Qual a diferença de um motor 8v e 16v

Qual a diferença de um motor 8v e 16v

Durante os anos 90, ter um carro com 16 válvulas era sinal de luxo. Hoje as montadoras quase não lançam mais, mas há muitos ainda rodando. Você sabe, afinal, qual a diferença dele para o tradicional 8 válvulas?

Considerando um carro com motor de quatro cilindros (maior parte dos veículos de passeio), caso ele possua oito válvulas, serão duas por cilindro. Caso possua dezesseis, serão quatro por cilindro. A principal diferença entre eles é no desempenho do veículo. Um carro equipado com oito válvulas é mais ágil na arrancada e em baixa rotação. Porém, ao subir o giro do motor, nota-se uma sensação de “estrangulamento” e o motor perde eficiência, gerando menos potência.

Já o motor de “16v”, em alta rotação, tem ganhos significativos sobre o motor equipado com metade das válvulas. Isso acontece porque ele obtém mais ar para se juntar à queima de combustível. Esse tipo de motorização é indicado para quem gosta muito de pegar a estrada ou que deseja uma tocada mais esportiva ao volante. Na cidade, o 16 válvulas gasta mais do que o 8 válvulas. Já na estrada, o 16v geralmente é mais econômico.

Segundo Renato Romio, chefe do Laboratório de Motores do Instituto Mauá de Tecnologia, a febre dos carros com motor de dezesseis válvulas diminuiu, pois a indústria percebeu que o custo-benefício não valia a pena. “Além de tornar o processo de fabricação mais caro, o carro equipado com 16 válvulas é mais cansativo de dirigir na cidade. Por ter uma faixa de torque e potência em alta rotação, exige muitas trocas de marchas, ao contrário do  “8v”, que tem essa faixa de torque e potência mais baixa e permite menos mudanças”, diz Romio.

Existe um mito por trás dos motores “16v”. Manutenção cara, alto consumo, pouca potência e etc. Todo carro necessita de manutenção preventiva. Caso isso não seja feito, o custo é muito maior para reparar o dano. Seja em 8 ou 16 válvulas.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Fonte: Canarinho Press

Fonte: Terra

Responsáveis pela entrada e saída de ar do motor, as válvulas são extremamente importantes para o seu funcionamento. Com 8v, ou 16v, é comum discutir qual o melhor tipo de motor, mas vocês sabem realmente quais as diferenças entre motores 8v e motores 16v?

No mínimo, são necessárias duas válvulas por cilindro,  onde uma é a válvula de admissão e a outra, é a válvula de escape. Elas encontram-se no cabeçote do motor e sofrem com a temperatura elevada da explosão, que ocorre dentro do cilindro, por isso mesmo, existe a necessidade de serem refrigeradas pelo sistema de refrigeração. Visto que são componentes moveis, existe também a necessidade de estas serem lubrificadas.

Quantas válvulas tem um motor afinal?

Cada cilindro, poderá ter mais do que apenas duas válvulas, duas de admissão e duas de escape, o que resulta numa maior eficiência do motor. Posto isto, um motor com 4 cilindros e 2 válvulas por cilindro, tem necessariamente 8V.

Por sua vez, um motor com 4 cilindros e 4 válvulas por cilindro, será um motor de 16V. A mesma lógica aplica-se caso o número de cilindros aumente, um motor de 6 cilindros e 4 válvulas, será um motor de 24V, e por assim em diante.

Já subscreveram o nosso canal no Youtube?

Como funcionam as válvulas de admissão?

Qual a diferença de um motor 8v e 16v

A válvula de admissão, tem como função, deixar entrar ar para dentro do motor. Ou seja, assim que a válvula abre, o ar entra e ocorre a mistura de ar com o combustível. Depois disso todos nós já sabemos, o pistão comprime a mistura ar/combustível, para que depois possa ocorrer a explosão.

Dependendo do motor, a dimensão da válvula de admissão pode ser superior à válvula de escape, o que acaba por facilitar a entrada de ar no cilindro.

Como funcionam as válvulas de escape?

Nas válvulas de escape, o nome diz tudo, servem para deixar escapar os gases resultantes da combustão. Após a combustão e a compressão do cilindro, é por aqui que os gases resultantes vão sair,

Por esse motivo é que são necessárias no mínimo 2 válvulas, enquanto a de admissão fecha, a de escape é aberta fazendo com que os gases saiam deixando o cilindro vazio.

Qual a diferença de um motor 8v e 16v

Veja ainda: Já viste como funciona um motor Wankel por dentro?

Então 8v ou 16v, qual o melhor esquema?

Em termos gerais, o motor de 8 válvulas proporciona um arranque melhor em relação ao de 16v, isso acontece, porque o motor entrega o seu binário máximo em rotações mais baixas, o que faz com que este, perca potencia à medida que as rotações aumentam. Isto tudo faz com que os motores de 8v, acabem por ser menos potentes do que os de 16v.

Por outro lado, a manutenção de um motor com 8v, costuma ser mais barata e mais simples. Este tipo de motor, acaba por ser mais recomendado para a cidade, onde o condutor enfrenta trânsito lento. Em muitos casos, este poderá ser também mais económico.

Ao contrário do motor 8v, o de 16 tem a manutenção um pouco mais complicada e o custo das peças, são também um pouco mais caras. Para andar em auto-estrada, ele é melhor, pois tem mais potência.

Cada motor tem seus prós e contras, e por isso mesmo, não podemos afirmar qual é o melhor. Logo, vai da pessoa analisar entre os dois e tirar as suas próprias conclusões, sobre qual irá atender melhor às suas necessidades.

Qual motor é melhor 16V ou 8V?

Em geral, de maneira simplória, carros com 8V entregam torque em rotações mais baixas, por isso são mais indicados para a cidade. Já os carros com 16V se dão melhor em rodovias, uma vez que o desempenho é eficiente em rotações mais altas.

Qual a diferença entre um motor 8V e 16V?

Diferenças entre motores 8V e 16V O motor com 8V possui maior potência em menores rotações, o que significa que em altas rotações ele fica com a potência menor. Enquanto o motor 16V tem maior potência em altas rotações, sendo muito indicado para o uso em rodovias.

O que é um motor 8V?

A denominação 8V ou 16V indica o número de válvulas no cabeçote do motor. Geralmente, um modelo com 8V entrega o torque máximo em rotações mais baixas. Por isso, esta configuração é a mais indicada para a cidade. No caso dos carros com 16V, a melhor opção é a estrada, pois o melhor desempenho aparece em altas rotações.

O que é o motor 16V?

As siglas 8V ou 16V significam respectivamente que o veículo possui 8 válvulas ou 16 válvulas. As válvulas são componentes do motor que se abrem e se fecham conforme o ciclo do motor (admissão, compressão, combustão e exaustão).