Qual posição deitar para aliviar dor nas costas?

A dor nas costas é uma das dores mais prevalentes. Cerca de 70% das pessoas sentirão dor lombar em algum momento da vida; calcula-se que cerca de 10% da população adulta sofra com ela diariamente.

Para essas pessoas, encontrar uma postura para dormir pode ser um desafio. Algumas dicas, contudo, podem ajudar na busca por uma noite de sono restaurador.

Dormir de lado, para quem conseguir ficar nessa posição, ajuda bastante. Basta apoiar a cabeça num travesseiro que deixe o pescoço na horizontal, na mesma direção do restante da coluna, e pôr outro travesseiro entre as pernas. O ideal é flexioná-las e trazê-las um pouco na direção do peito. Um travesseiro mais comprido pode deixar a posição ainda mais confortável.

Quem dorme de costas pode também fazer uso de um travesseiro extra, abaixo dos joelhos. Essa posição alivia um pouco da sobrecarga na lombar. Apoiar o finzinho da coluna numa toalha enrolada pode dar um pouco mais de conforto.

Na hora do sono a pior posição de todas para a coluna é o decúbito ventral —dormir de bruços. Se a pessoa não consegue adormecer de outra maneira, o jeito é usar um travesseiro embaixo na barriga, a fim de aliviar um pouco da tensão na coluna lombar. É bom sempre realizar movimentos suaves na hora de se deitar e de se levantar para evitar traumas desnecessários.

Vale ressaltar que escolher o colchão adequado e trocá-lo de tempos em tempos também é importante. A densidade correta varia de acordo com o peso. Sem isso, as recomendações acima podem ser inócuas.

Outra alternativa para aliviar as dores é fazer exercício físico. Músculos posturais das costas e os do abdome devem ser fortalecidos a fim de evitar a sobrecarga na coluna e o eventual contato de osso com osso na coluna. Modalidades como musculação, pilates e ioga podem ajudar.

Como fisioterapeutas, uma das maiores dúvidas que recebemos a dor na coluna é qual a melhor posição para dormir quando se tem dores ou problema na coluna. Segundo pesquisas, além da dor lombar afetar a qualidade do sono e dias de noite perdidas, ela é a segunda causa mais comum de incapacidade em adultos e é a razão mais comum de dias perdidos no trabalho.

Mais de 80% da população experimentará um episódio de dor na coluna em algum momento da vida. Existem muitos componentes que podem contribuir para a dor lombar à noite, incluindo colchão, travesseiros, temperatura ambiente e posição de dormir. De fato, pesquisas mostram que a posição adequada do sono pode alinhar a coluna e até certo ponto ficar com a postura neutra, o que é o mesmo que permanecer sentado com a postura ereta. 2

Como a posição de dormir é fácil de alterar, destacamos algumas das melhores posições para dormir com dor lombar:

Qual posição deitar para aliviar dor nas costas?

Para todas as posições acima, você deve "brincar" com o tamanho e espessura do travesseiro que você está usando. Se você tiver travesseiros muito finos, pode ser necessário usar mais de um. Por isso, é melhor testar travesseiros de tamanhos diferentes e ver qual funciona melhor para você e sua coluna.

Se nenhuma dessas posições ajudar você depois de algumas noites, agende uma consulta com um de nossos fisioterapeutas para que nossos especialistas possam ajudar a identificar a causa da sua dor.

Agende Online em nosso site: www.clinicafisio.com.br

#fisioterapiaclinicafisio #fisioterapeutaparadornacoluna #dornacolunaanoite #fisioterapiaproximoamim #Fisioterapeutapertodemim #tratamentodefisioterapia #fisioterapiaquiropraxia

Descubra qual a melhor posição para dormir com dor nas costas

18 de julho de 2021 por Maxflex

Seja leve ou intensa, em pontadas ou constante, a dor nas costas é um problema que afeta  mais de 80% da população mundial e só perde para a dor de cabeça quando o assunto são visitas ao consultório médico.

Se durante o dia ela traz uma série de limitações – quem já tentou abaixar com rapidez para pegar algo que caiu no chão e se surpreendeu com a dificuldade sabe o que é isso -, à noite o incômodo torna-se ainda mais desagradável e pode acabar prejudicando o seu descanso.

Mas afinal, qual a melhor posição para dormir com dor nas costas e garantir noites de sono tranquilas? É o que você vai descobrir agora. Acompanhe a leitura!

Qual a melhor posição para dormir com dor nas costas?

1. Com as costas apoiadas no colchão

Dormir com as costas totalmente apoiadas no colchão é considerada uma das melhores posições para quem sofre com dores na coluna.

Isso porque a medida proporciona uma distribuição adequada do peso do corpo, diminuindo os pontos de pressão e alinhando corretamente a cabeça, a coluna e o pescoço.

É importante que a cabeça e o pescoço estejam apoiados em um travesseiro que deixe a região alinhada com o tronco. Para garantir maior conforto, coloque também um pequeno travesseiro sob os joelhos e em qualquer outra lacuna formada entre o corpo e o colchão, como na parte inferior das costas.

2. De lado, com um travesseiro entre os joelhos

Colocar um dos ombros e toda a lateral do corpo em contato direto com o colchão pode ajudar quem sofre com dores nas costas a ter noites de sono mais tranquilas.

Para evitar o surgimento de problemas posturais ou musculares, o ideal é alternar o lado de apoio do corpo a cada noite, evitando dormir virado sempre para o mesmo lado.

Também é importante não abrir mão de colocar um travesseiro entre os joelhos, já que a medida mantém os quadris, pelve e coluna alinhados.

3. De lado, em posição fetal

A posição costuma ser benéfica para quem sofre com dores nas costas provocadas por hérnias de disco. Isso porque dormir com os joelhos na direção do peito e o tronco levemente inclinado ajuda a abrir espaço entre as vértebras e amenizar as dores causadas pelo problema.

Assim como na posição anterior, é importante trocar de lado periodicamente para evitar problemas musculares ou quaisquer outros desconfortos.

4. De bruços, com um travesseiro sob o abdômen

Em geral, dormir de bruços é pouco recomendado para quem tem dor nas costas porque a posição pode adicionar pressão ao seu  pescoço.

No entanto, o problema pode ser revertido se você colocar um travesseiro sob o abdômen, o que alinha o corpo e  torna a posição confortável mesmo para quem sofre com dores nas costas.

O ideal é que o travesseiro seja posicionado abaixo da pélvis e da parte inferior do abdômen, aliviando a pressão na coluna. Nessa posição,a utilização de um travesseiro para apoiar a cabeça é opcional.

5. De bruços, com o rosto virado para baixo

Outro motivo pelo qual dormir de bruços costuma ser pouco recomendado é porque nessa posição a cabeça costuma ficar flexionada para um dos lados, aumentando o estresse sobre o pescoço, costas e ombros.

Para evitar o problema, coloque um travesseiro pequeno e firme ou uma toalha enrolada sob a testa, criando assim um espaço para respiração. Além disso, coloque um segundo travesseiro sob o estômago, garantindo um melhor alinhamento do corpo.

—–

Além de descobrir a melhor posição para dormir com dor nas costas, quem sofre com o problema deve ter atenção redobrada na escolha do colchão e do travesseiro.

Levar em consideração seu biotipo, escolher o material mais adequado e só comprar produtos de marcas comprometidas com a alta qualidade de seus produtos e o bem-estar do seus clientes é essencial para garantir noites de sono muito mais tranquilas e maior disposição no dia a dia!

Gostou de entender melhor qual a melhor posição para dormir com dor nas costas? Então que tal descobrir agora mesmo como escolher a roupa de cama ideal para deixar suas noites de sono perfeitas?

Qual a melhor posição para dormir quando está com dor nas costas?

Se você já sofre com dores nas costas, dormir de barriga para baixo, por exemplo, pode agravar o incômodo. “O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna.

Como deitar para relaxar a lombar?

Deitar de lado com as pernas dobradas e para cima pode ajudar a aliviar a dor nas costas, permitindo que as articulações da coluna fiquem menos pressionadas. Além disso, coloque um travesseiro de corpo ou "king size" entre as pernas enquanto estiver deitado. Dobre os dois joelhos e erga-os até uma posição confortável.

Como aliviar dor lombar em 3 minutos?

Esta estratégia ajuda a relaxar os músculos das costas, diminuindo a tensão sobre as vértebras e seus ligamentos trazendo alívio da dor em poucos minutos..
Colocar uma compressa morna. ... .
Usar remédios. ... .
Fazer fisioterapia. ... .
Alongar os músculos. ... .
Recorrer à acupuntura..