Qual e a origem da filosofia

Qual e a origem da filosofia
A palavra Filosofia vem do grego e em sua etimologia, aborda o significado sintético: philos ou philia que quer dizer amor ou amizade; e sophia, que significa sabedoria; ou seja, literalmente significa amor ou amizade pela sabedoria.

A palavra, nessa concepção que temos, surgiu com Tales de Mileto (aproximadamente em 595 a.C), e ganhou especial sentido com Pitágoras (aproximadamente em 463 a.C). E, sobre esses e outros filósofos, trataremos mais a fundo ao longo do site.

A Filosofia é o estudo das inquietações e problemas da existência humana, dos valores morais, estéticos, do conhecimento em suas diversas manifestações e conceitos, visando à verdade; porém, sem se considerar como verdade absoluta, nem tentando achar essa máxima como verdade absoluta.

Ela se distingue de outras vertentes de conhecimento como a mitologia grega e a religião, visto que tenta, por meio do pensamento racional, explicar os fenômenos e questões humanas. Mas também não pode ser igualada, em termo de métodos, às ciências que têm a pesquisa empírica e experimentos práticos como fundamentos, uma vez que a Filosofia não se atém (não sendo descartada essa hipótese) a experimentos. Os métodos dos estudos filosóficos estão fundamentados na análise do pensamento, experiências práticas e da mente, na lógica e na análise conceitual.

A origem da Filosofia como ciência, ou mesmo como forma de estudo das inquietações humanas, surge no século VI a.C, na Grécia antiga, que é chamada de “o berço da Filosofia ocidental”.

Os primeiros pensadores chamados filósofos foram Tales, Pitágoras, Heráclito e Xenófanes que, na época, concentravam seus esforços para tentar responder racionalmente às questões da realidade humana.

Numa época em que praticamente tudo era explicado através da mitologia e da ação dos deuses, esses pensadores buscavam, em pensamentos lógicos e racionais, explicar qual a fundamentação e a utilidade dos valores morais na sociedade da época. Também queriam identificar as características do conhecimento puro, as origens das coisas e dos fatos e outras indagações que surgiam conforme o caminhar intelectual da época.

Diversas questões levantadas por esses filósofos ainda hoje são focos e temas de debate e pesquisa da Filosofia contemporânea.

Na idade antiga e idade média, a Filosofia teve o seu ápice, abordando praticamente todas as áreas científicas conhecidas, além de indagar e buscar esclarecer questões pertinentes da época. Os filósofos dedicavam seus estudos desde coisas extremamente abstratas como o “Ser enquanto ser” passando por questões exatas como as reações químicas, queda de corpos, fenômenos naturais, etc.

Qual e a origem da filosofia
Com o seu eixo primordial em questões variadas no início de seu surgimento, ela foi, com o passar do tempo, se “lapidando”, chegando à Idade Moderna fundamentada em questões abstratas e gerais, tais como os questionamentos mais frequentes da humanidade, questões esta consideradas importantes para os surgimento, aprimoramento e desenvolvimento das demais ciências e áreas do conhecimento.

Tendo em vista o fato de que a maioria das questões gerais e abstratas do ser humano não poderia ser confiável nem convenientemente tratadas de maneira empírica e experimental, como se observa na maioria das ciências, esse tipo de discussão passa a ter um caráter filosófico e foi  importantíssimo para que se entendesse o que viria a seguir no tocante à ciência, de um modo geral.

Qual e a origem da filosofia

Qual é a origem da filosofia?

A filosofia surge na Grécia no período compreendido entre o final do século VII a.C e o início do século VI a.C. A filosofia foi a maneira pela qual os gregos antigos encontraram para explicar o mundo, os fenômenos, e os acontecimentos de maneira racional.

Por que podemos dizer que a filosofia nasceu na Grécia Antiga?

Foi na Grécia Antiga que surgiram os primeiros pensamentos mitológicos com uma religião embasada nos deuses. Dessa forma, naquela época não havia ciência nem outras formas de estudo e sendo assim, as pessoas explicavam os fenômenos cotidianos com base em seu conhecimento mitológico.

Quem foram os pensadores que se destacaram na origem da filosofia?

Alguns dos assuntos mais tratados são a Ética e a Filosofia política, com pensadores como Aristóteles, Kant e Nietzsche; Epistemologia, com Platão, Aristóteles, John Locke, Francis Bacon e Kant; e a Filosofia da ciência, com os filósofos iluministas.

O que quer dizer a palavra crítica da Filosofia?

A palavracrítica” vem do Grego “kritikos”, que significa “a capacidade de fazer julgamentos”. No sentido filosófico, o senso crítico prende-se com o desenvolvimento de uma consciência reflexiva baseada no “eu” (autocrítica) e no mundo.

Que é considerado o pai da Filosofia?

Tales de Mileto Tales de Mileto, pai da Filosofia.

Quando e como surgiu a filosofia segundo os historiadores?

filosofia ocidental surgiu na Grécia antiga no século VI a.C. A partir de então, uma sucessão de pensadores originais – como Tales, Xenófanes, Pitágoras,Heráclito e Protágoras – empenhou-se em responder, racionalmente, questões acerca da realidade última das coisas, das origens e características do verdadeiro ...

Quando surge a filosofia no Brasil?

A primeira metodologia de estudo de filosofia no Brasil foi marcada pela utilização do método da Ratio Studiorum introduzido pelos jesuítas no século XVI. ... Em 1908 surge a primeira faculdade de filosofia do Brasil, a Faculdade de São Bento.

Porque é que a filosofia nasceu na Grécia?

A Filosofia tem lugar de nascimento, a Grécia, e um “pai”, Tales de Mileto. A Filosofia grega surgiu a partir da poesia, da religião e das condições sociopolíticas. Essas características eram: poesia, religião e condições sociopolíticas. ...

Quais são os principais pensadores da filosofia antiga?

Principais Filósofos da Antiguidade

  • Tales de Mileto. Escultura de Tales de Mileto, primeiro filósofo. ...
  • Anaximandro. Representação do mapa do mundo proposto por Anaximandro. ...
  • Anaxímenes. Desenho representativo de Anaxímenes de Mileto. ...
  • Pitágoras. ...
  • Heráclito. ...
  • Parmênides. ...
  • Zenão de Eleia. ...
  • Empédocles.

Como surgiu a filosofia?

  • Surgiu então a filosofia, uma forma de conhecimento capaz de explicar as diversas mudanças e maravilhas que ocorriam na natureza, pois a mitologia – ciência que estudava os mitos - já não conseguia mais dar conta de explicar fatos que nem mesmo ela, com toda sua sabedoria, conseguia compreender.

Quem foram os primeiros filósofos?

  • Os primeiros filósofos, conhecidos como filósofos pré-socráticos, a partir do final do século VII a. C., dedicaram-se à investigação sobre a natureza ( physis ). Buscaram estabelecer princípios lógicos para a formação do mundo.

Como nasceu a filosofia na Grécia Antiga?

  • A filosofia nasceu na Grécia antiga, no início do século VI a.C. Tales de Mileto é reconhecido como o primeiro filósofo, apesar disso, foi outro filósofo, Pitágoras, que cunhou o termo "filosofia", uma junção das palavras " philos " (amor) e "...

Quais os fatos históricos que fortaleceram o avanço da filosofia?

  • Os fatos históricos acima citados e que fortaleceram o avanço da filosofia foram: * Viagens marítimas – navegando por territórios antes desconhecidos os gregos perceberam que as criaturas imaginárias criadas pela mitologia grega não eram reais e que também não existiam deuses em outras regiões, como sugeria a mitologia e sim seres humanos.

Qual a origem da palavra filosofia resposta?

A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”.

Qual é a origem da filosofia grega?

A Filosofia grega surgiu a partir da poesia, da religião e das condições sociopolíticas.

Quem foi que criou a filosofia?

A filosofia nasceu na Grécia antiga, no início do século VI a.C. Tales de Mileto é reconhecido como o primeiro filósofo, apesar disso, foi outro filósofo, Pitágoras, que cunhou o termo "filosofia", uma junção das palavras "philos" (amor) e "sophia" (conhecimento), que significa "amor ao conhecimento".

O que é a origem da filosofia Brainly?

Resposta: A filosofia surge na Grécia no período compreendido entre o final do século VII a.C e o início do século VI a.C. A filosofia foi a maneira pela qual os gregos antigos encontraram para explicar o mundo,os fenômenos, e os acontecimentos de maneira racional.