Qual os campos de experiências para o ensino de ciências na Educação Infantil?

UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA REITERAÇÃO

Autores

  • Thayse Iglesias Universidade Federal do Paraná
  • Camila Silveira Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Educação Infantil, Cultura de Infância, Ciência

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar como as crianças integram e ressignificam elementos dos conhecimentos científicos na perspectiva da Reiteração. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo microetnográfica, adotando a observação participante como técnica fundamental para constituição de dados. O lócus da investigação foi um Centro Municipal de Educação Infantil, localizado em Curitiba-PR, e os dados da observação foram registrados em notas de campo. A turma, denominada Tabela Periódica foi acompanhada por um período de seis meses e a faixa etária das crianças era de 2 a 3 anos. A análise dos dados baseou-se nos pressupostos da Análise de Conteúdo, definindo como categoria a Reiteração, que é pertencente a um dos quatro eixos da Cultura Infantil. Os resultados indicam que as crianças configuram e reconfiguram suas ações por meio de duas vertentes: i) atividades direcionadas – em que as crianças integram e ressignificam elementos científicos recriando as experiências vivenciadas nas atividades guiadas e ii) atividades livres - realizando descobertas de forma autônoma, sem influência do tempo, construindo suas próprias conclusões. Foi possível, por meio da reestruturação do fluxo de ações, perceber o processo de ressignificação do conhecimento pelas crianças e as lacunas para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico para a transfiguração de um conhecimento empírico, que permeia naturalmente a rotina na Educação Infantil, para o conhecimento científico. Buscou-se contribuir com o avanço nas discussões acerca dos interesses e ambições das crianças dentro de um contexto de experiência científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Silveira, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Química pelo Instituto de Química da Unesp de Araraquara. Mestre e Doutora em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru. Atua no campo do Ensino de Ciências, em ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, trabalhando com os seguintes temas: Divulgação Científica, Educação em Museus, Mulheres nas Ciências, Relação Ciência e Arte, Formação de Professores, Processos e Recursos Didáticos. Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Química, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática e do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências da UFPR, juntamente com a Prof.ª Dr.ª Orliney Maciel Guimarães.

Qual os campos de experiências para o ensino de ciências na Educação Infantil?

Como Citar

Iglesias, T., & Silveira, C. (2021). ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA REITERAÇÃO . Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(25), 210–239. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1254

Licença

Copyright (c) 2021 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Qual os campos de experiências para o ensino de ciências na Educação Infantil?

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.

• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

Quais são os conteúdos que se deve trabalhar com Educação Infantil de ciências?

trabalho o corpo humano, higiene, noções de alimentação, meio ambiente, plantas e animais entre outros”. A professora B relata que os conteúdos mais relevantes são aqueles presentes no Referencial, como os fenômenos da natureza, os seres vivos, os lugares, o modo de vida das pessoas, o meio ambiente entre outros.

Qual eixo que compõem o ensino de ciências na Educação Infantil?

As crianças da Educação Infantil estão amparadas aos conteúdos de ciências por meio do eixo Natureza e Sociedade, apresentado no terceiro volume do referencial. Este eixo tem como objetivo principal trabalhar o meio ambiente e social no qual a criança esta sempre em interação.

O que trabalhar em ciências da Natureza na Educação Infantil?

A área de Ciências da Natureza na Educação Infantil1 contribui para o desenvolvimento humano, pois as crianças se utilizam de variadas linguagens na construção de seus conhecimentos, formando hipóteses no contato com seus pares e com o meio onde vivem.

Quais são os 5 campos de experiência previstos na BNCC para a Educação Infantil?

Quais são os 5 campos de experiências na Educação Infantil?.
O eu, o outro e o nós;.
Corpo, gestos e movimentos;.
Traços, sons, cores e formas;.
Escuta, fala, pensamento e imaginação; e..
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações..