Qual foi o primeiro grupo a se reunir para discutir sobre o meio ambiente?

Avalie os seus conhecimentos sobre conferências ambientais, reuniões nas quais líderes mundiais discutem os impactos ambientais, respondendo aos exercícios propostos a seguir. Publicado por: Rafaela Sousa

(PUC-RS) Resolver a questão com base nas informações e afirmativas a seguir.

Há algum tempo as preocupações ligadas ao relacionamento sociedade-natureza, bem como os prejuízos causados pelo homem ao meio ambiente natural, são pauta de muitos eventos, reuniões, conferências e acordos internacionais liderados pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Sobre essa conjuntura, afirma-se:

I. Em 1972, realizou-se, em Viena, a 1ª Conferência Mundial do Meio Ambiente.

II. Movimentos ecológicos e entidades de proteção ao meio ambiente têm sido criados, tais como WWF (Fundo Mundial para a Natureza), Greenpeace e SOS Mata Atlântica.

III. A ONU lançou o relatório Nosso Futuro Comum, que incorpora o conceito de desenvolvimento sustentável.

IV. A Conferência Rio+20 enfatizou a necessidade de a população mundial modificar seu modelo de consumo atual, independentemente do grau de riqueza nos diferentes países.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II.

b) I e IV.

c) III e IV.

d) I, II e III.

e) II, III e IV.

(Fatec) Em junho de 2012, foi realizada na cidade do Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O objetivo desse encontro foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, que apresenta como uma de suas propostas

a) evitar o uso de recursos naturais e de matérias-primas nas indústrias para não comprometer o meio ambiente.

b) investir em pesquisas sobre alimentos geneticamente modificados com a finalidade de acabar com a fome no mundo.

c) desenvolver economicamente todas as nações para que estas possam ter o mesmo padrão de consumo dos Estados Unidos.

d) atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias necessidades.

e) incentivar os países desenvolvidos a ampliar o setor agroindustrial para garantir que não faltem alimentos para os países subdesenvolvidos.

Sobre as principais conferências ambientais, assinale V para as proposições que considerar verdadeiras e F para as proposições que considerar falsas:

I. ( ) Um dos principais resultados da Rio+20 foi a chamada Agenda 21, cujo principal objetivo é elaborar uma proposta de ação que vise ao desenvolvimento sustentável.

II. ( ) A primeira conferência ambiental no mundo ficou conhecida como Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e foi realizada em 1972.

III. ( ) A Rio+10, também conhecida como Cúpula de Joanesburgo, foi realizada em 2002, na África do Sul.

IV. ( ) O Protocole de Kyoto foi elaborado durante a Rio +20 e tinha por objetivo metas para a redução da emissão de gases de efeito estufa.

Assinale a alternativa correta:

a) FVFV

b) FVFF

c) VVFF

d) FVVF

Correlacione as colunas a seguir ligando a conferência ambiental e a sua descrição. Depois, assinale a alternativa que representa a ordem correta:

(1) ECO-92

(2) Rio+10

(3) Rio+20

(4) Conferência de Estocolmo

( ) Realizada em 1972, na Suécia, foi a primeira conferência ambiental feita no mundo.

( ) Realizada em 2002, na África do Sul, promoveu debates sobre preservação do meio ambiente e questões de cunho social.

( ) Realizada em 2012, na cidade do Rio de Janeiro, teve como principal objetivo reforçar o compromisso dos Estados com a sustentabilidade.

( ) Realizada em 1992, na cidade do Rio de Janeiro, teve como um dos seus principais resultados a Agenda 21.

a) 1,2,4,3

b) 4,3,2,1

c) 4,2,3,1

d) 1,3,4,2

respostas

LETRA E

I – Incorreta. Em 1972, realizou-se a Conferência de Estocolmo ou Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente em Estocolmo, na Suécia.

Voltar a questão

LETRA D

O principal objetivo da Rio+20 foi renovar o compromisso em relação ao desenvolvimento sustentável, que reforça o compromisso dos países como a sustentabilidade, ou seja, suprir as necessidades da sociedade sem comprometer as gerações futuras.

Voltar a questão

LETRA D

I. Falsa – A Agenda 21 resultou da ECO-92, realizada em 1992, no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

II. Verdadeira.

III. Verdadeira.

IV. Falsa. O Protocolo de Kyoto foi estabelecido na Conferência das Partes (COP-3), em 1997, em Kyoto, logo após a ECO-92.

Voltar a questão

Qual foi o primeiro grupo a se reunir para discutir sobre o meio ambiente?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

A Conferência de Estocolmo ou Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano ocorreu entre 5 e 16 de junho de 1972, na capital da Suécia.

Esse foi o primeiro evento organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir questões ambientais de maneira global.

A Conferência é considerada um marco na história da preservação do meio ambiente, pois pela primeira vez, dirigentes do mundo inteiro se reuniram para falar sobre o tema.

Objetivos da Conferência de Estocolmo

A Conferência de Estocolmo teve como objetivo discutir as consequências da degradação do meio ambiente como:

  • Discutir as mudanças climáticas e a qualidade da água
  • Debater soluções para reduzir os desastres naturais
  • Reduzir e encontrar soluções para a modificação da paisagem
  • Elaborar as bases do desenvolvimento sustentável
  • Limitar a utilização de pesticidas na agricultura
  • Reduzir a quantidade de metais pesados lançados na natureza

O encontro também abordou as políticas de desenvolvimento humano e a busca por uma visão comum de preservação dos recursos naturais.

Participantes e discussões

A Conferência de Estocolmo contou com representantes de 113 países, entre eles o Brasil, e de 400 organizações governamentais e não-governamentais.

Houve duas posições antagônicas nesta conferência: os países desenvolvidos que defendiam o preservacionismo e os países em desenvolvimento, que alegavam a utilização dos recursos naturais para sua promoção econômica.

Estes últimos não concordaram com as metas de redução das atividades industriais, visto que tal ação poderia comprometer a economia.

Ao mesmo tempo, outros mostraram-se empenhados em cumprir os acordos estabelecidos. Por exemplo, os Estados Unidos comprometeram-se em reduzir a poluição em seu território.

O debate durante a conferência foi inflamado pela necessidade de adoção de um novo modelo de desenvolvimento econômico. Algo que conciliasse o uso das reservas naturais não renováveis, como o petróleo, ao mesmo tempo que não reduzisse o crescimento econômico.

Brasil na Conferência de Estocolmo

O Brasil foi um país decisivo em muitas das discussões promovidas. O País, que estava em pleno "milagre econômico", defendeu o uso dos recursos naturais a qualquer custo, sem se importar com a preservação ambienta.

O Ministro Costa e Cavalcanti, Ministro do Interior e chefe da delegação brasileira durante o evento, declarou:

Desenvolver primeiro e pagar os custos da poluição mais tarde.

Princípios da Conferência de Estocolmo

Após os debates foi elaborado o documento intitulado "Declaração sobre o Meio Ambiente Humano".

Entre os princípios desta Declaração está o reconhecimento de que os recursos naturais necessitam de gestão adequada para não serem esgotados. Afinal, estes precisam estar presentes e disponíveis para as gerações futuras.

O documento aponta que a capacidade de produção de recursos renováveis do planeta deve ser mantida e, se possível, melhorada e restaurada.

Entre os princípios da Declaração sobre o Meio Ambiente Humano estão:

  • Descarte correto de substâncias tóxicas
  • Apoio à luta contra a poluição
  • Prevenção à poluição em mares, utilização legítima do mar
  • Garantia de ambiente seguro para assegurar a melhoria da qualidade de vida
  • Assistência financeira e transferência de tecnologia para os países em desenvolvimento
  • Melhoria das políticas adequadas dos estados-membros da ONU
  • Gestão racional dos recursos naturais em benefício de toda a população
  • Investimento em educação e pesquisa
  • Eliminação completa das armas de destruição em massa, como bombas nucleares

Importância da Conferência de Estocolmo

Embora nenhum acordo concreto fosse concluído em Estocolmo, a Conferência abriu caminho para o desenvolvimento sustentável, o Direito Ambiental e a consciência ecológica.

Também inaugurou a agenda mundial de discussões ambientais, e após a sua realização, a ONU criou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

De igual maneira foi decidido que o dia 5 de junho, quando se iniciou a conferência, seria comemorado o Dia do Meio Ambiente.

O próximo passo seria a realização da Cúpula da Terra, que ficou conhecida como a Eco-92, realizada no Rio de Janeiro, em 1992.

Leia também:

  • Agenda 21
  • Dia Mundial do Meio Ambiente
  • Acordo de Paris
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Meio Ambiente

Referências Bibliográficas

"1972: o Brasil na Conferência de Estocolmo". Gabinete de História. Publicado em 18 de outubro de 2013. Consultado em 08.12.2020.

"Conferência de Estocolmo". Desvendando a História. Produzido por TV UVA. Publicado em 14 de junho de 2016. Consultado em 08.12.2020.

Qual foi o primeiro grupo a se reunir para discutir sobre o meio ambiente?

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

Qual foi a primeira Conferência ambiental para o Meio Ambiente?

A primeira das grandes conferências ambientais da história foi realizada em Estocolmo, em 1972, e foi chamada de Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Qual foi a mais importante Conferência sobre o Meio Ambiente?

As principais conferências ambientais internacionais foram as de Estocolmo, em 1972, a Eco-92 ou Rio-92; a Rio+10, em 2002, e a Rio+20, em 2012. A seguir, uma breve síntese sobre os principais acontecimentos e decisões tomadas em cada um desses eventos.

Qual foi a primeira Conferência ambiental realizada Assinale a alternativa correta?

( ) A primeira conferência ambiental no mundo ficou conhecida como Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e foi realizada em 1972.

Como surgiu as conferências ambientais?

O contexto do pós-segunda guerra mundial, sinaliza um período de preocupação sobre o que o avanço do conhecimento e tecnologia poderiam resultar a curto e a longo prazo. Enquanto os processos de industrialização passam a demonstrar alterações irreversíveis no meio, surgem as primeiras conferências ambientais.