Qual o posicionamento de uma empresa no mercado?

Postado em 17 de Fevereiro de 2022 �s 16h43

17/02/22

h� 10 meses

Quinta-feira, 17 de Fevereiro de 2022

17/Fev/2022

Qual o posicionamento de uma empresa no mercado?

Os conceitos de posicionamento de marca, posicionamento de mercado e posicionamento estratégico podem ser parecidos, mas há algumas diferenças.

No universo do marketing e comunicação estratégica, o que é posicionamento?

Segundo o dicionário Michaelis, posicionamento é:

  1. Ato ou efeito de posicionar-se.
  2. Posição ou opinião relativa a determinado tema.

Veja que a primeira definição indica um comportamento ativo: você não ocupa um lugar por acaso, e sim porque se posicionou ali.

Então, pensando na ótica do marketing, posicionamento tem a ver com encontrar esse lugar e os caminhos que levam até ele.

A partir disso, pensamos em desdobrar o conceito do mesmo jeito que fizemos com o texto "Qual a diferença entre branding e…", ou seja, respondendo às perguntas que aparecem nas previsões de preenchimento automático do Google.

Vamos a elas!

O que � posicionamento de marca?

Posicionamento de marca é o processo de mostrar aos consumidores quais são seus valores, seu discurso, seu jeito de se comunicar, seu modo de fazer as coisas e sua ética de trabalho. É como se a marca estivesse respondendo e comunicando:

  • Quem sou?
  • Como me comunico?
  • Como trabalho?

É um conceito próximo de identidade de marca, porém mais explícito, pois a ideia é que o público reconheça o esforço da marca em se posicionar daquela maneira.

Também podemos falar em posicionamento de marca como uma etapa do processo de branding, que é mais amplo e envolve toda a concepção e gestão da marca.

O que � posicionamento de mercado?

Posicionamento de mercado é o processo de encontrar o lugar específico de uma marca no mercado consumidor, com suas várias possibilidades de segmentação. Envolve se posicionar em um nicho, em uma região, encontrar seu público-alvo e até o lugar dos produtos nos pontos de venda (merchandising).

Para definir uma estratégia de posicionamento de mercado, deve-se responder a questões como:

  • Quem é meu público?
  • Onde ele está?
  • Como eu vou chegar até ele?
  • Como ele vai chegar até mim?
  • Quem são meus concorrentes?

O que � posicionamento estrat�gico?

O posicionamento estratégico está mais ligado à organização do que à marca: como a empresa mobiliza seus recursos para gerar valor ao seu público-alvo?

Enquanto os posicionamentos de marca e de mercado estão relacionados com processos de comunicação e vendas, o estratégico impacta na produção e na gestão do negócio como um todo.

Vale dizer que, às vezes, os conceitos se confundem, mas mesmo assim há diferenças. O posicionamento de marca, por exemplo, pode mostrar ao público que a empresa preza pela inovação.

Mas é o posicionamento estratégico que vai tornar a inovação um dos pilares da administração e do trabalho do dia a dia, depois de reconhecer sua importância para a longevidade da organização.

O que � posicionamento pessoal?

Posicionamento pessoal é o processo de encontrar o lugar de uma marca no mercado e na mente do consumidor — com a particularidade de que, nesse caso, a marca é uma pessoa.

O posicionamento pessoal é importante para profissionais autônomos, empresários individuais, influenciadores, palestrantes, artistas, políticos e pessoas públicas em geral.

Empresários de ramos tradicionais também podem usar práticas de posicionamento pessoal. Você certamente conhece fundadores de grandes empresas que são quase tão (ou mais) conhecidos que as marcas que administram.

Apesar de estar relacionado com os objetivos do indivíduo na sua vida profissional, o posicionamento pessoal também pode ser usado para abordar, como o nome sugere, suas crenças pessoais (como preservação do meio ambiente e direitos humanos, por exemplo).

O que � posicionamento digital?

Posicionamento digital é o processo em que uma empresa encontra o seu lugar no mundo digital.

Isso inclui a presença da marca em canais digitais (posicionamento de marca), a criação de fluxos de comunicação e vendas online (posicionamento de mercado), e também a adoção da cultura da transformação cultural nos processos internos da organização (posicionamento estratégico).

***

Veja tamb�m

Qual o posicionamento de uma empresa no mercado?

Comunica��o n�o verbal: o que �, tipos, import�ncia e quando usar16/Set/202216/09/22h� 3 meses Sexta-feira, 16 de Setembro de 202216/09/2022 Muitas vezes, em nosso dia a dia, nem precisamos falar algo: a mensagem está nos pequenos gestos, até mesmo naqueles que você acredita ter conseguido disfarçar. A comunicação não verbal é importante não somente na vida pessoal, mas, principalmente no trabalho, onde pode influenciar diretamente na qualidade da entrega da sua equipe. Ficou curioso?......

Qual o posicionamento de uma empresa no mercado?

Planejamento estrat�gico: o que �, import�ncia e como fazer09/Set/202209/09/22h� 3 meses Sexta-feira, 09 de Setembro de 202209/09/2022 Embora o planejamento estratégico seja uma ferramenta ignorada por muitos gestores, ele deve fazer parte da sua rotina e guiar as ações dos colaboradores. Com ele, é possível desenvolver uma visão de médio......

Qual o posicionamento de uma empresa no mercado?

Comunica��o integrada: a import�ncia para seu neg�cio!27/Jul/202227/07/22h� 5 meses Quarta-feira, 27 de Julho de 202227/07/2022 A comunicação integrada é uma estratégia que visa melhorar as ações de marketing de uma empresa e o contato com o cliente, promovendo a melhor experiência possível para o interessado. Além......

Voltar para Blog

Qual o posicionamento da empresa no mercado?

O que é posicionamento de mercado?.
Estudar o mercado-alvo;.
Mapear a concorrência;.
Definir valores, símbolos e comportamentos que representam a marca;.
Comunicar os diferenciais da marca em uma mensagem única, que resuma a essência da empresa e atinja em cheio a percepção do consumidor..

Como saber o posicionamento de uma empresa?

Em geral, para definir o posicionamento de marca, é preciso responder a três perguntas básicas:.
A quem o seu produto se destina?.
Qual a dor que o seu produto resolve?.
Qual o seu diferencial perante a concorrência?.
Estratégias de comunicação e marketing..
Experiência do cliente..
Cultura organizacional..
Pesquisa de mercado..

Quais são os tipos de posicionamento de mercado?

Existem 4 tipos principais de posicionamento de marca que as empresas podem seguir:.
Preço. O posicionamento da marca pode se basear no preço. ... .
Diferencial competitivo. ... .
Monopolização do mercado. ... .
Benefícios..