Doce de leite substitui pasta de amendoim

Doce de leite substitui pasta de amendoim

Pensar em dieta e alimentação saudável é comumente associado ao consumo de apenas frutas, vegetais e legumes. Entretanto, dependendo do objetivo desejado, as opções são, na verdade, bastante variadas e apetitosas. Alguns profissionais indicam a inclusão do doce de leite no cardápio de quem visa o ganho de massa muscular, mas a orientação ainda gera dúvidas, uma vez que o alimento não se encaixa no estereótipo dos alimentos saudáveis. Mas afinal, comer doce de leite para hipertrofia é uma boa tática?

A nutricionista esportiva Keyla Aguiar explica que a prática de inserir o doce de leite na dieta é adequada para quem possui a hipertrofia como objetivo. “Ele é um carboidrato de rápida absorção e, por isso, é ótimo para quem treina”. Além disso, a profissional pontua que o alimento, além de saciar a vontade de doce, gera energia de forma rápida e eficaz.

Acima de tudo, vale entender que alguns macronutrientes se mostram essenciais no ganho de massa muscular. As proteínas e os carboidratos são os principais grupos da lista. Enquanto o carboidrato oferece a energia necessária para gerar um bom desempenho na prática de atividades físicas, as proteínas estimulam a síntese da principal via de hipertrofia.

Doce de leite para hipertrofia: Orientações

De acordo com a especialista, o melhor momento para consumir o doce de leite é antes dos treinos, justamente por garantir disposição e, consequentemente, uma boa desenvoltura nas atividades. 

É possível comê-lo puro, com pão ou uma fruta. “É um momento de prazer, comer como preferir é perfeito”, indica a nutricionista. Por outro lado, lembre-se que nada em excesso faz bem. Assim, busque consumir quantidades moderadas do alimento.

Caso exista um quadro de diabetes, a profissional indica um cuidado ainda maior e talvez a busca por uma alternativa mais apropriada.

Como preparar?

Fugir de alguns alimentos industrializados faz parte do processo da busca por uma vida mais saudável e equilibrada. Se tratando do doce de leite, não é diferente. Keyla indica a preparação do alimento em casa. “Basta usar leite condensado de lata e cozinhá-lo que, assim, vira um doce de leite”, diz.

Leia também: Almoço para ganhar massa muscular: opções de cardápio

Fonte: Keyla Aguiar, nutricionista esportiva

Sobre o autor

Redação

Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Doce de leite substitui pasta de amendoim

Pasta de amendoim

Pasta de amendoim é fonte de gordura saudável, contém uma boa quantidade de proteína e baixa quantidade de carboidrato. É uma ótima opção para substituir um doce comum, mas é preciso atenção. Segundo a nutricionista Maryna Castro, para conseguir fazer dela uma aliada na sua dieta, você precisa saber escolher na hora de comprar e ter alguns cuidados especiais ao consumir.

VILÃO

Por ser fonte de gordura, fornece energia e promove saciedade, porém é bem calórica, e se consumida em grandes quantidades, vai acabar atrapalhando a sua dieta, caso o objetivo seja perder peso. Outro detalhe que pode acabar sendo uma cilada para a sua dieta é, escolher as pastas sem ler o rótulo, algumas marcas acrescentam açúcar e outros aditivos químicos. Prefira sempre as mais naturais. Leia o rótulo, ou a praticidade pode virar um tiro na sua dieta.

> Receita de panqueca doce: de morango com pasta de amendoim
> Cookies de pasta de amendoim integral
> Pasta light de amendoim

ALIADO

O ideal é consumir a pasta de amendoim sem aquecê-la pra que ela não perca suas propriedades nutricionais, tendo em vista que os amendoins já foram torrados no preparo da pasta. Atente para sempre comprar as pastas de amendoim integrais e sem açúcar pois estas são mais naturais, sem conservantes. As melhores marcas não contém sódio. Conserve o produto em locais secos, a umidade poderá facilitar a proliferação de fungo nocivo à saúde. Como o amendoim é uma das fontes vegetais que contém boa quantidade de proteína, a pasta de amendoim poderá ser uma opção inclusive para quem é vegetariano repor nutrientes proteicos. Ela pode e deve ser usada em dietas de definição, para secar e/ou diminuição do percentual de gordura.

Pasta de amendoim: sugestão de consumo

Uma receitinha especial de omelete de cacau com pasta de amendoim

Ingredientes:
1 ovo inteiro + 2 claras + 1 colher de sopa rasa de cacau em pó (puro, sem açúcar) + canela polvilhada.

Preparo:
Bater tudo no liquidificador e depois levar ao fogo em um frigideira untada com 1 fio de óleo de coco. Deixe assar um lado, depois vire com a espátula e assa o outro lado.

Cobertura:
1 colher de sopa rasa de pasta de amendoim integral, sem açúcar.

Dica:
Poderá consumir essa receita no café da manhã, lanche da tarde ou jantar. No café da manhã você pode incluir uma banana ou três morangos em rodelas.

O que pode substituir a pasta de amendoim?

Caso você seja alérgico ao amendoim, estas manteigas podem ser ótimas alternativas, mas qualquer pessoa pode saboreá-las para experimentar algo novo..
Manteiga de amêndoas. ... .
Manteiga de sementes de gergelim. ... .
Manteiga de noz pecã ... .
Manteiga de avelã ... .
Manteiga de nozes. ... .
Manteiga de castanhas-de-caju..

Porque doce de leite é melhor que pasta de amendoim?

Um dos benefícios do doce de leite é que ele apresenta menos calorias, se comparado a outros doces. Isso porque ele contém cerca de 315 calorias a cada 100 gramas, diferente de outros alimentos que possuem bem mais.

Pode substituir o doce por pasta de amendoim?

Pasta de amendoim é fonte de gordura saudável, contém uma boa quantidade de proteína e baixa quantidade de carboidrato. É uma ótima opção para substituir um doce comum, mas é preciso atenção.

Quem quer emagrecer pode comer doce de leite?

A nutricionista esportiva Keyla Aguiar explica que a prática de inserir o doce de leite na dieta é adequada para quem possui a hipertrofia como objetivo. “Ele é um carboidrato de rápida absorção e, por isso, é ótimo para quem treina”.