Qual fonte de energia prejudica mais o meio ambiente?

Certamente você já parou para pensar quais são os possíveis impactos do consumo desenfreado de energia e como isso prejudica o meio ambiente. Fontes de energia não renováveis, que são as mais utilizadas, realmente contam com muitas consequências.

Nesse texto vamos te falar de algumas delas, até para você entender que vale a pena optar por fontes de energias renováveis, como a energia solar fotovoltaica.

Os impactos ambientais e até mesmo sociais

A fonte de energia mais utilizada no Brasil atualmente é a hidrelétrica, que ocupa quase 60% da matriz de geração de energia. Apesar de não ser a pior opção, já que ajuda a reduzir questões como a poluição atmosférica e a chuva ácida, tem os seus impactos no meio ambiente que merecem atenção.

Utilizando a água como recurso, é necessário fazer grandes mudanças para que seja possível construir uma hidrelétrica no local escolhido. A deterioração da qualidade da água, perda da biodiversidade e barreiras de corredores de migração são alguns exemplos que ocorrem durante o processo. Para que seja possível construir alguns desmatamentos são provocados, o que é muito nocivo para os animais e também para a espécie humana.

Para se ter uma ideia, árvores são derrubadas e submersas e além de todo o território sofrer uma degradação, o apodrecimento dessa madeira pode também causar a proliferação de mosquitos causadores de doenças e desencadear novas pandemias.

Para piorar, os moradores das regiões sofrem muito. Comunidades ribeirinhas e a economia de quem mora próximo é totalmente afetada. Muda totalmente a vida de quem mora na região, os obrigando a ter que se mudar, mesmo sem condições financeiras para isso.

Combustíveis fósseis são bem nocivos

Temos também os combustíveis fósseis como petróleo, gás natural e carvão mineral, que são utilizados. Esses, por sua vez, afetam diretamente o meio ambiente durante a utilização. Por conta da queima dos materiais, altas quantidades de gases do efeito estufa e a proliferação do ácido sulfúrico são geradas.

São fontes muito prejudiciais para a sociedade e responsáveis por muitas das mudanças climáticas que estamos vendo, contribuindo para o aquecimento global, por exemplo.

Energia nuclear e biomassa: duas fontes com impactos ambientais

Usinas nucleares funcionam da mesma forma que as termelétricas, que geram os combustíveis fósseis. Mas os combustíveis utilizados, urânio e plutônio, são muito mais perigosos. Para gerar o calor, produzem material radioativo. Os acidentes são raros, mas a chance de um possível dano não pode ser desconsiderada. Uma explosão, por exemplo, pode atingir toda a região e contaminar o solo por muitos anos, gerando assim um grande impacto ambiental.

Outra opção de fonte de energia é a biomassa, que utiliza matéria orgânica. A mais comum delas é o bagaço da cana. Por mais que pareça natural, tem seus impactos. Os gases que são emitidos, por terem origem orgânica, não são poluentes. Mas podem, da mesma forma, causar problemas respiratórios. O mau cheiro para a produção da energia aliado às queimadas e o desmatamento necessários para gerar energia trazem grandes impactos para o meio ambiente.


Para entender ainda mais como ter energia solar fotovoltaica em sua residência ou empresa, acesse o site e saiba como se cadastrar na Evolua. Acompanhe nossos textos aqui no blog e nos siga nas redes sociaispara sempre ficar sabendo das novidades!

Segundo Anatel, Manaus receberá o 5G até 6 de outubro

Eldorado Brasil amplia frota de caminhões e abre oportunidades para o setor

Veracel realiza evento sobre boa conduta para seus colaboradores

Veracel é uma das Melhores Empresas para Trabalhar na Bahia no ranking GPTW m...

Esportes bet e características das disciplinas de esports

A geração de energia é um tipo de serviço essencial para toda a população mundial, afinal seria inimaginável voltarmos ao tempo em que não havia o fornecimento de energia elétrica, não é mesmo? Porém, o que muitos não pensam ou imaginam é que a geração de energia elétrica afeta também o meio ambiente. Essa interferência pode ser mais intensa ou menos intensa e isso varia de acordo com o modal de geração estabelecido naquele local. A Luminus Eletricidade (www.luminuseletricidade.com.br) é uma empresa do setor de soluções de energia e se preocupa com a informação e preservação do meio ambiente e, por esse motivo, traz esse artigo para que você entenda todo o impacto envolvido nesse processo.

Hidroelétrica

Esse é o meio de geração mais utilizada no Brasil, pois nosso país possui muitas fontes de recursos hídricos. Por mais que seja o meio mais utilizado, não significa que seja o mais apropriado. Se por um lado esse método tenha baixo impacto na geração de gases causadores do efeito estufa e seja um meio mais econômico de geração, por outro, pode causar sérios danos com a criação de represas, inundação de áreas protegidas, a mudança da fauna e da flora por intervenção agressiva do homem, sem falar no impacto social que as hidroelétricas causam.

Termoelétrica (carvão e gás)

As termoelétricas, sejam elas movidas a carvão ou a gás, causam muitos impactos no meio ambiente, pois, liberam uma quantidade alta de gases na atmosfera que corroboram para o efeito estufa. Além disso, a qualidade do ar diminui bastante e pode provocar o que é chamado de “chuva ácida”. Mesmo que esse tipo de geração de energia tenha alta capacidade produtiva (o que seria um excelente benefício) o custo do combustível é alto; no caso das termoelétricas movidas a carvão, o impacto ambiental é elevado, dado que, para produzir carvão são necessários o desmatamento de forma acelerada.

Nuclear

A produção de energia por fontes nucleares possui vantagens tanto nas questões energéticas quanto ambientais, pois, essa fonte de energia praticamente não gera gases que causam o efeito estufa. Porém, ainda falando do meio ambiente, essa fonte de energia apresenta desvantagens e riscos, visto que, a produção de rejeitos radioativos é alta e, desse modo, precisam ter o descarte de forma adequada para não causarem danos à fauna e flora, bem como à saúde da população.

Solar e Eólica

Essas são as fontes para geração de energia elétrica que menos impactam e afetam o meio ambiente de forma negativa. As fontes solar e eólica são consideradas fontes de energia limpa, pois, não apresentam riscos de contaminação do solo e da água, não emitem gases que causam o efeito estufa e não oferecem riscos à saúde da população que vive em seu entorno.

Geradores e grupo geradores

A geração de energia também pode ocorrer em escalas menores na qual, atualmente, há vários tipos de equipamentos geradores e cada um possui suas características. Falando do impacto no meio ambiente, os geradores movidos à gasolina ou diesel tem um impacto negativo maior, pois, os gases produzidos no seu funcionamento podem contribuir para a piora da qualidade do ar. Há também a questão do barulho em excesso, dado que, alguns equipamentos causam a perturbação do ambiente onde estão instalados por conta de ruídos acima do suportado pela audição humana. Porém, já existem equipamentos movidos a etanol e gás natural, nos quais seu impacto negativo na qualidade do ar é menor. E, em muitos equipamentos já encontramos um correto tratamento do isolamento acústico dos ruídos oriundos do seu funcionamento.

Como vimos, há várias formas e meios de geração elétrica, e cada uma tem suas características e uma escala em que afeta o meio ambiente. Há no mercado fontes de energias com baixo impacto ao meio ambiente, porém, essas fontes ainda possuem um alto custo de implantação. No entanto, o que devemos pensar e priorizar é a qualidade como um todo, ou seja, atendimento das necessidades de consumo e da preservação do meio ambiente.

Siga-nos nas redes sociais para acompanhar mais artigos sobre esse e variados assuntos, com uma referência quando o assunto é grupo de geradores de energia. Na Luminus Eletricidade você pode fazer uma cotação online do equipamento ideal, agendando uma visita técnica/comercial. Oferecemos soluções completas para os clientes no provimento de energia temporária e definitiva com venda de gerador, instalação, manutenção e locação de grupos de geradores.