Qual o impacto da conquista europeia sobre as populações nativas do continente americano?

Qual o impacto da conquista europeia sobre as populações nativas do continente americano?

Oi, tudo bem? Estaremos tendo a oportunidade de dar continuidade aos estudos e o mesmo tempo manter o isolamento social através das aulas virtuais. Hoje vamos conhecer o princípio extrativista e de exploração de mão de obra adotado para o novo território sob domínio português.

Atividade 1

Leia o texto abaixo e responda as questões propostas. 

A chegada dos europeus na América

Os europeus e os indígenas da América tiveram seus primeiros contatos no século XV, no momento da expansão marítima europeia. Quando os europeus chegaram ao Brasil já existiam habitantes naquele território? Mas é lógico que existiam habitantes! Eram os diferentes povos indígenas, considerados os povoadores da região. 

A colonização portuguesa teve como principais características a submissão e o extermínio de milhões de indígenas. Aliás, foram os europeus que chamaram de índios os povos nativos da região. Englobar toda a diversidade cultural indígena nesse nome generalizante criou certo entendimento de que os povos indígenas eram todos semelhantes, mas a verdade não é essa. O processo de colonização portuguesa no Brasil teve um caráter semelhante a outras colonizações europeias, como a colonização espanhola, que conquistou e exterminou seus povos indígenas.

Em 1500, os primeiros portugueses que desembarcaram no continente americano tomaram posse das terras e logo em seguida tiveram os primeiros contatos com os indígenas, chamados pelos portugueses de “selvagens”. Alguns pesquisadores chamaram esse primeiro contato entre portugueses e indígenas de “encontro de culturas”, como se este representasse um momento em que as diferentes culturas trocaram influências, mas não foi bem isso o que aconteceu. Concordamos com os pesquisadores que compreendem que o início do processo de colonização portuguesa foi um “desencontro de culturas” (que mais correspondeu ao início do processo de extermínio e submissão dos indígenas, o genocídio) e que houve um processo de imposição cultural (que chamaremos de etnocídio, ou seja, os portugueses impuseram sua cultura sobre a cultura indígena). 

Atividade 2

a) Quando os europeus chegaram na América esse continente já era povoado. Copie do texto o trecho que confirme esta afirmação. 

b) Qual a principal característica da colonização portuguesa? 

c) Tente explicar por que os portugueses ao entrarem em contato com os povos indígenas, chamaram os mesmos de “selvagens”. 

d) Por que não é correto afirmar que o primeiro contato entre europeus e indígenas foi um “encontro de culturas”?

e) Procure em um dicionário ou pesquise na internet as palavras que você não sabe o significado.

Atividade 3

Assista o vídeo clicando no link abaixo, reflita sobre as questões abordadas sobre a chegada dos portugueses no território brasileiro e depois produza um texto usando com roteiro as seguintes questões: 

AMÉRICA PORTUGUESA: “Conquista e colonização” – HISTÓRIA NEWS – Canal: Prof. Silvânio Barcelos –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=zP_LCph9DwA
  • Chegada dos portugueses no Brasil: Descoberta, ocupação ou invasão? 
  • Exploração do pau-brasil. 
  • Exploração da mão-de-obra indígena na extração do pau-brasil. 
  • A relação dos Jesuítas e os indígenas.
  • O mito sobre a substituição do trabalho indígena pelo trabalho escravo africano. 

Atividade 4

A charge abaixo se refere a uma das características da exploração do pau-brasil.

Observe a charge e relacionando a com o vídeo da tarefa II, explique como se dava a exploração da mão-de-obra indígena na extração do pau-brasil pelos portugueses no início da colonização do Brasil.


Proponentes – Professores Izolina Vieira de Deus Oliveira
Instituição Educacional Escola Municipal Professor Hilarindo Estevam de Souza
CRE Brasil Di Ramos Caiado

EAJA EAJA
EAJA – Série: 6ª Série
Componente Curricular: História
Habilidade estruturanteHabilidades Complementares eObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
(EAJAHI0629) Conhecer o princípio extrativista e de exploração de mão de obra adotado para o novo território sob domínio português.

Qual foi o impacto da conquista europeia da América para a população americana?

Segundo o investigador, a partir de 1620 e até 1680 há um rápido despovoamento, com uma taxa de mortalidade incrivelmente alta. "Cerca de 87% da população nativa morreu", acrescentou. Uma outra conclusão do estudo é que o impacto do despovoamento teve também consequências no clima e na atmosfera à escala global.

Qual foi o impacto da chegada dos europeus para os povos nativos?

Com a chegada da primeira leva de europeus, logo no primeiro século, a população indígena foi reduzida a quatro milhões, com as doenças e o extermínio. Atualmente, no Brasil, são cerca de 450 mil indígenas distribuídos por todo o território brasileiro.

Qual o impacto do encontro entre o europeu e a população nativa da América?

Do convívio dessas culturas resultou o processo de mútuas influências. Se o europeu impôs mais os seus padrões, também absorveu traços culturais dos índios. O Novo Mundo é visto a princípio mais como Geografia do que como História.

Quais as consequências da conquista da América para os europeus e para os povos indígenas?

A desorganização da produção trouxe a miséria. Povos que nunca haviam conhecido a fome passaram a conviver com ela. A sífilis exterminou parte da população. Um enorme número de índios foi escravizado e pereceu em minas onde as condições de trabalho eram brutais.