Qual é o único país da América Latina localizado na América do Norte?

Qual é o único país da América Latina localizado na América do Norte?

A América do Norte é um subcontinente localizado na parte setentrional da América. Ela está sobre uma placa tectónica própria e abriga dois dos países mais ricos do mundo. Neste resumo sobre a América do Norte, você descobrirá tudo sobre a economia, natureza e demais informações deste território para se preparar para o Enem!

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

  • O que é a América do Norte?
  • Quais são os países da América do Norte?
  • Resumo sobre a história da América do Norte
  • Como é a economia da América do Norte?
  • Como são a fauna e a flora da América do Norte?
  • Como são o relevo e a hidrografia da América do Norte?
  • Como é a população da América do Norte?

Quando você terminar de ler este resumo sobre a América do Norte, que tal testar seus conhecimentos no Melhor Simulado Enem do Brasil?

Você já viu algumas pessoas tentando evitar chamar os cidadãos dos Estados Unidos da América de americanos? Elas preferem usar o termo estadunidense, ou norte-americano.

Isso se deve ao fato de que os Estados Unidos, apesar de terem América no nome, não são o único país americano. A América é um continente, que pode ser dividido de duas maneiras.

A primeira maneira é a menos conhecida, uma divisão em dois subcontinentes, com limite no istmo, uma porção estreita de terra cercada por água, do Panamá. A segunda em três subcontinentes, em que aparecem as conhecidas: América do Norte, América Central e América do Sul.

A América do Norte é a parte mais setentrional do continente americano. Na primeira divisão ela abrangeria do Panamá ao Canadá. No segundo modelo, o mais conhecido, seria composta por apenas três países: Canadá, Estados Unidos e México.

Nesta segunda classificação, a América do Norte estaria compreendida numa placa tectônica própria, a Placa Norte-americana (que abrange parte da Ásia Oriental também).

  • São mais de 200 resumos gratuitos no Instagram do Beduka. Aproveite!

Quais são os países da América do Norte?

Neste texto, vamos ficar com a divisão mais conhecida da América, pois essa é a forma que mais aparece nos vestibulares e no Enem

Assim, o território da América do Norte é composto por três países independentes e algumas possessões europeias na região, como a Groenlândia, que faz parte do Reino da Dinamarca.

Os três países são: Canadá, Estados Unidos e México. Os dois primeiros estão no grupo das nações mais ricas e desenvolvidas, enquanto o México é classificado como emergente, em desenvolvimento.

Como é o Canadá?

O Canadá é uma nação que faz parte da Comunidade Britânica. Isto significa que seu Estado tem como chefe o monarca inglês, enquanto seu governo é chefiado por um primeiro ministro.

O território canadense se estende do Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, tomando grande parte da América do Norte. O Canadá é o segundo maior país do mundo, com um território menor apenas que o da Rússia, tendo 9.984.670 km² de área total.

Ele é dividido em dez unidades federativas e três territórios.

Como é o Estados Unidos da América?

Os Estados Unidos da América são uma república federal, dividida em 50 estados com relativa autonomia do poder central, cuja sede é o distrito federal, Washington DC. São a nação mais poderosa econômica e militarmente no mundo.

A maior parte dos estados se encontra na região central da América do Norte. No entanto, há dois territórios que ficam em partes diferentes: o Alasca, no noroeste do continente, e o Havaí, um arquipélago no Oceano Pacífico.

Ainda há territórios na região do Caribe e no Pacífico Oriental pertencentes aos Estados Unidos.

Como é o México?

O México é o quinto maior país das Américas por área total, com 1.964.380 km². Seu território faz fronteira com os Estados Unidos a norte e a Guatemala a sul.

É o único país emergente da América do Norte e se diferencia dos demais também por não ser fruto de colonização anglosaxônica, mas hispânica. O México é o país mais populoso da hispanofonia.

Dependências

Além destas nações independentes, a América do Norte é composta por diversas dependências dos estados europeus. Algumas delas são:

  • Bermudas (território ultramarino do Reino Unido)
  • Porto Rico (território não-incorporado dos Estados Unidos)
  • Groenlândia (região autônoma dinamarquesa)
  • Ilha de Clipperton (território ultramarino francês)
  • São Pedro e Miquelão (território ultramarino francês)

Resumo sobre a história da América do Norte

Os primeiros habitantes da América do Norte foram os povos considerados nativos, como os indígenas dos Estados Unidos, os Astecas e Maias no México e os Esquimós, no Alasca. 

A população começou a mudar de configuração a partir da chegada dos primeiros europeus ao território. Isso se deu com os escandinavos, que chegaram primeiro à região da Groenlândia, por volta de 1000 d.C. Contudo, não avançaram para o continente.

O contato entre europeus e povos nativos acontece após a chegada das expedições espanholas, a primeira sendo a de Cristóvão Colombo, em 1492. Ele fundou a primeira colônia em 1493, na Ilha de São Domingos, ou ilha de Hispaniola.

Esta ilha foi o centro de onde surgiram as demais expedições europeias. Desbravadores partiam dela para chegar às terras continentais.

Em 1513, Juan de León contornou a Flórida. Seis anos mais tarde, 1519, Hernán Cortés iniciou a conquista do México. Entre 1524 e 1525, Estevão Gomes, um português a serviço da Espanha, percorreu o trajeto entre a região do Grand Banks, Nova York, e a Flórida.

Muitas outras expedições foram realizadas com direção à América do Norte. Algumas delas são:

  • A de Pánfilo de Narváez, em 1528, chegando à Flórida;
  • A de Alvar Núñez Cabeza de Vaca, em 1536, ao norte do México pela Baía de Galveston;
  • A de Juan Rodriguez Cabrillo e Bartolomé Ferrelo, 1542-1543, explorando a costa oeste, na região da atual Califórnia.

As expedições espanholas eram realizadas nas baixas latitudes. Nas altas, regiões mais a norte do continente, os exploradores eram de outras nacionalidades.

Os franceses e os bascos se estabeleceram no Golfo de São Lourenço, região do Quebec, no Canadá, no século XVII. Esta região se tornou o centro do comércio de peles, praticado por eles.

O governador do Quebec, Samuel de Champlain, buscou uma passagem para o Pacífico desde este lugar. Sua expedição levou à exploração da região São Lourenço-Grandes Lagos, em 1650.

Os ingleses e holandeses se estabeleceram abaixo desta região, a leste do Rio Mississipi. Destacaram-se neste empreendimento:

  • Henry Hudson, que descobriu o vale do Rio Hudson, em 1609;
  • James Needham, explorador dos rios Tennessee e Ohio, em 1673;
  • Arnout Cornelius Viele, descobriu o encontro dos rios Arkansas e Mississipi, entre 1692-1694;
  • Henry Kelsey, Anthony Henday e Samuel Hearne, exploradores de áreas desconhecidas do interior canadense.

Além deles, exploradores russos chegaram ao subcontinente no início do século XVIII. Eles exploraram a parte mais a norte da região e o Ártico. Em 1728, Vitus Jonassen Bering atravessou o estreito de Bering e atingiu o sul do Alasca em 1741, acompanhado por Alexei Chirikov.

Contudo, a contribuição russa foi pequena para a colonização europeia da região da América do Norte quando comparada a de espanhóis, ingleses e franceses.

Qual é o único país da América Latina localizado na América do Norte?

A região do Canadá e dos Estados Unidos foram fortemente marcadas pela presença destes últimos, enquanto o México teve uma colonização espanhola mais intensa.

Os primeiros colonos ingleses chegaram à região dos Estados Unidos fugindo da perseguição religiosa no seu país de origem. Sua intenção era criar um modo de vida baseado na sua religião, o puritanismo, uma vertente do Calvinismo.

  • Depois de ler este resumo sobre a América do Norte, conheça um pouco mais sobre a formação dos Estados Unidos da América.

Como é a economia da América do Norte?

Devido à sua extensão, a economia da América do Norte é bastante diversificada. Os Estados Unidos e o Canadá são os países que comportam as regiões mais ricas do subcontinente, que é a região dos Grandes Lagos.

Devido aos minérios encontrados nesta região, encontra-se nela também a maior parte das indústrias pesadas. É nela que se localizam cidades como Detroit, Nova Iorque e Baltimore, nos Estados Unidos, assim como Montreal e Toronto, no Canadá.

Apesar do extremo frio das regiões mais a norte, foram criadas condições para receber um número crescente de habitantes seduzidos pelas regiões mineiras, que exploram ouro e urânio.

No setor agrícola, a América do Norte é um dos grandes pólos de produção de alimentos do mundo. O destaque está na produção de grãos, como milho e soja, além da produção de tabaco, algodão e laranjas.

Há também a produção de trigo, feno, legumes e laticínios nos Estados Unidos e no Canadá. No México há destaque para a cana-de-açúcar, banana e frutas tropicais.

A América do Norte tem também uma grande reserva de petróleo. De modo especial, esta fonte de energia é encontrada num deserto no interior do México, assim como em regiões do Texas, nos Estados Unidos.

No ramo da criação de animais, os países norte-americanos têm uma grande produtividade de gado bovino. Contudo, os gados ovino e suíno são vistos em grande número nas fazendas do Canadá e dos Estados Unidos.

Como são a fauna e a flora da América do Norte?

A flora (vegetação) de um lugar é determinada de modo primordial pelo seu clima. Como a América do norte apresenta clima variado a depender da região, sua flora também será diversificada.

Os tipos principais de flora são:

  • Tundra: encontrada no norte do subcontinente, principalmente no Alasca.
  • Floresta boreal: região sul e centro do Canadá.
  • Florestas mistas: leste dos Estados Unidos, compostas por pinheiros de diversos tipos.
  • Vegetação desértica: parte norte do México e das Cadeias Ocidentais.
  • Pradarias: porção central do subcontinente.

A fauna desta região também apresenta uma variedade grande. Alguns animais nativos da América do Norte são: carneiros silvestres, cabras monteses, alces e veados-vermelhos. Além deles, é possível encontrar também pumas, linces, coiotes, cervos em algumas regiões.

  • Depois de ler o resumo sobre a América do Norte, resolva algumas questões sobre vegetação.

Como são o relevo e a hidrografia da América do Norte?

O relevo norte-americano é diversificado, mas apresenta basicamente três tipos.

  • Porção Ocidental: abriga uma série de cadeias de montanhas, sendo muitas delas vulcões ativos, que ocasionam terremotos na região.
  • Porção Oriental: é onde se encontram planaltos e montanhas antigas, acometidas de diversos e longos processos erosivos.
  • Porção Central: encontram-se nesta porção planícies, além de rios e lagos.

As principais montanhas são: 

  • Cadeias da Costa, que se estendem do Alasca até o México, na parte oeste da América do Norte; 
  • Sierra Nevada, na Califórnia; 
  • Montanhas Rochosas, cordilheira que vai do Canadá ao sudoeste dos Estados Unidos.

As planícies mais conhecidas são: 

  • as de Lacustre, no Canadá, 
  • as do Mississipi, nos Estados Unidos, 
  • e a planície dos Grandes Lagos, região que ocupa parte do território canadense e dos Estados Unidos.

A Hidrografia é tão diversificada quanto o relevo. No Canadá, a preponderância é dos lagos, com 150 mil pelo menos, sendo a maioria de origem glacial. Os mais importantes lagos se encontram na fronteira do Canadá com os EUA. São eles:

  • Superior;
  • Michinga;
  • Huron;
  • Erie;
  • Ontário.

Os rios de maior destaque são o Rio São Lourenço, no Canadá, que serve como ligação entre os Grandes Lagos e o Oceano Atlântico. Nos Estados Unidos, três rios se destacam: Mississipi, Colorado e Columbia.

O Rio Mississipi se destaca quanto à capacidade de navegação, os demais são utilizados na geração de energia elétrica e na irrigação.

Outros rios importantes são:

  • Rio Peace (Canadá)
  • Rio Grande (México, Estados Unidos)
  • Rio Usumacinta (México)
  • Rio Grijalva (México)
  • Rio Pánuco (México)
  • Rio Lerna (México
  • Rio Balsas (México)

Como é a população da América do Norte?

Devido à diversidade de povos que formaram os países que hoje são abrigados pela América do Norte, a sua população atual não é homogênea, nem mesmo dentro dos países. No México, a presença indigena é muito relevante, enquanto nos outros países é quase nula.

A população dos Estados Unidos e do Canadá é majoritariamente branca. Alguns descendem de imigrantes europeus que chegaram recentemente à região. Nos Estados Unidos, os povos imigrantes principais foram os italianos, os alemães e os irlandeses.

A diversidade se dá também na língua e na cultura dos países. No México, o idioma é o espanhol. Os Estados Unidos não têm idioma oficial, mas a maioria da população fala inglês, assim como no Canadá, apesar de este país ter regiões de língua francesa.

A religião praticada pela maioria dos mexicanos é o Catolicismo. No Canadá e nos Estados Unidos a maioria é protestante, variando as denominações. 

Contudo, os países mantêm como princípio a liberdade religiosa, podendo-se achar um grande número de praticantes de outras religiões.

A população dos Estados Unidos e do Canadá, de modo geral, tem um padrão de vida bom, com altos índices de alfabetização e desenvolvimento humano.

O México é um país emergente, em que a maioria da população ainda não tem acesso a todos os bens disponíveis.

A população da América do Norte é de cerca de 500 milhões de pessoas, distribuídas num território de 24.709.662 km².

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou do nosso resumo sobre a América do Norte? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender.Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais

Qual e o único país da América Latina que faz parte da América do Norte?

O México é o único país da América Latina que também faz parte da América do Norte. Limita-se ao norte com os Estados Unidos, ao sul com os países da América Central, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com o Oceano Pacífico.

Quais países está localizado na América do Norte e na América Latina?

Esses países distribuem-se nos subcontinentes: América do Norte, América do Sul e América Central. ... Países da América e suas capitais..

Quais são os países que ficam na América do Norte?

A América do Norte é composta por 3 países: Canadá, Estados Unidos e México.

Qual e o maior país da América Latina?

É o país mais extenso da América Latina e com maior população. O Brasil é o único país que tem a língua portuguesa como idioma oficial. Faz fronteira com quase todos os países da América do Sul, com exceção do Chile e do Equador.