Qual é o protocolo “melhor esforço” mais adequado para a transmissão de áudio e voip?

Voice over Internet Protocol ( VoIP ), também chamado de telefonia IP , é um método e grupo de tecnologias para a entrega de comunicações de voz e sessões multimídia em redes de protocolo de Internet (IP), como a Internet . Os termos telefonia pela Internet , telefonia de banda larga e serviço telefônico de banda larga referem-se especificamente ao fornecimento de serviços de comunicações (voz, fax , SMS , mensagens de voz) pela Internet, em vez da rede telefônica pública comutada (PSTN), também conhecida comosimples serviço telefônico antigo (POTS).

Visão geral

As etapas e princípios envolvidos na origem de chamadas telefônicas VoIP são semelhantes à telefonia digital tradicional e envolvem sinalização, configuração de canal, digitalização dos sinais de voz analógicos e codificação. Em vez de serem transmitidas por uma rede comutada por circuito , as informações digitais são empacotadas e a transmissão ocorre como pacotes IP por uma rede comutada por pacotes . Eles transportam fluxos de mídia usando protocolos de entrega de mídia especiais que codificam áudio e vídeo com codecs de áudio e codecs de vídeo . Existem vários codecs que otimizam o fluxo de mídia com base nos requisitos do aplicativo e na largura de banda da rede; algumas implementações contam com banda estreita e voz comprimida , enquanto outras suportam codecs estéreo de alta fidelidade .

Os padrões de codificação de voz mais amplamente usados em VoIP são baseados nos métodos de compressão de codificação preditiva linear (LPC) e transformada discreta de cosseno modificada (MDCT). Codecs populares incluem o AAC-LD baseado em MDCT (usado no FaceTime ), o Opus baseado em LPC / MDCT (usado no WhatsApp ), o SILK baseado em LPC (usado no Skype ), versões μ-law e A-law de G .711 , G.722 e um codec de voz de código aberto conhecido como iLBC , um codec que usa apenas 8 kbit / s em cada sentido, chamado G.729 .

Os primeiros provedores de serviços de voz sobre IP usavam modelos de negócios e ofereciam soluções técnicas que refletiam a arquitetura da rede telefônica legada. Provedores de segunda geração, como o Skype , construíram redes fechadas para bases privadas de usuários, oferecendo o benefício de chamadas gratuitas e conveniência, enquanto potencialmente cobravam pelo acesso a outras redes de comunicação, como a PSTN. Isso limitou a liberdade dos usuários de misturar e combinar hardware e software de terceiros. Provedores de terceira geração, como o Google Talk , adotaram o conceito de VoIP federado . [1] Essas soluções normalmente permitem a interconexão dinâmica entre usuários em quaisquer dois domínios da Internet, quando um usuário deseja fazer uma chamada.

Além dos telefones VoIP , o VoIP também está disponível em muitos computadores pessoais e outros dispositivos de acesso à Internet. Chamadas e mensagens de texto SMS podem ser enviadas via Wi-Fi ou rede de dados móvel da operadora . [2] VoIP fornece uma estrutura para a consolidação de todas as tecnologias de comunicação modernas usando um único sistema de comunicações unificadas .

Pronúncia

VoIP é pronunciado de várias maneiras como um initialism , VOIP , ou como um acrônimo , ( VOYP ). [3] Palavras completas, voz sobre protocolo da Internet ou voz sobre IP , às vezes são usadas.

Protocolos

A voz sobre IP foi implementada com protocolos proprietários e protocolos baseados em padrões abertos em aplicativos como telefones VoIP , aplicativos móveis e comunicações baseadas na web .

Uma variedade de funções é necessária para implementar a comunicação VoIP. Alguns protocolos executam várias funções, enquanto outros executam apenas algumas e devem ser usados ​​em conjunto. Essas funções incluem:

  • Rede e transporte - Criação de transmissão confiável em protocolos não confiáveis, o que pode envolver a confirmação do recebimento de dados e a retransmissão de dados que não foram recebidos.
  • Gerenciamento de sessão - criar e gerenciar uma sessão (às vezes denominada simplesmente uma "chamada"), que é uma conexão entre dois ou mais pares que fornece um contexto para comunicação posterior.
  • Sinalização - Execução de registro (anunciar a presença de alguém e informações de contato) e descoberta (localizar alguém e obter suas informações de contato), discagem (incluindo relatório de andamento da chamada ), capacidade de negociação e controle de chamada (como espera, mudo, transferência / encaminhamento, discagem Teclas DTMF durante uma chamada [por exemplo, para interagir com um atendente automático ou IVR ], etc.).
  • Descrição da mídia - determinar que tipo de mídia enviar (áudio, vídeo, etc.), como codificá-la / decodificá-la e como enviá-la / recebê-la (endereços IP, portas etc.).
  • Mídia - Transferindo a mídia real na chamada, como áudio, vídeo, mensagens de texto, arquivos, etc.
  • Qualidade de serviço - Fornecimento de conteúdo fora de banda ou feedback sobre a mídia, como sincronização , estatísticas, etc.
  • Segurança - Implementar controle de acesso, verificar a identidade de outros participantes (computadores ou pessoas) e criptografar dados para proteger a privacidade e integridade do conteúdo de mídia e / ou das mensagens de controle.

Os protocolos VoIP incluem:

  • Session Initiation Protocol (SIP), [4] protocolo de gerenciamento de conexão desenvolvido pela IETF
  • H.323 , um dos primeiros protocolos de controle e sinalização de chamadas VoIP com ampla implementação. [5] Desde o desenvolvimento de protocolos mais novos e menos complexos, como MGCP e SIP, as implantações de H.323 estão cada vez mais limitadas a transportar tráfego de rede de longa distância existente. [ citação necessária ]
  • Media Gateway Control Protocol (MGCP), gerenciamento de conexão para gateways de mídia
  • H.248 , protocolo de controle para gateways de mídia em uma internetwork convergida que consiste na PSTN tradicional e redes de pacotes modernas
  • Protocolo de transporte em tempo real (RTP), protocolo de transporte para dados de áudio e vídeo em tempo real
  • Protocolo de controle de transporte em tempo real (RTCP), protocolo irmão para RTP que fornece estatísticas de fluxo e informações de status
  • Protocolo de transporte seguro em tempo real (SRTP), versão criptografada de RTP
  • Protocolo de Descrição de Sessão (SDP), uma sintaxe para início de sessão e anúncio para comunicações multimídia e transportes WebSocket .
  • Inter-Asterisk eXchange (IAX), protocolo usado entre as instâncias do Asterisk PBX
  • Extensible Messaging and Presence Protocol (XMPP), mensagens instantâneas, informações de presença e manutenção da lista de contatos
  • Jingle , para controle de sessão ponto a ponto em XMPP
  • Protocolo Skype , pacote de protocolo de telefonia de Internet proprietário baseado em arquitetura ponto a ponto

Adoção

Mercado consumidor

Os serviços VoIP de mercado de massa usam o acesso à Internet de banda larga existente , por meio do qual os assinantes fazem e recebem chamadas telefônicas da mesma maneira que fariam por meio da PSTN. As empresas de telefonia VoIP de serviço completo fornecem serviço de entrada e saída com discagem direta de entrada . Muitos oferecem ligações domésticas ilimitadas e, às vezes, ligações internacionais por uma taxa fixa de assinatura mensal. As chamadas telefônicas entre assinantes do mesmo provedor geralmente são gratuitas quando o serviço de taxa fixa não está disponível. [ citação necessária ]

Um telefone VoIP é necessário para se conectar a um provedor de serviços VoIP. Isso pode ser implementado de várias maneiras:

  • Telefones VoIP dedicados se conectam diretamente à rede IP usando tecnologias como Ethernet com fio ou Wi-Fi . Normalmente, são projetados no estilo dos telefones comerciais digitais tradicionais.
  • Um adaptador de telefone analógico se conecta à rede e implementa os componentes eletrônicos e firmware para operar um telefone analógico convencional conectado por meio de uma tomada de telefone modular. Alguns gateways de Internet e cablemodems residenciais têm essa função incorporada.
  • O software do aplicativo Softphone instalado em um computador em rede equipado com um microfone e alto-falante ou fone de ouvido. O aplicativo normalmente apresenta um teclado de discagem e um campo de exibição para o usuário operar o aplicativo por meio de cliques do mouse ou entrada do teclado. [ citação necessária ]

PSTN e provedores de rede móvel

É cada vez mais comum que os provedores de telecomunicações usem a telefonia VoIP em redes IP públicas e dedicadas como backhaul para conectar centros de comutação e interconectar-se com outros provedores de rede de telefonia; isso geralmente é conhecido como backhaul de IP . [6] [7]

Os smartphones podem ter clientes SIP integrados ao firmware ou disponíveis como download de um aplicativo. [8] [9]

Uso corporativo

Devido à eficiência da largura de banda e aos baixos custos que a tecnologia VoIP pode oferecer, as empresas estão migrando dos sistemas tradicionais de telefonia com fio de cobre para os sistemas VoIP para reduzir seus custos telefônicos mensais. Em 2008, 80% de todas as novas linhas de Private Branch Exchange (PBX) instaladas internacionalmente eram VoIP. [10] Por exemplo, nos Estados Unidos, a Administração da Previdência Social está convertendo seus escritórios de campo de 63.000 trabalhadores de instalações telefônicas tradicionais em uma infraestrutura VoIP transportada por sua rede de dados existente. [11] [12]

O VoIP permite que as comunicações de voz e dados sejam executadas em uma única rede, o que pode reduzir significativamente os custos de infraestrutura. Os preços das extensões em VoIP são mais baixos do que os de PBX e sistemas principais. Os switches VoIP podem ser executados em hardware comum, como computadores pessoais . Em vez de arquiteturas fechadas, esses dispositivos contam com interfaces padrão. [13] Os dispositivos VoIP têm interfaces de usuário simples e intuitivas, de modo que os usuários podem fazer alterações simples na configuração do sistema. Os telefones de modo duplo permitem que os usuários continuem suas conversas enquanto se movem entre um serviço celular externo e uma rede Wi-Fi interna , de forma que não seja mais necessário carregar um telefone de mesa e um telefone celular. A manutenção se torna mais simples, pois há menos dispositivos para supervisionar. [13]

As soluções VoIP destinadas a empresas evoluíram para serviços de comunicações unificadas que tratam todas as comunicações - chamadas telefônicas, faxes, correio de voz, e-mail, conferências na web e muito mais - como unidades discretas que podem ser entregues por qualquer meio e para qualquer aparelho, incluindo telefones celulares. Dois tipos de provedores de serviço estão operando neste espaço: um conjunto é focado em VoIP para médias e grandes empresas, enquanto outro é voltado para o mercado de pequenas e médias empresas (SMB). [14]

O Skype , que originalmente se comercializou como um serviço entre amigos, começou a atender às empresas, fornecendo conexões gratuitas entre qualquer usuário da rede Skype e conectando-se de e para telefones PSTN comuns por uma taxa. [15]

Mecanismos de entrega

Em geral, o fornecimento de sistemas de telefonia VoIP para usuários individuais ou organizacionais pode ser dividido em dois métodos principais de entrega: soluções privadas ou locais ou soluções hospedadas externamente fornecidas por provedores terceirizados. Os métodos de entrega local são mais semelhantes ao modelo clássico de implantação de PBX para conectar um escritório a redes PSTN locais.

Embora muitos casos de uso ainda permaneçam para sistemas VoIP privados ou locais, o mercado mais amplo tem mudado gradualmente para soluções de VoIP 'em nuvem' ou hospedado '. Os sistemas hospedados também são geralmente mais adequados para implantações VoIP menores ou de uso pessoal, onde um sistema privado pode não ser viável para esses cenários.

Sistemas VoIP Hospedados

Como acontece com qualquer outra solução SaaS (Software as a Service), as soluções VoIP 'Hospedadas' ou 'Cloud' envolvem um provedor de serviços ou operadora de telecomunicações que hospeda o sistema telefônico de pré-requisito como uma solução de software dentro de sua própria infraestrutura.

Normalmente, será um ou mais datacenters, com relevância geográfica para o (s) usuário (s) final (is) do sistema. Essa infraestrutura é externa ao usuário do sistema e é implantada e mantida pelo provedor de serviços.

Os terminais, como telefones VoIP ou aplicativos de softphone (aplicativos executados em um computador ou dispositivo móvel), irão, portanto, se conectar ao serviço VoIP remotamente. Essas conexões normalmente ocorrem por meio de links públicos de Internet, como breakout de WAN fixa local ou serviço de operadora de celular (como 4G).

Sistemas VoIP Privados

No caso de um sistema VoIP privado, o próprio sistema de telefonia principal está localizado na infraestrutura privada da organização do usuário final. Normalmente, o sistema será implantado localmente em um local sob o controle direto da organização. Isso pode fornecer vários benefícios em termos de controle de QoS (veja abaixo), escalabilidade de custos e garantia de privacidade e segurança do tráfego de comunicações. No entanto, a responsabilidade de garantir que o sistema VoIP permaneça com desempenho e resiliência é predominantemente atribuída à organização do usuário final. Este não é o caso de uma solução VoIP hospedada.

Os sistemas VoIP privados podem ser dispositivos de PBX de hardware físico, convergidos com outra infraestrutura ou podem ser implantados como aplicativos de software. Geralmente, as duas últimas opções estarão na forma de um dispositivo virtualizado separado. No entanto, em alguns cenários, esses sistemas são implantados em infraestrutura bare metal ou dispositivos IoT. Com algumas soluções, como a 3CX, as empresas podem tentar combinar os benefícios dos sistemas hospedados e privados locais, implementando sua própria solução privada, mas dentro de um ambiente externo. Os exemplos podem incluir serviços de colocação de datacenter, nuvem pública ou locais de nuvem privada.

Para sistemas locais, os terminais locais no mesmo local normalmente se conectam diretamente pela LAN. Para terminais remotos e externos, as opções de conectividade disponíveis espelham as soluções Hosted ou Cloud VoIP.

No entanto, o tráfego VoIP de e para os sistemas locais geralmente também pode ser enviado por links privados seguros. Os exemplos incluem VPN pessoal, VPN site a site, redes privadas como MPLS e SD-WAN ou via SBCs (controladores de borda de sessão) privados. Embora existam exceções e opções de peering privado, geralmente é incomum que esses métodos de conectividade privada sejam fornecidos por provedores de VoIP hospedado ou em nuvem.

Qualidade de serviço

A comunicação na rede IP é percebida como menos confiável em contraste com a rede telefônica pública comutada por circuito porque não fornece um mecanismo baseado em rede para garantir que os pacotes de dados não sejam perdidos e sejam entregues em ordem sequencial. É uma rede de melhor esforço sem garantias fundamentais de Qualidade de Serviço (QoS). A voz e todos os outros dados viajam em pacotes em redes IP com capacidade máxima fixa. Este sistema pode estar mais sujeito à perda de dados na presença de congestionamento [a] do que os sistemas tradicionais de comutação de circuitos ; um sistema de circuito comutado de capacidade insuficiente recusará novas conexões enquanto transporta o restante sem prejuízo, enquanto a qualidade dos dados em tempo real, como conversas telefônicas em redes comutadas por pacotes, se degrada dramaticamente. [17] Portanto, as implementações de VoIP podem enfrentar problemas com latência , perda de pacotes e jitter . [17] [18]

Por padrão, os roteadores de rede lidam com o tráfego de acordo com a ordem de chegada. Os atrasos fixos não podem ser controlados, pois são causados ​​pela distância física que os pacotes percorrem. Eles são especialmente problemáticos quando os circuitos de satélite estão envolvidos por causa da longa distância até um satélite geoestacionário e vice-versa; atrasos de 400–600 ms são típicos. A latência pode ser minimizada marcando os pacotes de voz como sendo sensíveis a atrasos com métodos de QoS, como DiffServ . [17]

Os roteadores de rede em links de tráfego de alto volume podem apresentar latência que excede os limites permitidos para VoIP. A carga excessiva em um link pode causar congestionamento e atrasos de enfileiramento associados e perda de pacotes . Isso sinaliza um protocolo de transporte como o TCP para reduzir sua taxa de transmissão para aliviar o congestionamento. Mas o VoIP geralmente usa UDP, não TCP, porque a recuperação do congestionamento por meio da retransmissão geralmente envolve muita latência. [17] Assim, os mecanismos de QoS podem evitar a perda indesejável de pacotes VoIP, transmitindo-os imediatamente antes de qualquer tráfego em massa enfileirado no mesmo link, mesmo quando o link está congestionado por tráfego em massa.

Os terminais de VoIP geralmente precisam aguardar a conclusão da transmissão dos pacotes anteriores antes que novos dados possam ser enviados. Embora seja possível antecipar (abortar) um pacote menos importante no meio da transmissão, isso não é comumente feito, especialmente em links de alta velocidade onde os tempos de transmissão são curtos, mesmo para pacotes de tamanho máximo. [19] Uma alternativa para a preempção em links mais lentos, como dialup e linha de assinante digital (DSL), é reduzir o tempo máximo de transmissão, reduzindo a unidade de transmissão máxima . Mas, uma vez que cada pacote deve conter cabeçalhos de protocolo, isso aumenta a sobrecarga relativa do cabeçalho em cada link atravessado. [19]

O receptor deve sequenciar novamente os pacotes IP que chegam fora de ordem e se recuperar normalmente quando os pacotes chegam muito tarde ou nem chegam. A variação de atraso de pacote resulta de mudanças no atraso de enfileiramento ao longo de um determinado caminho de rede devido à competição de outros usuários pelos mesmos links de transmissão. Os receptores VoIP acomodam essa variação armazenando os pacotes de entrada brevemente em um buffer de playout , aumentando deliberadamente a latência para melhorar a chance de que cada pacote esteja disponível quando for a hora do mecanismo de voz reproduzi-lo. O atraso adicionado é, portanto, um meio-termo entre latência excessiva e dropout excessivo , ou seja, interrupções momentâneas de áudio.

Embora o jitter seja uma variável aleatória, é a soma de várias outras variáveis ​​aleatórias que são pelo menos um pouco independentes: os atrasos de enfileiramento individuais dos roteadores ao longo do caminho da Internet em questão. Motivado pelo teorema do limite central , o jitter pode ser modelado como uma variável aleatória gaussiana . Isso sugere estimar continuamente o atraso médio e seu desvio padrão e definir o atraso de playout de modo que apenas os pacotes atrasados ​​mais do que vários desvios padrão acima da média cheguem tarde demais para serem úteis. Na prática, a variação na latência de muitos caminhos da Internet é dominada por um pequeno número (geralmente um) de links de gargalo congestionados e relativamente lentos . A maioria dos links de backbone da Internet agora são tão rápidos (por exemplo, 10 Gbit / s) que seus atrasos são dominados pelo meio de transmissão (por exemplo, fibra óptica) e os roteadores que os conduzem não têm buffer suficiente para atrasos na fila serem significativos. [ citação necessária ]

Vários protocolos foram definidos para apoiar o relatório de qualidade de serviço (QoS) e qualidade de experiência (QoE) para chamadas VoIP. Estes incluem relatórios estendidos do protocolo de controle RTP (RTCP), [20] relatórios resumidos do SIP RTCP, H.460.9 Anexo B (para H.323 ), H.248 .30 e extensões MGCP.

O bloco de métricas de VoIP de relatório estendido RTCP especificado pela RFC  3611 é gerado por um telefone IP ou gateway durante uma chamada ao vivo e contém informações sobre a taxa de perda de pacotes, taxa de descarte de pacotes (devido ao jitter), perda de pacotes / métricas de burst de descarte (comprimento de burst / densidade, comprimento / densidade do gap), atraso da rede, atraso do sistema final, nível de sinal / ruído / eco, pontuação média de opinião (MOS) e fatores R e informações de configuração relacionadas ao buffer de jitter. Os relatórios de métricas de VoIP são trocados entre terminais IP ocasionalmente durante uma chamada e uma mensagem de fim de chamada enviada por meio do relatório resumido SIP RTCP ou uma das outras extensões de protocolo de sinalização. Os relatórios de métricas de VoIP têm como objetivo oferecer suporte a feedback em tempo real relacionado a problemas de QoS, a troca de informações entre os terminais para cálculo de qualidade de chamada aprimorado e uma variedade de outros aplicativos.

DSL e ATM

Os modems DSL geralmente fornecem conexões Ethernet para equipamentos locais, mas por dentro eles podem ser modems no modo de transferência assíncrona (ATM). [b] Eles usam o ATM Adaptation Layer 5 (AAL5) para segmentar cada pacote Ethernet em uma série de células ATM de 53 bytes para transmissão, remontando-os de volta em quadros Ethernet na extremidade receptora.

Usar um identificador de circuito virtual (VCI) separado para áudio sobre IP tem o potencial de reduzir a latência em conexões compartilhadas. O potencial do ATM para redução de latência é maior em links lentos porque a latência do pior caso diminui com o aumento da velocidade do link. Um quadro Ethernet de tamanho completo (1500 bytes) leva 94 ms para transmitir a 128 kbit / s, mas apenas 8 ms a 1,5 Mbit / s. Se este for o enlace de gargalo, essa latência é provavelmente pequena o suficiente para garantir um bom desempenho de VoIP sem reduções de MTU ou múltiplos ATM VCs. As últimas gerações de DSL, VDSL e VDSL2 transportam Ethernet sem camadas intermediárias de ATM / AAL5 e geralmente suportam marcação de prioridade IEEE 802.1p para que o VoIP possa ser enfileirado antes do tráfego menos crítico. [17]

ATM tem sobrecarga de cabeçalho substancial: 5/53 = 9,4%, aproximadamente o dobro da sobrecarga de cabeçalho total de um quadro Ethernet de 1500 bytes. Essa "taxa ATM" é cobrada por todos os usuários de DSL, quer tirem proveito ou não de vários circuitos virtuais - e poucos podem. [17]

Camada 2

Vários protocolos são usados ​​na camada de enlace de dados e na camada física para mecanismos de qualidade de serviço que ajudam os aplicativos VoIP a funcionarem bem, mesmo na presença de congestionamento de rede . Alguns exemplos incluem:

  • IEEE 802.11e é uma emenda aprovada ao padrão IEEE 802.11 que define um conjunto de aprimoramentos de qualidade de serviço para aplicativos de LAN sem fio por meio de modificações na camada Media Access Control (MAC). O padrão é considerado de importância crítica para aplicativos sensíveis a atrasos, como voz sobre IP sem fio.
  • O IEEE 802.1p define 8 classes diferentes de serviço (incluindo uma dedicada à voz) para tráfego na camada 2 de Ethernet com fio .
  • O padrão ITU-T G.hn , que fornece uma maneira de criar uma rede local (LAN) de alta velocidade (até 1 gigabit por segundo ) usando a fiação doméstica existente ( linhas de energia , linhas telefônicas e cabos coaxiais ). G.hn fornece QoS por meio de Oportunidades de Transmissão Livre de Contenção (CFTXOPs) que são alocadas a fluxos (como uma chamada VoIP) que requerem QoS e que negociaram um contrato com os controladores de rede.

Métricas de desempenho

A qualidade da transmissão de voz é caracterizada por várias métricas que podem ser monitoradas por elementos de rede e pelo hardware ou software do agente do usuário. Essas métricas incluem perda de pacote de rede , jitter de pacote , latência de pacote (atraso), atraso pós-discagem e eco. As métricas são determinadas por testes e monitoramento de desempenho de VoIP. [21] [22] [23] [24] [25] [26]

Integração PSTN

Um controlador de gateway de mídia VoIP (também conhecido como Softswitch Classe 5 ) trabalha em cooperação com um gateway de mídia (também conhecido como IP Business Gateway) e conecta o fluxo de mídia digital, de modo a completar o caminho para voz e dados. Os gateways incluem interfaces para conexão com redes PSTN padrão. Interfaces Ethernet também estão incluídas nos sistemas modernos que são especialmente projetados para vincular chamadas que são passadas via VoIP. [27]

E.164 é um padrão de numeração global para PSTN e rede móvel terrestre pública (PLMN). A maioria das implementações de VoIP oferece suporte a E.164 para permitir que as chamadas sejam roteadas de e para assinantes de VoIP e PSTN / PLMN. [28] As implementações de VoIP também podem permitir que outras técnicas de identificação sejam usadas. Por exemplo, o Skype permite que os assinantes escolham nomes do Skype ( nomes de usuário) [29], enquanto as implementações SIP podem usar Uniform Resource Identifier (URIs) semelhantes aos endereços de e-mail . [30] Muitas vezes, as implementações de VoIP empregam métodos de tradução de identificadores não E.164 para números E.164 e vice-versa, como o serviço Skype-In fornecido pelo Skype [31] e o número E.164 para mapeamento URI (ENUM) serviço em IMS e SIP. [32]

O Echo também pode ser um problema para integração PSTN. [33] As causas comuns de eco incluem incompatibilidades de impedância em circuitos analógicos e um caminho acústico do sinal de recepção para transmitir na extremidade de recepção.

Portabilidade numérica

A portabilidade de número local (LNP) e a portabilidade de número móvel (MNP) também afetam os negócios de VoIP. A portabilidade numérica é um serviço que permite ao assinante selecionar uma nova operadora de telefone sem exigir a emissão de um novo número. Normalmente, é responsabilidade da antiga operadora "mapear" o número antigo para o número não divulgado atribuído pela nova operadora. Isso é conseguido mantendo um banco de dados de números. Um número discado é inicialmente recebido pela operadora original e rapidamente redirecionado para a nova operadora. Múltiplas referências de portabilidade devem ser mantidas, mesmo se o assinante retornar à operadora original. A FCC exige que as operadoras obedeçam a essas estipulações de proteção ao consumidor. Em novembro de 2007, a Federal Communications Commission dos Estados Unidos emitiu um pedido estendendo as obrigações de portabilidade de número a provedores de VoIP interconectados e operadoras que oferecem suporte a provedores de VoIP. [34]

Uma chamada de voz originada no ambiente VoIP também enfrenta desafios de roteamento de menor custo (LCR) para chegar ao seu destino se o número for roteado para um número de telefone móvel em uma operadora móvel tradicional. O LCR se baseia na verificação do destino de cada chamada telefônica à medida que ela é feita e, em seguida, no envio da chamada pela rede que custará menos ao cliente. Esta classificação está sujeita a algum debate dada a complexidade do roteamento de chamadas criado pela portabilidade do número. Com o MNP implementado, os provedores de LCR não podem mais depender do uso do prefixo raiz da rede para determinar como rotear uma chamada. Em vez disso, eles agora devem determinar a rede real de cada número antes de rotear a chamada. [ citação necessária ]

Portanto, as soluções VoIP também precisam lidar com o MNP ao rotear uma chamada de voz. Em países sem um banco de dados central, como o Reino Unido, pode ser necessário consultar a rede móvel sobre a qual rede doméstica pertence um número de telefone celular. À medida que a popularidade do VoIP aumenta nos mercados corporativos por causa das opções de LCR, o VoIP precisa fornecer um certo nível de confiabilidade ao lidar com chamadas.

Ligações de emergência

Um telefone conectado a uma linha fixa tem uma relação direta entre um número de telefone e uma localização física, que é mantida pela companhia telefônica e disponível para atendentes de emergência por meio dos centros de serviço de resposta de emergência nacional na forma de listas de assinantes de emergência. Quando uma chamada de emergência é recebida por um centro, a localização é determinada automaticamente a partir de seus bancos de dados e exibida no console do operador.

Na telefonia IP, não existe um link direto entre o local e o ponto final de comunicação. Mesmo um provedor com infraestrutura de hardware, como um provedor DSL, pode saber apenas a localização aproximada do dispositivo, com base no endereço IP alocado ao roteador de rede e no endereço de serviço conhecido. Alguns ISPs não rastreiam a atribuição automática de endereços IP aos equipamentos do cliente. [35]

A comunicação IP fornece mobilidade do dispositivo. Por exemplo, uma conexão de banda larga residencial pode ser usada como um link para uma rede privada virtual de uma entidade corporativa, caso em que o endereço IP usado para comunicações com o cliente pode pertencer à empresa, não sendo o endereço IP do ISP residencial. Essas extensões externas podem aparecer como parte de um PBX IP upstream. Em dispositivos móveis, por exemplo, um aparelho 3G ou adaptador de banda larga sem fio USB, o endereço IP não tem relação com qualquer local físico conhecido pelo provedor de serviços de telefonia, uma vez que um usuário móvel pode estar em qualquer lugar em uma região com cobertura de rede, mesmo em roaming através de outra empresa de celular.

No nível de VoIP, um telefone ou gateway pode se identificar com um registrador SIP ( Session Initiation Protocol ) por meio de suas credenciais de conta. Nesses casos, o provedor de serviços de telefonia da Internet (ITSP) sabe apenas que o equipamento de um determinado usuário está ativo. Os provedores de serviço geralmente fornecem serviços de resposta a emergências por meio de acordo com o usuário que registra um local físico e concorda que os serviços de emergência sejam fornecidos para aquele endereço apenas se um número de emergência for chamado do dispositivo IP.

Esses serviços de emergência são fornecidos por fornecedores de VoIP nos Estados Unidos por um sistema chamado Enhanced 911 (E911), com base na Lei de Comunicações Sem Fio e Segurança Pública de 1999. O sistema de chamadas de emergência VoIP E911 associa um endereço físico ao telefone da parte chamadora número. Todos os provedores de VoIP que fornecem acesso à rede telefônica pública comutada são obrigados a implementar o E911, [35] um serviço pelo qual o assinante pode ser cobrado. "Os provedores de VoIP podem não permitir que os clientes optem pelo serviço 911". [35]

O sistema VoIP E911 é baseado em uma consulta de tabela estática. Ao contrário dos telefones celulares, onde a localização de uma chamada E911 pode ser rastreada usando GPS assistido ou outros métodos, as informações do VoIP E911 são precisas apenas se os assinantes, que têm a responsabilidade legal, mantiverem suas informações de endereço de emergência atualizadas. [ citação necessária ]

Suporte por fax

O envio de fax por redes VoIP às vezes é conhecido como Fax sobre IP (FoIP). A transmissão de documentos de fax era problemática nas primeiras implementações de VoIP, já que a maioria dos codecs de digitalização e compactação de voz são otimizados para a representação da voz humana e o tempo adequado dos sinais de modem não pode ser garantido em uma rede sem conexão baseada em pacotes. Uma solução baseada em padrões para entrega confiável de fax sobre IP é o protocolo T.38 .

O protocolo T.38 foi projetado para compensar as diferenças entre as comunicações tradicionais sem pacotes em linhas analógicas e as transmissões baseadas em pacotes, que são a base das comunicações IP. A máquina de fax pode ser um dispositivo padrão conectado a um adaptador de telefone analógico (ATA), ou pode ser um aplicativo de software ou dispositivo de rede dedicado operando por meio de uma interface Ethernet. [36] Originalmente, o T.38 foi projetado para usar métodos de transmissão UDP ou TCP em uma rede IP. O UDP fornece características quase em tempo real devido à "regra de não recuperação" quando um pacote UDP é perdido ou ocorre um erro durante a transmissão. [37]

Algumas máquinas de fax de última geração mais recentes possuem recursos T.38 integrados que são conectados diretamente a um switch de rede ou roteador. Em T.38, cada pacote contém uma parte do fluxo de dados enviado no pacote anterior. Dois pacotes sucessivos precisam ser perdidos para realmente perder a integridade dos dados.

Requerimentos poderosos

Os telefones para serviço analógico residencial tradicional são geralmente conectados diretamente às linhas telefônicas da companhia telefônica que fornecem corrente contínua para alimentar a maioria dos aparelhos analógicos básicos, independentemente da energia elétrica disponível localmente.

Telefones IP e adaptadores de telefone VoIP conectam-se a roteadores ou modems a cabo que geralmente dependem da disponibilidade de eletricidade da rede elétrica ou da energia gerada localmente. [38] Alguns provedores de serviço VoIP usam equipamentos nas instalações do cliente (por exemplo, modems a cabo) com fontes de alimentação com bateria para garantir serviço ininterrupto por até várias horas em caso de falhas de energia locais. Esses dispositivos com bateria normalmente são projetados para uso com telefones analógicos.

Alguns provedores de serviço VoIP implementam serviços para rotear chamadas para outros serviços de telefone do assinante, como um telefone celular, no caso de o dispositivo de rede do cliente estar inacessível para encerrar a chamada.

A suscetibilidade do serviço telefônico a falhas de energia é um problema comum, mesmo com o serviço analógico tradicional em áreas onde muitos clientes compram unidades telefônicas modernas que operam com aparelhos sem fio para uma estação base, ou que possuem outros recursos telefônicos modernos, como correio de voz integrado ou recursos de catálogo telefônico.

Segurança

As preocupações com a segurança dos sistemas de telefonia VoIP são semelhantes às de outros dispositivos conectados à Internet. Isso significa que os hackers com conhecimento das vulnerabilidades VoIP podem realizar ataques de negação de serviço , colher dados do cliente, gravar conversas e comprometer mensagens de correio de voz. A conta de usuário VoIP comprometida ou as credenciais de sessão podem permitir que um invasor incorra em cobranças substanciais de serviços de terceiros, como chamadas de longa distância ou internacionais.

Os detalhes técnicos de muitos protocolos VoIP criam desafios no roteamento do tráfego VoIP por meio de firewalls e tradutores de endereço de rede , usados ​​para interconectar redes de trânsito ou a Internet. Os controladores de borda de sessão privada são frequentemente empregados para permitir chamadas VoIP de e para redes protegidas. Outros métodos para atravessar dispositivos NAT envolvem protocolos assistivos, como STUN e Interactive Connectivity Establishment (ICE).

Embora muitas soluções VoIP para o consumidor não suportem criptografia do caminho de sinalização ou da mídia, proteger um telefone VoIP é conceitualmente mais fácil de implementar do que em circuitos telefônicos tradicionais. O resultado da falta de criptografia é que é relativamente fácil espionar chamadas VoIP quando o acesso à rede de dados é possível. [39] Soluções de código aberto gratuitas, como o Wireshark , facilitam a captura de conversas VoIP.

Os padrões para proteger VoIP estão disponíveis no protocolo SRTP ( Secure Real-time Transport Protocol ) e no protocolo ZRTP para adaptadores de telefonia analógica , bem como para alguns softphones . O IPsec está disponível para proteger o VoIP ponto a ponto no nível de transporte, usando criptografia oportunista .

O governo e as organizações militares usam várias medidas de segurança para proteger o tráfego de VoIP, como voz sobre IP seguro (VoSIP), voz sobre IP seguro (SVoIP) e voz sobre IP seguro (SVoSIP). [40] A distinção reside em se a criptografia é aplicada no terminal do telefone ou na rede. [41] Voz segura sobre IP seguro pode ser implementada criptografando a mídia com protocolos como SRTP e ZRTP . Voz sobre IP segura usa criptografia Tipo 1 em uma rede classificada, como SIPRNet . [42] [43] [44] [45] Public Secure VoIP também está disponível com software GNU livre e em muitos programas VoIP comerciais populares por meio de bibliotecas, como ZRTP . [46]

Identificador de chamadas

Os protocolos e equipamentos de voz sobre IP fornecem suporte ao identificador de chamadas compatível com o PSTN. Muitos provedores de serviço VoIP também permitem que os chamadores configurem informações personalizadas de identificação de chamadas. [47]

Compatibilidade com aparelhos auditivos

Os telefones fixos fabricados, importados ou destinados ao uso nos Estados Unidos com serviço de Voz sobre IP, em ou após 28 de fevereiro de 2020, devem atender aos requisitos de compatibilidade de aparelhos auditivos estabelecidos pela Federal Communications Commission . [48]

Custo operacional

VoIP reduziu drasticamente o custo de comunicação ao compartilhar a infraestrutura de rede entre dados e voz. [49] [50] Uma única conexão de banda larga tem a capacidade de transmitir mais de uma chamada telefônica. Chamadas seguras usando protocolos padronizados, como Secure Real-time Transport Protocol , uma vez que a maioria das facilidades de criação de uma conexão telefônica segura em linhas telefônicas tradicionais, como digitalização e transmissão digital, já estão disponíveis com VoIP. É necessário apenas criptografar e autenticar o fluxo de dados existente. Softwares automatizados, como um PBX virtual , podem eliminar a necessidade de pessoal para cumprimentar e trocar as chamadas recebidas.

Questões regulatórias e legais

À medida que a popularidade do VoIP cresce, os governos estão se tornando mais interessados ​​em regulamentar o VoIP de maneira semelhante aos serviços PSTN. [51]

Em todo o mundo em desenvolvimento, especialmente em países onde a regulamentação é fraca ou capturada pelo operador dominante, restrições ao uso de VoIP são frequentemente impostas, incluindo no Panamá, onde o VoIP é tributado, e na Guiana, onde o VoIP é proibido. [52] Na Etiópia , onde o governo está nacionalizando o serviço de telecomunicações, é crime oferecer serviços usando VoIP. O país instalou firewalls para evitar que chamadas internacionais sejam feitas usando VoIP. Essas medidas foram tomadas depois que a popularidade do VoIP reduziu a receita gerada pela estatal de telecomunicações.

Canadá

No Canadá , a Comissão Canadense de Rádio-televisão e Telecomunicações regula o serviço de telefonia, incluindo o serviço de telefonia VoIP. Os serviços VoIP que operam no Canadá são obrigados a fornecer serviço de emergência 9-1-1 . [53]

União Européia

Na União Europeia , o tratamento dos prestadores de serviços VoIP é uma decisão de cada regulador nacional de telecomunicações, que deve usar a lei da concorrência para definir os mercados nacionais relevantes e, em seguida, determinar se algum prestador de serviços nesses mercados nacionais tem "poder de mercado significativo" (e assim devem estar sujeitos a certas obrigações). Uma distinção geral é geralmente feita entre serviços VoIP que funcionam em redes gerenciadas (via conexões de banda larga) e serviços VoIP que funcionam em redes não gerenciadas (essencialmente, a Internet). [ citação necessária ]

A diretiva relevante da UE não está claramente redigida no que diz respeito às obrigações que podem existir independentemente do poder de mercado (por exemplo, a obrigação de oferecer acesso a chamadas de emergência), e é impossível dizer definitivamente se os prestadores de serviços VoIP de qualquer um dos tipos estão vinculados a elas. Uma revisão da Diretiva da UE está em andamento e deve ser concluída até 2007. [ carece de fontes? ]

Estados árabes do GCC

Omã

Em Omã , é ilegal fornecer ou usar serviços VoIP não autorizados, na medida em que sites de provedores VoIP não licenciados tenham sido bloqueados. As violações podem ser punidas com multas de 50.000 Rial Omani (cerca de 130.317 dólares americanos), pena de prisão de dois anos ou ambas. Em 2009, a polícia invadiu 121 cibercafés em todo o país e prendeu 212 pessoas por usar ou fornecer serviços de VoIP. [54]

Arábia Saudita

Em setembro de 2017, a Arábia Saudita suspendeu a proibição de VoIPs, em uma tentativa de reduzir custos operacionais e estimular o empreendedorismo digital. [55] [56]

Emirados Árabes Unidos

Nos Emirados Árabes Unidos (EAU), é ilegal fornecer ou usar serviços VoIP não autorizados, na medida em que os sites de provedores VoIP não licenciados tenham sido bloqueados. No entanto, alguns VoIPs como o Skype foram permitidos. [57] Em janeiro de 2018, provedores de serviços de Internet nos Emirados Árabes Unidos bloquearam todos os aplicativos VoIP, incluindo Skype, mas permitindo apenas 2 aplicativos VoIP "aprovados pelo governo" (C'ME e BOTIM) por uma taxa fixa de Dh52,50 por mês para uso em dispositivos móveis e Dh205 por mês para usar em um computador conectado. " [58] [59] Em oposição, uma petição no Change.org reuniu mais de 5.000 assinaturas, em resposta à qual o site foi bloqueado nos Emirados Árabes Unidos. [60]

Em 24 de março de 2020, os Emirados Árabes Unidos afrouxaram as restrições aos serviços VoIP anteriormente proibidos no país, para facilitar a comunicação durante a pandemia de COVID-19 . No entanto, aplicativos populares de mensagens instantâneas como WhatsApp , Skype e FaceTime permaneceram impedidos de serem usados ​​para chamadas de voz e vídeo, restringindo os residentes a usarem serviços pagos das operadoras de telecomunicações estatais do país. [61]

Índia

Na Índia , é legal usar VoIP, mas é ilegal ter gateways VoIP dentro da Índia. [62] Isso efetivamente significa que as pessoas que têm PCs podem usá-los para fazer uma chamada VoIP para qualquer número, mas se o lado remoto for um telefone normal, o gateway que converte a chamada VoIP em uma chamada POTS não é permitido por lei para estar dentro da Índia. O uso de serviços de servidor VoIP com base no estrangeiro é ilegal na Índia. [62]

No interesse dos Provedores de Acesso e das Operadoras de Longa Distância Internacional, a telefonia via Internet foi permitida ao ISP com restrições. A Telefonia pela Internet é considerada um serviço diferente em seu escopo, natureza e tipo da voz em tempo real, conforme oferecido por outros Provedores de Serviços de Acesso e Operadoras de Longa Distância. Portanto, o seguinte tipo de telefonia pela Internet é permitido na Índia: [63]

(a) PC para PC; dentro ou fora da Índia
(b) PC / um dispositivo / Adaptador em conformidade com o padrão de quaisquer agências internacionais como- ITU ou IETF etc. na Índia para PSTN / PLMN no exterior.
(c) Qualquer dispositivo / adaptador em conformidade com os padrões de agências internacionais como ITU, IETF etc. conectado ao nó do ISP com endereço IP estático para dispositivo / adaptador semelhante; dentro ou fora da Índia.
(d) Exceto o que está descrito na condição (ii) acima [ esclarecimentos necessários ] , nenhuma outra forma de Telefonia pela Internet é permitida.
(e) Na Índia, nenhum esquema de numeração separado é fornecido para a telefonia pela Internet. Atualmente, a alocação de numeração de 10 dígitos baseada em E.164 é permitida para o serviço sem fio de telefonia fixa, GSM, CDMA. Para telefonia na Internet, o esquema de numeração deve estar em conformidade com o esquema de endereçamento IP da Autoridade para atribuição de números na Internet (IANA). Não é permitida a tradução do número E.164 / número privado para o endereço IP atribuído a qualquer dispositivo e vice-versa, pelo ISP para mostrar conformidade com o esquema de numeração da IANA.
(f) O Licenciado do Serviço de Internet não tem permissão para ter conectividade PSTN / PLMN. A comunicação de voz de e para um telefone conectado a PSTN / PLMN e seguindo a numeração E.164 é proibida na Índia.

Coreia do Sul

Na Coreia do Sul , apenas provedores registrados no governo estão autorizados a oferecer serviços de VoIP. Ao contrário de muitos provedores de VoIP, a maioria dos quais oferece tarifas fixas, os serviços de VoIP coreanos são geralmente medidos e cobrados a tarifas semelhantes às chamadas terrestres. Os provedores de VoIP estrangeiros encontram grandes barreiras para o registro do governo. Este problema veio à tona em 2006, quando os provedores de serviços de Internet pessoais por contrato a membros das Forças dos Estados Unidos da Coreia que residiam em bases do USFK ameaçaram bloquear o acesso aos serviços de VoIP usados ​​pelos membros do USFK como uma forma econômica de manter contato com seus famílias nos Estados Unidos, com o fundamento de que os provedores de VoIP dos membros do serviço não estavam registrados. Um acordo foi alcançado entre o USFK e as autoridades de telecomunicações coreanas em janeiro de 2007, em que os membros do serviço USFK que chegam na Coréia antes de 1º de junho de 2007 e assinam os serviços ISP fornecidos na base podem continuar a usar sua assinatura VoIP dos Estados Unidos, mas chegam depois deve usar um provedor de VoIP com base na Coréia, que por contrato oferecerá preços semelhantes às tarifas fixas oferecidas pelos provedores de VoIP dos Estados Unidos. [64]

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, a Federal Communications Commission exige que todos os provedores de serviços de VoIP interconectados cumpram requisitos comparáveis ​​aos dos provedores de serviços de telecomunicações tradicionais. [65] As operadoras de VoIP nos EUA são obrigadas a oferecer suporte à portabilidade de número local ; tornar o serviço acessível às pessoas com deficiência; pagar taxas regulatórias, contribuições de serviço universal e outros pagamentos obrigatórios; e permitir que as autoridades policiais conduzam vigilância de acordo com a Lei de Assistência às Comunicações para a Aplicação da Lei (CALEA).

Operadores de VoIP "Interconectado" (totalmente conectado ao PSTN) são obrigados a fornecer serviço Enhanced 911 sem solicitação especial, fornecer atualizações de localização do cliente, divulgar claramente quaisquer limitações em sua funcionalidade E-911 para seus consumidores, obter confirmações afirmativas dessas divulgações de todos os consumidores, [66] e 'podem não permitir que seus clientes optem pelo serviço 911'. [67] As operadoras de VoIP também recebem o benefício de certas regulamentações de telecomunicações dos Estados Unidos, incluindo o direito à interconexão e troca de tráfego com operadoras de telefonia local estabelecidas por meio de operadoras de atacado. Os provedores de serviço VoIP "nômade" - aqueles que não conseguem determinar a localização de seus usuários - estão isentos da regulamentação estadual de telecomunicações. [68]

Outra questão legal que o Congresso dos EUA está debatendo diz respeito às mudanças na Lei de Vigilância de Inteligência Estrangeira . O assunto em questão são ligações entre americanos e estrangeiros. A National Security Agency (NSA) não está autorizada a grampear as conversas dos americanos sem um mandado - mas a Internet, e especificamente o VoIP, não traça uma linha tão clara para a localização de um chamador ou destinatário de uma chamada como o sistema telefônico tradicional. À medida que o baixo custo e a flexibilidade do VoIP convencem cada vez mais organizações a adotar a tecnologia, a vigilância para as agências de aplicação da lei se torna mais difícil. A tecnologia VoIP também aumentou as preocupações federais com a segurança porque VoIP e tecnologias semelhantes tornaram mais difícil para o governo determinar onde um alvo está fisicamente localizado quando as comunicações estão sendo interceptadas, e isso cria todo um conjunto de novos desafios legais. [69]

História

Os primeiros desenvolvimentos de projetos de rede de pacotes por Paul Baran e outros pesquisadores foram motivados por um desejo de um maior grau de redundância de circuito e disponibilidade de rede em face de falhas de infraestrutura do que era possível nas redes comutadas por circuito em telecomunicações de meados do século XX. século. Danny Cohen demonstrou pela primeira vez uma forma de voz de pacote em 1973 como parte de um aplicativo de simulador de vôo, que operava na ARPANET inicial . [70] [71]

No início da ARPANET, a comunicação de voz em tempo real não era possível com pacotes de voz digital de modulação por código de pulso não compactado (PCM) , que tinham uma taxa de bits de 64 kbps, muito maior do que a largura de banda de 2,4 kbps dos primeiros modems . A solução para este problema foi a codificação preditiva linear (LPC), um algoritmo de compressão de dados de codificação de voz que foi proposto pela primeira vez por Fumitada Itakura da Universidade de Nagoya e Shuzo Saito da Nippon Telegraph and Telephone (NTT) em 1966. LPC era capaz de compressão de voz para baixo para 2,4 kbps, levando à primeira conversa em tempo real bem-sucedida pela ARPANET em 1974, entre a Culler-Harrison Incorporated em Goleta, Califórnia , e o MIT Lincoln Laboratory em Lexington, Massachusetts . [72] LPC desde então tem sido o método de codificação de voz mais amplamente usado. [73] Predição linear excitada por código (CELP), um tipo de algoritmo LPC, foi desenvolvido por Manfred R. Schroeder e Bishnu S. Atal em 1985. [74] Os algoritmos LPC permanecem um padrão de codificação de áudio na tecnologia VoIP moderna. [72]    

No intervalo de tempo seguinte de cerca de duas décadas, várias formas de telefonia por pacote foram desenvolvidas e grupos de interesse da indústria formados para apoiar as novas tecnologias. Após o término do projeto ARPANET e a expansão da Internet para tráfego comercial, a telefonia IP foi testada e considerada inviável para uso comercial até a introdução do VocalChat no início da década de 1990 e, em fevereiro de 1995, o lançamento oficial do Internet Phone (ou iPhone para abreviar) software comercial da VocalTec , baseado na patente do Transceptor de áudio de Lior Haramaty e Alon Cohen , e seguido por outros componentes da infraestrutura de VoIP, como gateways de telefonia e servidores de comutação. Logo depois, tornou-se uma área de interesse estabelecida em laboratórios comerciais das principais preocupações de TI. No final da década de 1990, os primeiros softswitches tornaram-se disponíveis e novos protocolos, como H.323 , MGCP e o Session Initiation Protocol (SIP) ganharam atenção generalizada. No início dos anos 2000, a proliferação de conexões de Internet sempre ativas de alta largura de banda para residências e empresas gerou uma indústria de provedores de serviços de telefonia pela Internet (ITSPs). O desenvolvimento de software de telefonia de código aberto, como Asterisk PBX , gerou amplo interesse e empreendedorismo em serviços de voz sobre IP, aplicando novos paradigmas de tecnologia de Internet, como serviços em nuvem à telefonia.

Em 1999, um algoritmo de compressão de dados de áudio por transformada discreta de cosseno (DCT) , chamado de transformada discreta de cosseno modificada (MDCT), foi adotado para o codec Siren , usado no padrão de codificação de áudio de banda larga G.722.1 . [75] [76] No mesmo ano, o MDCT foi adaptado no algoritmo de codificação de voz LD-MDCT, usado para o formato AAC-LD e destinado a melhorar significativamente a qualidade de áudio em aplicativos VoIP. [77] O MDCT tem sido amplamente usado em aplicações VoIP, como o codec de banda larga G.729.1 introduzido em 2006, [78] o Facetime da Apple (usando AAC-LD) introduzido em 2010, [79] o codec CELT introduzido em 2011, [80] o codec Opus introduzido em 2012, [81] e o recurso de chamada de voz do WhatsApp introduzido em 2015. [82]

Milestones

  • 1966: Codificação preditiva linear (LPC) proposta por Fumitada Itakura da Universidade de Nagoya e Shuzo Saito da Nippon Telegraph and Telephone (NTT). [72]
  • 1973: Aplicativo de voz para pacotes de Danny Cohen .
  • 1974: O Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) publica um artigo intitulado "A Protocol for Packet Network Interconnection". [83]
  • 1974 Protocolo de Rede de Voz (NVP) testado ao longo ARPANET em agosto de 1974, transportando 16 quase inaudível  kpbs CVSD codificado voz. [72]
  • 1974: A primeira conversa em tempo real bem-sucedida pela ARPANET alcançada usando 2.4  kpbs LPC, entre a Culler-Harrison Incorporated em Goleta, Califórnia , e o MIT Lincoln Laboratory em Lexington, Massachusetts . [72]
  • 1977: Danny Cohen e Jon Postel do Instituto de Ciências da Informação da USC e Vint Cerf da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA) concordam em separar o IP do TCP e criar UDP para transportar tráfego em tempo real.
  • 1981: IPv4 é descrito em RFC 791 .
  • 1985: A National Science Foundation comissiona a criação da NSFNET . [84]
  • 1985: Predição linear excitada por código (CELP), um tipo de algoritmo LPC, desenvolvido por Manfred R. Schroeder e Bishnu S. Atal . [74]
  • 1986: Propostas de várias organizações de padrões [ especificar ] para Voice over ATM , além de produtos comerciais de voz em pacotes de empresas como a StrataCom
  • 1991: O primeiro aplicativo Voice-over-IP, Speak Freely, é lançado no domínio público. Foi originalmente escrito por John Walker e posteriormente desenvolvido por Brian C. Wiles. [85]
  • 1992: O Frame Relay Forum conduz o desenvolvimento de padrões para Voice over Frame Relay.
  • 1992: InSoft Inc. anuncia e lança seu produto de conferência de desktop Communique, que incluía VoIP e vídeo. [86] A empresa é creditada por desenvolver a primeira geração de VoIP comercial, com base nos EUA, streaming de mídia de Internet e telefonia em tempo real / software colaborativo e padrões que forneceriam a base para o padrão Real Time Streaming Protocol (RTSP). [87] [88]
  • 1993 Lançamento do VocalChat, um software comercial de comunicação de voz para PC de rede de pacotes da VocalTec .
  • 1994: MTALK, um aplicativo freeware LAN VoIP para Linux [89]
  • 1995: VocalTec lançamentos Internet Phone software de telefonia via Internet comercial. [90] [91]
    • A partir de 1995, Intel , Microsoft e Radvision iniciaram atividades de padronização para o sistema de comunicações VoIP. [92]
  • 1996:
    • ITU-T inicia o desenvolvimento de padrões para a transmissão e sinalização de comunicações de voz em redes de protocolo de Internet com o padrão H.323 . [93]
    • As empresas de telecomunicações dos EUA fazem uma petição ao Congresso dos EUA para proibir a tecnologia de telefonia pela Internet. [94]
    • Introduzido o codec de voz G.729 , usando o algoritmo CELP (LPC). [95]
  • 1997: A Level 3 começou o desenvolvimento de seu primeiro softswitch , um termo que eles cunharam em 1998. [96]
  • 1999:
    • A especificação do protocolo SIP ( Session Initiation Protocol ) RFC 2543 foi lançada. [97]
    • Mark Spencer, da Digium, desenvolve o primeiro software open source private branch exchange (PBX) ( Asterisk ). [98]
    • Uma variante de transformada discreta de cosseno (DCT) chamada de transformada discreta de cosseno modificada (MDCT) é adotada para o codec Siren , usado no padrão de codificação de áudio de banda larga G.722.1 . [75] [76]
    • O MDCT é adaptado ao algoritmo LD-MDCT, usado no padrão AAC-LD . [77]
  • 2004: Proliferam os provedores de serviços VoIP comerciais.
  • 2006: Codec de banda larga G.729.1 introduzido, usando algoritmos MDCT e CELP (LPC). [78]
  • 2007: Os fabricantes e vendedores de dispositivos VoIP crescem na Ásia, especificamente nas Filipinas, onde residem muitas famílias de trabalhadores estrangeiros. [99]
  • 2009: o codec SILK introduzido, usando o algoritmo LPC, [100] e usado para chamadas de voz no Skype . [101]
  • 2010: A Apple apresenta o FaceTime , que usa o codec AAC-LD baseado em LD-MDCT. [79]
  • 2011:
    • Ascensão da tecnologia WebRTC , que permite VoIP diretamente nos navegadores.
    • Introduzido o codec CELT , usando o algoritmo MDCT. [80]
  • 2012: O codec Opus é introduzido, usando algoritmos MDCT e LPC. [81]

Veja também

  • Áudio sobre IP
  • Assistência às comunicações para a lei de aplicação da lei
  • Comparação de protocolos de rede de áudio
  • Comparação de software VoIP
  • Serviços diferenciados
  • Vídeo de áudio de alta taxa de bits sobre protocolo de Internet
  • Serviços integrados
  • Internet fax
  • Subsistema de multimídia IP
  • Lista de empresas VoIP
  • VoIP móvel
  • Protocolo de voz da rede
  • Perfil de áudio e vídeo RTP
  • SIP Trunking
  • UNIStim
  • VPN de voz
  • VoiceXML
  • Gravação VoIP

Notas

  1. ^ As redes IP também podem estar mais sujeitas a ataques DoS que causam congestionamento. [16]
  2. ^ Tecnologias como 802.3ah podem ser usadas para conectividade DSL sem usar ATM.

Referências

  1. ^ "Federação XMPP" . Google Talkabout. 2006 . Recuperado em 11 de maio de 2012 .
  2. ^ Booth, C (2010). "Capítulo 2: Telefones IP, VoIP de software e VoIP integrado e móvel". Relatórios de tecnologia de biblioteca . 46 (5): 11–19.
  3. ^ "VoIP" . Cambridge Dictionaries Online .
  4. ^ Montazerolghaem, Ahmadreza; Moghaddam, Mohammad Hossein Yaghmaee; Leon-Garcia, Alberto (março de 2018). "OpenSIP: Rumo à Rede SIP Definida por Software" . IEEE Transactions on Network and Service Management . 15 (1): 184–199. arXiv : 1709.01320 . doi : 10.1109 / TNSM.2017.2741258 . ISSN  1932-4537 .
  5. ^ "Integração H.323 e SIP" . Recuperado em 24 de janeiro de 2020 .
  6. ^ "WIRELESS: Operadoras procuram IP para backhaul" . www.eetimes.com . EE Times. Arquivado do original em 9 de agosto de 2011 . Recuperado em 8 de abril de 2015 .CS1 maint: URL impróprio ( link )
  7. ^ “Desafio do IP móvel” . www.totaltele.com . Total Telecom Online. Arquivado do original em 17 de fevereiro de 2006 . Recuperado em 8 de abril de 2015 .CS1 maint: URL impróprio ( link )
  8. ^ "Cliente SIP Android" . Recuperado em 30 de janeiro de 2018 .
  9. ^ "Aprenda a fazer chamadas gratuitas ou econômicas usando SIP no Android" . Recuperado em 30 de janeiro de 2018 .
  10. ^ Michael Dosch e Steve Church. "VoIP no Broadcast Studio" . Axia Audio. Arquivado do original em 7 de outubro de 2011 . Recuperado em 21 de junho de 2011 .
  11. ^ Jackson, William (27 de maio de 2009). "SSA é grande em VOIP" . Notícias de informática do governo . Recuperado em 28 de maio de 2009 .
  12. ^ "Segurança Social para Construir 'VOIP maior do mundo ' " . Tecnologia governamental. Arquivado do original em 2 de junho de 2009 . Recuperado em 29 de maio de 2009 .
  13. ^ a b Korzeniowski, Peter (8 de janeiro de 2009). "Três tecnologias de que você precisa em 2009" . Forbes . Recuperado em 2 de março de 2009 .
  14. ^ Callahan, Renee (9 de dezembro de 2008). "Empresas mudam para voz sobre IP" . Forbes . Recuperado em 3 de março de 2009 .
  15. ^ "Skype For Business" . skype.com . Recuperado em 16 de março de 2009 .
  16. ^ "VoIP– Vulnerabilidade no protocolo da Internet?" .
  17. ^ a b c d e f “Qualidade de Serviço de Voz sobre IP” . Recuperado em 3 de maio de 2011 .
  18. ^ Prabhakar, G .; Rastogi, R .; Thotton, M (2005). "Arquitetura OSS e Requisitos para Redes VoIP". Bell Labs Technical Journal . 10 (1): 31–45. doi : 10.1002 / bltj.20077 . S2CID  12336090 .
  19. ^ a b “Qualidade de Serviço de Voz sobre IP” . Recuperado em 3 de maio de 2011 .
  20. ^ Cáceres, Ramon. Relatórios estendidos do protocolo de controle RTP (RTCP XR) . doi : 10.17487 / RFC3611 . RFC 3611 .
  21. ^ CableLabs, definição de recurso de telefonia SIP residencial PacketCable , relatório técnico, PKT-TR-RST-V03-071106 (2007)
  22. ^ "Medição de desempenho de VoIP usando parâmetros de QoS" (PDF) . AHMuhamad Amin. 14 de agosto de 2016.
  23. ^ "Metodologia para Teste de Desempenho de Infraestrutura SIP" (PDF) . Miroslav Voznak, Jan Rozhon. 14 de agosto de 2016.
  24. ^ "Avaliação de desempenho de Voz sobre IP (VoIP) no VMware vSphere® 5" (PDF) . VMware. 14 de agosto de 2016.
  25. ^ "Teste de desempenho e estresse de servidores SIP, clientes e redes IP" . StarTrinity. 13 de agosto de 2016.
  26. ^ "Testando redes de voz sobre IP (VolP)" (PDF) . IXIA. 14 de agosto de 2016.
  27. ^ "Importância da Tecnologia VoIP Softswitch" . ixc.ua. 20 de maio de 2011. Arquivado do original em 26 de novembro de 2012.
  28. ^ "RFC 3824– Usando números E.164 com o Session Initiation Protocol (SIP)" . A Sociedade da Internet. 1 ° de junho de 2004 . Recuperado em 21 de janeiro de 2009 .
  29. ^ "Crie um nome Skype" . Skype . Recuperado em 21 de janeiro de 2009 .
  30. ^ "RFC 3969– Registro de parâmetro do identificador de recurso uniforme (URI) da Autoridade para atribuição de número da Internet (IANA) para o protocolo de iniciação de sessão (SIP)" . A Sociedade da Internet. 1 ° de dezembro de 2004 . Recuperado em 21 de janeiro de 2009 .
  31. ^ "O seu número online pessoal" . Skype . Recuperado em 21 de janeiro de 2009 .
  32. ^ "Interoperabilidade de rede em nível de aplicativo e a evolução do IMS" . TMCnet.com. 24 de maio de 2006 . Recuperado em 21 de janeiro de 2009 .
  33. ^ Jeff Riddel (2007). Implementação de pacotes . Cisco Press. p. 557. ISBN 978-1-58705-181-4.
  34. ^ “Manter o seu número de telefone quando mudar de prestador de serviço” . FCC .
  35. ^ a b c "FCC Consumer Advisory VoIP and 911 Service" (PDF) . Recuperado em 2 de maio de 2011 .
  36. ^ Soft-Switch.org , Fax sobre redes IP
  37. ^ "Discussão UMass sobre características de transmissão UDP" .
  38. ^ "Kit de ferramentas de regulação de TIC - 4.4 VOIP - Questões regulatórias - Serviço universal" . Recuperado em 21 de setembro de 2017 .
  39. ^ "Examinando dois ataques conhecidos ao VoIP" . CircleID . Recuperado em 5 de abril de 2006 .
  40. ^ Disa.mil , Internet Protocol Telephony & Voice over Internet Protocol Security Guia de implementação técnica
  41. ^ Instalações Secure Voice over IP (SVoIP) vs. Voice over Secure IP (VoSIP) General Dynamics C4 Systems
  42. ^ Dunte, Markus; Ruland, Christoph (junho de 2007). "Secure Voice-over-IP" (PDF) . Jornal Internacional de Ciência da Computação e Segurança de Rede . 7 (6): 63–68.
  43. ^ Sans.org , SANS Institute InfoSec Reading Room
  44. ^ Branco, CM; Teague, KA; Daniel, EJ (7–10 de novembro de 2004). Navegue pelas Publicações da Conferência> Sinais, Sistemas e Computador ... Ajuda Trabalhando com Resumos Ocultação de perda de pacotes em um ambiente seguro de voz sobre IP (PDF) . Sinais, Sistemas e Computadores, 2004. Registro da Conferência da Trigésima Oitava Conferência Asilomar sobre . 1 . pp. 415–419. CiteSeerX  10.1.1.219.633 . doi : 10.1109 / ACSSC.2004.1399165 . ISBN 978-0-7803-8622-8. S2CID  402760 .
  45. ^ "Cellcrypt seguro VOIP indo para BlackBerry" . Networkworld.com .
  46. ^ "Chamadas VOIP seguras, software gratuito e o direito à privacidade" . Revista de Software Livre .
  47. ^ VOIPSA.org , Blog: "Olá, mãe, sou uma Falsa!" (Telespoof e Fakecaller).
  48. ^ "Compatibilidade com aparelhos auditivos para telefones fixos e sem fio" . Comissão Federal de Comunicações . 30 de outubro de 2014 . Recuperado em 9 de julho de 2019 .
  49. ^ FCC.gov , Quais são algumas vantagens do VoIP?
  50. ^ "Infraestrutura Voip" (PDF) .
  51. ^ "Matriz de status da política global de VOIP" . Aliança Global de IP . Recuperado em 23 de novembro de 2006 .
  52. ^ Proenza, Francisco J. "O caminho para o desenvolvimento da banda larga nos países em desenvolvimento é através da competição impulsionada por wireless e VOIP" (PDF) . Arquivado do original (PDF) em 2 de junho de 2012 . Recuperado em 7 de abril de 2008 .
  53. ^ "Decisão da Telecom CRTC 2005-21" . Comissão Canadense de Rádio-televisão e Telecomunicações . Governo do Canadá. 4 de abril de 2005 . Recuperado em 29 de abril de 2017 .
  54. ^ Metz, Cade. "Oman algema 212 para a venda de chamadas VoIP" . The Register . Recuperado em 20 de setembro de 2016 .
  55. ^ "Arábia Saudita suspende proibição de chamadas pela internet" . BBC News . 20 de setembro de 2017 . Recuperado em 10 de janeiro de 2018 .
  56. ^ "Arábia Saudita suspende proibição de chamadas pela internet" . Reuters . 20 de setembro de 2017 . Recuperado em 10 de janeiro de 2018 .
  57. ^ "Não se preocupe, o Skype está funcionando nos Emirados Árabes Unidos" . Khaleejtimes . 26 de junho de 2017 . Recuperado em 11 de janeiro de 2018 .
  58. ^ Debusmann Jr, Bernd (9 de janeiro de 2018). "Etisalat lança novo plano de chamadas ilimitadas com aplicativos VoIP" . Arabian Business . Recuperado em 9 de janeiro de 2018 .
  59. ^ Maceda, Cleofe (8 de janeiro de 2018). "Sem Skype? Pague Dh50 mensalmente para chamadas de vídeo" . Gulf News . Recuperado em 9 de janeiro de 2018 .
  60. ^ Zacharias, Anna \ (8 de janeiro de 2018). "Etisalat lança novo plano de aplicativo de chamadas dias após interrupções do Skype" . The National . Recuperado em 9 de janeiro de 2018 .
  61. ^ “Os Emirados Árabes Unidos afrouxam algumas restrições de VoIP, pois os residentes em bloqueio ligam para o fim do WhatsApp e proibição do Skype” . CNBC . Recuperado em 26 de março de 2020 .
  62. ^ a b Mahanagar Doorsanchar Bhawan e Jawahar Lal Nehru Marg (maio de 2008). "Documento de consulta da Autoridade Reguladora de Telecomunicações da Índia (TRAI) sobre questões relacionadas à telefonia na Internet. Documento de consulta nº 11/2008" (PDF) . Nova Delhi Índia: Autoridade Reguladora de Telecomunicações da Índia (TRAI). p. 16 (Seção 2.2.1.2 Telefonia de Internet de PC para telefone). Arquivado do original (PDF) em 6 de outubro de 2014 . Recuperado em 19 de setembro de 2012 . Um usuário final tem permissão para fazer chamadas de telefonia pela Internet de PC para telefone apenas em PSTN / PLMN no exterior.
  63. ^ Nota técnica de Harish Kumar Gangwar sobre a troca telefônica internacional ilegal de longa distância na Índia
  64. ^ Stripes.com , Stars and Stripes: acordo USFK mantém acesso VoIP para tropas
  65. ^ Pershing, Genny. "Cybertelecom :: VoIP :: FCC" . www.cybertelecom.org . Recuperado em 21 de setembro de 2017 .
  66. ^ GPO.gov , 47 CFR pt. 9 (2007)
  67. ^ “Serviço VoIP e 911” . FCC . Recuperado em 16 de agosto de 2014 .
  68. ^ "Voice Over Internet Protocol (VoIP)" . 18 de novembro de 2010 . Recuperado em 21 de setembro de 2017 .
  69. ^ Greenberg, Andy (15 de maio de 2008). "The State Of Cybersecurity Wiretapping's Fuzzy Future" . Forbes . Recuperado em 2 de março de 2009 .
  70. ^ "Danny Cohen" . INTERNET HALL of FAME . Recuperado em 6 de dezembro de 2014 .
  71. ^ Entrega de conteúdo avançado, streaming e serviços em nuvem (página 34) . Willey. 19 de setembro de 2014. ISBN 9781118909706. Recuperado em 6 de dezembro de 2014 .
  72. ^ a b c d e Gray, Robert M. (2010). "Uma História da Fala Digital em Tempo Real em Redes de Pacotes: Parte II da Codificação Preditiva Linear e o Protocolo da Internet" (PDF) . Encontrado. Processo de sinalização de tendências . 3 (4): 203–303. doi : 10.1561 / 2000000036 . ISSN  1932-8346 .
  73. ^ Gupta, Shipra (maio de 2016). "Aplicação do MFCC no reconhecimento de locutor independente de texto" (PDF) . Jornal Internacional de Pesquisa Avançada em Ciência da Computação e Engenharia de Software . 6 (5): 805–810 (806). ISSN  2277-128X . S2CID  212485331 . Recuperado em 18 de outubro de 2019 .
  74. ^ a b M. R. Schroeder e BS Atal, "Predição linear excitada por código (CELP): voz de alta qualidade em taxas de bits muito baixas", em Proceedings of the IEEE International Conference on Acoustics, Speech, and Signal Processing (ICASSP), vol . 10, pp. 937–940, 1985.
  75. ^ a b Hersent, Olivier; Petit, Jean-Pierre; Gurle, David (2005). Além dos protocolos de VoIP: Noções básicas sobre tecnologia de voz e técnicas de rede para telefonia IP . John Wiley & Sons . p. 55. ISBN 9780470023631.
  76. ^ a b Lutzky, Manfred; Schuller, Gerald; Gayer, Marc; Krämer, Ulrich; Wabnik, Stefan (maio de 2004). Uma diretriz para atraso de codec de áudio (PDF) . 116ª Convenção AES. Fraunhofer IIS . Sociedade de Engenharia de Áudio . Recuperado em 24 de outubro de 2019 .
  77. ^ a b Schnell, Markus; Schmidt, Markus; Jander, Manuel; Albert, Tobias; Geiger, Ralf; Ruoppila, Vesa; Ekstrand, Per; Bernhard, Grill (outubro de 2008). MPEG-4 Enhanced Low Delay AAC - Um novo padrão para comunicação de alta qualidade (PDF) . 125ª Convenção AES. Fraunhofer IIS . Sociedade de Engenharia de Áudio . Recuperado em 20 de outubro de 2019 .
  78. ^ a b Nagireddi, Sivannarayana (2008). Processamento de sinais de voz e fax VoIP . John Wiley & Sons . p. 69. ISBN 9780470377864.
  79. ^ a b Daniel Eran Dilger (8 de junho de 2010). "Por dentro do iPhone 4: videochamada FaceTime" . AppleInsider . Recuperado em 9 de junho de 2010 .
  80. ^ a b Apresentação do codec CELT por Timothy B. Terriberry (65 minutos de vídeo, veja também slides de apresentação em PDF)
  81. ^ a b Valin, Jean-Marc; Maxwell, Gregory; Terriberry, Timothy B .; Vos, Koen (outubro de 2013). Codificação de música de alta qualidade e baixo atraso no Opus Codec . 135ª Convenção AES. Sociedade de Engenharia de Áudio . arXiv : 1602.04845 .
  82. ^ Leyden, John (27 de outubro de 2015). "WhatsApp exposto: as entranhas do aplicativo sugador de informações investigadas" . The Register . Recuperado em 19 de outubro de 2019 .
  83. ^ Cerf, V .; Kahn, R. (maio de 1974). "Um protocolo para intercomunicação de rede de pacotes" (PDF) . IEEE Transactions on Communications . 22 (5): 637–648. doi : 10.1109 / TCOM.1974.1092259 .
  84. ^ “O lançamento da NSFNET” . The National Science Foundation . Recuperado em 21 de janeiro de 2009 .
  85. ^ "Fale livremente a história" . Brian C. Wiles. 18 de abril de 1999 . Recuperado em 19 de março de 2013 .
  86. ^ IDG Network World Inc; Eckerson, Wayne (21 de setembro de 1992). "Network World - Startup visa a área de videoconferência de desktop" . Network World . IDG Network World Inc: 39–. ISSN  0887-7661 . Recuperado em 10 de fevereiro de 2012 .
  87. ^ "Perfil Executivo, Dan Harple" . Bloomberg Businessweek . Bloomberg.com . Recuperado em 20 de dezembro de 2018 .
  88. ^ "Visão geral da empresa" . Software: InSoft, Inc. 10 de fevereiro de 2012 . Bloomberg Businessweek . Recuperado em 20 de dezembro de 2018 .
  89. ^ "MTALK-Readme" (TXT) . Sunsite.edu . Recuperado em 29 de abril de 2012 .
  90. ^ Keating, Tom. "Internet Phone Release 4" (PDF) . Revista Computer Telephony Interaction . Recuperado em 7 de novembro de 2007 .
  91. ^ "Os 10 que estabeleceram o VOIP (Parte 1: VocalTec)" . iLocus . Recuperado em 21 de janeiro de 2009 .
  92. ^ A biblioteca gratuita RADVision e Intel Target Compatibility entre o gateway de videoconferência H.323 / 320 da RADVision e os produtos de videoconferência e TeamStation da Intel. 2 de junho de 1997 VoiP Developer Solutions
  93. ^ "H.323 Sistemas e equipamentos de telefonia visual para redes locais que oferecem uma qualidade de serviço não garantida" . ITU-T . Recuperado em 21 de janeiro de 2009 .
  94. ^ "RFC 2235" . R. Zakon . Recuperado em 21 de janeiro de 2009 .
  95. ^ União internacional de telecomunicações, setor de padronização (ITU-T), grupo de estudo 15 (1993-1996), recomendação G.729 , março de 1996.
  96. ^ "Os 10 que estabeleceram o VOIP (Parte 2: Nível 3)" . iLocus. 13 de julho de 2007 . Recuperado em 7 de novembro de 2007 .
  97. ^ "RFC 2543, SIP: Protocolo de iniciação de sessão" . Handley, Schulzrinne, Schooler, Rosenberg . Recuperado em 21 de janeiro de 2009 .
  98. ^ "O que é Asterisk" . Asterisk.org . Recuperado em 21 de janeiro de 2009 .
  99. ^ Remo, Michelle V. (27 de agosto de 2007). “Perspectivas brilhantes para chamadas de voz pela internet” . Philippine Daily Inquirer . Recuperado em 1º de janeiro de 2015 .
  100. ^ Audio-Mitschnitt Arquivado em 10/02/2013 na máquina Wayback vom Treffen der IETF-Codec-Arbeitsgruppe auf der Konferenz IETF79 em Pequim, China mit einer Darstellung der grundlegenden Funktionsprinzipien durch Koen Vos (MP3, ~ 70B)
  101. ^ "Novo codec de banda larga do Skype" . Wirevolution.com. 13 de janeiro de 2009 . Recuperado em 31 de março de 2009 .

Qual e o protocolo melhor esforço mais adequado para a transmissão de áudio e VoIP Select One TCP IP UDP SSH?

O UDP não tem nenhum mecanismo de confiabilidade, opera como um protocolo de “melhor esforço” e normalmente é usado com aplicativos sensíveis ao atraso, como transmissão de áudio e VoIP. A resposta correta é: UDP.

Qual e a vantagem de usar SSH em relação ao Telnet?

A razão principal está logo na primeira letra da sigla: o SSH é mais seguro! Enquanto o Telnet transmite dados em texto puro, até mesmo senhas, através de uma rede ou da internet, o SSH criptografa os dados trafegados entre os computadores, dificultando assim a interceptação dos mesmos por pessoas mal-intencionadas.

Que tipo de servidor usaria IMAP?

Por padrão, o protocolo IMAP utiliza a porta 143 na transferência simples de mensagens ou 993 em conexões criptografadas via SSL.

Quais são os dois protocolos usados no processo de enviar e receber e

IMAP e POP são protocolos padrão da Internet para recebimento de email que baixa as mensagens do servidor para a sua máquina, smartphone ou tablet. SMTP é o protocolo para envio de email .