Qual foi a atividade econômica mais importante da América espanhola durante o período colonial e qual foi a mão

A expansão do comércio europeu, a partir do século XV, impeliu várias nações europeias a empreenderem políticas que visassem ampliar o fluxo comercial como forma de fortificar o estado econômico das nascentes monarquias nacionais. Nesse contexto, a Espanha alcança um estrondoso passo ao anunciar a existência de um novo continente à Oeste. Nesse momento, o Novo Mundo desperta a curiosidade e a ambição que concretizaria a colonização dessas novas terras.

Ao chegarem por aqui, os espanhóis se depararam com a existência de grandes civilizações capazes de elaborar complexas instituições políticas e sociais. Muitos dos centros urbanos criados pelos chamados povos pré-colombianos superavam a pretensa sofisticação das “modernas”, “desenvolvidas” e “civilizadas” cidades da Europa. Apesar da descoberta, temos que salientar que a satisfação dos interesses econômicos mercantis era infinitamente maior que o valor daquela experiência cultural.

Um dos mais debatidos processos de dominação da população nativa aconteceu quando o conquistador Hernán Cortéz liderou as ações militares que subjugaram o Império Asteca, então controlado por Montezuma. Em razão da inegável inferioridade numérica, nos questionamos sobre como uma nação de porte tão pequeno como a Espanha foi capaz de impor seu interesse contra aquela numerosa população indígena.

Para explicarmos essa questão, devemos avaliar uma série de fatores inerentes a essa terrível e violenta experiência que marca o passado americano. Primeiramente, frisamos a superioridade bélica dos europeus, que contavam com potentes armas de fogo e atordoavam os nativos que se deparavam com a inédita imagem de homens montados em cavalos. Ao mesmo tempo, o próprio contato com os europeus abriu caminho para a instalação de epidemias que matavam as populações nativas em poucos dias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enquanto o confronto e a doença funcionavam como importantes meios de dominação, devemos também dar a devida importância a outra estratégia espanhola. Em alguns casos, os espanhóis instigavam o acirramento das rivalidades entre duas tribos locais. Dessa forma, depois dos nativos se desgastarem em conflitos, a dominação hispânica agia para controlar as tribos em questão.

Depois da conquista, os colonizadores tomaram as devidas providências para assegurar os novos territórios e, no menor espaço de tempo, viabilizar a exploração econômica de suas terras. Sumariamente, a extração de metais preciosos e o desenvolvimento de atividades agroexportadoras nortearam a nova feição da América colonizada. Para o cumprimento de tamanha tarefa, além de contar com uma complexa rede administrativa, os espanhóis aproveitaram da mão de obra dos indígenas subjugados.

Somente na passagem dos séculos XVIII e XIX, momento em que a Revolução Industrial e o Iluminismo ganhavam forma, observou-se o fim da exploração colonial. Os processos de independência desenvolvidos por todo o continente abriram caminho para a formação de um grande mosaico de nações e Estados que deram fim à colonização. Contudo, os vindouros problemas mostraram que existia um longo caminho a se trilhar em busca da tão sonhada soberania.

Por Rainer Sousa
Graduado em História

Qual foi a atividade econômica mais importante da América espanhola durante o período colonial e qual foi a mão

A Colonização espanhola da América foi o período em que exploradores espanhóis colonizaram o continente americano. Esse período se iniciou com a chegada de Cristóvão Colombo às Antilhas em 1492.

Você já ouviu falar sobre a Colonização da América Espanhola? Essa matéria é bastante frequente nas questões do ENEM e de outros vestibulares. Pensando nisso, o Beduka preparou esse artigo para você se preparar melhor para as questões de história.

Não deixe de conferir as questões sobre a Colonização da América Espanhola.

Nesse artigo vamos falar sobre: 

  • Como foi a Colonização da América Espanhola;
  • A Sociedade Colonial;
  • Independência da América Espanhola.

Contexto Histórico

A partir do século XV, o comércio europeu se expandiu e impeliu várias nações europeias a investirem em políticas que tinham como objetivo aumentar o fluxo comercial, visando também o fortalecimento do estado econômico das novas monarquias nacionais.

Durante o período das grandes navegações, buscando encontrar novas rotas marítimas comerciais para expandir o comércio europeu, Cristóvão Colombo chegou à América em 1492, iniciando o processo de ocupação e colonização do vasto território recém-descoberto.  

Qual foi a atividade econômica mais importante da América espanhola durante o período colonial e qual foi a mão

Aprenda mais detalhadamente sobre o que foram as Grandes Navegações.

Conquista e Colonização

A Espanha era caracterizadamente uma metrópole mercantilista, ou seja, as colônias eram utilizadas somente para exploração, não haveriam razões para a colonização se elas não fornecessem produtos que gerassem lucro

Por esse motivo, a grande maioria das colônias espanholas (e portuguesas também) foram colônias de exploração, completamente dependentes das imposições de seus colonizadores.

Aprenda também sobre o que é Mercantilismo.

A base da economia espanhola eram os minérios obtidos na mineração de suas colônias, principalmente a prata e o ouro. A mineração foi a responsável pelo crescimento das outras atividades realizadas nas colônias, como a agricultura e a pecuária que eram utilizadas para o abastecimento daqueles que trabalhavam nas minas. Depois da queda da atividade mineradora, a agricultura e a pecuária se tornaram as atividades base de toda a América Espanhola. 

Tendo conquistado, os espanhóis focaram em ocupar todo o território descoberto, buscando expandir o domínio dos reis às demais regiões e mercados, e também a expansão da fé católica através das missões jesuíticas

Escravidão Indígena

A escravidão dos indígenas, em teoria, era proibida. Entretanto, os nativos eram levados de suas tribos e distribuídos entres os colonizadores em toda a colônia para trabalhar nas minas de extração.

Os espanhóis trouxeram consigo inúmeras doenças que eram então desconhecidas para os indígenas, e que fizeram um grande número de mortos, tais como:

  • Varíola;
  • Tifo;
  • Sarampo;
  • Gripes e etc.

Desta forma, os indígenas renderam-se aos colonizadores e grandes impérios foram destruídos por completo, como os Maias, Astecas e Incas.

Administração da América Espanhola

Para administrar o grande território recém-descoberto, os espanhóis desenvolveram os chamados Vice-Reinos, que iremos explicar mais detalhadamente.

Os Vice-Reinos criados eram diretamente ligados à Coroa espanhola: o Vice-Reino da Nova Espanha e o Vice-Reino do Peru. Também foram criadas a Capitania Geral de Cuba, Capitania Geral de Porto Rico e a Capitania Geral de Santo Domingo.

Todos esses territórios eram considerados como extensões do próprio reino da Espanha, que administrava a colônia da seguinte forma:

Casa de Contratação

Era o órgão responsável por registrar todos que se estabeleceram na América Espanhola, por anotar mercadorias, prover mapas para os pilotos de navegação e também eram responsáveis por exercer a justiça.

Conselho das Índias

Auxiliava o Rei a tomar decisões relacionadas aos seus domínios na América em termos de justiça, economia e inclusive durante a guerra.

Real Audiência

Eram os tribunais de justiça estabelecidos nos Vice-Reinos e que julgavam os crimes cometidos por seus habitantes.

Vice-Reinos e Capitanias Gerais

Qual foi a atividade econômica mais importante da América espanhola durante o período colonial e qual foi a mão

As reformas iluministas realizadas pelo rei Carlos III (1716-1788) no século XVIII, os vice-reinos foram divididos em quatro e foram criadas mais Capitanias Gerais, buscando encontrar uma forma de melhorar a administração colonial.

Qual foi a atividade econômica mais importante da América espanhola durante o período colonial e qual foi a mão

  • Vice-Reinos: territórios de grande extensão e população, eram os mais rentáveis para a Coroa espanhola. Estavam governados por um vice-rei. Eram eles: Vice-Reino da Nova-Espanha, Peru, Nova-Granada e Prata;
  • Capitanias Gerais: foram estabelecidas em zonas de maior conflito com a população indígena ou que eram alvo de ataques de piratas. Foram elas: Guatemala (que abarcava os atuais países de Guatemala, Honduras, El Salvador e Costa Rica), Cuba, Venezuela, Chile, Santo Domingo e Porto Rico.

Cargos Políticos nas Colônias Espanholas

As colônias eram administradas por funcionários nomeados pelo próprio Rei, eram ele:

  • Vice-Rei: era o cargo mais alto dentro desta estrutura e ocupado por um nobre ou fidalgo diretamente indicado pelo Rei. Possuía autoridade máxima e dele dependiam algumas Capitanias Gerais;
  • Capitão-Geral: título utilizado por quem estava à frente das Capitanias Gerais;
  • Governadores: auxiliavam o vice-rei ou o capitão-geral a administrar o território;
  • Cabildo: eram uma espécie de conselho formados pelos proprietários e homens de destaque da sociedade, inclusive o clero, e se reuniam num edifício de mesmo nome.

Economia das Colônias

No sistema colonial, os indígenas eram obrigados a pagar impostos aos colonizadores espanhóis em forma de trabalho ou produtos. Os colonizadores se depararam com grandes civilizações que tinham estruturas políticas e sociais complexas.

Os espanhóis empregaram inúmeras regras para aproveitar a mão de obra indígena, entre elas podemos destacar duas: a encomienda e a mita.

Encomienda

A encomienda era um regulamento que vigorava nos reinos de Castela e que foi trazida e adaptada na América Espanhola. Esse regulamento permitia a um fidalgo espanhol, chamado de encomendero, a cobrar impostos na forma de trabalho ou de bens materiais de uma determinada população indígena. Em troca, o encomendero deveria catequizar, cuidar e defender essa população. 

Essas encomiendas passavam de geração em geração, mas não eram eternas. Os abusos feitos por inúmeros encomenderos levou diversas organizações religiosas a protestar perante o Rei.

Mita

A mita foi uma criação inca utilizada para garantir o trabalho dos indígenas para os interesses espanhóis. Ela consistiu em uma prestação de trabalho onde a população masculina auxiliava na construção de templos e outras obras, e em troca recebia proteção dos deuses incas.

Os colonizadores espanhóis se utilizaram dessa mesma prática em todo o território do Vice-Reino do Peru. Desta forma, a população indígena era protegida pelos espanhóis e também eram catequizados. Em troca, os índios trabalhavam das minas de extração.

Mesmo o trabalho nas minas sendo regularizado e, em tese, realizado apenas por três semanas, as duras condições de trabalho levaram muitos indígenas, que foram empregados nas minas como mão de obra, à morte.

Sociedade Colonial

A sociedade colonial na América Espanhola era dividida também pela cor da pele de cada um de seus integrantes. Ao longo do tempo, por conta das uniões inter-raciais, a origem dos habitantes se tornou mais importante que o “grau de mestiçagem”.

Chapetones

Eram a maneira como os espanhóis recém-chegados nas colônias eram chamados. Eles ocupavam posições altas como vice-reis, capitães gerais, governadores, bispos e arcebispos, ou superiores de várias ordens religiosas.

Criollos

Era a forma como os filhos de espanhóis que eram nascidos na América eram chamados. Eles não podiam ocupar posições altas, mas participavam do cabildo, e tinham uma posição social acomodada.

Os criollos exerciam várias atividades e eram profissionais como advogados, comerciantes, mas também encomenderos, exploradores de minas, fazendeiros, etc.

A palavra criollo, em espanhol, não representava uma pessoa de cor negra, mas indicava os brancos nascidos na América e não no Reino da Espanha.

Escravos

Eram negros e indígenas que foram escravizados eram utilizados como mão de obra, e forçados a trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar, tabaco, cacau, algodão, dentre outros cultivos.

Independência da América Espanhola

O processo de independência das colônias na América Espanhola aconteceu entre 1808 e 1829. As revoltas eram inspiradas nos ideais iluministas, como no processo de emancipação dos Estados Unidos, e também na vontade de ficar livre das altas taxas cobradas pela Coroa Espanhola.

O sucesso na independência ocorreu depois de inúmeras guerras em todo território colonial. Os revolucionários ainda tiveram o apoio da Inglaterra, que estava interessada em novos mercados consumidores e fornecedores de matérias-primas.

Após a independência, os Vice-Reinados e Capitanias-Gerais foram dissolvidos em inúmeros territórios e originaram diversos países como o Uruguai, Paraguai, Bolívia, Argentina, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Panamá, Cuba, Santo Domingo, Honduras, Costa Rica, Nicarágua, Guatemala, e México.

Além de aprender sobre a Colonização da América Espanhola, você pode testar seus conhecimentos de História e de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender sobre a Colonização da América Espanhola? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Qual foi a atividade econômica mais importante da América Espanhola durante o período colonial?

Durante o período colonial a mineração foi a atividade econômica mais importante da América Espanhola. Era realizada principalmente nos Andes e no. Durante o período colonial a mineração foi a atividade econômica mais importante da América Espanhola. Era realizada principalmente nos Andes e no planalto mexicano.

Qual foi o principal sistema de mão

A população indígena foi responsável por grande parte da mão de obra empregada nas colônias espanholas. Muito se diverge sobre a relação de trabalho estabelecida entre os colonizadores e os índios.

Qual foi a primeira principal atividade econômica na América?

A produção de açúcar foi a principal atividade econômica da colônia portuguesa na América até o século XVIII. O sistema de plantation concentrou-se no litoral. Mas, durante o período colonial, outras atividades se destacaram. Vamos tratar de duas delas: a pecuária e a mineração do ouro.

Quais foram as formas de trabalho adotada pelos espanhóis na América?

Uma das modalidades de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”. Nesse sistema, amplamente empregado na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios.