A batata maruleite é a mesma que a yacon

A batata maruleite é a mesma que a yacon

O chá de jalapa, erva também chamada de batata-de-purga, é uma bebida laxante que ajuda na digestão. Além disso, promove diversos outros benefícios para a saúde, como no alívio da congestão nasal, na proteção da saúde da pele e mais. Suas flores rosas chamam a atenção por sua beleza e forte cor.

Benefícios do chá de jalapa

Combate os radicais livres

Rico em antioxidantes, em especial o ácido caféico, fortalece a imunidade e combate os radicais livres. Em resumo, os radicais livres são os causadores do estresse oxidativo, o que leva ao envelhecimento precoce da pele e pode também causar graves doenças.

Auxilia na digestão

A jalapa é naturalmente laxante e ajuda na digestão. Sendo assim, o chá pode auxiliar no trânsito intestinal e prevenir a constipação (prisão de ventre). Além disso, beneficia a perda de peso e combate a sensação de inchaço abdominal.

Leia também: Chá de erva de macaé (rubim): Benefícios da bebida

Alivia a cólica menstrual

A bebida também é muito usada para aliviar a cólica menstrual, muito comum principalmente durante a menstruação.

Como preparar o chá de jalapa

Primeiramente, ferva aproximadamente 1 litro de água. Em seguida, adicione 2 colheres de sopa de flores secas de jalapa. Em cerca de 10 minutos a bebida estará pronta. Sirva-a morna.

Contraindicações e riscos do chá de jalapa

  • Mulheres grávidas – risco de aborto e mulheres em fase de lactação, ou seja, que estão amamentando
  • Crianças, hipertensos e pessoas com diabetes
  • Pode causar náuseas, dores espasmódicas e gastroenterite

Leia também: Chá de menstrasto: Propriedades e benefícios da bebida

Conheça o mais relevante evento sobre agronegócio do País

A procura pela batata yacon tem crescido nos mercados brasileiros por conta dos diversos benefícios que a hortaliça oferece à saúde humana, como o controle do índice de glicemia no sangue e o auxílio na reconstrução muscular. Como é de fácil plantio e cuidado, o tubérculo pode ser uma ótima opção para produtores que estão pensando em investir em novas culturas. Entenda, a seguir, o que é e como plantar a batata yacon.

Natural da região andina, entre a Venezuela e o norte da Argentina, a planta da batata yacon pode atingir 2 metros de altura, e suas raízes tuberosas, compostas de 85% de água, podem chegar a 2 quilos. O nome do fruto vem da língua quéchua, na qual “yacon” significa aguado.

Suculenta e adocicada, a hortaliça pode ser comparada a uma pera e consumida in natura, cozida e em forma de farinha, sucos, vitaminas, biscoitos e bolos. Além disso, a folha da planta serve para a produção de chás.

A hortaliça começou a ser introduzida na agricultura brasileira em 1989, mas os primeiros registros de plantios comerciais foram feitos em 1994, no interior do Estado de São Paulo.

A batata maruleite é a mesma que a yacon
Semelhante a uma batata, a yacon tem seu nome originado da língua quéchua. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Como plantar a batata yacon?

A planta se dá muito bem em regiões de clima ameno, com temperaturas entre 10°C e 30°C e altitudes entre 500 metros e 1.000 metros.

Cuidados com o solo

Solos mais leves são ideais para a plantação da batata yacon, pois facilitam a colheita e não agridem a casca do produto. A preparação da terra para o cultivo deve ser feita com base na análise e na interpretação de amostras do solo, mas normalmente os terrenos precisam de adubação com fertilizantes fosfatados e potássicos.

Cuidados com a plantação da batata yacon

As mudas de batata yacon podem ser solicitadas na Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da região. O plantio deve ser feito com, pelo menos, 1 metro de distância entre as leiras e de 50 centímetros a 80 centímetros entre as plantas. Durante o crescimento, é necessário fazer o acompanhamento da lavoura, bem como capinas para a retirada de plantas invasoras.

Em alguns casos, pode ser necessário fazer uma ou duas aplicações de adubo durante o cultivo, sendo uma com nitrogênio entre 30 dias e 60 dias após o plantio e outra com nitrogênio e potássio dos 90 dias aos 120 dias.

Cuidados na colheita da batata yacon

A colheita da hortaliça é feita quando a planta está com a parte aérea seca, aproximadamente de 6 meses a 12 meses após o plantio. Atenção: recomenda-se irrigar o solo para que não ocorram danos na casca da batata.

As folhas da hortaliça também podem ser aproveitadas para a produção de chás, e sua colheita deve ser feita com bastante cuidado, para que os ramos não sejam danificados e a fotossíntese não seja prejudicada.

A batata maruleite é a mesma que a yacon
A retirada da planta da terra deve ser feita com muito cuidado, para que a casca não seja danificada. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Por que o plantio e a procura da batata yacon têm crescido?

O plantio da batata yacon tem se tornado cada vez mais comum no Brasil devido à facilidade de seu cultivo e ao aumento da demanda pelo produto no mercado. A procura pela batata yacon tem se ampliado devido aos diversos benefícios que ela oferece à saúde do ser humano, como o controle de glicemia no sangue, o auxílio na reconstrução muscular, a regulação do intestino e o fortalecimento da imunidade.

Quer saber mais? Assista aqui à opinião e explicação dos nossos parceiros especialistas em agronegócio.

Este conteúdo foi útil para você?

18416240cookie-checkBatata yacon: o que é e como plantar?

Nomes populares: Yacón (Peru, Bolívia, Argentina), yacon, batata-diet (Brasil), aricoma (Bolívia), jiquima, yacuma (Equador), arboloco (Colômbia).

Para que serve o Maruleite?

Laxativa, purgativa, antihelmíntica. Indicação terapêutica: Depurativo do sangue e sequelas de AVC.

O que significa yacon em português?

O yacon é uma planta de origem andina, do gênero Polymnia, pertencente a família Asteraceae ou Compositae. Esta família abrange 19 espécies americanas, sendo o yacon a mais importante e com maior potencial para atrair o interesse mundial devido às propriedades funcionais e dietéticas desta cultura (ZARDINI, 1991).

Como identificar a batata yacon?

Esse tubérculo tem um aspecto semelhante ao da batata doce e seu nome científico é Smallanthus sonchifolius. A batata yacon tem um sabor ligeiramente doce e frutado e pode ser encontrada nos supermercados.