos posteriores não manifestaram interesse na transferência da capital. Contudo, a lei que previa a sua construção no Distrito Federal sempre vigorou nas outras constituições (de 1934 e 1946).

Só na década 1950, no governo JK, houve a realização dessa ideia que mudou os rumos do Brasil. Somaram-se aos motivos precedentes para a transferência, outros como a necessidade da integração regional do Brasil e a descentralização política e administrativa, que já havia sido iniciada com Getúlio Vargas, nas décadas de 1930 e 1940.

A construção de Brasília completou 60 anos neste ano e foi colocada em prática durante o governo de Juscelino Kubitschek como um dos objetivos do Plano de Metas cujo slogan ’50 anos em 5′ tinha o intuito de ampliar a economia, o transporte, a infraestrutura, a indústria de base e a educação.

Segundo o professor de História Luís Fernando, a mudança da capital foi motivada pela “necessidade de interação regional do Brasil contribuindo para o desenvolvimento econômico de diversas regiões do Brasil, bem como a defesa militar da capital.”

O professor também lembra que o projeto de transferência da capital do Brasil para o Centro-Oeste foi uma proposta de José Bonifácio de Andrada e Silva (Patrono da Independência) em 1821. Entretanto, a ideia de uma nova capital foi retomada apenas na Constituição de 1891:

“Art 3º – Fica pertencendo à União, no planalto central da República, uma zona de 14.400 quilômetros quadrados, que será oportunamente demarcada para nela estabeIecer-se a futura Capital federal.”

Todavia, o projeto não foi para frente neste período e nem na Era Vargas (1930-1945). “Foi retomado com o presidente JK que governou o Brasil de 1956 a 1961 na chamada República Liberal Populista”, explica Luís.

Veja aquio documentário “Brasília: projeto capital”

Desde 1763, a capital do Brasil era no Rio de Janeiro e, em 1956, JK deu início ao projeto de transferir definitivamente a capital para o interior do país. Ele criou a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e concedeu a direção ao Israel Pinheiro e o cargo de diretor de Departamento de Urbanismo e Arquitetura para Oscar Niemeyer.

A Novacap lançou um concurso para escolher projetos brasileiros que tivessem algo relacionado com modernismo, inovação e progresso. O plano piloto vencedor foi de Lúcio Costa que projetou toda a cidade de Brasília e inaugurou o palco da política nacional em 21/04/1960.

A arquitetura de Niemeyer foi bastante influenciada pela onda do modernismo, por isso Brasília foi construída com a função de habitar, trabalhar, cultivar corpo e espírito e circular.

Consequência da construção de Brasília:

De acordo com o professor Álvaro de Geografia, a construção influenciou fortemente os fluxos migratórios e a desconcentração econômica.

“Houve um deslocamento de pessoas não só na construção de Brasília, mas na pós-construção, porque a economia foi integrada. Então, a transformação da cidade na capital federal fez com que ocorresse uma integração econômica que antigamente não havia, a integração Sudeste com o Centro-Oeste ou mesmo Nordeste com o Centro-Oeste. E a própria capital sendo transferida para lá acabou atraindo investimentos estrangeiros por conta de ser a capital federal”, detalha Álvaro.

Segundo o professor Marco Aurélio de História do Explica Mais, algumas das consequências estão relacionados com altos gastos do governo e prejuízos para Rio de Janeiro que também perdeu influência na política nacional. Além disso, ele destaca a importância da construção de Brasília como obra de arte.

“Tanto nos traços do Oscar Niemeyer como também na própria execução e idealização do Lúcio Costa pra poder criar o plano piloto, ela acaba sendo muito simbólica. Uma área muito importante pro Brasil com uma lógica de construção muito importante que é pra humanidade”, esclarece Marco.

Galeria de fotos que remetem ao período de construção de Brasília:

Qual foi a principal consequência da construção de Brasília para a região Centro

Construção da Esplanada dos Ministérios – Foto: Arquivo Público do DF

Qual foi a principal consequência da construção de Brasília para a região Centro

Cerca de 60 mil operários construíram Brasília. Eles eram chamados de candangos e eram, em sua maioria, nordestinos. De acordo com o professor Luis Fernando, a denominação dos trabalhadores surgiu de forma pejorativa: “O termo é africano e era uma forma de mostrar a inferioridade dos trabalhadores. Hoje, Candango é o nome do troféu do Festival de Cinema de Brasília. Esta homenagem seria uma reparação histórica aos trabalhadores” – Foto: Arquivo Público do DF

Qual foi a principal consequência da construção de Brasília para a região Centro

No dia da inauguração, foi feita uma festa, mas a transferência das sedes do governo e a construção só terminaram de vez na década de 70. O primeiro presidente a tomar posse na nova capital foi Jânio Quadros (1961) – Foto: Arquivo Público do DF

Qual foi a principal consequência da construção de Brasília para a região Centro

Este lugar ficou conhecido como Catetinho e foi construído em 10 dias para abrigar provisoriamente a Presidência – Foto: Arquivo Público do DF

Qual foi a principal consequência da construção de Brasília para a região Centro

Esboço do plano piloto de Lúcio Costa. Muitos ainda acreditam que a cidade foi feita no formato de avião, mas no relatório de Lúcio está escrito que a cidade foi planejada no formato de uma cruz – Foto: Wikimedia Commons

Como esse tema pode ser cobrado no Enem e vestibulares:

Segundo o professor Luís Fernando Colombo de Geografia do Explica Mais, o tema pode ser abordado em relação ao processo de desenvolvimento socioeconômico do Brasil, um dos marcos mais importantes do governo de JK e os motivos que o levaram a mudar a capital para o interior. Além disso, a questão ambiental também pode ser cobrada:

“Relacionado ao Centro-Oeste, a região do Cerrado, à Brasília estar localizada entre as três maiores bacias hidrográficas do Brasil”, indica o professor.

Professor Marco Aurélio orienta que o tema pode ser tratado “no contexto de falar das principais capitais que o Brasil teve, desde Salvador, que foi a primeira capital, e vai na verdade mudar da mineração que vai passar para o Rio de Janeiro e depois Brasília”.

Outro assunto que Marco assinala são questões relacionadas à arte como o movimento modernista que influenciou na arquitetura de Oscar Niemeyer e, consequentemente, na construção de Brasília.

Além disso, o professor de história Luís também destaca outros pontos que podem ser abordados como as críticas sobre a transferência da capital para o interior do país.

“Corrupção, obra superfaturada, muitas mortes dos trabalhadores, abandono dos trabalhadores após o fim das obras e o isolamento dos políticos que, distantes da população, sentiram a pressão sobre eles reduzida”, explica Luís.

Atualidades sobre Brasília

É a terceira cidade mais populosa do Brasil e possui a maior renda per capita do país em relação às capitais do país. Além disso, abriga 127 embaixadas estrangeiras.

Em Brasília, há a praça dos três poderes do Brasil, na imagem abaixo é possível ver à esquerda o Supremo Tribunal Federal (poder Judiciário), no centro fica o Congresso Nacional (poder Legislativo) e à direita o Palácio do Planalto (poder Executivo).

Qual foi a principal consequência da construção de Brasília para a região Centro
Praça dos Três Poderes em Brasilia

Segundo o professor Luís Fernando Colombo, os problemas de desigualdade social perduram até hoje.

“Brasília é uma cidade com alto custo de vida e a população pobre que trabalha em Brasília, em sua grande maioria, mora nas cidades-satélites. Então, são ali mais de onze ou doze cidades-satélites que fazem parte do Distrito Federal com graves problemas sociais, violência, desigualdade e falta de saneamento básico. A cidades-satélites são quase grandes periferias da cidade de Brasília”, explica Luís.

O professor Álvaro também comenta sobre as cidades-satélites: “É considerado um dos bolsões de pobreza do Brasil. Quer dizer, olha a incoerência, bem do lado da capital federal, bem de baixo dos olhos do Governo Federal com um certo abandono de investimentos em urbanização.”

Leia mais:

Fases da vacina: entenda o processo de desenvolvimento

Petróleo Brasileiro: como esse assunto é cobrado no Enem?

Queimadas no Pantanal: como o assunto pode ser abordado nos vestibulares

Quais foram as consequências da construção de Brasília?

Houve falta de planejamento financeiro, recursos mal administrados, gastos desenfreados e verba desviada. Como consequência, nos anos seguintes, a inflação disparou, a população empobreceu e a desigualdade social cresceu. Outra consequência foi a desigualdade regional.

Qual foi a principal consequência da construção de Brasília para a região Centro

Então, a transformação da cidade na capital federal fez com que ocorresse uma integração econômica que antigamente não havia, a integração Sudeste com o Centro-Oeste ou mesmo Nordeste com o Centro-Oeste.

O que significou a construção de Brasília para a região Centro

Além disso os motivos para essa mudança eram os de proteger o poder de uma invasão, o que seria fácil através do litoral no Rio de Janeiro, assim como para levar o desenvolvimento a outras regiões do País. Brasília está localizada no planalto central, que possui uma topografia suave com altitude média de 1.172 metros.

Quais foram as consequências da construção de Brasília no interior do território brasileiro?

Esse planejamento fomentou a construção de estradas e usinas hidrelétricas e contribuiu significativamente para o crescimento industrial do Brasil. Do ponto de vista econômico, o Plano foi um sucesso, mas isso aconteceu, principalmente, graças à construção da nova capital, a cidade de Brasília.