Quando esquece de tomar o anticoncepcional

Atire a primeira pedra quem nunca esqueceu o anticoncepcional, ainda que apenas por algumas horas. Utilizar medicações por um longo período, como é o caso dos anticoncepcionais, mesmo com o hábito pode ser possível que vez ou outra o esquecimento aconteça, mas e aí, o que fazer nesse momento?

Antes de tudo, é relevante dizer que aqui seguirão informações gerais, que nenhum método contraceptivo é 100% eficaz, o esquecimento aumenta a possibilidade de falha e independente dos dados, cada ciclo deve ser avaliado individualmente, isso é extremamente importante.

Relacionadas

  • Anticoncepcionais orais

A inibição da ovulação tende a ocorrer no primeiro ciclo de uso da medicação. Por conta disso, o início do uso deve ser feito no primeiro dia do ciclo, ou seja, primeiro dia da menstruação. Podendo ser iniciado do segundo ao quinto dia, porém neste caso o preservativo deve ser associado até o sétimo dia de uso.

Se o esquecimento ocorrer dentro de 12 horas, o medicamento deverá ser tomado o mais rápido possível e o seguinte deverá ser mantido no horário, mesmo que isso signifique tomar 2 comprimidos no mesmo dia e no período de 7 dias o preservativo deve ser associado.

Alguns fabricantes preconizam que no caso de esquecimento de um comprimido por mais de 24 horas, dois comprimidos devem ser utilizados e os demais devem seguir normalmente. Neste caso consultar a bula e o ginecologista são as melhores formas para o uso correto.

Já os esquecimentos superiores a 24 horas na primeira semana do anticoncepcional com relações sexuais na semana anterior ao esquecimento podem resultar em gestação, neste caso converse com o ginecologista.

Se ocorrer vômito ou diarreia até 4 horas após tomar o anticoncepcional, os demais devem ser utilizados sem atraso e o preservativo deve ser associado.

  • Adesivo

É composto por 3 adesivos que devem ser trocados a cada 7 dias com pausa de uma semana sem adesivo. O primeiro deve ser iniciado nas primeiras 24 horas do primeiro dia do ciclo.

Em caso de esquecimento na primeira semana do adesivo, a proteção não é garantida e um novo ciclo deve ser iniciado.

Se esquecer o adesivo entre a semana 2 e 3 por um ou dois dias, o próximo deve ser aplicado imediatamente sem a necessidade de métodos adicionais.

Acima de dois dias, a proteção não está garantida, um novo ciclo deve ser iniciado com associação de outro método de barreira por 7 dias.

  • Anel contraceptivo

Deve ser utilizado nas primeiras 3 semanas do ciclo seguido de uma semana de pausa sem o anel.

Se o período sem o anel for superior a 7 dias, um novo anel deve ser inserido imediatamente e durante 7 dias outro método deve ser associado.

Caso ocorra algum problema ou em caso de retirada do anel por mais de 3 horas, ele deve ser recolocado imediatamente e outro método deve ser associado por 7 dias.

  • Injeção anticoncepcional mensal

Deve ser aplicada a cada 30 dias. Em caso de esquecimento da nova aplicação superior a 3 dias, a eficácia fica comprometida e o preservativo deve ser associado.

  • Injeção anticoncepcional trimestral

Deve ser aplicado a cada 90 dias, nos casos de esquecimento por até 14 dias a sua eficácia se mantém, porém, após esse período, é necessário associar outros métodos como preservativo.

Apesar de todas as orientações é sempre importante conversar com o seu ginecologista. Em caso de dúvida sobre a eficácia, associe outro método como preservativo ou diafragma.

Lembrando que o esquecimento está associado a redução da eficácia e algumas situações de esquecimento que fogem à regra talvez não tenham uma resposta exata sobre que caminho seguir ou a taxa de eficácia, nesses casos associar outro método e reiniciar em um novo ciclo pode ser uma opção.

Gostou deste texto? Comentários, críticas e sugestões podem enviar email para .

Referências:

Contracepção injetável trimestral / Progestin-only injectable contraception. Panisset, Karen; Giordano, Mario Vicente; Giordano, Luiz.

Femina ; 43(suppl.1): 27-30, 2015.

Finotti, Marta Manual de anticoncepção / Marta Finotti. — São Paulo: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), 2015.

  • 20 de outubro de 202016 de julho de 2022

Esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional? Você não está sozinha! É bem comum mulheres esquecerem de tomá-la. Tomar remédio todos os dias é uma imposição que demora um pouco até que este compromisso se torne um hábito e fique automático. Quando isso acontece, é tão natural tomar a pílula quanto dirigir ou andar de bicicleta – a mulher o faz sem perceber.

Mas até o cérebro estar condicionado a este hábito, é certo que vez ou outra você vai esquecer de tomar a pílula anticoncepcional pelo menos uma vez. Quando isso acontece, muitas de vocês pensam que é só tomar a pílula esquecida e pronto. Só que na realidade, não é tão simples assim.

Quando esquece de tomar o anticoncepcional

O que fazer nessa situação de esquecimento, vai depender de alguns fatores:

Se você esquecer na primeira semana de uso e tiver tido relação sexual em até sete dias antes do esquecimento, avise seu médico. Se não tiver tido relação neste prazo, segue a cartela normalmente. Use camisinha nos próximos sete dias.

Se você esquecer na segunda semana de uso, tudo certo também. Tome o comprimido esquecido e segue a cartela.

E se você esquecer na última semana de uso, emenda a próxima cartela. Se for pílula contínua, tome quando lembrar e use preservativo nos próximos sete dias.

Esqueceu dois dias seguidos ou mais? Desencana! Pare de tomar e reinicie o uso quando menstruar de novo!

Só lembrar de tomar o anticoncepcional não é suficiente: é necessário tomar sempre no mesmo horário (a tolerância aproximada para o esquecimento é de quatro horas do horário correto).

Esquecê-lo não pode ser frequente. Se você esquece sempre, que tal pensar em outro método contraceptivo, como o Dispositivo Intrauterino (DIU)? Ele fica guardado em você por anos, sem haver preocupação com esse compromisso!

É fundamental lembrar que a pílula não evita infecções sexualmente transmissíveis! Associe camisinha quando for um parceiro novo ou sem exames que comprovem ausência destas doenças.

Converse com seu ginecologista sobre qual método se adapta melhor a você!

Quando esquece de tomar o anticoncepcional

Dr. Rodrigo Ferrarese
Ginecologista e Obstetra – CRM-SP 149403
[Site] [Youtube] [Facebook] [Instagram]

O que acontece quando esquece de tomar o anticoncepcional por um dia?

Esquecer de tomar a pílula pode aumentar a chance de ovular e fazer com que o líquido cervical seja mais fácil de atravessar pelos espermatozoides.

Quando esquecer de tomar o anticoncepcional pode tomar os dois juntos?

“Nessas horas, o ideal é tomar a pílula esquecida assim que lembrar e seguir tomando a cartela normalmente”, explica a ginecologista. “Se a pílula esquecida só for lembrada no momento da próxima tomada, pode-se tomar as duas pílulas ao mesmo tempo.

Quanto tempo posso esquecer de tomar o anticoncepcional?

Se você esqueceu-se de tomar uma pílula da cartela, tome-a assim que se lembrar, desde que se respeite o período máximo de até 12 horas do horário habitual de tomada. Se esse período for maior que as 12 horas, existe a orientação conforme a semana em que ocorreu o esquecimento.

Quanto tempo de atraso do anticoncepcional perde o efeito?

Entretanto, se você já estiver com mais de 48 horas de atraso (2 pílulas em atraso), o efeito contraceptivo pode ter sido cancelado. Nesse caso, tome a pílula assim que possível e utilize outra forma de contracepção (ex: camisinha) nos próximos 7 dias, que é o intervalo necessário para a pílula voltar a ter efeito.