Qual a diferença da intranet e internet?

Qual a diferença da intranet e internet?

Principal diferença

A World Wide Web é uma plataforma onde milhões de pessoas vão todos os dias em busca de informações. Na maioria das vezes eles se deparam com termos diferentes que os confundem e um ponto central de discussão para uma pessoa comum é a diferença entre internet, intranet e extranet. Esses termos parecem ser semelhantes em muitos aspectos, mas são diferentes. A Internet é um lugar onde pessoas de todo o mundo podem enviar e compartilhar informações. Consiste em uma rede de comunicação que se estende por todo o mundo e está conectada entre si para facilitar a troca. uma intraneté um sistema de comunicação semelhante à internet e funciona exatamente da mesma forma com a ajuda da internet, mas a única diferença é que ao invés de ser um sistema global ele está restrito a um determinado local e pode ser considerado como uma rede privada. Extranet, por outro lado, é uma extensão da intranet onde o sistema fica ainda mais protegido e acessível apenas a determinadas pessoas. Tanto a intranet quanto a extranet dependem da Internet, mas a Internet não depende de nenhuma delas. A maioria das organizações, como uma empresa ou universidades, tem uma intranet para seus fins e pode ser vista nas instalações.Diferentes empresas usam a extranet para compartilhar informações privadas com pessoas específicas, enquanto a Internet é usada para fins gerais. Eles têm diferentes níveis de facilidade. A Internet não exige senhas. A intranet não exigirá nenhum dado quando acessada a partir do ponto de uso, mas a extranet sempre exigirá informações de login e senha. Uma Internet e uma intranet podem ser chamadas de forma diferente porque a intranet nem sempre depende da Internet, a combinação dessas duas é conhecida como extranet. Uma intranet pode ser chamada de Internet privada, enquanto uma extranet pode ser chamada de intranet privada.

Quadro comparativo

Internet local na rede Internet Extranet
Uma rede global que está disponível para qualquer pessoa que queira acessar informações. Uma intranet é exclusiva de uma organização ou grupo de pessoas que trabalham juntas em um só lugar. A extranet é para indivíduos ou grupos de funcionários que desejam enviar informações privadas.
Privacidade
Público intermediário privado extremamente privado
Dependência
Independente Independente, mas dependente da Internet Depende da internet e intranet
Firewalls
Não Pode ter sim

O que é a Internet?

A Internet é uma rede global de sistemas de computadores que estão conectados uns aos outros e ajudam a fornecer informações a todos que têm acesso. Quando um endereço da Web é inserido, a Internet faz uso de um endereço de Protocolo de Internet que indica a localização exata do computador, onde ele está presente. A partir daí, ele busca as informações de conjuntos de dispositivos conhecidos como servidor web, que podem ter um nome de domínio e endereço que são exibidos com a ajuda de um navegador. Possui um nível básico de segurança e não possui firewalls para protegê-lo. A senha não é necessária para usá-la e as pessoas em qualquer lugar com a disponibilidade de um computador podem obter todas as informações de que precisam.

O que é a Internet?

Uma intranet é uma plataforma que funciona com os mesmos princípios da Internet, mas não é acessível ao mundo exterior. É exclusivo de uma organização, como as universidades, que possuem informações fornecidas e podem ser visualizadas nas dependências do Instituto. Todos os computadores estão conectados uns aos outros e não têm conexão com o mundo exterior. Quando a intranet estiver conectada à Internet, ela estará protegida com outro nível de segurança na forma de um firewall para que apenas algumas pessoas possam acessá-la. Para simplificar, é uma rede no computador que funciona sem depender da Internet. Existem arquivos de intranet presentes dentro do computador que ajudam a obter todas as informações sem depender da internet.

O que é extranet?

Uma extranet é melhor explicada como uma rede que depende da Internet, mas é restrita a usuários específicos. É mais preciso do que a intranet de uma forma que apenas algumas pessoas, em vez de um local específico, podem ter acesso. Ela é protegida por um firewall e se a intranet for acessada pela Internet para enviar ou receber informações, ela se torna uma extranet. É usado principalmente por empresas e empresas que precisam compartilhar dados confidenciais entre si. O firewall é usado para alternar entre a Internet e a intranet e só permite que as pessoas possam fazer login com a ajuda de senhas ou endereços de protocolo da Internet. Ele pode ser usado por indivíduos ou grupos de pessoas, dependendo do nível de demanda.

Principais diferenças

  1. A Internet é uma rede global que está disponível para qualquer pessoa que queira acessar informações. Uma intranet é exclusiva de uma organização ou grupo de pessoas que trabalham juntas em um só lugar. A extranet é para indivíduos ou grupos de funcionários que desejam enviar informações privadas.
  2. A Internet é uma rede privada, a intranet é independente à sua maneira, mas uma extranet depende da Internet e da intranet.
  3. A Internet não tem proteção por firewall, a intranet pode ter proteção por firewall enquanto a extranet sempre tem proteção por firewall.
  4. A Internet é usada para informações gerais. Uma intranet é usada para compartilhar e visualizar com precisão. Uma extranet é usada para enviar e receber informações privadas.
  5. A Internet é chamada de domínio público, a intranet é conhecida como uma área específica, enquanto a extranet é chamada de domínio privado.
  6. A Internet pode ser usada sem uma conta pessoal. Às vezes, a intranet pode exigir um login, enquanto a extranet sempre exige um login.

Vídeo Comparativo

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded

Qual é a diferença entre intranet e Internet?

A principal diferença entre a internet e a intranet é que a Internet representa a rede mundial de todos os computadores e está aberta para o acesso de todos, sem qualquer restrição, enquanto a intranet também é uma forma de internet, mas é usada por um grupo específico de empresas ou pessoas e não está aberto para ...

Qual é a diferença entre Internet intranet e extranet?

Na intranet, o gerenciamento de rede é exclusivo da empresa — rede local, LAN —, com servidores instalados na infraestrutura de TI interna. Já na extranet, a rede é gerenciada por todas as empresas que a compartilham, cada uma com seus respectivos servidores.

O que é uma intranet?

Um sistema intranet é uma solução que conecta departamentos organizacionais por meio de um único canal, permitindo a troca rápida de informações. Empresas que buscam otimizar processos burocráticos, reduzir custos e aumentar a produtividade investem em soluções voltadas para o sucesso.

Qual diferença entre rede e Internet?

A maior distinção entre eles vem em sua definição; uma rede pode ser uma associação de 1 ou mais computadores colocados em ambientes associados, e também a Internet é a relação de computadores que os conectam de todos os lugares do planeta.