Qual o dia do homem

Apesar do Dia Internacional do Homem ser comemorado em 19 de novembro, no Brasil, a data também é celebrada nesta sexta-feira. O 15 de julho tem um objetivo diferente do Dia da Mulher, por exemplo, quando é lembrada a luta das mulheres por direitos: é uma data para conscientização dos próprios homens.

Segundo o UOL, o Dia Internacional do Homem foi criado pelo governo de Mikhail Gorbachev, da União Soviética, para homenagear figuras importantes do então país. Com o passar do tempo, começou a ser incorporado por outros territórios.

  • Dia do Homem reacende compromisso com a saúde
  • Veja opções de frases e mensagens para desejar Feliz Dia do Homem

Mas também há quem diga que a data foi criada pelo médico Jerome Teelucksinghem Trindade e Tobago, com o intuito de conscientizar as pessoas sobre os cuidados da saúde e igualdade de gênero masculino em 1999.

No Brasil, quem propôs a data foi a Ordem Nacional dos Escritores em 1992. Um dos principais objetivos é chamar a atenção para problemas e circunstâncias que possam atingir especificamente pessoas do gênero.

Um exemplo o câncer de próstata, que no Brasil é o segundo mais comum entre os homens. Outras doenças relacionadas ao uso do tabaco e de bebidas alcoólicas também são colocadas em questão na oportunidade na data.

Objetivos

Os objetivos celebrados nesta data estão definidos nos "Cinco pilares do dia Internacional do Homem":

  • Promover papéis masculinos positivos, não apenas de estrelas do cinema, soldados ou esportes, mas de homens do dia a dia cujas vidas são decentes e honestas;
  • Comemorar as contribuições masculinas positivas para a sociedade, comunidade, vizinhança, família, casamento, guarda de crianças e meio ambiente;
  • Focar na saúde e bem-estar do homem: social, mental, emocional, físico e espiritual;
  • Destacar a discriminação contra os homens e meninos; nas áreas de serviços sociais, nas atitudes e expectativas sociais, e no direito;
  • Criar um mundo mais seguro e melhor, onde as pessoas possam se sentir seguras e crescer para alcançar seu pleno potencial.

Rol da ANS conta com 69 procedimentos específicos para acompanhamento da saúde do homem, além de consultas, exames e terapias com foco em prevenção

Publicado em 15/07/2021 16h29 Atualizado em 16/07/2021 16h24

No Brasil, o Dia Nacional do Homem, comemorado em 15 de julho desde 1992, está fortemente ligado ao incentivo à prevenção da saúde masculina. A cada ano, empresas, instituições e órgãos governamentais têm investido em campanhas para estimular o autocuidado e a promoção da saúde entre os homens.  

Embora a data tenha começado como uma brincadeira entre os membros da Ordem Nacional dos Escritores, tem se tornado, ao longo do tempo, um símbolo para reflexão sobre saúde, impulsionando ações que ampliam o acesso da comunidade masculina a atendimento médico, métodos diagnósticos e tratamento, bem como uma oportunidade para se divulgar atitudes preventivas.  

Atualmente, o Brasil totaliza 22,6 milhões de beneficiários do sexo masculino em planos de assistência médica e 13,6 milhões em planos exclusivamente odontológicos, conforme dados disponibilizados pela ANS referente ao mês de maio deste ano.  

Qual o dia do homem
 

Muitas doenças podem ser evitadas, curadas ou controladas se forem prevenidas ou diagnosticadas e tratadas em tempo oportuno. Esse, inclusive, é um dos objetivos do Programa de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos de Doenças (Promoprev), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Através dessa iniciativa, as operadoras cadastram seus diversos projetos de promoção em saúde em linhas de atenção que incluem a Saúde do Homem.  

As operadoras que contam com programas aprovados pela ANS recebem incentivos regulatórios. Já os beneficiários de planos de saúde que participam das iniciativas podem receber premiações e bonificação.    

Outro dado importante são os 69 procedimentos ligados ao sistema genital e reprodutor masculino que constam do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS, que englobam, dentre outros, os exames de próstata, a reparação plástica, a colocação de prótese peniana semi-rígida.    

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre os homens, no entanto, se diagnosticado precocemente, tem um alto índice de cura. Com intuito de fortalecer a coordenação do cuidado, a ANS, por meio do  Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde, incentiva as operadoras a desenvolverem um cuidado cada vez mais qualificado aos seus beneficiários através da implantação de redes de atenção ou linhas de cuidados certificados por entidades acreditadoras reconhecidas pela ANS.  A Certificação Boas Práticas em Atenção Oncológica-OncoRede estabelece, entre as linhas de cuidado, a atenção integral para o câncer de próstata. Clique aqui para conhecê-la.   

Além dos exames e procedimentos específicos para diagnóstico do câncer garantidos pelo rol de procedimentos da ANS, é importante que o homem cuide de sua saúde, mantenha uma alimentação saudável, pratique atividades físicas, evite fumar e consumir bebidas alcóolicas em excesso e tenha um médico de referência, que cuide de sua saúde de forma integral e preventiva.   

CURIOSIDADE - O Dia Internacional do Homem é celebrado em 19 de novembro, com o mesmo propósito da data brasileira que ocorre em julho, a saúde masculina. Foi por isso que o mês de novembro foi escolhido globalmente para reforçar as ações contra o câncer de próstata, o famoso Novembro Azul.  

Qual o dia do homem

Qual a data do Dia dos homens?

Pode ser surpreendente, mas, sim, existe o Dia do Homem, que no Brasil é comemorado em 15 de julho. Já em outros países, a data é celebrada em 19 de Novembro, criada em 1999 pelo Dr. Jerome Teelucksingh em Trinidad e Tobago.

Qual a origem do Dia do Homem?

Dia Internacional do Homem O Dia do Homem começou a ser comemorado em 1999, em Trinidad e Tobago, pelo Dr. Jerome Teelucksingh, que com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), criou a data com o intuito de conscientizar as pessoas sobre os cuidados da saúde e igualdade de gênero masculino.

O que fazer para comemorar o Dia do Homem?

Dispensar do almoço na casa da sogra, liberar o chopp com os amigos, o controle remoto, fazer vista grossa com a toalha em cima da cama, a tampa da privada… Mas só por um dia! Deixar o homem ser um pouco caçador, provedor, laçador , mandar um pouquinho mesmo.

Por que não existe um Dia Internacional para os homens?

Ao entendermos tudo isso, fica fácil entender o porquê da não existência de um dia internacional do homem. Seria o mesmo de existir um dia da consciência branca ou uma parada hétero/dia do orgulho hétero. Homens, OPRESSORES, não tem luta, porque já são privilegiados e já estão no topo da hierarquia.