Qual o tipo de colonização que predominou nas treze colônias inglesas?

Questão 1

(Cesgranrio-RJ) Durante o século XVII, grupos puritanos ingleses perseguidos por suas ideias políticas (antiabsolutistas) e por suas crenças religiosas (protestantes calvinistas) abandonaram a Inglaterra, fixando-se na costa leste da América do Norte, onde fundaram as primeiras colônias. A colonização inglesa nessa região foi facilitada:

a) pela propagação das ideias iluministas, que preconizavam a proteção e o respeito aos direitos naturais dos governados.

b) pelo desejo de liberdade dos puritanos em relação à opressão metropolitana.

c) pelo abandono dessa região por parte da Espanha, que então atuava no eixo México-Peru

d) pela possibilidade de explorar grandes propriedades agrárias com produção destinada ao mercado europeu.

e) pelas consciências políticas dos colonos americanos, desde logo treinados nas lutas coloniais.

Questão 2

(FGV-SP) A conquista colonial inglesa resultou no estabelecimento de três áreas com características diversas na América do Norte. Com relação às chamadas “colônias do sul” é correto afirmar que:

a) baseava-se, sobretudo, na economia familiar e desenvolveu uma ampla rede de relações comerciais com as novas colônias do Norte e com o Caribe.

b) baseava-se numa forma de servidão temporária que submetia os colonos pobres a um conjunto de obrigações em relação aos grandes proprietários de terras.

c) baseava-se numa economia escravista voltada principalmente para o mercado externo de produtos, como o tabaco e o algodão.

d) consolidou-se como o primeiro grande polo industrial da América com a transferência de diversos produtores de tecidos vindos da região de Manchester.

e) caracterizou-se pelo emprego de mão de obra assalariada e pela presença da grande propriedade agrícola monocultora.

Questão 3

“Torna-se claro na leitura do Mayflower Compact (acordo firmado pelos colonos a bordo do navio Mayflower, em 1620, que se tornaria base para a constituição do primeiro sistema de governo em solo norte-americano), que a viagem ao Novo Mundo, bem como o estabelecimento de um arranjo político para administrar o empreendimento, era tarefa subordinada primeiramente a Deus e à fé cristã, e apenas subsidiariamente ao poder secular do rei da Inglaterra. Segundo o texto do acordo, a colônia seria fundada "para a glória de Deus e o avanço da fé cristã, e a honra de nosso rei e nosso país''. Um sistema religioso (e um propósito espiritual) precedia a ordem política.” (FONSECA, Carlos da. Deus está do nosso lado: excepcionalismo e religião nos EUA. Rio de Janeiro. Contexto Int. v. 29, n. 1, jun. 2007. p. 161). A partir da leitura do texto, é possível dizer que:

a) os “pais fundadores” das Treze Colônias usaram o subterfúgio da religião para ludibriar e convencer adeptos a embarcarem na “aventura americana”.

b) a religião estava à frente dos anseios dos “pais fundadores”, porém isso não constava no Mayflower Compact, sendo falsa a informação apresentada pelo autor.

c) os “pais fundadores” possuíam acordos com a coroa inglesa e usavam a religião apenas simbolicamente para não comprometer tais acordos.

d) a crença religiosa foi determinante para o início da colonização inglesa na América, e essa importância foi referendada no Mayflower Compact.

e) a crença religiosa não teve importância alguma entre os colonos ingleses, haja vista que estes fugiram da Inglaterra em razão das guerras civis religiosas. 

Questão 4

A Colônia da Pensilvânia foi fundada pelo colono Willian Penn a partir de uma doação de terras dada pelo rei Carlos II. Sobre essa colônia, pode-se dizer que:

a) sua sede era a cidade de Filadélfia, que ficou conhecida por uma intensa atividade comercial e por ter sido planejada urbanisticamente.

b) fica no extremo sul, ao lado da colônia da Georgia.

c) não tinha o mesmo cosmopolitismo das colônias do Sul dos Estados Unidos, sendo fundamentalmente agrária.

d) Filadélfia era uma cidade grande para os padrões da época, mas não resistiu por muito tempo à concentração populacional.

e) Os únicos religiosos que não habitaram a região da Filadélfia, na Pensilvânia, foram os quakers, seita fundada na Inglaterra por volta de 1640.

Respostas

Resposta Questão 1

Letra B

A religião puritana teve um papel fundamental no processo de formação dos Estados Unidos. Boa parte dos colonos que migraram para a América do Norte partilhava da fé protestante e da perspectiva da predestinação divina para colonizar esse lugar.

Resposta Questão 2

Letra C

Ao contrário das colônias que se desenvolveram no norte da faixa litorânea atlântica dos Estados Unidos, as colônias sulistas caracterizaram-se pelo predomínio da mão de obra escrava negra e pelo sistema de plantation, isto é, um sistema de economia essencialmente agrário, com cultivo de produtos em grandes lavouras para exportação.

Resposta Questão 3

Letra D

O texto aponta o primeiro registro em documento (autêntico) dos princípios fundamentais de organização social e política dos colonos ingleses que migraram para a América. Esse documento, Mayflower Compact, firmado ainda antes do desembarque dos tripulantes, destaca a importância da religião para aqueles que se aventuraram na construção de uma “Nova Inglaterra”.

Resposta Questão 4

Letra A

A cidade de Filadélfia caracterizou-se por ser um grande centro urbano e comercial na região central das Treze Colônias. Foi nessa cidade também que se desenvolveu a comunidade dos quakers, a seita que pregava o retorno às bases do cristianismo primitivo.

Assista às nossas videoaulas


Que tipo de colonização predominou nas treze colônias inglesas?

Resposta verificada por especialistas. Nas colônias do Norte predominou o modelo de colonização de povoamento, sendo a região vista como uma forma da Inglaterra "se livrar" dos puritanos (o modo como chamavam os calvinistas) e, com isto, evitar os atritos civis em seu país.

Como foi a colonização das treze colônias inglesas?

A trezes colônias eram parte da coroa inglesa, mesmo vivendo em uma “quase independência”. Os colonos responsáveis pelas regiões possuíam liberdade e autonomia política, social e administrativa para tomar a maioria das decisões ligadas a manutenção do sistema e da sociedade.

Quais são os tipos de colonização?

Os dois tipos de colonização que existem são: de exploração e de povoamento. Na primeira são retirados os recursos naturais e minerais do país, os quais são comercializados pelos colonizadores. No segundo, o interesse é desenvolver a região colonizada.

Quais são os tipos de colônias inglesas?

Assim, as regiões formadas devido ao processo de colonização inglesa ficaram divididas em:.
Colônias do Norte: Massachusetts, Nova Hampshire, Rhode Island e Connecticut..
Colônias do Centro: Nova Iorque, Pensilvânia, Nova Jersey e Delaware..
Colônias do Sul: Maryland, Virginia, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia..