Quando a incidência solar e maior em um dos hemisférios ocorre o solstício de verão?

Solstício e equinócio marcam o início das estações do ano e estão relacionados à incidência dos raios solares e à inclinação da Terra. Em virtude do eixo de rotação da Terra e sua posição em relação ao sol, a incidência de luz sobre os hemisférios é diferente. Esses fenômenos astronômicos representam, então, o movimento aparente do Sol e ambos ocorrem duas vezes por ano em cada hemisfério.

Leia também: O que aconteceria se a Terra parasse de girar?

Tópicos deste artigo

Diferença entre solstício e equinócio

Em cada hemisfério, os fenômenos astronômicos solstício e equinócio ocorrem em datas diferentes e marcam o início das estações do ano.

→ Solstício 

O solstício representa o posicionamento do Sol em seu limite máximo, isto é, o Sol estará em seu auge ao norte ou ao sul. Essa maior declinação do Sol em relação à Linha do Equador tem como consequência a maior iluminação de um dos hemisférios. Esse fenômeno ocorre em dois momentos do ano, em junho e em dezembro.

Quando a incidência solar é maior em um dos hemisférios, ocorre o solstício de verão. Já quando a incidência solar é menor em um dos hemisférios, ocorre o solstício de inverno. O solstício de verão é caracterizado por ter os dias mais longos do que as noites. No solstício de inverno, as noites são mais longas do que os dias.

Hemisfério Norte

Hemisfério Sul

Solstício de verão: tem início no mês de junho. O Sol incide perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer.

- 20 e 21 de junho

Solstício de verão: tem início no mês de dezembro. O Sol incide perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio.

- 20 e 21 de dezembro

Solstício de inverno: tem início no mês de dezembro. O Sol incide perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio.

- 20 e 21 de dezembro

Solstício de inverno: tem início no mês de junho. O Sol incide perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer.

- 20 e 21 de junho

→ Equinócio

O equinócio representa o posicionamento médio do Sol em relação à Terra, isto é, nenhum dos hemisférios está inclinado em relação ao Sol, estando incindindo seus raios diretamente sobre a Linha do Equador, iluminando, então, igualmente os dois hemisférios. Esse fenômeno ocorre em dois momentos do ano, em março e em setembro.

A ocorrência do equinócio dá início à primavera e ao outono. Em razão da mesma intensidade dos raios solares em ambos os hemisférios, os dias e as noites possuem a mesma duração.

Hemisfério Norte

Hemisfério Sul

Equinócio de primavera: tem início no mês de março.

- 20 e 21 de março

Equinócio de primavera: tem início no mês de setembro.

- 22 e 23 de setembro

Equinócio de outono: tem início no mês de setembro.

- 22 e 23 de setembro

Equinócio de outono: tem início no mês de março.

- 20 e 21 de março

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Datas dos solstícios e equinócios 

Confira as datas dos solstícios e equinócios em 2019:

Quando a incidência solar e maior em um dos hemisférios ocorre o solstício de verão?

Datas dos solstícios e equinócios em 2019 nos Hemisférios Norte e Sul.

Leia também: O que é horário de verão?

A relação entre solstícios e equinócios e as estações do ano

As estações do ano são resultado do eixo de inclinação da Terra em relação ao movimento que o planeta faz ao redor do Sol. Por causa da inclinação em relação ao plano orbital, a incidência solar não é igual para os dois hemisférios.

Essa maior ou menor insolação em cada hemisfério é responsável pela existência das estações do ano, que não ocorrem simultaneamente em cada um deles. Enquanto no Hemisfério Norte é inverno; no Hemisfério Sul, é verão. Da mesma forma que, enquanto no Hemisfério Norte é primavera; no Hemisfério Sul, é outono, e vice-versa.

Leia mais: Por que as folhas do outono possuem coloração específica?

Os fenômenos astronômicos solstício e equinócio marcam o início de cada estação em cada hemisfério. Quando o Sol atinge seu limite máximo ao Norte ou ao Sul, ocorrem os solstícios de verão e inverno. Quando o sol incide sobre a Linha do Equador, estando em seu posicionamento médio, ocorrem os equinócios de primavera e outono.

→ Data das estações do ano no Hemisfério Sul

2020

Outono

Início: 20 de março de 2020 às 00h50min
Fim: 20 de junho de 2020 às 18h44min

Inverno

Início: 20 de junho de 2020 às 18h44min
Fim: 22 de setembro de 2020 às 10h31min

Primavera

Início: 22 de setembro de 2020 às 10h31min
Fim: 21 de dezembro de 2020 às 07h02min

Verão

Início: 21 de dezembro de 2020 às 07h02min
Fim: 20 de março de 2021 às 00h50min

Rotação e translação da Terra

A Terra realiza dois movimentos, o movimento de rotação e translação.

Quando a incidência solar e maior em um dos hemisférios ocorre o solstício de verão?

  1. Rotação: é o movimento realizado pela Terra em torno do seu próprio eixo. Tem duração de, aproximadamente, 24 horas, marcando a ocorrência dos dias e das noites.
  2. Translação: é o movimento realizado pela Terra ao redor do Sol. Tem duração de, aproximadamente, 365 dias, possibilitando a existência das estações do ano.


Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

Quando a incidência solar e maior em um dos hemisférios ocorre o solstício de?

Quando a intensidade solar é maior em um dos hemisférios, caracteriza-se o solstício de verão. Em contrapartida, quando a intensidade solar é menor, caracteriza-se o solstício de inverno. Assim, quando é solstício de verão no Hemisfério Norte, o Sol incide perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer.

Quando ocorre o solstício de verão no hemisfério?

O solstício de verão ocorre quando o Sol assume sua máxima declinação relativa à Terra e incide perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio (hemisfério sul) ou o Trópico de Câncer (hemisfério norte). No hemisfério sul, o solstício de verão ocorre no mês de dezembro, entre os dias 21 e 22.

Como e a incidência solar no solstício?

Nos solstícios, o planeta está em sua inclinação máxima e um dos hemisférios recebe maior incidência de luz solar. Nos equinócios, os hemisférios estão perpendiculares ao Sol e os raios solares atingem o planeta com a mesma intensidade.

Como funciona o solstício de verão?

O solstício de verão acontece quando um dos hemisférios da terra está inclinado no ângulo em que recebe o máximo de luz solar possível, marcando o dia mais longo do ano e consequentemente, a noite mais curta. O termo vem de sistere, do latim, que significa “que não se mexe”.