Qual elemento químico abaixo possui propriedades semelhantes às do cloro?

O cloro é um elemento da família 7A, série dos halogênios, e possui número atômico igual a 17 e 35,45 u de massa. É um não metal muito reativo e, por suas diversas combinações moleculares, tem uma vasta utilidade industrial.

Esse elemento está presente em alvejantes domésticos, é usado no clareamento da celulose para a produção de papel, além de ter sido utilizado como arma química, por ser um agente sufocante, durante a Primeira Guerra Mundial. Vale destacar ainda que 95% do cloro utilizado comercialmente é obtido de águas salinas por meio de diferentes tipos de eletrólise.

Leia também: Enxofre – elemento base para a síntese do ácido sulfúrico

Propriedades do cloro

  • Símbolo: Cl;

  • Grupo 17 ou família 7A, 3° período, série dos halogênios;

  • Massa atômica: 35,45 u;

  • Número atômico: 17;

  • Eletronegatividade de acordo com Pauling: 3,16 eV (4° elemento mais eletronegativo da tabela);

  • Distribuição eletrônica: 1s2 2s2 2p6 (3s2 3p5) ← camada de valência;

  • Estado físico: gasoso em pressão atmosférica e líquido quando submetido a 6,8 atmosferas / 20 º C;

  • Ponto de fusão: -101 °C;

  • Ponto de ebulição: -34,05 °C;

  • Densidade relativa do cloro gasoso a 20° C: 2490 kg/m3.

Características do cloro

O cloro é o segundo halogênio mais leve da tabela periódica e possui coloração amarelo-esverdeada. Em função da alta eletronegatividade, ele é um agente oxidante, além de ser solúvel em água. Quando reage com água ou vapor de água, forma ácido clorídrico e hipocloroso, os quais têm vapores corrosivos e tóxicos. Veja a reação a seguir:

Cl2 + H2O → HCl + HOCl

Vale destacar também a afinidade do cloro para reagir com diversos elementos em temperatura ambiente. Essas reações podem resultar em produtos explosivos, tóxicos e/ou corrosivos, como os cloratos (sais compostos pelo íon ClO3-), que, ao entrarem em contato com matéria orgânica, desencadeiam uma reação explosiva.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fórmula do cloro

O cloro pode ser encontrado livre na natureza em estado gasoso, com formação molecular biatômica, ou seja, dois átomos de cloro conectados por ligação covalente simples.

Cl2 → Cl-Cl

Qual elemento químico abaixo possui propriedades semelhantes às do cloro?
Representação de uma molécula biatômica de cloro.

Obtenção do cloro

A molécula de cloro puro no estado gasoso é encontrada naturalmente apenas em locais de ocorrência de atividade vulcânica. Mas o cloro pode ser encontrado na natureza associado a outros elementos, como no caso do cloreto de sódio (NaCl), que é de onde se obtêm, por meio da eletrólise, 95% do cloro utilizado comercialmente.

O primeiro método de extração do cloro em larga escala foi a eletrólise com célula de amálgama de mercúrio, método que consiste na dissociação do sal em Na+ e Cl-. Nesse processo, íons de cloro passam pelo ânodo (eram feitos de carvão, hoje são feitos de aço), recebem elétrons e saem como cloro molecular em estado gasoso. Observe o esquema a seguir:

    Qual elemento químico abaixo possui propriedades semelhantes às do cloro?
    Fabricação de cloro gasoso por eletrólise com célula de mercúrio

    Esse tipo de eletrólise entrou em desuso por não ter o reaproveitamento total do mercúrio, produzindo assim resíduos tóxicos e bioacumulativos, que são um problema ambiental.

    Atualmente, para extração do cloro e do hidróxido de sódio, é usada a eletrólise de diafragma ou a de membrana, que são processos mais sofisticados e com um descarte menor de resíduos. O sistema da eletrólise por diafragma ou membrana é composto por um recipiente separado por uma membrana ou tela perfurada. Em um dos compartimentos, acontecem as reações catódicas e, no outro, as reações anódicas. A membrana serve para separar os íons e evitar reações secundárias com produtos indesejáveis.

      Qual elemento químico abaixo possui propriedades semelhantes às do cloro?
      Esquema de funcionamento de uma célula eletrolítica com membrana.

      Leia também: Hidrólise de sais – equilíbrio químico que ocorre após a adição de um sal à água

      Usos do cloro

      O cloro e suas diversas combinações moleculares podem ser aplicados comercialmente em diferentes produtos. O mais comum é o uso do cloro como desinfetante, bactericida e clareador. Um exemplo clássico é o hipoclorito de sódio de uso doméstico, que é amplamente usado para limpeza em geral e como alvejante para roupas, pisos e objetos amarelados. O cloro é utilizado também como clareador na produção de papel.

      Esse elemento também está presente nos processos de fabricação de borrachas sintéticas, plásticos, inseticidas e pesticidas, produtos veterinários, solventes para processos analíticos e no tratamento de água.

      Perigos do cloro

      A inalação do cloro em altas concentrações pode ser letal. Além disso, pode causar problemas respiratórios, tosse, água no pulmão e outras doenças pulmonares. Nos casos mais leves, pode haver irritação no nariz e vias respiratórias.

      O contato com os olhos pode causar irritação e queimadura. Na pele, o gás cloro causa leve queimadura, mas o cloro líquido provoca bolhas e lesões, que devem ser tratadas como queimadura química. No meio ambiente, o perigo do cloro é gerar toxidade em corpos aquáticos, mas não ele não é uma substância bioacumulativa.

      História do cloro

      O químico sueco Carl Wilhelm Scheele, em um de seus estudos, observou que o produto da reação do dióxido de manganês com ácido clorídrico era um gás até então desconhecido. Dois séculos depois, o cientista britânico Humphry Davy conseguiu identificar e estudar aquela nova substância gasosa, que foi admitida como novo elemento.

      O nome cloro provém do latim e significa verde. O termo foi designado ao elemento devido à coloração que ele apresenta no estado gasoso.

      Acesse também: Hidrogênio – o elemento químico mais abundante do Universo

      Exercícios resolvidos

      Questão 1 - O cloro é um elemento que pertence à série dos halogênios, família 7A, grupo 3. Sabendo disso, qual a distribuição eletrônica correta do elemento?

      a)1s22s22p63s23p6
      b)1s22s22p63p63s24s1
      c)1s12p62d10
      d)1s22s22p63s63p1
      e)1s22s22p63s23p5

      Resolução

      Alternativa E. Com auxílio de uma tabela periódica, pode-se concluir que o cloro é um halogênio do grupo 3 e possui 17 elétrons na camada de valência. Fazendo a distribuição eletrônica no diagrama de Linus Pauling, teremos o seguinte: 1s22s2 2p63s2 3p5.

      Questão 2 - Sobre o átomo de cloro, analise as seguintes afirmativas.

      I- É um halogênio que se apresenta como molécula biatômica gasosa e possui tonalidade amarela esverdeada.

      II- Foi utilizado como arma química na Primeira Guerra Mundial e é extraído em larga escala por eletrólise da salmoura de cloreto de sódio.

      III- Átomo pouco reativo, muito tóxico e, portanto, de pouca utilização comercial.

      Estão corretas as afirmativas:

      a) II e III.
      b) I e II.
      c) I e III.
      d) Todas estão corretas.
      e) Todas estão incorretas.

      Resolução

      Alternativa B. A afirmativa III é a única incorreta, pois o cloro é um elemento muito reativo e, apesar de ser tóxico, tem vasta utilização comercial.

      Por Laysa Bernardes Marques de Araújo

      Quais elementos têm propriedades semelhantes às do cloro?

      Os halogênios são elementos químicos formadores de sais inorgânicos. Na tabela periódica fazem parte do grupo 17 ou da família 7A. Eles são formados pelos elementos flúor (F), cloro (Cl), bromo (Br), iodo (I), astato (At) e ununséptio.

      Qual elemento químico dos listados abaixo possui propriedades semelhantes às do Silício?

      Os elementos químicos desta família são: Oxigênio (O), Enxofre (S), Selênio (Se), Telúrio (Te) e Polônio (Po). Todos os elementos químicos pertencentes a mesma família periódica.

      Qual elemento químico possui propriedades semelhantes às do flúor?

      Os halogênios são os elementos químicos pertencentes ao grupo 17 da Tabela Periódica, sendo eles: flúor, cloro, bromo, iodo, astato e tenesso.

      Quais elementos têm propriedades semelhantes às do carbono?

      A família do carbono apresenta um total de dois elementos ametais, que são o carbono e o silício;.
      O germânio é considerado um elemento semimetálico, porém com características mais próximas dos ametais;.
      Os elementos estanho, chumbo e fleróvio são metais;.