Quando foi aprovada a Declaração Universal da UNESCO sobre a diversidade cultural e o que ela representa?

Mirelle Bernardino

Em 2001, a ONU aprovou a Declaração Universal da UNESCO para a Diversidade Cultural. O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, celebrado em 21 de maio, foi proclamado com o objetivo de fomentar a importância do respeito e da compreensão da preservação da Diversidade Cultural.

A cultura oferece uma oportunidade única de conciliar os aspectos econômicos e sociais do desenvolvimento – bens e serviços culturais têm identidades, pontos de referência e valores, ao mesmo tempo em que permitem que milhões de criadores, artistas e profissionais ganhem a vida com o seu trabalho. A celebração da diversidade cultural significa permitir que eles pratiquem suas atividades, assim como os ajuda a enriquecer a paisagem cultural, o que por sua vez nos enriquece. Unesco.

A Diretora de Arte e Cultura do Decanato de Assuntos Comunitários da UnB, Priscila Santos Calgaro, acredita a cultura está diretamente ligada à identidade social e aos Direitos Humanos. “Ela abrange aspectos intelectuais, econômicos, sociais, criativos, religiosos, sociais e indenitários. A preservação e o respeito à Diversidade Cultural é indispensável à manutenção da própria dignidade humana”, pontuou.

Para a especialista a pluralidade cultural e a troca de saberes estão diretamente ligadas à redução das desigualdades sociais e ao desenvolvimento, e manutenção, do respeito aos direitos e liberdades individuais.

Para manter o desenvolvimento e o respeito à Diversidade Cultural, na Universidade de Brasília, é feito um trabalho com a Diretoria de Arte e Cultura diversas ações junto à comunidade. 

Quando foi aprovada a Declaração Universal da UNESCO sobre a diversidade cultural e o que ela representa?

O que diz a Declaração Universal sobre a diversidade cultural?

Ninguém pode invocar a diversidade cultural para violar os direitos humanos garantidos pelo direito internacional, nem para limitar seu alcance. Os direitos culturais são parte integrante dos direitos humanos, que são universais, indissociáveis e interdependentes.

Qual a relação entre a Unesco e a diversidade cultural?

A diversidade cultural “constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada”, por isso a necessidade da sua preservação, garantida pelas políticas púlicas, que buscam garantir também o pluralismo cultural. De modo que promover os direitos culturais é respeitar e promover os direitos humanos.

Quando foi aprovada a Declaração Universal da Unesco sobre a diversidade cultural e o que ela representa?

Declaração Universal Sobre a Diversidade Cultural e Plano de Ação - 2001. Aprovada na 31ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2001. A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço.

Como a globalização intensificou a diversidade cultural dos países?

Com a Globalização, ampliaram-se as facilidades de comunicação e, consequentemente, a transmissão dos valores culturais. Assim, observa-se que as diferentes culturas e os diferentes costumes podem se interagir sem a necessidade de uma integração territorial.

Qual o argumento da UNESCO sobre a consciência da diversidade?

COMENTÁRIO: A resposta está correta, pois a Unesco (2009) argumenta que a consciência da diversidade é um senso comum devido às trocas culturais e à globalização. ... Ainda que uma maior tomada de consciência não garanta de forma alguma a inclusão social.

Qual a declaração da UNESCO sobre Diversidade Cultural?

  • A Declaração da UNESCO sobre Diversidade Cultural reconhece as múltiplas culturas como uma "herança comum da humanidade", e é considerada o primeiro instrumento que promove e protege a diversidade cultural e o diálogo intercultural entre as nações. Pode obter mais informação sobre a UNESCO. Diversidade cultural no Brasil

Qual é a diversidade cultural?

  • A diversidade cultural é um conceito criado para compreender os processos de diferenciação entre as várias culturas que existem ao redor do mundo.

Como a diversidade cultural é necessária para a humanidade?

  • Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é tão necessária para o género humano como a diversidade biológica o é para a natureza. Neste sentido, constitui o património comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras.

Qual a Declaração Universal sobre a diversidade cultural?

  • A Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural prevê ações de preservação das múltiplas culturas de origem indígena e africana, como as línguas indígenas ameaçadas de extinção, além dos rituais e festas tradicionais do povo indígena e afrodescendente.