Qual e o número de massa de um átomo com 76 prótons 76 elétrons e 114 nêutrons

1065 palavras 5 páginas

Química Geral – FACIC
1° Bimestre - 2° Semestre – Ano: 2014 Profª Célia - Turma: 1 EPA

1.Qual o número de prótons, elétrons e nêutrons dos seguintes átomos e íons :
a) 26 Fe 56
b)(16 S 32) -2
c)(19 K 39) +1
d) 15 P 31

2. O número de massa de um átomo é 36 e seu elétron mais energético é o 3p4. Determine o número de nêutrons desse átomo.
3.Os dois átomos mostrados abaixo são isótonos. Determine a configuração eletrônica em níveis de Y. 18 X38 nY35
4.Use o diagrama de Linus Pauling para determinar a configuração eletrônica em subníveis dos íons a seguir:
a)19 K +
b) 7N 3-

5. Um íon A 2- tem 36 elétrons e 40 nêutrons. Pede – se:
a) o número de prótons desse íon.
b) a representação desse íon.

6. Os isótopos de hidrogênio receberam os nomes de prótio (1H1), deutério (1H2) e trítio (1H3). Calcule o número de nêutrons desses átomos

7. Faça a correspondência entre a família e o número de elétrons na camada de valência, usando a notação a seguir:
A – alcalino
G – gás nobre
C – calcogênio
T – alcalino terroso
H - halogênio

( )seis elétrons
( )um elétron
( )dois elétrons
( )oito elétrons
( )sete elétrons

8. Dentre as espécies químicas.

5B9 5B10 5B11 6C10 6C12 6C14

Quais apresentam átomos cujos núcleos possuem 6 nêutrons?

9. O número de elétrons do cátion X 2+ de um elemento X é igual ao número de elétrons do átomo neutro de um gás nobre.Esse átomo de gás nobre apresenta número atômico igual a 10 e o número de massa 20 . Qual o número atômico do elemento X?

10. Um átomo de certo elemento químico possui 35 nêutrons e uma distribuição eletrônica que termina em 3 d7. Determine o número de massa e o número atômico desse elemento.

11.Qual o número de massa e de elétrons do íon Cr +3, que tem 24 prótons e 28 nêutrons é respectivamente:

12.Um cátion metálico trivalente tem 76 elétrons e 118 nêutrons. O átomo do elemento químico, do qual se originou, tem número atômico e


Relacionados

  • quimica exercicios

    956 palavras | 4 páginas

    Lista de Exercícios Química A 01)(PUC-RJ) De acordo com a Teoria da repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência, os pares de elétrons em torno de um átomo central se repelem e se orientam para o maior afastamento angular possível. Considere que os pares de elétrons em torno do átomo central podem ser uma ligação covalente (simples, dupla ou tripla) ou simplesmente um par de elétrons livres (sem ligação). Com base nessa teoria, é correto afirmar que a geometria molecular do dióxido….

  • Exercícios Química

    263 palavras | 2 páginas

    TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO DISCIPLINA: QUÍMICA – PROFESSOR RENATO SILVA LISTA DE EXERCÍCIOS – NIVELAMENTO (1° ANOS INTEGRADO) ALUNO: _____________________________________________________ CURSO: ___________________ ORIENTAÇÕES: - A LISTA DEVERÁ SER RESOLVIDA E ENTREGUE NO INÍCIO DA AULA DE QUÍMICA DA PRÓXIMA SEMANA. - SOMENTE SERÁ ACEITA A ENTREGA NO INÍCIO DA AULA! - O VALOR DESTA LISTA DE EXERCÍCIO É 1,0 PONTO EXTRA NA PRIMEIRA PROVA DE QUÍMICA. BONS ESTUDOS! 1 – Transforme os seguintes….

  • EXERCÍCIO DE QUIMICA

    1153 palavras | 5 páginas

    Química, Tecnologia, Sociedade e Ambiente T2 Constituição da Matéria 1 – Introdução ao estudo da Química. 2 – Conceitos básicos da química 3 – Propriedades da matéria Estados de agregação. -conceitos –S, L e G -P.F. e P.E. -gráficos (substâncias puras e misturas) - Densidade 4 - Separação de misturas. 5 - Leis Ponderais: -Compreender a Química como uma….

  • Exercicio de Quimica

    761 palavras | 4 páginas

    UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena – EEL Colégio Técnico de Lorena “Prof. Nelson Pesciotta” Cotel Química Exercício de separação de misturas Alunos: José Pedro Sales Sene Bruno Vasconcelos Prudêncio Turma: 3° ano Professor: Mateus Gomes Data de entrega: 27/04/2015 Exercício de separação de misturas : Uma das atividades práticas da ciência é a separação de substâncias presentes em misturas e a extração de substâncias simples de substâncias compostas….

  • Exercícios de química

    301 palavras | 2 páginas

    Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Química Disciplina: Química Geral Professora: Liliana Lira Pontes Lista de Exercícios (valendo de 0 a 1,0 ponto para o 1º Exercício Escolar) (1ª. Questão). Nos conjuntos de quatro números quânticos (n, l, ml , ms ), identifique quais os que não podem existir para um elétron em um átomo e explique o porquê. a) 4,2,-1,+1/2; b) 5, 0, -1, + 1/2; c) 4,4,-1,+1/2 (2a. Questão). Pesquise e encontre as configurações….

  • Exercicios quimica

    2034 palavras | 9 páginas

    Estrutura molecular – Exercícios Estrutura molecular - Exercícios 1. Os átomos 6 x +5 3x A e 70− x 4 x −10 B têm o mesmo número de protões. Determina o número de massa de A e de B. 2. Considera três átomos diferentes: A, B e C. O átomo A tem número atómico 35 e número de massa 80. O átomo C tem 47 neutrões, sendo isótopo de A. O átomo B é isóbaro (mesmo número de massa) de C e isótono (mesmo número de neutrões e diferentes números atómicos e de massa) de A. Determina o….

  • Exercicios quimica

    953 palavras | 4 páginas

    1ª LISTA DE EXERCÍCIOS 1 – Quais são os constituintes de um complexo? Que tipo de ligação química ocorre entre estes constituintes? 2 – Porque a NH3 forma compostos de coordenação, ao passo que a espécie isoeletrônica CH4 não forma? 3 – Defina o termo número de coordenação para o átomo ou íon central em um complexo. Que valores de número de coordenação para os íons metálicos de transição são mais comuns? 4 – Dê a configuração eletrônica mais externa dos elementos de transição na série Sc-Zn. 5….

  • Exercicios quimica

    1864 palavras | 8 páginas

    CURSO: Engenharia Elétrica DISCIPLINA: Química EXERCÍCIOS CAPÍTULO Nº. 6 1) Determine a massa molar do isoctano, um importante constituinte do petróleo, cuja fórmula molecular é C8H18 ( Dados massa atômica C = 12u; H = 1u ) Resolução: C8H18 = ( 8 x 12 ) + ( 18 x 1 ) = 96 + 18 = 114 g 2) Determine a massa molecular da clorofila, substância fundamental no processo de fotossíntese, sabendo que sua fórmula molecular é C55H72MgN4O5 ( Dados; massa atômica C = 12 u; H = 1u; Mg = 24,3u;….

  • exercicios de quimica

    556 palavras | 3 páginas

    ESTEQUIOMETRIA – EXERCÍCIOS- A. SUSTER 1) Quantos gramas de KClO3 devem ser decompostos termicamente para se obter 150 g de gás oxigênio? E a massa de KCl obtido ? Dados e.q. KClO3  KCl + O2 (não balanceada) K=39 Cl=35,5 O=16 g/mol 2) O V2O5 (pentóxido de vanádio) , é utilizado como catalisador no processo de obtenção de H2SO4 pelo método catalítico. Deseja-se preparar 600 Kg de V2O5 por meio da equação de reação: VO + Fe2O3  FeO + V2O5 (não balanceada)….

  • Exercicio de quimica

    1099 palavras | 5 páginas

    Exercício de Química - Isomeria 1. A seguir temos um equilíbrio ceto-enólico, isto é, equilíbrio entre uma cetona e um enol, em meio aquoso. Observe que o átomo de hidrogênio do carbono vizinho migra para o oxigênio da carbonila. Isso resulta em produzir uma substância que pertence à outra função orgânica, mas a fórmula molecular continua a mesma. Portanto, esses compostos são isômeros. Mas qual é o tipo de isomeria que se estabelece entre a propanona e o prop-1-en-2-ol? a) Isomeria….

Outros Trabalhos Populares

Como calcular o número de prótons nêutrons e elétrons?

Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons.

Quantos nêutrons apresenta um átomo de massa 79 e número atômico 35?

Resposta verificada por especialistas. Como o número de prótons é o número atômico (Z) basta subtrairmos 79 - 35 = 44 para termos o número de nêutrons.

Como saber o número de prótons?

Número de prótons: Z = A - n ou P = A - n. Número de nêutrons: n = A - Z.

Quantos elétrons o átomo possui?

Configuração eletrônica.