Qual o tema tratado nesse texto e qual e a tese (opinião) defendida pelo autor

 TEXTO: SAÚDE PÚBLICA: POR ONDE COMEÇAR O TRATAMENTO?

Meu município, Remígio, está localizado no brejo paraibano. É uma cidadezinha interiorana calma e considerada uma cidade-polo, tendo em vista sua ótima localização, que dá acesso a vários outros municípios. Entretanto, um grave problema maltrata os remigenses há mais de 10 anos: a falta de um hospital público. Os “vários” pequenos postos de atendimento da família (PSF) só nos servem para vacinação e receitas de remédios; em casos mais graves, somos obrigados a nos humilharmos em hospitais das cidades circunvizinhas.

O caos da saúde pública do nosso país parece-nos até muito normal. Vemos qualquer notícia de pessoas morrendo em corredores dos hospitais públicos ora por falta de atendimento, ora por falta de remédios. Desde que o Brasil é Brasil que as pessoas sofrem com esse problema. O que falta é uma tonelada de vergonha na cara, interesse, comprometimento e planejamento daqueles que são responsáveis por administrar o dinheiro público dos nossos impostos. A corrupção e o péssimo eleitorado brasileiro são em quem nós devemos pôr a culpa.

A culpa disso na maior parte sabemos que é nossa, mesmo. O povo deve ter o político que merece. Nós eleitores ainda estamos anos luzes de distância de saber escolher os candidatos dignos e honestos para nos representarmos. Na maioria das vezes, vê-se tanto eleitores quanto candidatos em busca de interesses particulares e não no bem comum. Os políticos fazem uma “promessinha” de emprego para um aqui; uma “carguinha” de tijolos para outro ali; pagam umas contas de água e luz para outro acolá; e esses mesmos beneficiados de um dia, sofrem por décadas afins, pois a politicagem é hereditária.

Enfim, discutir problemas públicos não tem como fugir de política. Segundo nossa Constituição Federal saúde é um direito que deve ser garantido para a população. O problema é que faltou concordar isso com as pessoas que escolhemos como responsáveis. O Brasil precisa de gente honesta. O povo precisa de uma (re) educação eleitoral. Quem mais sofre com isso é meu município, meu Brasil.

(Texto de Jean Rodrigues. Disponível em: http://professorjeanrodrigues.blogspot.com/2014/06/atividade-sobre-o-genero-artigo-de.html Acesso em 07 set. 2020).

Fonte da imagem - https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fprojetoacademico.com.br%2Ftemas-para-tcc-saude-publica%2F&psig=AOvVaw17WACflMDnV6tQn3glXCA6&ust=1613863656649000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCKiDqeaM9-4CFQAAAAAdAAAAABAD

Entendendo o texto

1.   Agora responda:

A qual gênero textual pertence o texto que você acabou de ler?

   ( X ) Artigo de opinião      (    ) Comentário       (    ) Meme

2.   Para que serve um texto como esse?

a.   (    ) Contar uma história; 

b.   ( x ) Tratar de um assunto polêmico por meio de tese e argumentos;

c.   (    ) Vender um produto;

d.   (    ) Ensinar uma receita;

e.   (    ) Nenhuma das alternativas anteriores.

3.   Qual o tema tratado nesse texto e qual é a tese (opinião)defendida pelo autor?

   O tema é saúde pública e a tese defendida pelo autor é a que o sistema público de saúde é caótico e isso é um problema político.

4.   Pensando no tema abordado no texto, que outro título você daria a ele?

      Resposta pessoal do aluno.

5.   Segundo o autor, de quem é a culpa pelo descaso com a saúde no Brasil e por quê?

       Segundo ele a culpa é nossa, do povo, por não sabermos escolher bons representantes políticos.

6.   Qual é a solução apontada pelo autor para resolver o problema tratado no texto e em qual parágrafo ela aparece?

        Segundo o autor, o Brasil precisa de gente honesta e o povo precisa de uma reeducação eleitoral. Aparece no último parágrafo do texto.

Qual é a tese defendida pelo texto?

A tese refere-se à ideia principal do texto, que vai conduzir toda a argumentação e refletir o que vai ser defendido nele. Ela deve ser explícita e apresentar um ponto de vista, ou seja, o posicionamento crítico do autor sobre determinado assunto, porém sem marcar sua opinião de forma pessoal.

O que significa a tese defendida?

É uma proposição que se apresenta para ser discutida e defendida por alguém, com base em determinadas hipóteses ou pressupostos. Do grego “thesis” que significa “proposição”. A expressão “em tesesignifica “de modo geral”, “de acordo com o que se supõe”, “em princípio”, “em teoria”.

Qual é o tema tratado no artigo de opinião?

Resposta: O artigo de opinião é um texto onde o autor expõe seu posicionamento sobre um determinado tema de interesse público. Explicação: É um texto dissertativo que traz argumentos sobre o assunto abordado.

Qual é a opinião defendida pela autora em relação aos serviços de saúde?

A opinião defendida pela autora em relação aos serviços de saúde é que as pessoas que lá trabalham não se esforçam o suficiente para atender os pacientes que verdadeiramente precisam dos seus serviços.