Qual o melhor chá caseiro para limpar o rim?

Veja como a fitoterapia pode ajudar na saúde renal

Aos primeiros sinais de dores na região lombar, é preciso ficar atento, pois pode ser que sua saúde renal esteja com problemas. E após uma consulta médica e os devidos exames, que tal utilizar plantas medicinais a seu favor para aliviar a dor nos rins?

Por meio de chás e infusões, existem benefícios que a fitoterapia pode oferecer para quem está com uma dor incessante nos rins, especialmente para quem está com cálculo renal.

Quer conhecer quais plantas podem ser úteis nesse alívio? Listamos quatro delas a seguir, baseado em estudos científicos:

Conteúdo

  • 1 Conheça as plantas medicinais para aliviar a dor nos rins
    • 1.1 Quebra-pedra
    • 1.2 Chá de Java
    • 1.3 Cominho preto
    • 1.4 Chá verde

Conheça as plantas medicinais para aliviar a dor nos rins

Qual o melhor chá caseiro para limpar o rim?

Imagem: Shutterstock

Quebra-pedra

Como o próprio nome aponta, a quebra-pedra (Phyllanthus niruri) é uma planta usada no preparo de infusões para desobstruir os canais renais. Segundo a ciência, sua ingestão é capaz de aumentar a excreção urinária de nutrientes como magnésioe potássio e diminuir o ácido úrico, o que pode ajudar a contribuir para a eliminação de pedras nos rins.

Chá de Java

A planta Orthosiphon aristatus, mais conhecida pelos brasileiros como chá de Java, é originária da Indonésia e usada há milênios pelos nativos para tratar doenças renais. A planta possui efeito diurético e pode auxiliar na regulação da função renal e no alívio dos fatores de risco urinário que contribuem para a formação de cálculos.

Cominho preto

Amado por uns, detestado por outros, o cominhoé um tempero utilizado na culinária e combina com carnes, queijos e legumes. Sua semente, a Nigella sativa L., tem sido pesquisada devido ao seu potencial valor nutritivo para a saúde. Em um estudo recente, descobriu-se que sua suplementação pode auxiliar no desaparecimento ou redução do tamanho de pedras nos rins, mas ainda faltam mais estudos para concluir essa questão.

Chá verde

Outra planta usada de forma milenar para a saúde e bem-estar, a Camellia sinensis, popularmente chamada de chá verde, pode ser associada a um menor risco de cálculos renais incidentes segundo pesquisas, especialmente entre os homens.

Por fim, vale ressaltar que os fitoterápicos podem interagir com medicamentos ou causar efeitos colaterais, e que o ideal é consumir essas plantas apenas com orientação profissional.

Quer saber mais sobre remédios caseiros e fitoterapia? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Nidia D. et al. Effect of phyllanthus niruri on metabolic parameters of patients with kidney stone: a perspective for disease prevention. International Braz J Urol, 2018.

Assessment report on Orthosiphon aristatus (Blume) Miq. var. aristatus, folium. European Medicine Agency, 2021.

Mohammad R. et al. Efficacy of black seed (Nigella sativa L.) on kidney stone dissolution: A randomized, double-blind, placebo-controlled, clinical trial. Phytother Res. 2019.

Xiang S. et al. Green tea intake and risk of incident kidney stones: Prospective cohort studies in middle-aged and elderly Chinese individuals. Int J Urol. 2019.

Os rins são órgãos vitais e são pequenos em tamanho. Eles são importantes para o funcionamento do corpo, a fim de manter uma boa saúde. Sua função é filtrar o sangue, bem como liberar as toxinas através da urina. Para manter a saúde desse órgão, é importante ter uma dieta equilibrada, bem como consumir água potável de forma regular e contínua.

Veja também: Médicos estabelecem relação entre o TikTok e o TDAH

Como os rins retêm as toxinas presentes no sangue, elas podem se acumular e afetar a função do fígado, rins e órgãos vizinhos. Elas também podem levar a pedras nos rins e outras preocupações.

Consumir algumas receitas caseiras para limpar os rins pode ser uma solução prática e saudável. Vamos conhecer três bebidas naturais para limpar os rins.

1- Chá de dente-de-leão

O dente-de-leão é comestível e é bom para a saúde dos rins. Vitaminas A, C e D, complexo B, potássio, ferro e zinco são derivados do chá de dente-de-leão. Esse chá ajuda a urinar com mais frequência e desempenha um papel vital na reposição do potássio perdido na urina, além de auxiliar na dissolução de pedras nos rins.

Mas antes de começar a usar, o ideal é consultar um médico primeiro e depois usá-lo por um mês. Esse chá de limpeza renal é sem dúvidas muito benéfico para a saúde.

2- Suco de Beterraba

O suco de beterraba é útil como limpador de rins e melhora a saúde do fígado. Além disso, essa bebida tem antioxidantes que desempenham um papel vital na remoção dos radicais livres e, assim, no aumento da acidez da urina. Também ajuda a remover o cálcio, reduzindo assim a tendência de desenvolver pedras nos rins.

3- Chá de Gengibre

O gengibre é um tempero único com muitos benefícios para a saúde. Ao usar o gengibre, os radicais livres são removidos e a inflamação associada à doença renal diminui.

O processo de uso do gengibre consiste em várias etapas, que incluem ralar o gengibre lavado em água quente e com casca e deixá-lo repousando em água por cinco ou mais minutos. Para obter um adoçante e desfrutar, é preciso adicionar um pouco de mel. Esse chá ajuda a aliviar a dor de estômago, a diminuir os níveis de colesterol e combater infecções.

4- Urtiga

A urtiga é uma planta que tem sido usada em medicamentos tradicionais à base de ervas há muito tempo. Possui alto teor de antioxidantes e também ajuda na diminuição da inflamação.

Em vários países europeus, a urtiga é amplamente utilizada para o tratamento de doenças renais. Como é diurético, desempenha um papel importante na liberação de bactérias do trato urinário. Para ajudar a lavar os rins, a cada xícara de chá, é aconselhável beber um copo extra de água.

5- Suco de Limão

Isso ajuda na liberação de gordura e também na limpeza do fígado. O citrato, presente no limão e no suco de laranja,  remove o cálcio dos rins e impede o crescimento de pedras nesse órgão. Deve-se beber limão espremido em um litro de água fria.

Qual o melhor chá para limpeza de rins?

As 10 melhores receitas de chás para os rins são:.
Chá de abacateiro..
Chá de cavalinha..
Chá de boldo, camomila e alecrim..
Chá de urtiga..
Chá de cabelo de milho..
Chá de quebra-pedra..
Chá de salsa (chá de salsinha).
Chá de moringa..

O que comer para limpar os rins?

vegetais crucíferos – couve-de-bruxelas, couve, couve-flor, brócolis e repolho possuem fitoquímicos que ajudam na proteção contra inflamações; própolis – é antioxidante, anti-inflamatório e contribui para a melhora do sistema imune; alho – possui alicina, que tem ação anti-inflamatória e antioxidante.

Qual o melhor suco para limpar os rins?

Vamos conhecer três bebidas naturais para limpar os rins..
1- Chá de dente-de-leão. O dente-de-leão é comestível e é bom para a saúde dos rins. ... .
2- Suco de Beterraba. O suco de beterraba é útil como limpador de rins e melhora a saúde do fígado. ... .
3- Chá de Gengibre. ... .
4- Urtiga. ... .
5- Suco de Limão..

Como recuperar os rins naturalmente?

Veja como:.
Diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia..
Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade..
Não fume e mantenha um peso adequado..
Meça a sua pressão arterial..
Cuidado na hora de utilizar algum medicamento..