Qual é a palavra mais grande do mundo

Então, respire fundo, segure o fôlego e tente dizer, sem errar, pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico.

A equipe da BBC Brasil em Londres foi submetida à prova de fogo. Foram necessários alguns minutos – acompanhados de algumas engasgadas – para que a palavra fosse finalmente pronunciada. Veja o vídeo.

Qual é a maior palavra da língua portuguesa registrada no dicionário? — Foto: reprodução / BBC Brasil

Com 46 letras, a palavra teve seu registro feito em 2001 pelo dicionário Houaiss e descreve o indivíduo que possui doença pulmonar causada pela inspiração de cinzas vulcânicas.

Apesar do tamanho, pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico está longe de ser uma das maiores palavras do mundo.

A isso se deve ao fato de que o português é uma língua flexiva (também chamada de flexional ou fusional), diferentemente do húngaro, por exemplo, que é uma língua aglutinante, ou seja, que tende à aglutinação.

"Nós aglutinamos também, mas não tanto como em outras línguas. Nossos limites, especialmente na língua do dia a dia, são bem curtos", resume o professor Pasquale Cipro Neto à BBC Brasil.

Algumas palavras, contudo, não estão dicionarizadas, sendo restritas à literatura médica. É o caso do nome químico da maior proteína do mundo, conhecida como titina. A palavra possui 189.819 letras. São necessárias cerca de 3,5 horas para pronunciá-la.

No Reino Unido, uma das maiores palavras registradas é o nome de uma estação de trem numa cidade do País de Gales: Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch.

Veja algumas das maiores palavras do mundo em outros idiomas:

Alemão: Donaudampfschifffahrtselektrizitätenhauptbetriebswerkbauunterbeamtengesellschaft (“Associação dos Funcionários Subordinados da Construção da Central Elétrica da Companhia de Barcos a Vapor do Danúbio”)

Dinamarquês: speciallaegepraksisplanaegningsstabiliseringsperiode (Período de estabilização para a prática médica de um especialista)

Espanhol: electroencefalografista (quem estuda pratica a Eletroencefalografia)

Francês: anticonstitutionnellement (algo que vai contra a Constituição)

Grego: λοπαδο­τεμαχο­σελαχο­γαλεο­κρανιο­λειψανο­δριμ­υπο­τριμματο­σιλφιο­καραβο­μελιτο­κατακεχυ­μενο­κιχλ­επι­κοσσυφο­φαττο­περιστερ­αλεκτρυον­οπτο­κεφαλλιο­κιγκλο­πελειο­λαγῳο­σιραιο­βαφη­τραγανο­πτερύγων (A palavra é mencionada na comédia As Mulheres na Assembleia, escrita por Aristófanes - 447-385 a.C.).

Holandês: Kindercarnavalsoptochtvoorbereidingswerkzaamheden (Preparação para um desfile infantil de carnaval)

Húngaro: megszentségtelenithetetlenségeskedéseitekért (descreve o comportamento de alguém que não pode ser desacatado).

Italiano: precipitevolissimevolmente (alguém que age de maneira precipitada)

Sueco: Nordöstersjökustartilleriflygspaningssimulatoraeistoa do anläggningsmaterielunderhållsuppföljningssystemdiskussionsinläggsförberedelsearbeten (trabalho preparatório de contribuição para a discussão sobre o sistema de manutenção de suporte do material do dispositivo de inspeção do simulador de aviação da artilharia de costa do norte do Mar Báltico)

Na língua portuguesa a maior palavra registrada num dicionário é Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiotico. Ufa! São 46 letras. Outra bastante grande é a Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. Essa tem 44 letras e ganhou registro oficial pela primeira vez em 2001, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Outra palavra bastante grande de nossa língua é a Anticonstitucionalissimamente, com 29 letras.

Ao redor do mundo existem inúmeras palavras enormes! Listamos algumas para compartilhar com vocês. Se preparem, pois elas são grandes mesmo. Na lista colocamos o país de origem, a palavra e o significado dela.

República Tcheca – Nejneobhospodarovávatelnejsímu: ao menos um cultivável.
Dinamarca – Speciallaegepraksisplanaegningsstabiliseringsperiode: Período de estabilização para a prática médica de um especialista.
Eslovênia – Otorinolaringologija: O mesmo que a nossa otorrinolaringologia.
Holanda – Kindercarnavalsoptochtvoorbereidingswerkzaamheden: Preparação para um desfile infantil de carnaval.
Turquia – Afyonkarahisarlilastiramadiklarimizdanmissinizcasina: Para falar de pessoas que não parecem ser da cidade de Afyonkarahisar.
Irlanda (gaélico) – Frithdíbhunaíochtachóireach: Termo criado no século XIX para representar a mudança de “igreja anglicana” para somente “igreja” na Inglaterra, Irlanda e no País de Gales.
Polônia – Konstantynopolitanczykiewiczówna: Sobrenome da filha de um homem de Constantinopla.
Hungria – Megszentségteleníthetetlenségeskedéseitekér: Usado para descrever o comportamento de quem não pode ser desacatado.
Inglês – Antidisestablishmentarianistical: Mesmo significado da palavra em gaélico irlandês.
Francês – Anticonstitutionellement: anticonstitucionalissimamente.
Italiano – Precipitevolissimevolmente: Para descrever alguém que age de maneira precipitada.
Espanhol – Esternocleidomastoideo: Músculo na região do pescoço.
Bulgária – Neprotivokonstitutsionstvuvatelstvuvayte: Um alerta para não agir contra o que está determinado na Constituição.
Suécia – Sparvagnsaktiebolagsskensmutsskjutarefackforeningspersonalbekladnad: O fornecimento de uniformes para os trabalhadores que limpam linhas férreas.

Qual é a palavra mais grande do mundo

Qual é a palavra mais grande do Brasil?

Com 46 letras, a palavra foi registrada em 2001 no dicionário Houaiss e descreve o indivíduo que possui doença pulmonar causada pela inspiração de cinzas vulcânicas. Apesar do tamanho, pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico está longe de ser uma das maiores palavras do mundo.

Qual é a maior palavra do planeta?

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia: com 33 letras, esta palavra indica a fobia de pronunciar palavras grandes e complexas, principalmente em público, afinal, dá medo de errar!

Qual a maior palavra do mundo com 189.819 letras completa escrita?

isoleucine". Este termo, que conta com nada menos do que 189.819 letras, é a designação química da maior proteína existente: a Titina. Para dizer este termo do princípio ao fim seriam necessárias três horas!

Qual é a palavra menor do mundo?

Já a respeito da menor palavra, podemos citar o artigo definido: a. Como dito, trata-se de uma vogal que tem função de artigo definido feminino, por exemplo, na frase: “A menina estuda muito”, podemos ter noção do emprego da palavra.