Qual foi o primeiro clássico da história entre Palmeiras e Corinthians?

Corinthians x Palmeiras: quem mais venceu o clássico?

Qual foi o primeiro clássico da história entre Palmeiras e Corinthians?

OneFootball

Onefootball 22 de fevereiro de 2018

Qual foi o primeiro clássico da história entre Palmeiras e Corinthians?

Equipes se enfrentam neste sábado (24), às 17h (de Brasília), na Arena Corinthians, pela nona rodada do Paulistão.

Antes de a bola rolar, confira todos os detalhes do histórico do confronto!

Quem venceu mais na história?

Até hoje, as duas equipes já se enfrentaram 354 vezes, com 125 vitórias do Verdão contra 123 do Timão, além de 106 empates. O time alviverde já balançou as redes 513 vezes e sofreu 474 gols.

Quem ganhou mais pelo Paulistão?

Levando em conta apenas os duelos pelo Campeonato Paulista, o equilíbrio também é grande, mas a vantagem dessa vez é do Corinthians: 75 triunfos, 61 empates e 69 derrotas. O Verdão, porém, foi quem mais balançou as redes: 296 contra 278 gols do time alvinegro.

E na Arena Corinthians, quem leva vantagem?

Inaugurado em 2014, a Arena Corinthians já recebeu seis vezes o Derby. O equilíbrio também é grande: três vitórias do Timão, um empate e dois triunfos do Verdão. Cada time balançou as redes oito vezes.

Tabu: Timão venceu todos os jogos do centenário do clássico

Qual foi o primeiro clássico da história entre Palmeiras e Corinthians?

No ano do centenário do clássico, só deu Corinthians. O Timão venceu os três confrontos contra o Palmeiras em 2017.

No primeiro duelo entre as duas equipes em 2017, pelo Paulistão, o time alvinegro conquistou uma vitória heroica. Com um jogador a menos desde os minutos finais do primeiro tempo por erro crucial do árbitro Thiago Duarte Peixoto em expulsão do volante Gabriel, o Timão se defendeu bem durante toda a segunda etapa e conseguiu o triunfo com gol de Jô, que havia acabado de entrar, aos 42 minutos do segundo tempo.

Já pelo primeiro turno do Brasileirão, no Allianz Parque, o Corinthians foi superior mesmo jogando fora de casa e venceu por 2×0, com grande atuação de Guilherme Arana. O jovem lateral sofreu um pênalti (batido e convertido por Jadson) e ainda marcou o segundo gol do confronto.

No returno, o Timão venceu por 3×2. Romero, Balbuena e Jô fizeram os gols dos donos da casa, enquanto Mina e Moisés descontaram para o Palmeiras. Com o resultado, o Corinthians voltou a disparar na liderança e retomou o embalo para conquistar o heptacampeonato brasileiro.

Qual foi o primeiro clássico da história entre Palmeiras e Corinthians?
Edmundo e Tevez discutem durante o empate entre Corinthians e Palmeiras por 1 a 1, no estádio do Morumbi, em partida válida pelo Campeonato Paulista de 2006  Antônio Gaudério/Folhapress

Publicidade

Publicidade

Corinthians x Palmeiras é um dos jogos mais importantes do futebol mundial. Em 2017, o clássico completa 100 anos de história – o primeiro foi jogado em 6 de maio de 1917 e vencido pelo time alviverde, então chamado de Palestra Itália, por 3 a 0. Nesta quarta-feira, acontecerá o primeiro clássico do ano do centenáriono Itaquerão, às 21h45 (de Brasília).

Abaixo, PLACAR relembra dez partidas que marcaram o clássico neste século 21: 

08/03/2003 – Corinthians 4 x 2 Palmeiras (Morumbi)

O Palmeiras jogaria pela primeira vez a série B do Campeonato Brasileiro naquele ano. No Paulista, os clubes se enfrentariam na semifinal. Após empate em 2 x 2 no jogo de ida, o Corinthians venceu por 4 x 2 a partida de volta, classificando-se para a final. E seria campeão sobre o São Paulo.

26/03/2006 – Corinthians 1 x 1 Palmeiras

Em clássico apimentado no Morumbi, Nilmar e Washington marcaram os gols do empate que foi ruim para as duas equipes – e favoreceu o Santos, que seria campeão. O atacante argentino Carlos Tevez foi o personagem do jogo: teve um lindo gol anulado em decisão bastante controversa da arbitragem. E ainda discutiu com o ídolo adversário, Edmundo, em cena eternizada que ilustra bem a grandeza do clássico.

04/03/2007 – Corinthians 0 x 3 Palmeiras (Morumbi)

Em 2007, Edmundo deu show contra o Corinthians e marcou dois gols, garantindo a vitória e ainda fez o Palmeiras passar o rival em pontos na classificação.

02/03/2008 – Corinthians 0 x 1 Palmeiras (Morumbi)

O Corinthians tinha acabado de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro. O Palmeiras, com um novo time, preparava-se para conquistar o estadual após 12 anos. O chileno Jorge Valdívia marcou o gol no segundo tempo e saiu fazendo o sinal de “chororô” na comemoração. Esse foi o último jogo entre os clubes no Morumbi.

08/03/2009 – Palmeiras 1 x 1 Corinthians (Prudentão)

O jogo marcou o retorno de Ronaldo ao futebol, após sua vitoriosa passagem pela Europa. Era seu segundo jogo oficial pelo clube, após estrear contra o Itumbiara, pela Copa do Brasil, em empate por 0 x 0. O Palmeiras vencia por 1 x 0, quando Ronaldo, de cabeça, aos 45 do segundo tempo, empatou e colocou abaixo o alambrado do estádio de Presidente Prudente.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

06/02/2011 – Corinthians 1 x 0 Palmeiras (Pacaembu)

O Corinthians tinha acabado de ser eliminado na pré-Libertadores pelo modesto Deportes Tolima, da Colômbia. Uma derrota para o Palmeiras, naquele momento, poderia tirar Tite do comando do Corinthians e mudar toda a história do clube alvinegro. Mas, no Pacaembu, o lateral Alessandro garantiu o 1 x 0 para o Corinthians, que passaria a construir a equipe campeã do Brasileiro daquele ano e da Libertadores e do Mundial de 2012.

01/05/2011 – Palmeiras (5) 1 x 1 (6) Corinthians (Pacaembu)

Na semifinal de 2011, o Palmeiras foi mandante e jogou melhor, mas o Corinthians conseguiu uma importante vitória e avançou à decisão, na qual seria derrotado pelo Santos. Mesmo tendo saído atrás, buscou o empate, após a expulsão do zagueiro Danilo, do Palmeiras. Depois desse jogo, com o técnico Luiz Felipe Scolari, o Palmeiras passou a mandar menos jogos no Pacaembu. O goleiro Júlio César foi o herói corintiano ao defender a cobrança de João Vitor.

28/02/2015 – Palmeiras 0 x 1 Corinthians (Allianz Parque)

Foi o primeiro clássico do Allianz Parque,a  reformada casa alviverde. O zagueiro Vitor Hugo falhou feio ao recuar uma bola e acabou entregando o gol para o rival, de Danilo, que garantiu o resultado, mesmo com a expulsão do goleiro Cássio.

19/04/2015 – Corinthians (5) 2 x 2 (6) Palmeiras (Itaquerão)

Primeiro e, até aqui, único jogo entre as equipes no estádio pelo Campeonato Paulista, válido pela semifinal do Paulistão. O Palmeiras abriu o placar, sofreu a virada, mas empatou com Rafael Marques. Nos pênaltis, o Palmeiras poderia ter sido eliminado na última cobrança, de Elias, mas o goleiro Fernando Prass brilhou. Pegou a cobrança e repetiu o feito no último chute de Petros, nas alternadas, garantindo o Palmeiras na decisão e a festa da torcida visitante.

03/04/2016 – Palmeiras 1 x 0 Corinthians (Pacaembu)

O Palmeiras não vencia o Corinthians no Pacaembu desde 1995. Vinte e um anos depois, a fila quase se manteve, quando Lucca teve um pênalti para abrir o placar, mas Fernando Prass defendeu a cobrança e, no contra-ataque, após cobrança de falta na área, Dudu, de cabeça, marcou o gol da vitória palmeirense.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

  • Campeonato Paulista
  • Corinthians
  • Futebol
  • Palmeiras

Qual aconteceu primeiro clássico entre Palmeiras e Corinthians?

Derby Paulista.

Quem é o maior vencedor do derby?

Dérbi Paulista: quem venceu mais na história? Até hoje, as duas equipes já se enfrentaram 375 vezes, com 133 vitórias do Verdão, 129 do Timão, além de 113 empates. O time alviverde já balançou as redes 537 vezes e sofreu 491 gols.

Como se chama o clássico entre Palmeiras e Corinthians?

Derby: Palmeiras x Corinthians Considerado por muitos como a maior rivalidade do estado, Palmeiras x Corinthians é disputado desde 1917, quando o então Palestra Itália venceu o time do Parque São Jorge por 3 a 0.

Qual o primeiro clássico entre Palmeiras?

LANCE! O dia 6 de maio de 1917 lançou uma das maiores rivalidades do futebol paulista, brasileiro e mundial. Foi a data da primeira partida entre Palmeiras, chamado de Palestra Itália naquela ocasião, e Corinthians. Nesta quarta-feira, são comemorados, então, 103 anos de Dérbi.