Qual é o gosto do cominho?

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
Qual é o gosto do cominho?

Cominho (Foto: Thinkstock)

O cominho é uma planta que pode ser encontrada em grão, moído, em pó ou em óleo essencial. De origem mediterrânea oriental e do Egito, ela é consumida há muitos séculos, desde as civilizações antigas como os celtas e os romanos.

+LEIA MAIS | VOCÊ SABE O QUE É ENDRO?

Usado como especiaria, o cominho ressalta o sabor dos pratos, lembrando algo entre a pimenta e o anis. Boa fonte de vitamina C, B e E, rico em ferro e cálcio, o tempero oferece vários benefícios para o corpo, como o tratamento contra inflamações, facilita a digestão por aumentar a atividade de enzimas digestivas, combate infecções e evita gases.

Se você apenas achar o cominho em formato de semente seca e não quiser utilizá-lo assim, moa e acrescente no começo da cocção para que o aroma possa ser liberado.

+LEIA MAIS | O QUE É TOMILHO?

Ficou com vontade de experimentar? Faça uma receita que leva o tempero! Confira:

1. Curry de frango
Rende de 10 a 12 porções e leva entre os ingredientes gengibre, canela e cúrcuma.

Qual é o gosto do cominho?

Curry de frango (Foto: StockFood / Gallo Images Pty Ltd.)

+LEIA MAIS | ESPECIAL: 17 RECEITAS DE COMIDA ÁRABE

2. Homus
O tempo de preparo é de 45 minutos mais o tempo de cozimento do molho. Você vai usar apenas 1 colher de chá de cominho.

Qual é o gosto do cominho?

Homus - receita de Shlomi Asaf, do blog Sabores de Israel (Foto: Blog saboresdeisrael.com.br)

3. Chutney de tomate
Tomate, açúcar, cominho, pimenta e alho são os únicos ingredientes que você vai precisar para preparar essa receita de 20 minutos.

Qual é o gosto do cominho?

Chutney de tomate (Foto: Ricardo Corrêa/Editora Globo)

+LEIA MAIS | 5 IDEIAS PARA INCREMENTAR A SUA SALADA

4. Salada com especiarias
A receita leva 10 minutos para ficar pronta e pode ser servida para até 6 pessoas!

Qual é o gosto do cominho?

Salada com especiarias (Foto: Ricardo Corrêa/Editora Globo)

5. Empanadas Salteñas
A chef Paola Carosella é quem compartilha a receita, que rende 12 unidades.

Qual é o gosto do cominho?

Empanadas Salteñas (Foto: Rogério Voltan)

+LEIA MAIS | MATE GELADO COM HORTELÃ E BLUEBERRIES

6. Kafta de carneiro grelhado
Rende para 6 pessoas e leva iogurte, hortelã e pernil de carneiro moído.

Qual é o gosto do cominho?

Kafta de carneiro grelhado (Foto: Ricardo Corrêa/Editora Globo)

Qual é o gosto do cominho?

Foto: iStock

De nome científico Cuminum cyminum, o cominho é um tempero conhecido desde o Egito Antigo. Atualmente, é cultivado especialmente na Índia, África do Sul, Oriente Médio e México, mas, vale destacar, utilizado no mundo inteiro.

Bianca Sermarini, nutricionista funcional e consultora do Instituto OrtoBio, explica que o cominho era utilizado desde a antiguidade no preparo de alimentos e de licores. “Ainda hoje, é um ingrediente muito comum no preparo de carnes, molhos, assados, pães, queijos, sopas e até alguns pratos doces”, diz.

Seu uso mais comum é em forma de pó. “As preparações mais famosas que utilizam o cominho como ingrediente são o molho barbecue e o curry”, destaca a nutricionista Bianca. Outros exemplos de pratos que se utilizam da iguaria são o kibe cru e homus, famosos na culinária árabe.

Os benefícios do cominho, porém, vão além do fato de dar mais sabor aos pratos. Conheça as vantagens deste tempero e saiba como utilizá-lo no seu dia a dia.

5 benefícios incríveis do cominho

Qual é o gosto do cominho?

Foto: iStock

Bianca explica que o cominho é fonte de magnésio, cálcio, fósforo, potássio, vitaminas A e B. Confira bons motivos para inclui-lo nas suas preparações:

Relacionadas

1. Aliado da saúde cardiovascular: um estudo publicado no jornal científico Fundamentals of Clinical Pharmacology apontou que o cominho pode oferecer benefícios em longo prazo no que diz respeito à saúde cardiovascular, já que seu consumo constante foi relacionado a valores mais baixos de colesterol LDL e de pressão sanguínea.

2. Combate à anemia: Bianca destaca que o consumo de cominho pode ajudar a combater a anemia pelo fato de ser rico em ferro.

3. Melhora da digestão: o tempero é ainda conhecido por ajudar a melhorar a digestão e evitar gases.

4. Ação antioxidante: Bianca explica que o cominho oferece ação antioxidante, facilitando o processo de eliminação de toxinas do corpo.

5. Melhora da memória: a nutricionista acrescenta que o consumo regular de cominho também contribui para a melhora da memória, pois eleva os níveis de concentração.

Vale destacar que a melhor maneira de incluir o cominho na sua alimentação é contando com as orientações de um nutricionista para, então, usufruir da melhor maneira dos benefícios que ele pode oferecer à saúde.

Formas de consumo do cominho

Qual é o gosto do cominho?

Foto: iStock

Quer saber como incluir este tempero na sua alimentação? Confira as dicas:

Cominho em pó: este é provavelmente seu uso mais comum. O pó é proveniente da semente seca moída e tem sabor bem marcante. Bianca destaca que ele pode ser utilizado como ingrediente de receitas, sugerindo-se utilizar uma ponta de faca. “Os estudos sobre cominho ainda são escassos na literatura científica, porém, sugere-se utilizar uma ponta de faca como medida caseira (na forma em pó)”, acrescenta a nutricionista.

Chá: é possível preparar um chá com a semente do cominho, de acordo com a nutricionista Bianca. “Leve 500 mL de água ao fogo até ferver, apague o fogo e acrescente uma colher (de sobremesa) de semente de cominho. Abafe por 10 minutos. Basta coar e beber”, diz.

A iguaria ressalta o sabor dos mais variados pratos à base de queijos, carnes, ovos e legumes. Aromática, pode ainda ser acrescentada a molhos e pães, bem como a alguns tipos de licores, conservas e compotas doces.

10 receitas que têm o cominho como estrela

Inspire-se com as receitas abaixo e ressalte o sabor dos seus pratos com o uso do cominho:

1. Curry caseiro

Vale destacar que curry não é um tempero, mas, sim, a combinação de vários. Também conhecido como caril, é muito utilizado em países asiáticos como Índia, Tailândia. Geralmente leva, além do cominho, gengibre, canela, cardamomo, zimbro, cúrcuma, feno-grego e pimenta.

2. Homus

Trata-se de uma pasta de grão-de-bico com tahine, de origem árabe, muito saborosa. Existem várias versões, mas esta receita é feita com grão de bico cru, tahine, limão, azeite, alho, sal, pimenta-do-reino e cominho.

3. Kibe cru

Para fazer este clássico prato da culinária árabe, você usará trigo para kibe, patinho moído duas vezes, cominho, pimenta síria (opcional), sal, pimenta-do-reino, azeite, hortelã e cebola.

4. Chili

Receita típica do Texas, o chili é superfácil de fazer e fica com um sabor incrível. Além disso, é perfeito para aquecer nos dias frios e uma boa maneira de reaproveitar o feijão.

5. Tex-Mex

Qual é o gosto do cominho?

Foto: iStock

O rendimento é de seis porções, e você usará apenas carne moída, cebola, aipo, tomate, água, feijão cozido, chili powder, cominho em pó, alho em pó, sal, pimenta-preta moída, açúcar e azeite de oliva.

6. Guacamole

O já conhecido e apreciado guacamole numa receita fácil em que você precisará apenas de cominho, sal, alho, avocados, limão, tomates, cebola roxa, coentro fresco e pimenta.

7. Carne moída com batatas e cominho

Essa é uma boa pedida para uma refeição completa e saborosa. Você precisará apenas de carne moída, batatas inglesas grandes, cebolas, alho, tomates, molho de tomate, cominho em pó, óleo e folhas de manjericão fresco.

8. Frango indiano

Qual é o gosto do cominho?

Foto: iStock

Um filé de frango feito com cebolas, gengibre e cúrcuma, sementes de coentro e de cominho para dar textura e mais sabor, um pouquinho de pimenta vermelha em pó e leite de coco para unir os sabores e deixar o prato com um molho sedoso.

9. Pão de cebola e cominho

Qual é o gosto do cominho?

Foto: iStock

Para fazer este pão saboroso, você usará apenas farinha de trigo, açúcar, manteiga, água, fermento biológico fresco, sal, cominho, cebola e ovo.

10. Arroz tailandês

De sabor marcante, este arroz é uma ótima ideia para variar o prato principal do dia a dia. O cominho, combinado com louro, coentro, páprica doce, tahine e gengibre, criam um sabor poderoso e inesquecível!

Lembre-se, porém, que o cominho tem sabor marcante, por isso, não exagere!

Efeitos colaterais e contraindicações

Qual é o gosto do cominho?

Foto: iStock

O consumo moderado de cominho não oferece problemas à saúde. De acordo com Bianca, o cominho só é contraindicado para quem tem gastrite, pois é irritante à mucosa gástrica.

Agora você já sabe que, além de dar mais sabor aos pratos, o cominho, quando consumido regularmente, pode oferecer vantagens à saúde. Consulte seu nutricionista e inclua este tempero na sua alimentação.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Qual o gosto do cominho?

Com sabor intenso, tempero usado desde a Idade Antiga dá toque diferente aos pratos. Muitos não acham fácil usar o cominho na cozinha. Essa percepção vem do fato de a especiaria ter um sabor muito intenso e quente, entre o doce e o picante.

Qual o cheiro do cominho?

Quanto ao cecê, o odor de cominho vem de uma substância chamada ácido 3-hidróxi-3-metil-hexanoico. Mais embaixo, nos pés, o ácido isovalérico dá notas de queijo velho ao chulé.

O que tira o gosto do cominho?

Adicione uma ou duas batatas inteiras e descascadas e deixe ferver por 30 minutos para absorver o excesso de tempero. Depois descarte-as. Esse é um jeito comum de consertar o excesso de sal, mas a batata absorve outros tempero também.