Qual foi a importância do surgimento da agricultura para o desenvolvimento do homem?

1. A importância da agricultura no Brasil

A agricultura é um setor econômico que influencia de forma muito significativa no desenvolvimento do Brasil.

Seus objetivos principais são:

– aprovisionar os habitantes das cidades

– conceber excedentes para a exportação

– gerar matérias-primas para fabricar álcool, e combustível alternativo brasileiro, e para favorecer as indústrias.

Parte da economia brasileira depende da agricultura, pois este é um setor que gera empregos para 22% da população ativa*, 20% das exportações são de produtos agrícolas, 12 do PIB (Produto Interno Brasileiro) são representados pela agricultura. 

Apesar de o Brasil possuir ótimas condições, desde o clima até o solo, não chega ser um país auto-suficiente, produtos como, por exemplo, o trigo, que é proveniente de países estrangeiros, para ser cultivado no Brasil, possui um valor muito elevado, além disso, muitos produtos são produzidos exageradamente para atender a demanda externa, e toda essa situação exige muito investimento.

Qual foi a importância do surgimento da agricultura para o desenvolvimento do homem?

O trigo é um dos produtos mais caros que é importado para o Brasil.

*População economicamente ativa representa todas aquelas pessoas acima de 10 anos que estão dispostos a vender o seu trabalho.

Qual foi a importância do surgimento da agricultura para o desenvolvimento do homem?

Hoje em dia é bem automático pensarmos em plantações imensas de soja, um horizonte repleto de coqueiros, fazendas de milhares de kilometros com 500 cabeças de gados e muitos outros cenários. Porém, a agricultura como conhecemos passou por inúmeras mudanças e inovações que a possibilitou crescer exponencialmente.

Muito antes do cultivo de plantações e afins, a domesticação dos animais já era muito utilizada também como forma de caçar outras presas e, todas essas atitudes foram direcionando o homem (como civilização) para um destino dominante e racional em relação ao campo.

A prática da agricultura é uma das mais antigas atividades desenvolvidas pelos humanos. No Período Neolítico, por exemplo, a constituição das primeiras técnicas e materiais utilizados para o cultivo de plantas e confinamento de animais foi a principal causa para aquilo que se denominou como a sedentarização do ser humano, o que permitiu a sua moradia fixa em uma dada localidade, embora a coleta e a caça tenham convivido por muito tempo lado a lado da agricultura.

E como foi esse começo de cultivo aos grãos?

Os grãos selvagens foram coletados e consumidos pelo menos 20.000 a.C. Depois, por volta de 9.500 a.C, começou a ser cultivado o trigo, a cevada, ervilha, lentilha, ervilhaca e o grão-de-bico e o centeio (embora esse obtenha controversas se já havia sido cultivado antes ou não). Já o arroz, foi domesticado na China em 6200 a.C., sendo o cultivo mais antigo conhecido a partir de 5700 aC, seguido por feijão-da-china, soja e azuki.

É interessante ressaltar que o cultivo passou a ser necessário como uma adaptação à demanda encontrada conforme a quantidade de pessoas foi se multiplicando. Essa demanda ainda sofre aumentos hoje em dia, questão essa que questiona os pesquisadores atuais quanto a possível futura falta de alimentos para a população mundial

Como foi o desenvolvimento de domesticação dos animais?

Qual foi a importância do surgimento da agricultura para o desenvolvimento do homem?

Pesquisas apontam que a Mesopotâmia foi o primeiro lugar a domesticar porcos, por volta de 11.000 a.C, seguidos por ovelhas entre 11.000 a.C. e 9.000 a.C.

Já o gado, foi domesticado em torno das áreas da Turquia moderna e do Paquistão por volta de 8500 a.C.

Nos dias atuais os resultados da domesticação de animais em relação as espécies tem sofrido algumas modificações. Isso porque alguns laboratórios estão alterando características genéticas de animais, e agora podemos criar miniaturas de porcos, bois, galinhas, galos, coelhos e vacas , por exemplo, criando outras espécies de estimação. Sim! Tudo mudou demais!

O crescimento da agricultura

O desenvolvimento da agricultura, portanto, esteve diretamente associado à formação das primeiras civilizações, o que nos ajuda a entender a importância das técnicas e do meio técnico no processo de construção das sociedades e seus espaços geográficos. Nesse sentido, à medida que essas sociedades modernizaram suas técnicas e tecnologias, mais a evolução da agricultura conheceu os seus avanços.

Qual foi a importância do surgimento da agricultura para o desenvolvimento do homem?

Originalmente, a prática da agropecuária foi desenvolvida na proximidade de grandes rios, notadamente o Tigre e Eufrates, além do Nilo, o Ganges e outros. Não por coincidência, foram nessas localidades que surgiram as primeiras grandes civilizações que se teve notícia, pois a prática da agricultura permitiu o desenvolvimento do comércio graças à produção de excedente.

O que foi a Revolução Agrícola?

Um dos momentos mais importantes do processo de evolução da agricultura ao longo da história foi, sem dúvidas, aquilo que ficou conhecido como a Revolução Agrícola. Podemos dizer que, com o passar do tempo, várias revoluções agrícolas sucederam-se, mas a principal delas ocorreu a partir da Revolução Industrial.

Qual foi a importância do surgimento da agricultura para o desenvolvimento do homem?

O processo de industrialização das sociedades permitiu a transformação do espaço geográfico no meio rural, o que ocorreu graças à inserção de maiores aparatos tecnológicos na produção agrícola, permitindo uma maior mecanização do campo. Essa transformação materializou-se a partir do fornecimento de insumos da indústria para a agricultura, tais como maquinários, fertilizantes e objetos técnicos em geral.

Outro fator extremamente importante para o desenvolvimento da agricultura no mundo foi a expansão marítima europeia em que os povos europeus disseminaram as diferentes culturas pelo mundo por meio das plantations. No Brasil, o caso mais evidente foi a produção da cana-de-açúcar.

Qual foi a importância do surgimento da agricultura para o desenvolvimento do homem?

Vale lembrar que essa interação entre colonos e colonizadores também contribuiu para a evolução agrícola, na medida em que técnicas antes pouco conhecidas passaram a ser aplicadas, a exemplo do terraceamento praticado tanto na China antiga quanto pelas civilizações pré-colombianas.

E a Revolução Verde? Tem algo a ver com essa história?

No século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial, a evolução da agricultura conheceu um de seus patamares mais importantes, o que ficou conhecido como Revolução Verde. Trata-se, basicamente, de um conjunto de medidas e promoção de técnicas baseado na introdução de melhorias genéticas nas plantas e na evolução dos aparatos de produção agrícola para ampliar, sobretudo, a produção de alimentos.

Qual foi a importância do surgimento da agricultura para o desenvolvimento do homem?

A introdução das técnicas provenientes da revolução verde permitiu um aumento, em larga escala, da produção de grãos e cereais, diminuindo sensivelmente a necessidade por alimentos em várias regiões da Ásia, África e América Latina, muito embora a fome não tenha sido erradicada, uma vez que a sua existência não se deve somente à falta de alimentos.

Embora a Revolução Verde seja bastante criticada pelos seus impactos ambientais e também pelo processo de concentração de terras que acompanhou a sua evolução, é impossível negar sua importância para o desenvolvimento da agricultura no mundo.

Como a Culte pode contribuir para o desenvolvimento da agricultura?

Como plataforma, queremos facilitar o trabalho do pequeno e médio agricultor, no intuito de levar a ele ferramentas que possam divulgar e deixar seus produtos expostos, atraindo possíveis consumidores.

Dessa forma, pensamos em parcerias feitas com os agricultores, podendo levar a ele mais tecnologia no processo de produção! Com esse processo mais facilitado, o trabalhador se sente mais motivado a continuar trabalhando, o que impulsiona também o aumento e lucratividade do agronegócio no Brasil!

Acompahe-nos no Instagram! E saiba mais!

@culte.com.br

Qual a importância do surgimento da agricultura para o desenvolvimento do homem?

Afinal de contas, a agricultura permitia a estocagem de alimentos e o planejamento das colheitas em função das transformações climáticas decorridas ao longo de um tempo. A sobrevivência deixava de lado uma série de riscos para então se transformar em uma ação planejada com base na capacidade intelectual do homem.

Qual a importância da agricultura para as pessoas?

Por que a agricultura é importante? Sem dúvidas a agricultura é uma das atividades mais importantes para o homem, visto que ela é essencial para a subsistência das pessoas. Em síntese, é a partir da agricultura que se produz alimentos e produtos primários utilizados pelas indústrias, comércio e pelo setor de serviços.

Qual a relação entre o surgimento da agricultura na história da humanidade?

O desenvolvimento da agricultura, portanto, esteve diretamente associado à formação das primeiras civilizações, o que nos ajuda a entender a importância das técnicas e do meio técnico no processo de construção das sociedades e seus espaços geográficos.

Qual foi a principal consequência do surgimento da agricultura?

O desmatamento, o aumento das emissões de gases-estufa, a contaminação das águas e do solo são problemas que impactam a atualidade, mas cuja origem se dá há algumas décadas, por ocasião da intensificação do processo de industrialização e a utilização irracional dos recursos naturais orientados para atividades agrícolas ...