Qual diferença entre juventude é juventudes?

De acordo com a publicação “Juventude e Adolescência no Brasil – referências conceituais”, da ONG Ação Educativa, a definição de juventude possui diferentes vertentes, indo desde de uma faixa etária, um período da vida ou uma categoria social. Mesmo com tantas explicações acerca de um termo, pode-se dizer que a juventude representa o período da vida que se dá entre a infância e a maturidade.

Desse modo, mesmo a idade sendo uma das variantes na denominação de juventude, não pode ser a única, já que pode existir diferentes recortes etários e formas de vivenciar essa etapa.

A publicação aponta ainda que essa fase pode ser genericamente apontada como aquela na qual ocorrem diversas transformações fisiológicas, como a capacidade de reprodução. Sociologicamente, o prazo da juventude pode também ser apontado como aquele no qual o indivíduo adquire novas responsabilidades, ao sair da casa dos pais ou se casar.

Estatuto da Juventude

Em agosto de 2013, a presidenta Dilma Rousseff aprovou o Estatuto da Juventude, que aponta os direitos e políticas públicas da juventude brasileira. No Estatuto, são considerados jovens os indivíduos entre 15 e 29 anos.

Acesse também: Secretaria Nacional de Juventude

Mas na sociedade pós-moderna esse período não possui um tempo fixo, podendo-se alongar ou até mesmo ser mais curto, devido às circunstâncias de cada sujeito e o contexto no qual vive. Além disso, apenas esses elementos não representam também o fim da juventude, uma vez que essas transformações ocorrem de formas distintas.

Para Oscar Dávila León, no artigo “Adolescência e juventude: das noções e abordagens“, da publicação da Ação Educativa, com o fortalecimento do debate acerca da adolescência e juventude, surge também a necessidade de pluralizar os termos para se referir a tais coletivos sociais, referindo-se a essas fases como “adolescências” e/ou “juventudes”, o que mostra de forma mais consistente a heterogeinidade que ocorre nesta fase, pois como dito acima, esse período ocorre de forma diferente para cada um – que vai depender do cotidiano, local onde o sujeito vive e circunstâncias da vida, classes sociais e contextos sócio-culturais.

O autor aponta que jovens que vivem em diferentes ambientes irão se manifestar de maneiras distintas. Uma pessoa jovem do campo pode não ter a mesma significação de juventude do que um jovem da cidade, por exemplo. Por essa razão é que não se deve reduzir a juventude a apenas um conceito ou idade.

Adolescência x Juventude

Geralmente,  quando psicólogos vão se referir a essa fase entre a infância e a maturidade, chamam-na de adolescência. Já os historiadores, demográficos e sociólogos a definem como juventude.

Entre as políticas públicas, o termo adolescência também ganhou mais peso, já que entrou na agenda dos direitos humanos, a partir das discussões dos direitos da criança e do adolescente. O Estatuto da Criança e do Adolescente foi resultado da reivindicação realizada em prol dessas fases da vida. No ECA, a adolescência se dá dos 12 aos 18 anos, período no qual se alcança a maturidade legal.

A partir dos anos 90, notou-se a necessidade de também definir o período que ia além dos 18 anos, já que dadas as circunstâncias de cada local, mesmo o indivíduo alcançando a maioridade legal, as oportunidades do mundo do trabalho, por exemplo, não eram semelhantes para todos. Assim, as políticas públicas pensadas para a adolescência já não davam conta das necessidades desse grupo.

Dados do Censo de 2010 apontam para 8739,04 jovens na faixa etária de 18 a 29 anos

De acordo com Morch, a juventude pode ser concebida como uma categoria etária ou etapa de amadurecimento (áreas sexual, afetiva, social, intelectual e físico-motora).  Segundo Dávila Léon, há uma divisão divisão convencional, que aponta a adolescência como a primeira etapa da juventude, ocorrendo dos 12 aos 18 anos; a juventude entre os 15 e 29 anos, sendo esta última separada em três faixas etárias: 15 a 19, 20 a 24 e 25 a 29 anos. Em alguns países, porém, a idade que encerra a a juventude pode chegar até 35 anos.

Índice:

  1. Qual é o conceito de juventude?
  2. O que você entende por sociologia da juventude?
  3. Quais são as características de um jovem?
  4. Qual o conceito de juventude como a juventude é vista em nossa sociedade?
  5. Qual é a definição de juventude para o sociólogo Dayrell?
  6. Qual o objetivo de estudo da sociologia da juventude?
  7. Como o sociólogo aborda o problema dos jovens?
  8. Quais são as principais características dos jovens brasileiros?
  9. O que caracteriza a juventude no Brasil?
  10. Como o jovem é tratado pela sociedade?
  11. Quando ocorre a juventude?
  12. Quais são as diferenças entre juventude e sociedade?
  13. Como pode ser apreciado o conceito de juventude?
  14. Qual a concepção moderna de juventude?

Qual é o conceito de juventude?

Mesmo com tantas explicações acerca de um termo, pode-se dizer que a juventude representa o período da vida que se dá entre a infância e a maturidade. ... Sociologicamente, o prazo da juventude pode também ser apontado como aquele no qual o indivíduo adquire novas responsabilidades, ao sair da casa dos pais ou se casar.

O que você entende por sociologia da juventude?

Grupo de jovens protestando contra a discriminação sexual. Ao longo da História da Cultura Ocidental, a participação dos jovens era desconsiderada nos movimentos e transformações sociais ocorridas ao longo do tempo.

Quais são as características de um jovem?

A fase de mudanças físicas, psicológicas e sociais em uma pessoa são características comuns da adolescência. Essa etapa é caracterizada pela transição da infância para a idade adulta, o que segundo a Organização Mundial da Saúde, corresponde dos 10 aos 20 anos de idade.

Qual o conceito de juventude como a juventude é vista em nossa sociedade?

Na sociedade moderna, embora haja variação dos limites de idade, a juventude é compreendida como um tempo de construção de identidades e de definição de projetos de futuro. ... Ser jovem é viver uma contraditória convivência entre a subordinação à família e à sociedade.

Qual é a definição de juventude para o sociólogo Dayrell?

constituem diferentes culturas juvenis, ou como é apresentado em suas obras, diferentes juventudes, referindo-se aos modos de vida cotidianos e específicos, que ganham visibilidade no espaço das cidades (DAYRELL, 2005b, DAYREL, 2003).

Qual o objetivo de estudo da sociologia da juventude?

Tem por objetivo desenvolver uma compreensão sociológica da categoria social juventude, analisando a emergência e o desenvolvimento histórico do conceito de jovem que temos hoje e do campo de estudos sobre alguns dos principais temas envolvendo jovens.

Como o sociólogo aborda o problema dos jovens?

P - Como o sociólogo aborda o problema dos jovens? - O reflexo profissional do sociólogo é lembrar que as divisões entre as idades são arbitrárias. É o paradoxo de Pareto dizendo que não se sabe em que idade começa a velhice, como não se sabe onde começa a riqueza.

Quais são as principais características dos jovens brasileiros?

Consideram-se magros76%
Desejam emagrecer 20%
Têm dificuldade em manter hábitos saudáveis 60%

O que caracteriza a juventude no Brasil?

O Estatuto da Juventude define a juventude como pessoas com idade entre 15 e 29 anos. A lei exige que os jovens têm o direito de: Cidadania, participação social e política, e representação. Educação.

Como o jovem é tratado pela sociedade?

Pessoas entre 18 e 24 anos tem a capacidade de inovar a maneira de pensar e agir de toda uma sociedade, capazes de mudar o estilo de vida e moldar gerações futuras. São os jovens que costumam quebrar tabus e impor mudanças na forma como as outras gerações, mais velhas e mais novas, pensam e se comportam.

Quando ocorre a juventude?

  • A juventude é o período de vida que normalmente ocorre entre a infância e a idade adulta. De acordo com as disposições estabelecidas pelas agências das Nações Unidas agências, para determinar exatamente quando o período de anos no qual a juventude acontece, poderíamos dizer que ocorre entre 15 e 25, sendo, portanto, um dos etapas ...

Quais são as diferenças entre juventude e sociedade?

  • Mas, para além do aspecto biológico, e apesar dos abismos sociais existentes, ser jovem em um mesmo tempo histórico é viver uma experiência geracional comum. A juventude é como um espelho retrovisor da sociedade. Mais do que comparar gerações é necessário comparar as sociedades que vivem os jovens de diferentes gerações.

Como pode ser apreciado o conceito de juventude?

  • Isto pode ser apreciado de forma mais acentuada no caso do conceito de juventude, já que tais elementos variam em cada caso presente, por se tratar de uma fase de busca de identidade, com certa desesperança ou desespero implícito, uma grande quantidade de energia e de entrada para o mundo social independente.

Qual a concepção moderna de juventude?

  • Como se sabe, a concepção moderna de juventude tornou a escolaridade uma etapa intrínseca da passagem para a maturidade. Já a partir das transformações do século XVIII e, sobretudo, após a segunda guerra mundial, “estar na escola” passou a definir a condição juvenil.

Qual a diferença entre juventude ou juventudes?

Contudo, o conceito de juventude carrega em si um emaranhado de significados que atravessam os conceitos lidos em dicionários, políticas públicas e teorias das ciências humanas. Poderia, portanto, ser concebida como juventudes, no plural, por perpassar a ideia de tempo, de idade, de condição ideológica, etc.

O que se entende por juventudes?

Fase da vida compreendida entre a infância e a vida adulta. Conjunto de pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Mocidade.

Quais são as juventudes?

As Nações Unidas definem “juventude” como a faixa etária que abrange pessoas entre os 15 e os 24 anos de idade.

O que significa juventudes no plural?

Juventudes é o plural de juventude. O mesmo que: adolescências, juvenilidades, mocidades, puberdades.