Qual era o objetivo dos escravos que lutaram na Guerra da Independência?

Documento

Manifesto dos cariocas defendendo a permanência do Príncipe Regente D. Pedro I no Brasil

Diante da exigência de retorno da família real pelas Cortes de Lisboa, o corpo de negociantes e oficiais da Corte do Rio de Janeiro reagiu.

Revolta

Revolta dos moradores contra os jesuítas

Em julho de 1640, os moradores da Vila de São Paulo de Piratininga se levantaram contra os jesuítas após eles divulgarem a decisão do Papa de proibir a escravidão indígena.

Revolta

Motim contra o Superintendente das minas

Em junho de 1704, na região do Sabará, o superintendente das minas, José Vaz Pinto, foi obrigado a deixar o seu posto e fugir após se envolver em conflitos com diversas autoridades

Revolta

REBELIÃO DE ESCRAVIZADOS NA FAZENDA DE SANTA CRUZ

A Fazenda de Santa Cruz foi palco de diversas formas de resistência, principalmente ao longo do século XVIII e início do século XIX.

Documento

CARTA AO GOVERNADOR DA BAHIA SOBRE REVOLTA ESCRAVA NO ENGENHO DE SANTANA

Relato sobre os atos do líder da revolta, Gregório Luís. No final do século XVIII (...)

Revista Impressões Rebeldes

Negreiros rebeldes e a independência do brasil

A manutenção do tráfico de escravizados, que unia África e o Brasil, provocou rebeliões em Angola. Traficantes de Luanda e Benguela se revoltaram para permanecer integrados ao Brasil.

Documento

AUTO DE PERGUNTAS A JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER

“(...) falar dos governos, e como vexavam os povos (...) admiração por não terem seguido o exemplo da América Inglesa (...) lembrar-se da independência que este país poderia ter (...)”

Revista Impressões Rebeldes

Além do medo

Os ecos da Revolução Haitiana na época da independência do Brasil foram diversificados: havia repúdio e ocultação, mas também recepções favoráveis.

Revolta

Conflitos entre Batalhão de Algarves e negros

Os não-brancos eram influenciados por um lado pelo haitianismo, e por outro lado pelo discurso brasileiro a favor da independência que rechaçava os europeus.

Revolta

Motim militar contra o fico

A Divisão Auxiliadora, formada por tropas de linha portuguesa, promoveu um motim nos dias 11 e 12 de janeiro de 1822, no Rio de Janeiro, contra a decisão do “Fico” do príncipe regente D. Pedro. As tropas lusitanas se amotinaram em dois grupos [...]

Revista Impressões Rebeldes

CONVERSAS DE PRETO E A "IMAGINADA LIBERDADE"

No limiar da independência, o Espírito Santo foi palco de revoltas escravas e quilombos. As expectativas de escravizados sobre a liberdade não emergiram apenas na província, mas em todo o Brasil

Revolta

Revolução de 1817

O movimento rebelde, de fato, se concretizou durando um pouco mais de 70 dias, pondo fim à autoridade real em Pernambuco, com a utilização da massa popular, responsável pelo desencadeamento da violência por toda a capitania.

REVOLTA

A REVOLTA DOS PERIQUITOS

Após as lutas pela independência travadas na Bahia em 1823, foi preciso lidar com a situação dos negros que haviam participado da guerra e formado batalhões, pois muitos ainda não estavam na condição de libertos.

Documento

“Às armas portugueses às armas amantes da vossa nação.”

“[…] Às Armas Portugueses. Sem demora avri [abri] os Olhos enquanto é tempo. Às Armas Amigos da Nação Não tenhais medo; Viva El Rei D. João 6° e a Constituição do Rio de Janeiro.”

REVOLTA

BATALHA DO JENIPAPO

No dia 13 de março de 1823 ocorre a Batalha do Jenipapo, que configura um dos momentos mais importantes do processo de independência brasileiro.

Revista Impressões Rebeldes

ARCOS, FLECHAS E LIBERDADE

Durante a independência do Brasil, o receio das mudanças motivou os indígenas de Maranguape, no Ceará, a se levantarem contra os portugueses da região.

Revolta

motim da praça do comércio

No dia 21 de abril de 1821, indignados com o retorno do Rei D. João VI para Portugal, um grupo de eleitores paroquiais da cidade do Rio de Janeiro se amotinou na Praça do Comércio [...]

Revolta

Manifestação Indígena a favor de portugal

Em pleno processo de emancipação, no qual o Brasil já havia declarado independência de Portugal e buscava escrever uma nova constituição, os índios das etnias xucuru e paritió se encontravam insatisfeitos.

Revolta

Agitação das tropas indígenas

Os relatos do capitão Alexandre Neri Pereira Nereu, que lutava pela causa liberal e se encontrava em 1823 em Campo Maior, Piauí, descrevem a insubordinação das tropas indígenas que haviam sido convocadas para a batalha contra os constitucionalistas.

Documento

A peste militar em Montevidéu

“Aonde a Moral e a vida civil, a Politica e a administraçào publica, as Leis e uzos do paiz sáo aniquilados e confundidos pela influencia da força armada, e habilitados os inimigos domesticos para opprimirem os povos com a guerra (...)"

Sala de aula

Professor(a)

Consulte aqui material de ensino relacionado às revoltas, protestos e movimentos políticos ao longo da História do Brasil. Planos de aulas alinhados à BNCC e confeccionados especialmente para esta plataforma.

Planos de aula

Qual era o objetivo dos escravos que lutaram na Guerra da Independência?
Ano 4, n. 2 (jul-dez), 2016

SELEÇÃO SOCIAL

Douglas Coutinho Dias, Luiz Claudio Sant'anna Dos Santos, Mateus Gonçalves Gusmão, Rodrigo da Cunha Tourinho, Tauan Monteiro Cordeiro
Qual era o objetivo dos escravos que lutaram na Guerra da Independência?
Ano 10, n. 2 (jul-dez), 2022

REBELIÃO EM ALTO MAR

Maria Verónica Secreto
Qual era o objetivo dos escravos que lutaram na Guerra da Independência?
Ano 4, n. 1 (jan-jun), 2016

CARTOGRAFIA REBELDE DOS ESCRAVOS NA JAMAICA

Gabriel Gaspar

Qual era o objetivo dos escravos que lutaram na Guerra da Independência?
São Sebastião do Rio de Janeiro, 1821

Motim militar pelo Juramento da Constituição Lisboeta

Qual era o objetivo dos escravos que lutaram na Guerra da Independência?
Vila Rica, 1789

Inconfidência Mineira

Montevidéu, 1821

Motins das tropas dos Voluntários Reais em Montevidéu (Província Cisplatina)

Glossário

Conheça alguns dos principais conceitos, tipos de documentos e termos que cercam as rebeliões em todos os tempos e lugares.

Qual era o objetivo dos escravos que lutaram na guerra de Independência da Bahia?

Os escravos que serviram na guerra, ao contrário, valeram-se dos seus serviços para reivindicar respeito da parte das autoridades. Apesar de não ter sido liberto depois da guerra, o africano Domingos Sudré considerava-se veterano da independência.

O que buscavam as revoltas dos escravos?

Sendo assim, essas revoltas dos escravos buscavam, muitas vezes, corrigir excessos de tirania dos senhores, diminuir o nível de opressão ou punir feitores excessivamente cruéis|1|.

Qual foi a participação dos escravos na Independência do Brasil?

É preciso destacar que existiam interesses individuais e coletivos, e que mesmo os interesses coletivos variavam em função da heterogeneidade do grupo, por exemplo, escravos lutaram ao lado das forças patriotas brasileiras, mas também houve escravos na luta contra o exército brasileiro, embora neste caso, o desejo era ...

Qual foi o motivo da luta pela independência?

As lutas pela Independência do Brasil foram impulsionadas por volta de 1808 com a mudança da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, fugindo das tropas bonapartistas, e a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal em 1815, após a derrota das tropas Napoleônicas no final da Guerra Peninsular entre França e ...