Qual é a história de Chico Rei?

Qual é a história de Chico Rei?

Não se sabe ao certo se o personagem a seguir é uma figura histórica ou uma lenda, passada através do tempo por meio da tradição oral de Minas Gerais. Chico Rei, monarca no Congo e escravizado no Brasil, segue sendo um mistério, assim como uma história a ser compartilhada.

Relatos dão conta de que traficantes de escravos portugueses invadiram o reino de Chico e escravizaram a todos. Durante a viagem ao Brasil no navio negreiro Madalena, a rainha Djalô e a princesa Itulo foram jogadas no mar como forma de acalmar os deuses. Assim, quando chegaram à costa brasileira em 1740, apenas Chico e um filho sobreviveram.

Em algumas histórias, Galanga seria o nome de Chico Rei; em outras, o local de nascimento no Congo. Ao chegar ao Brasil e ser batizado, recebeu o nome de Francisco e o apelido seria consequência da realeza.

Durante o trabalho de mineração, conseguiu comprar sua liberdade e de seu filho. Como ele teria conseguido? Escondendo pepitas de ouro no cabelo. Além de adquirir a mina da Encardideira, começou a comprar a alforria de outros de seu povo. Os libertos o consideravam um rei.

“Sua devoção à Santa Efigênia cresceu com fé robusta. Foi então que Chico sentiu a necessidade de erguer uma igreja para a santa, cuja capela se fincou com modéstia no Alto da Cruz. Uma igreja no alto do morro para ser vista por todos. Ali, Chico Rei foi crismado por Dom Manoel da Cruz e casou-se, pela segunda vez, com Antônia, filha do Sacristão da Igreja, sendo seu casamento realizado por Dom Manoel”, registra o portal Casa raiz Lunda Kioko, fundada na década de 60, em Belo Horizonte.

Em matéria para o site Observatório do Terceiro Setor, Maria Fernanda Garcia conta que o grupo de libertos associou-se em uma irmandade em honra de Santa Ifigênia, sendo a primeira irmandade de negros livres de Vila Rica. Dessa forma, conta, Chico Rei conseguiu virar monarca em Ouro Preto, antiga Vila Rica, em Minas Gerais, no século XVIII, com a anuência do governador-geral Gomes Freire de Andrada, o conde de Bobadela.

Entre a lenda e a realidade, a inspiração para os demais

Qual é a história de Chico Rei?
Johann Moritz Rugendas [Public domain]

De acordo com a tradição, Chico costumava ser coroado como rei no dia de Nossa Senhora do Rosário. Vestia ricas roupas e era acompanhado de diversos artistas e músicos. Chico Rei teria morrido no fim do século XVIII, aos 72 anos, de hepatite.

Em reportagem do jornal Estado de Minas, a promotora cultural do Museu da Inconfidência, historiadora Margareth Monteiro, lamentou o fato de muitos documentos da época terem sido perdidos, extraviados ou queimados, impedindo os especialistas de pesquisarem a fundo a trajetória de Chico Rei.

“Ele é citado apenas numa nota de rodapé no livro História antiga de Minas, de 1904, de Diogo de Vasconcelos. Em 1966, o romancista Agripa Vasconcelos escreveu o livro Chico Rei. É fundamental, portanto, que permanentes estudos sejam feitos para traçar, com detalhes, a trajetória de Galanga, do Congo ao Brasil”, explica Margareth.

Se real ou não, a história de Chico Rei foi passada por meio da tradição oral e segue como uma história de superação e de luta pela liberdade. Inspiração no passado e para os dias atuais.

Qual é a história de Chico Rei?

Jornalista. Alma de cronista, coração de poeta. Tem experiência em Assessoria de Comunicação. Apaixonado por futebol, boas histórias e fim de tarde.

Qual é a história de Chico Rei?

Chico Rei foi um monarca africano, nascido no Reino do Congo, e chamava-se originalmente Galanga. Sua história é contada pela tradição oral de Minas Gerais. E não se tem certeza de se ele é uma figura histórica ou uma lenda.

Segundo a história contada, comerciantes portugueses traficantes de escravos invadiram seu reino escravizando seu povo e sua família. Chegou ao Brasil em 1740 no navio negreiro ‘Madalena’, mas, entre os membros da família, somente ele e seu filho sobreviveram à viagem. A rainha Djalô e a filha, a princesa Itulo, foram jogadas no oceano pelos marujos do navio, para “aplacar a ira dos deuses” durante uma tempestade que quase afundou o navio.

Todo o lote de escravos foi comprado pelo major Augusto, proprietário da mina da Encardideira. Logo que chegavam para o Brasil, os escravos recebiam outros nomes (João, Francisco, Maria…) combinados com sua origem. Galanga recebeu o nome de Francisco (apelidado de Chico) e, como era rei em sua terra de origem, ficou conhecido como Chico Rei.

Trabalhando como escravo em uma mina, escondia pepitas de ouro em seu cabelo e, assim, conseguiu comprar sua liberdade e a de seu filho. Depois, adquiriu a mina da Encardideira e, aos poucos, foi comprando a alforria de seus compatriotas. Os escravos libertos por Chico o consideravam rei.

Este grupo associou-se em uma irmandade em honra de Santa Ifigênia, que teria sido a primeira irmandade de negros livres de Vila Rica. Ergueram a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Chico Rei conseguiu virar monarca em Ouro Preto, antiga Vila Rica, em Minas Gerais, no século XVIII, com a anuência do governador-geral Gomes Freire de Andrada, o conde de Bobadela.

No dia de Nossa Senhora do Rosário, ocorriam as solenidades da irmandade, denominadas Reinado de Nossa Senhora do Rosário. Durante estas solenidades, Chico, coroado como rei, aparecia em ricas indumentárias, seguido por músicos e dançarinos, ao som de caxambus, pandeiros, marimbas e ganzás. A história de superação de Chico Rei serviu de exemplo para muitos escravos lutarem por sua liberdade. Sua história foi contada e passada de geração para geração para nunca ser esquecida. Alguns historiadores consideram lenda por não ter provas documentais. Mas para outros é mais uma história de superação de um povo que nunca desistiu de sua liberdade.

Em 1964, o GRES Acadêmicos do Salgueiro disputou o Carnaval carioca com enredo sobre Chico Rei do carnavalesco Joãozinho Trinta. O samba-enredo, de autoria de Djalma Sabiá, Geraldo Babão e Binha, é até hoje considerado um dos mais belos já feitos. No desfile, porém, o Salgueiro foi apenas o 2º colocado.

Qual é a história do Chico Rei?

Embora não exista comprovação histórica de sua existência, Galanga, ou Chico Rei, é um personagem lendário presente na tradição oral mineira desde o século XVIII. Galanga era rei do Congo, mas acabou capturado com a família por portugueses e enviado ao Brasil para ser vendido como escravo.

Qual era a postura de Chico Rei?

c) Mesmo feito escravo, assim como seus vassalos, qual era a postura de Chico Rei ao marchar a pé para Minas Gerais? Caminhava à frente dos africanos escravizados de cabeça erguida, como se fosse ainda o soberano daquela gente.

O que o personagem Chico Rei representa para a história do nosso povo?

Também se celebra a vida de Chico Reis no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, tendo em vista que sua vida é uma verdadeira luta pela libertação do povo negro. Atualmente, sua história é lembrada como símbolo de resistência e busca pela diversidade e representatividade.

Qual foi a atitude de Chico Rei para conquistar a sua liberdade?

Trabalhando como escravo em uma mina, escondia pepitas de ouro em seu cabelo e, assim, conseguiu comprar sua liberdade e a de seu filho. Depois, adquiriu a mina da Encardideira e, aos poucos, foi comprando a alforria de seus compatriotas. Os escravos libertos por Chico o consideravam rei.