Quando vai cair o foguete da china

De  euronews  •  Últimas notícias: 30/07/2022

Quando vai cair o foguete da china

Lançamento do foguete chinês Long March   -   Direitos de autor  Li Gang/Xinhua

O motor de propulsão do foguete chinês Long March que no fim de semana passado transportou o módulo Wentian para a estação espacial chinesa vai despenhar-se na terra no início da próxima semana, de acordo com previsões.

Cientistas chineses estão confiantes em como o motor de mais de 20 toneladas vai despenhar-se no mar.

No entanto, especialistas adiantam que é muito provável que parte do motor se desintegre ao entrar na atmosfera. Isto contudo não impede que pedaços possam vir a despenhar-se em áreas habitadas.

Na órbita da terra, três astronautas chineses continuam os trabalhos de montagem da estação espacial chinesa que já conta com dois módulos.

O terceiro módulo está previsto para Outubro.

Quando vai cair o foguete da china

VCG via Getty Images

O foguete Longa Marcha-5B Y2, do qual uma parte caiu na Terra no Oceano Índico

Um foguete chinês de 23 toneladas e do tamanho de um prédio de 10 andares fez uma reentrada descontrolada na atmosfera da Terra hoje (30) na costa da Malásia.

A Força Espacial dos EUA confirmou que o que alguns primeiro confundiram com meteoros era de fato o foguete Longa Marcha 5B (CZ-5B) que enviou com sucesso um novo módulo de laboratório para a estação espacial chinesa Tiangong no início desta semana.

Leia mais: Chance de pedaço de foguete cair em alguém na Terra é de 1 em 10

O Comando Espacial dos EUA escreveu no Twitter que “pode confirmar que a Longa Marcha 5B (CZ-5B) da República Popular da China (RPC) reentrou no Oceano Índico em aprox. 10h45 MDT em 30/07.”

“A República Popular da China não compartilhou informações específicas de trajetória quando seu foguete Longa Marcha 5B caiu de volta à Terra”, advertiu o administrador da NASA Bill Nelson em um comunicado logo após a confirmação da reentrada.

“Todas as nações espaciais devem seguir as melhores práticas estabelecidas e fazer sua parte para compartilhar esse tipo de informação com antecedência para permitir previsões confiáveis ​​do risco potencial de impacto de detritos, especialmente para veículos pesados, como o Long March 5B, que carrega um risco significativo perda de vidas e bens”.

O astrônomo Jonathan McDowell, um dos principais observadores orbitais, observou que “a reentrada parece ter sido observada de Kuching em Sarawak, Malásia. Detritos caíram no norte de Bornéu, possivelmente em Brunei”.

Esta é a terceira vez que um CZ-5B faz uma reentrada descontrolada nos últimos dois anos.

Não houve relatos imediatos de impacto em terra ou danos causados ​​por detritos.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

O estágio central do foguete Longa Marcha 5B (CZ-5B) usado pela China para levar ao espaço o segundo módulo de sua estação espacial deve cair na Terra neste sábado (30). As informações são da empresa norte-americana Aerospace Corporation, que está rastreando o objeto.

  • China lança segundo módulo de sua estação espacial
  • Estação Espacial Internacional tem um "cheiro peculiar", diz astronauta

Segundo as informações mais recentes no momento em que este artigo é publicado, a reentrada deve acontecer às 15h05 (horário de Brasília), com uma margem de erro de mais ou menos cinco horas.

Entretanto, ainda não há informações sobre onde eventuais destroços podem cair, se sobreviverem à reentrada, que deve ocorrer sobre a ilha de madagascar, no litoral da África. Destroços podem atingir qualquer local abaixo das linhas amarelas no mapa abaixo. Isso inclui locais como o sul da América do Sul, sul e leste da África, Península Arábica, Índia, Rússia, China e Indonésia.

A última reentrada descontrolada de um CZ-5B foi após o lançamento do primeiro módulo da estação espacial chinesa, em maio de 2021. O foguete iniciou a reentrada próximo da Peninsula Arábica e acabou atingindo o oceano perto das ilhas Maldivas, no oceano índico.

A maioria do lixo espacial é incinerado ao reentrar em nossa atmosfera, mas eventualmente pedaços maiores ou componentes mais resistentes, como tanques de combustível, podem sobreviver ao processo e atingir o solo. Em março deste ano, um pedaço de um foguete da SpaceX atingiu uma propriedade rural em São Mateus do Sul, no Paraná.

Um estudo recente afirma que há 10% de chance de um foguete descontrolado reentrar a atmosfera e atingir uma pessoa na próxima década, caso a indústria aeroespacial não mude suas práticas. A chance é maior para moradores de cidades com alta densidade populacional a 30º de latitude norte.

Onde o foguete da China caiu 2022?

E acrescentou que a maioria dos destroços foi queimada durante o processo de reentrada no Mar de Sulu, que fica entre a ilha de Bornéu e as Filipinas. O foguete chinês Long March 5B, de 23 toneladas, decolou da ilha de Hainan às 14h22, horário local, no último domingo, 24 de julho.

O que aconteceu com o foguete da China?

A agência de voos espaciais da China informou, neste sábado (30), que os restos do foguete Long March 5B, de 23 toneladas, que decolou em destino à estação espacial do país asiático no domingo (24), entraram na atmosfera da Terra sobre o mar no sudoeste das Filipinas, com a “grande maioria” dos detritos queimando na ...

Onde o foguete cai?

Até o momento, o campo de detritos inclui os Estados Unidos, Índia, Austrália, África, Brasil e o sudeste asiático. Esta não é a primeira vez que a China é advertida por não lidar de forma adequada com os detritos espaciais dos estágios de um foguete. Em maio de 2021, os destroços do foguete caíram no Oceano Índico.

Onde está o foguete chinês?

Dessa forma, o corpo do foguete vazio está agora em uma órbita elíptica ao redor da Terra, onde está sendo arrastado para uma reentrada descontrolada, explicou a corporação.