Qual rio nasce na Serra do Mar?

Salesópolis

Qual rio nasce na Serra do Mar?
Dados Geográficos

Localização : Sub Região Leste da Grande São Paulo
Distância da Capital : 96 Km
Posição Geográfica : Latitude sul 23º 33' 00"
Longitude oeste 45º 50' 00"
Altitude: Média 850m
Mínima 740m
Máxima 1.100m (Pedra Rajada)
Superfície: 427 Km²

Relevo:
Serra do Mar: Sul, Sudeste e Sudoeste do Município.
Morros e colinas: com altitudes que variam de 740 a 1.100 mts.
Planícies: aparecem nas regiões baixas dos rios.

Vegetação:
Mata Atlântica: ocupa regiões da Serra do Mar constituindo a reserva florestal que corresponde a 1/3 (um terço) 142 Km², da área do município.
Mata Ciliar: encontrada às margens de rios e córregos.
Reflorestamento: eucalipto - ocupa aproximadamente 130Km² da superfície do município.
Com a implantação do cultivo do eucalipto que ocorreu de forma desordenada, houve uma diminuição da mata ciliar e nativa e ocorreu o empobrecimento do solo.

Hidrografia:
Bacia do Rio Tietê;
Bacia do Rio Claro;
Bacia do Rio Paraitinga.

Barragens:
1) Ponte Nova (Rio Tietê);
2) Ribeirão do Campo;
3) Barragem do Rio Paraitinga.

Perfil econômico

Salesópolis possui um território de 427 km2, com perímetro urbano de somente 10 km2, ou seja, a área urbana é equivalente a cerca de 2% de sua área total. As populações rural e urbana são praticamente equivalentes. A silvicultura (eucalipto) iniciou-se no município em fins de 1960/ início de 1970, promovida pela indústria Suzano de papel e celulose. A introdução do eucalipto, na época um bom negócio, hoje se mostra menos interessante ao município, pois as exigências das indústrias aumentaram em relação ao produto a ser adquirido, e o eucalipto local tem perdido para a concorrência, pois não atende aos padrões de espessura e outros que a indústria passou a exigir. Com isso, a madeira proveniente do eucalipto tem sido direcionada ao setor de construção civil de forma não-regular, impossibilitando o retorno de impostos ao município provenientes dessa atividade. Atualmente, com seu novo enquadramento na categoria de instância turística (a partir de fevereiro/ 2001), tem sido enfatizado o turismo. No entanto, têm ocorrido parcelamentos irregulares em zona rural devido ao atrativo que a região tem despertado como instância turística.

Para informações detalhadas sobre Agricultura e Agropecuária dos Munícipios do Estado de São Paulo: CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral.

Importância ambiental

  • APA da Várzea do Rio Tietê - Protege vegetação de áreas alagadiças e matas ciliares ao longo da calha de inundação do Rio Tietê. Área: 7.400 ha.
    Lei Estadual nº 5.598, de 6/2/1987. Decreto Estadual nº 42 837, de 3/2/1998.
  • Parque Nascentes do Tietê - O Rio Tietê, cujo nascedouro está localizado no Bairro da Pedra Rajada, no Município de Salesópolis, apresenta uma área de 134,752 ha declarada de utilidade pública e destinada à implantação do Parque, de propriedade do Departamento de Águas e Energia Elétrica - DAEE, órgão vinculado ao governo do Estado de São Paulo.
    Decreto Estadual 29.181/88
    Decreto 37.701/93
  • Área Tombada - Nascentes do Rio Tietê
    Resolução da Secretaria de Estado de Cultura n. 6 de 1990
  • Qual rio nasce na Serra do Mar?
    Barragem de Ponte Nova e Radar Meteorológico - Construída em 1972 pelo DAEE, a barragem auxilia na contenção de enchentes e no controle da poluição do Rio Tietê. O Radar previne para os episódios de chuva excessiva na GSP, sobretudo os agricultores radicados à jusante da Barragem de Ponte Nova. Localiza-se na divisa entre os Municípios de Salesópolis e Biritiba Mirim. Visitas são permitidas somente com autorização do DAEE
  • Parque Estadual Serra do Mar - Maior parque estadual paulista com área de 315 390 ha e altitude média de 600 metros. Vegetação de Floresta Latifolíada Tropical Úmida. Fauna constituída de anta, bugio, capivara, cotia, jaguatirica, onça-pintada, pato selvagem, pomba e uru.
    Decreto Estadual nº 10.251 de 30/8/1977 - Decreto Estadual nº 13.313 de 6/3/1979 - Decreto Estadual nº 19.448 de 30/8/1982.
  • Área de Proteção aos Mananciais - Área da Unidade de Conservação no município 40.900 ha.
    Lei Estadual nº 898, de 18/12/1975.
  • Parque do Pinheirinho - Também conhecido por “Prainha”, fica localizado a 7 Km do Município, pela Estrada Municipal do Bairro da Aparecida que liga ao bairro de Casa Grande. Com área de cerca de 300 ha onde existe florestas naturais e reflorestamentos de “pinus araucária”, “pinus eliot”e eucalíptos. Ao longo do pinheiral, formou-se uma praia artificial, atraindo freqüentadores assíduos, vindos de outras regiões, para ali deleitarem-se aos encantos da natureza.

Qual rio nasce na Serra do Mar?
Nascente do Rio Tietê

A imagem ao lado mostra uma foto de satélite da área da nascente do Rio Tietê. Na imagem, o preto corresponde à presença de água e os tons avermelhados as áreas urbanas. O Rio Tietê nasce na Serra do Mar no Município de Salesópolis, no Bairro da Pedra Rajada, a 113 Km da Capital e 22 Km do Oceano Atlântico, atravessa a Mata Atlântica e todo Estado de São Paulo, recebe seus afluentes durante o percurso, desaguando no rio Paraná.

Através da Resolução n.º 6, de 21 de fevereiro de 1990 - processo de n.º 00448/1974 a Nascente do Rio Tietê foi tombada, pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado ) como bem cultural de interesse histórico e paisagístico, abrangendo uma área total de 48Km² . Após a desapropriação, a propriedade passou a pertencer ao Governo do Estado de São Paulo para implantação do Parque Estadual da "Nascente do Rio Tietê", inaugurado dia 22 de setembro 1996 - Dia do Tietê.

A administração do Parque está sob a responsabilidade do DAEE - Departamento de Águas e Energia Elétrica (SP) . O Parque localiza-se em área de Mata Atlântica.

A vegetação, classificada como Floresta Ombrófila Densa, é constituída por árvores que ultrapassam, 25 metros, além de arbustos e plantas ornamentais. O visitante poderá observar o cedro, a guaça-tonga, a canela-amarela, além de orquídeas, como a chuva de ouro. A fauna inclui a jaguatirica, o cachorro-do-mato e aves como pitiguari, juruviara e saí-azul. Dentre os peixes presentes nas proximidades das nascentes, podem ser citados os lambaris, guarús e cascudos.

Atravessando o Parque Estadual da Serra do Mar, antigo caminho dos tropeiros, descortina-se uma das mais belas paisagens deste país: grande parte da diversidade de plantas e animais existentes em toda Mata Atlântica espraiam-se por estas serras em meios de águas cristalinas que deságuam no Atlântico.

A Bacia do Rio Tietê

É composta por dois afluentes principais: O Rio Paraitinga e o Rio Claro.

Rio Claro: Tem sua nascente localizada em Salesópolis, no alto da Serra do Mar, teve toda sua bacia desapropriada pelo go-verno do estado para a preservação do manancial que abastece a capital paulista. Toda sua área é ocupada pela reserva florestal Mata Atlântica. O Rio Claro deságua no Rio Tietê e suas águas são represadas na barragem da Ponte Nova. Afluentes - Rio Clarinho, Rio S. João, Rio do Alferes e Rio do Campo.

Qual rio nasce na Serra do Mar?

Programa ambiental aprovado

MICROBACIA CÓRREGO RIBEIRÃO PEROBA - Município de Salesópolis
Órgão Responsável: CATI

Técnico Responsável: Eng. Agr. Sonia Maria Fabri.
Unidade Responsável: Casa da Agricultura de Salesópolis.
Endereço: Rua Alferes J. L. de Carvalho, nº 550 - CEP 08970-000.
Telefone: (11)4696-1366.

Entidades Ambientais

Prefeitura
Rua Pedro Rodrigues de Camargo 215
CEP 06790-000 - Salesópolis SP
Fone: (11) 4696-1211
Home page: http://www.salesopolis.sp.gov.br/

O que é encontrada na Serra do Mar e geral?

A serra do Mar pertence ao Complexo Cristalino Brasileiro sendo constituída em sua maioria por granitos e gnaisses.

Como é formada a Serra do Mar?

A origem da Serra do Mar está relacionada à separação continental entre a América do Sul e África iniciada há 150 milhões de anos com o surgimento do Oceano Atlântico. No processo de separação continental ocorreu um amplo soerguimento em toda a borda leste do continente sul americano no sudeste do Brasil.

Onde se localiza a Serra do Mar?

Onde fica a Serra do Mar? As montanhas e picos que compõem a formação da Serra do Mar se estendem por quatro estados brasileiros. Do Rio de Janeiro ao litoral sul de Santa Catarina, a Cordilheira Brasileira passa ainda por São Paulo e Paraná, totalizando cerca de 1.500 km entre as regiões Sul e Sudeste.

Qual o ponto mais alto da Serra do Mar?

“Medimos a altitude do Pico Maior de Friburgo (2.366 metros), homologada no IBGE antes com altitude estimada em 2.315 metros. A Pedra do Sino, que tinha altitude de 2.275 metros, agora ficou com 2.255 metros (-20 metros). O Pico do Caledônia tinha 2.219 metos e agora passou para 2.257 (+ 38 m).