Qual a diferença entre o problema sociológico e a ciência?

2044 palavras 9 páginas

Introdução

Define-se problema social como aquele que tem sua origem em factores sociais e tem consequências também sociais.
No presente trabalho, iremos tratar da violência doméstica, sob ponto de vista social. Trazendo, inicialmente, sua definição e os tipos, em seguida iremos responder de forma breve algumas questões que nos permitirão conhecer as condições sociais da constituição deste problema. As perguntas apresentar-se-ao em forma de subtítulos, e por fim traremos uma reflexão do problema a luz do texto de José Rodrigues dos Santos.
Na segunda parte, traremos um problema sociológico, estudado pelo autor Émile Durkheim, “O suicídio”, explicando como e porque este constitui um problema sociológico.

PARTE I
VIOLÊNCIA DOMESTICA COMO PROBLEMA SOCIAL

1.0 Definição de Violência domestica
Designa-se por “violência doméstica” todo o tipo de agressões que existem no seio de uma relação familiar. A violência doméstica compreende todas as formas de abuso, temporário ou permanente, que incluem comportamentos de uma das partes que, por omissão ou acção, provocam danos físicos e/ou psicológicos à outra parte.
1.1 Tipos de violência domestica
Existem diferentes tipos de violência doméstica: a violência física inclui qualquer forma de contacto que magoe a vítima, indo desde a bofetada, o murro ou o pontapé até aos espancamentos ou agressões com objectos e armas; a violência psicológica quando o agressor tenta levar a vítima ao desequilíbrio mental, inclusive pela minimização de sentimentos e culpabilização, bem como pelo isolamento da família e amigos, muitas vezes são afirmações que pretendem minar a autoconfiança da vítima, e vão desde os insultos às humilhações em família e em público, às injúrias, intimidações ou mesmo chantagem (servindo-se muitas vezes dos próprios filhos); a violência financeira traduz-se no facto de as vítimas serem economicamente dependentes dos agressores, que utilizam esse factor como forma de


Relacionados

  • A Sociologia como método cientifico

    613 palavras | 3 páginas

    estudar problemas sociais trazidos pela Revolução Industrial, sobretudo os problemas envolvendo interações sociais propriamente ditas nas esferas econômicas, jurídica, política, educacional, religiosa, turística, familiar, amorosa.” (pag. 3.11) “A Sociologia é o estudo sistemático do comportamento social, dos grupos e das interações humanas...” (pag. 3-11) “Imaginação sociológica (C. Wright Mills, 1916-1962).” “Habilidade de ver a conexão entre a vida cotidiana dos indivíduos e os problemas sociais….

  • direito dos tribunais

    2351 palavras | 10 páginas

    estruturas sociais. Alguns debates: 1) Savigny e Bentham. Direito como variável dependente (O Direito limita-se a acompanhar e a incorporar os valores sociais e os padrões de conduta espontânea e paulatinamente construídos na sociedade) vs Direito como variável independente (O Direito deve ser um efetivo promotor de mudança social tanto no domínio material como no da cultura e das mentalidades). 2) Durkheim e Marx Direito como indicador privilegiado dos padrões de solidariedade social e garantidor….

  • Prova De Introdu O As RI

    1485 palavras | 6 páginas

    como Estado um território com fronteiras e contornos distintos com uma população permanente, sob a jurisdição de um governo soberano. São necessários os Estados pois sua principal responsabilidade é estabelecer, manter e defender valores e condições social básicas, como a segurança, a liberdade, a ordem, a justiça e o bem-estar. Um sistema de Estados é a forma pela qual os Estados se relacionam, interagem entre si e se influenciam, é o conjunto deles. Quais são os efeitos da integração dos países….

  • ciencia politica

    410 palavras | 2 páginas

    comum vs conhecimento científico Introdução Senso Comum e Conhecimento Científico, vimos que o mito e a filosofia foram formas que o homem encontrou para enfocar, compreender e conhecer sua realidade. Isso ocorria à medida que ele procurava suprir suas necessidades, pois não há conhecimento que se realize fora da relação do homem com o mundo. Sendo assim, qualquer tipo de conhecimento que o homem possui não é neutro ou desinteressado, mas construído sob uma perspectiva social, política….

  • SET

    1531 palavras | 7 páginas

    da Administração Revolução na Teoria Administrativa que levou ao Ênfase na tarefa e na estrutura organizacional vs ênfase nas pessoas que trabalham nas organizações; Preocupação com a máquina, com o método de trabalho, com a organização formal vs preocupação com o homem e seu grupo social; Preocupação com os aspetos técnicos e formais vs preocupação com aspetos psicológicos e sociológicos. A Teoria das Relações Humanas surgiu como consequência das conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida….

  • sociologia

    613 palavras | 3 páginas

    Fundamentos Sociológicos da Educação Aula-tema 03: Enfoques teóricos da Sociologia na Educação: Sociologia de Max Weber Enfoques teóricos da Sociologia na Educação: Sociologia de Max Weber Discutir alguns pontos estruturantes da Sociologia desenvolvida por Max Weber. Contrapor a visão weberiana às perspectivas de Auguste Comte e Émile Durkheim. Debater as ideias de Max Weber relacionadas à educação, à escola e ao professor. 2-15 Enfoques teóricos da Sociologia na Educação:….

  • REVIS O HC

    6866 palavras | 28 páginas

    HC: AINDA HÁ SALVAÇÃO! ­ REVISÃO DE VÉSPERA O QUE É SOCIOLOGIA? INTRODUÇÂO: ­ Contradição: fundamento de idéias conservadoras vs revolucionárias (elite vs revolucionários). ­ Resistência Governamental (governo vs sociologia) ­ Definição de Sociologia: Conjunto de conceitos, técnicas e métodos de investigação produzidos para explicar a vida social ­ situações sociais “radicalmente novas” (a partir do capitalismo) ­ Desejo de “interferir no rumo da civilização” ­ Influência dos interesses na sociologia (políticos) ­> Guerra de classes….

  • Paradigmas da Criminologia

    1788 palavras | 8 páginas

    controle social do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma informação válida, contrastada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis do crime – contemplado como problema individual e social -, assim como sobre os programas de prevenção eficaz, as técnicas de intervenção positiva no homem delinquente e os modelos de resposta ao delito.” Antônio Garcia-Pablos de Molina. Ciência empírica: porque precisa observar a realidade, produzir conhecimento a partir da observação. Controle social informal:….

  • Sociologia

    2216 palavras | 9 páginas

    Classe, estratificação e desigualdade social 29 de setembro e 04 de outubro Dias, cap. 10 A estratificação social A igualdade plena é possível? Depende. Antes de responder a esta pergunta é preciso perguntar: igualdade de que e entre quem? Em que parte do mundo? Se a igualdade for entre indivíduos ela é utópica porque existem diferenças individuais que se desenvolvem com o tempo baseadas em habilidades “inatas” específicas. Desigualdades são sempre ruins • Perspectiva funcionalista….

  • Ideologia e Alienação

    1557 palavras | 7 páginas

    do pensamento sociológico é: Émile Durkheim, que estabeleceu o método sociológico, sendo sua teoria baseada nos fatos sociais (coercitivos, individuais e coletivos). Para ele, a sociedade funciona como um corpo, cada parte (instituição ou grupo social) desempenha funções específicas, interagindo entre si para a organização do todo. Max Weber acreditava que o homem é dotado de vontade e liberdade para assumir uma posição consciente e autônoma diante do mundo. Seu método sociológico é o “compreensivo”….

Outros Trabalhos Populares

Qual a diferença entre sociologia e ciência?

A diferença fundamental entre a sociologia e a ciência social é que ciências sociais é uma área ampla que consiste em vários sub-campos e sociologia é um subcampo da ciência social. Sociologia e ciências sociais são campos de estudo que se dedicam aos seres humanos e sociedade.

Qual e a diferença entre problema social e problema sociológico?

O problema social sai do âmbito individual e passa para o âmbito coletivo, motivando o questionamento não por um, mas por vários agentes. Já o problema sociológico difere-se por se tratar de uma problematização científica, bem como a busca da compreensão do fenômeno, seus motivos e suas consequ- ências.

O que e um problema sociológico?

Problemas sociológicos, nas palavras de Sebastião Vila Nova, são questões ou problemas de explicação teórica do que acontece na vida social, isto é, na sociedade, como por exemplo: o casamento, a família, a moda, as festas como o carnaval, o gosto pelo futebol, a religião, as relações de trabalho, a produção cultural, ...

Qual a relação entre conhecimento sociológico e os problemas sociais?

Enquanto o sociológico é algo mais científico e serve para os sociólogos compreenderem os fenômenos sociais, o problema social pode ser absorvido pelas pessoas que veem os problemas que afetam a sua vida cotidiana e tem impacto no seu cotidiano.