Qual o tempo de vida de um gato castrado?

Você, tutor, sabe com quantos meses o gato pode ser castrado?

É muito importante ter esse conhecimento para procurar um veterinário no período correto.

A castração evita que o felino venha a sofrer com algumas doenças e, principalmente, que gere filhotes que a família não terá como acolher.

Além disso, essa é uma forma de impedir a superpopulação de animais abandonados, que além de fome e frio, podem passar por outros perigos e maus-tratos.

Entretanto, para realizar esse ato de cuidado, é preciso informar-se sobre o procedimento, além de saber com quantos meses o gato pode ser castrado.

Confira mais detalhes e orientações sobre o tema, para planejar a castração de seu felino.

A castração de gatos pode ser feita a partir de seis meses de vida do animal, seja seu gato macho ou fêmea.

Como o procedimento é realizado

A castração é feita com anestesia geral, por ser uma cirurgia. Para que o procedimento seja seguro, o animal deve passar por exames de risco cirúrgico, indicados pelo veterinário que fará o procedimento.

No caso dos machos, são retirados os testículos, tornando o gato infértil e incapaz de produzir testosterona.

Já as fêmeas passam pela retirada dos ovários e útero, por meio de uma pequena incisão.

Em ambos os casos, a conduta mais indicada é procurar um bom veterinário e um hospital veterinário com boa infraestrutura para que o animal não corra riscos e tenha o suporte necessário.

Artigos Relacionados

  • 5 dicas para adaptação dos gatos em um novo lar
  • Pets ajudam na depressão: como os animais podem auxiliar em nossa saúde mental

Confira 7 benefícios da castração

Além de saber com quantos meses o gato pode ser castrado, é importante perceber que além de evitar filhotes, a intervenção tem benefícios para a saúde de seu animal de estimação.

1. Redução do risco de câncer de mama

As gatas castradas possuem menos chances de desenvolver tumores de mama, justamente por não produzirem mais a progesterona após passarem pela cirurgia.

2. Proteção contra infecção de útero

A infecção de útero, também conhecida como piometra, é uma doença comum em gatas depois de uma certa idade.

Como a castração é feita através da remoção do útero e ovários, o animal se livra desse problema.

3. Fim do cio

Com o fim do cio, há o fim do instinto de procriação, fazendo com que a gata fique mais tranquila e fácil de lidar e evitando as constantes tentativas de fugas que são perigosas e inconvenientes.

4. Redução do risco de câncer dos testículos

No caso da castração de machos, é possível minimizar o risco de câncer de testículos. Em geral, o câncer de testículo é fatal em gatos e cães.

5. Fim da demarcação de território

Os gatos machos que não são castrados costumam demarcar território com urina de forma instintiva.

Isso naturalmente causa aborrecimento aos tutores por causa do cheiro forte de urina deixado no ambiente.

Com a castração, o animal tem o comportamento mais controlado, o que torna mais fácil ensiná-lo a urinar na caixa de areia.

6. Mais docilidade

Os animais castrados são menos agressivos, possibilitando um melhor relacionamento com outros animais que moram na mesma casa e também com o tutor.

Qual o tempo de vida de um gato castrado?

Animais castrados são menos agressivos com outros animais e também com o tutor.

7. Eliminação da busca por parceiros

Por eliminar o cio, a castração descarta o interesse do felino em procurar parceiros na rua. E isso é importante para evitar fugas.

Afinal, quando o animal sai de casa, corre o risco de ser atropelado e sofrer uma série de acidentes que poderiam ser evitados com a castração.

A castração é um ato de amor

Seja o gato macho ou fêmea, fazer a castração é saudável e um ato de cuidado com o animal, já que o procedimento previne uma série de problemas que podem vir a aparecer no futuro.

Além disso, é também um ato de responsabilidade, ao evitar o nascimento de filhotes que podem ficar à mercê da própria sorte.

Ficou com alguma dúvida de com quantos meses o gato pode ser castrado ou quer saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!

Qual o tempo de vida de um gato castrado?

Qual o tempo de vida de um gato castrado?

Postado por Alan Maia

Com mais de 20 anos de experiência na área pet, de pesca e aquarismo, é formado em Administração de Empresas e cresceu no comércio junto com seus pais. É filho dos proprietários e gerente geral das duas unidades Agrosete (Sumaré e Hortolândia). Escreve semanalmente para o blog, passando um pouco de seu conhecimento e experiência de vida! Contatos: Instagram @agrosete, @allanmaiaoficial / WhatsApp: (19) 97402.0790.

Quanto tempo em média dura um gato castrado?

A expectativa de vida dos gatos castrados é a mesma de gatos saudáveis, de cerca de 15 anos. A grande questão da castração é que ela pode aumentar a vida de alguns pets, já que ajuda a prevenir doenças como o câncer de mama ou de próstata em gatos.

Qual a idade que o gato é considerado velho?

Os primeiros sinais de envelhecimento geralmente começam por volta dos 7 anos. Os gatos são considerados idosos aos 12 anos e geriátricos a partir dos 15. É importante estar atento à saúde do seu gato e algumas mudanças de comportamento.

O que muda na vida do gato castrado?

mais tranquilidade: os bichanos castrados ficam mais calmos e menos agitados; menos interesse pela rua: depois da cirurgia, os gatos ficam mais caseiros; menos atividades: como ficam menos agitados, os pets castrados se exercitam menos; menos agressividade: esta característica é especialmente marcante em gatos ariscos.

Quantos anos tem um gato de 8 anos?

Os donos de cães sabem bem como determinar a idade do seu patudo. A um ano do seu cão equivalem sete anos humanos. No entanto, a raça e peso do cão também influenciam este cálculo. ... Equivalência de idade entre gatos e seres humanos..