Quando e quais os fatores contribuíram para a grande arrancada industrial da Alemanha?

Col. Est. Dep. Manoel Mendonça

Prof.: Cássio Vladimir de Araújo 

Série:    2° Ano 

Disciplina:   Geografia – 2014

QUESTÕES PARA AVALIAÇÃO DO CADERNO - 3º BIM

Texto: Estados Unidos: o processo de industrialização da superpotência

        1)       Escreva pelo menos 5 linhas sobre a formação territorial dos Estados Unidos?

        2)        Enumere os principais fatores que colaboraram para a industrialização norte-americana?

     3)       Como o resultado da Guerra de Secessão influenciou no processo de industrialização dos Estados Unidos?

        4)       Onde se localizam as maiores concentração industriais dos Estados Unidos? Por que, após a Segunda Guerra Mundial, houve uma desconcentração do parque industrial?

        5)       Qual é o parque tecnológico mais importante dos Estados Unidos? Que fatores contribuíram para o seu desenvolvimento?

Texto: Alemanha: a emergência de uma potência

1) Por que a grande arrancada industrial da Alemanha aconteceu a partir da unificação político-territorial de 1871?

2) Explique a razão de a Alemanha ter sido o pivô da Primeira e da Segunda Guerras?

3) Que mudanças o território alemão sofreu após essas mudanças?

4) Explique o “Milagre Alemão”?

5) Escreva pelo menos 5 linhas sobre a unificação política da Alemanha em 1990?

Quais as principais indústrias da Alemanha?

Os mais importantes ramos industriais da Alemanha A indústria na Alemanha é dominada por 4 ramos: o ramo automobilístico, a engenharia mecânica, a química e a indústria eletrônica. Os maiores grupos empresariais são: Volkswagen, Daimler, BMW (todos do ramo automobilístico) BASF (química) e Siemens (eletrônica).

Quais fatores contribuíram para o desenvolvimento industrial do EUA?

A existência de recursos naturais, notadamente a jazida de minério de ferro nos Grandes Lagos, o que atraiu o desenvolvimento de indústrias siderúrgicas, automobilísticas e ferroviárias - e as jazidas de carvão mineral dos Montes Apalaches, localizadas mais ao sul e de fácil exploração.

Como a Alemanha se tornou a maior economia da Europa?

História monetária O atual poder da economia alemã começou no século XVIII, mas ele só se solidificou a partir de 1870 com a vitória da Prússia na Guerra franco-prussiana, fazendo do Império Alemão um dos principais da economia mundial. ... Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha enfrentava outra crise.

Por que a grande arrancada industrial da Alemanha aconteceu a partir da unificação política territorial de 1871?

1) Por que a grande arrancada industrial da Alemanha aconteceu a partir de 1871? Porque 1871 marca a unificação político-territorial da Alemanha com a constituição do Segundo Reich. A unificação territorial significou também uma unificação econômica. ... A Alemanha não tinha muitas colônias porque se unificou tardiamente.

Onde está concentrado o principal parque industrial alemão Quais os fatores que explicam essa localização?

O principal parque industrial alemão é tambem o maior do continente, fica localizado no vale do rio Ruhr. A localizacão é explicada porque o rio Ruhr desagua no rio Reno, que por sua vez atravessa as areas mais densamente povoadas da Europa, passando por grandes centros urbanos, nucleos industriais, zonas agricolas.

O que são os países de industrialização tardia?

Países como México, Argentina e Brasil, além de outros, são considerados de industrialização tardia ou retardatária. Eles recebem esse nome pelo fato de terem ingressado no processo de industrialização quase cem anos após a Primeira Revolução Industrial em relação a países da Europa, Estados Unidos e Japão.

Como foi o processo de industrialização no Japão?

O processo de industrialização no Japão iniciou-se em 1868 com a restauração do império. O governo passou a investir em educação, infraestrutura e indústria. ... O Japão foi forçado a importar grande parte dos alimentos que sua população consumia e as matérias-primas necessárias para sua industrialização.

Como foi o processo de industrialização na Europa?

O desenvolvimento industrial da Europa iniciou-se com a Primeira Revolução Industrial no século XVIII, por volta de 1750. Países como Reino Unido e França foram pioneiros nesse processo, seguidos por Itália, Alemanha, Bélgica, Países Baixos, Noruega, entre outros.

Como foi a industrialização na Europa?

O processo de industrialização ganhou grande impulso nos séculos XVIII e XIX na Europa, de onde se espalhou para o resto do mundo. ... Por isso algumas regiões mais industrializadas de países como Alemanha, Inglaterra, França e Bélgica localizam- se ao redor das grandes bacias carboníferas do continente europeu.

Como ocorreu a industrialização do Japão e seu apogeu econômico?

O governo passou a investir em educação, infraestrutura e indústria. O Japão foi forçado a importar alimentos que sua população consumia e as matérias-primas necessárias para seu progresso. Seu apogeu foi nos anos 90, depois de uma grave crise, mas o país se recuperou e atualmente é a segunda maior economia mundial.

Qual a relação do Japão com os tigres asiáticos?

Os países classificados como Tigres Asiáticos, bem como o Japão, obtiveram um grande crescimento após esse investimento, no qual aproveitaram o dinheiro para investir em educação, fazendo assim com que a mão de obra fosse qualificada. ... Além disso, diversas grandes empresas espalhadas pelo mundo foram criadas nesse país.

Quando e como ocorreu a principal fase de desenvolvimento da economia do Japão?

A economia do Japão avançou grandiosamente logo depois da Segunda Guerra Mundial. ... Na década de 1970, o Japão fez investimentos no desenvolvimento industrial e tecnológico e tornou-se, nessa mesma época, uma grande potência econômica no mundo.

Como se explica a crise econômica do Japão a partir do início dos anos 1990?

A crise econômica pela qual o Japão passou nos anos 90, que ficaram conhecidos como a década perdida, foi causada por uma bolha de crédito especulativo, na qual os bancos cediam grandes empréstimos sem muito controle sobre a qualidade dos devedores, assim havia crédito demais, sem bases reais para esse dinheiro, até a ...

Quais são as causas apontadas pelo texto para o início da crise econômica no Japão?

Interligados entre si, os fatores que são frequentemente apontados como determinantes deste comportamento dos ativos são: a desregulamentação do sistema financeiro, na década de 1980; o Acordo do Plaza, de 1985; a condução da política monetária.

O que provocou a crise econômica no Japão entre o final do século 20 e 21?

O milagre econômico japonês da segunda metade do século XX encerrou-se abruptamente no início da década de 1990. No final da década de 1980, as anormalidades no sistema econômico japonês alimentaram uma bolha especulativa de grande escala. ... Esta política causou a explosão da bolha e a quebra do mercado de ações japonês.

Quais fatores contribuíram para a industrialização da Alemanha?

Início da industrialização Porque com a unificação político-territorial em 1871, a Alemanha se tornou não só um único Estado, como também um único mercado. Ou seja, houve também uma unificação econômica.

Quando ocorreu realmente a arrancada industrial alemã?

A revolução industrial na Alemanha foi iniciada na metade no século XIX. Porém, a arrancada industrial alemã ocorreu a partir de 1871 com a unificação política e territorial do Estado Alemão.

Quais as principais características do desenvolvimento industrial da Alemanha?

para o desenvolvimento industrial alemão, dentre elas: uma base bancária e comercial consolidada, uma tradição industrial, recursos naturais em larga escala que favoreciam o aprimoramento de tecnologias existentes, e, por fim, uma população bastante receptiva diante desta nova “onda” industrial, bem como um ...

Quais foram as consequências do desenvolvimento industrial da Alemanha?

As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e ...