Qual é o papel do pedagogo na organização empresarial?

Ao contrário do que muita gente pensa, a área de atuação de um pedagogo não se restringe somente ao ambiente escolar ou a educação infantil. A pedagogia estuda o aprendizado como um todo, para adultos e crianças e apresenta técnicas para assimilação e aprimoração do conhecimento.

Assim, pedagogos também podem trabalhar em instituições educativas, como ONGs, conselhos tutelares, hospitais, entre outras áreas que necessitem conhecimentos pedagógicos. Um exemplo dessa situação são empresas que contratam pedagogos empresariais ou possuem esse profissional membro da equipe.

O que é pedagogia empresarial?

A proposta da pedagogia empresarial é trazer conceitos pedagógicos para desenvolver colaboradores de uma empresa no âmbito profissional e pessoal, reforçando conceitos que são construídos nos primeiros anos da educação básica, como trabalho em equipe, criatividade, empatia, confiança e respeito.

Nesse sentido, o pedagogo empresarial é o profissional que estimula o desenvolvimento de capacidades nos funcionários de uma empresa.

Quais os benefícios da pedagogia empresarial?

Educação

Promover cursos e treinamentos profissionalizantes desenvolve funcionários com habilidades específicas que a empresa necessite e, ao atualizar esse profissional com novas técnicas e conceitos exigidos pelo mercado, ele poderá compreender melhor novas realidades, descobrir novidades e boas práticas para aprimorar seu trabalho e o de sua equipe.

Produção de conhecimento

Por meio de treinamentos e dinâmicas, os colaboradores são capazes de produzir e acumular conhecimento, promovendo ideias, idealizando projetos e gerando inovações para a empresa.

Motivação

Ao investir no desenvolvimento de um funcionário, ele sentirá mais motivação para trabalhar e, consequentemente, melhorará seu rendimento e produtividade. Essa também pode ser uma ótima oportunidade para alinhar os valores da empresa com seus empregados, fazendo com que eles compreendam a importância do seu trabalho e se sintam parte de um todo.

Produtividade

Ao se sentir valorizado, motivado e atualizado com novas práticas de mercado, esse profissional se sentirá muito mais confiante em realizar seu trabalho, e pode ser que ele passe a utilizar menos tempo para realizar as mesmas funções de antes, aumentando a sua produtividade e rendimento.

Clima Organizacional:

Funcionários motivados também melhoram o clima organizacional como um todo, pois contribuem para um ambiente de trabalho agradável, harmonioso, engajado e com trocas de informações e conhecimentos produtivos. Motivação gera motivação.

Essas capacitações podem ser realizadas individualmente ou em grupo e de acordo com as habilidades a serem desenvolvidas, como, por exemplo, um treinamento pode ser direcionado a líderes e gerentes para que eles aprendam a desenvolver a gestão de tempo da sua equipe.

Investir no treinamento de colaboradores significa investir no capital humano da empresa, e, portanto, no sucesso dela.

Onde um pedagogo empresarial trabalha?

Um pedagogo empresarial pode trabalhar dentro de uma organização, em conjunto com a área de RH, ou também em agências especializadas, prestando serviço como um consultor. Em ambos os casos, esse profissional fará uma análise da empresa, entendendo o seu funcionamento, filosofia, políticas internas e conhecendo os funcionários de cada setor. Dessa forma, o pedagogo empresarial poderá oferecer técnicas e metodologias que estejam alinhadas ao perfil e objetivos da empresa.

A capacitação de funcionários também pode ser implementada com uso de técnicas da andragogia empresarial, com métodos específicos de  ensino paraadultos no âmbito empresarial, desenvolvendo profissionais a partir das habilidades pessoais de um, motivando o autoconhecimento e experiência prévia.

Como o conhecimento de EaD pode ajudar o pedagogo empresarial?

Ao realizar cursos EaD, o pedagogo conhecerá as possibilidades e os recursos desse sistema, podendo reduzir custo e utilizar a ferramenta para elaborar e aplicar cursos, palestras, treinamentos, webinars, além de poder acompanhar o desenvolvimento individual de cada colaborador.

Mas antes de usar o e-learning como educador, é importante que o pedagogo conheça a ferramenta primeiro como aluno, assim ele poderá identificar possíveis dúvidas que possam surgir no decorrer do processo de aprendizagem e fazer com que ele seja mais eficaz. O educador, assim como seus educandos, está em constante processo de aprendizagem.

Tão importante quanto implementar metodologias para o desenvolvimento e a capacitação de funcionários, é expandir essas possibilidade e recursos para além do nível de liderança ou gerencial. Todos os empregados, dos mais diversos setores, podem se beneficiar de ensinamentos e aplicar os conceitos aprendidos em esferas além da profissional.

Qual é o papel do pedagogo na empresa?

O pedagogo serve de mediador de conhecimento e argumentação entre os funcionários e classes trabalhistas, visando melhorias para ambas as partes, promovendo reuniões, palestras, trabalhos em equipe ou individual.

Quais são as competências do pedagogo empresarial?

São elas, o pensamento sistêmico, o domínio pessoal, os modelos mentais, a visão compartilhada e o trabalho em equipe, que aliadas ao desenvolvimento pessoal se constituem em competências capazes de contribuir de forma efetiva no trabalho exitoso desse profissional no contexto das organizações e instituições nas quais ...

Quais são as principais finalidades da atuação do pedagogo organizacional?

A tarefa do Pedagogo Organizacional de acordo com Holtz (1999) é, entre outras, a de ser o mediador e o articulador de ações educacionais na administração de informações dentro do processo contínuo de mudanças e de gestão do conhecimento.