Quando o câncer de mama vai para axila?

  • Homepage
  • Doenças
  • Câncer De Mama
  • Depois Do Esvazimento Axilar Pode Aparecer Metastase Novamente Na Axila?

4 respostas

Depois do esvazimento axilar pode aparecer metastase novamente na axila?

Infelizmente pode ocorrer se não foi retirado todos os gânglios comprometidos . Att

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Quando o câncer de mama vai para axila?

A cirurgia de esvaziamento linfonodal é um tipo de cirurgia que chamamos de cirurgia "territorial", ou seja, retiramos todo o tecido contido dentro de determinada área. Cada pessoa possui um numero de linfonodos em cada região, com tamanhos e localização variadas. Ainda, hoje existe o conceito de "linfonodo sentinela", onde identificamos, por exame e no intra-operatório, 1 (ou eventualmente mais de 1) nódulo que seria o primeiro a drenar a área acometida pelo câncer. Com isso, seria uma cirurgia menos mórbida e que ainda permaneceriam os nódulos na axila. Quanto a sua pergunta, a resposta é SIM, pode haver recidiva na axila ou em qualquer local em casos de câncer. Principalmente nos casos de doença mais avançada, tratamento inadequado, presença de comprometimento extracapsular no linfonodo, ou de doença residual. Importante frisar que a recidiva pode ocorrer em ganglios remanescentes ou mesmo em tecidos vizinhos em contato com a doença. Espero ter contribuído.

Infelizmente sim.se não for feito o esvaziamento linfonodal, dependendo do estadiamento da doença a recidiva é uma possibilidade.

Mesmo num tratamento considerado tecnicamente adequado para o câncer de mama, em que houve a necessidade de realização de um esvaziamento axilar, pode ocorrer uma recidiva na axila (retorno da doença na axila operada). Isto é considerado como recidiva regional da doença. O tratamento indicado, quando tecnicamente possível, é a ressecção cirúrgica da lesão. Quando isto não é possível como primeira opção, uma biópsia com estudo imunohistoquimico deve ser providenciada e caso confirme tratar-se de uma recidiva axilar (de um primário da mama) a quimioterapia sistêmica deve ser considerada. Nos casos em que não houve irradiação prévia, a radioterapia pode ser uma opção associada com a quimioterapia. Importante lembrar que antes de iniciar qualquer tratamento exames de imagem para correto estadiamento devem ser solicitados, podendo inclusive, incluir um PET-CT (tomografia por emissão de pósitrons) para uma adequada avaliação sobre real extensão da doença.

  • Paciente com cancêr de mama HR com metástase óssea, 54 anos. Apresentou exames com CEA 15.3 nos últimos 3 meses de 86 U/ml á 175 U/ml, está em tratamento Hormonoterápico em conjunto com o medicamento Palbociclibe, este incluído no tratamento nos últimos 2 meses. Esse aumento do CEA 15.3 indicaria recidiva…
  • Qual a probabilidade de BIRADS 4A ser cancêr?
  • Fiz mamografia e ultrassom e deu birabs 4B fiz a biopsia e deu " interlobular stromal fibrosis and atrophic lobular units, negative for atypical hyperplasia and malignancy" (em Ingles pq moro no TN, USA) entao o birabs mudou para categoria 3, eu queria saber o que significa interlobular stromal fibrosis?…
  • O que é nódulo Classificação TI-RADS: 3? É grave? Estou preocupada c isso
  • Fiz acompanhamento faz 4 anos dos meus nódulos birads 3 , e passou pra birds 2 devo me preocupar?
  • Bom dia eu fiz uma mamografia magnificacao deu categoria 4a calcificação agrupada E ultrassom deu categoria 1 Qual a chance de ser câncer?
  • Nodulos mamarios situados a 3hs e 7hs classificação Birads 4 A o que significa ?
  • Fui diagnosticada com CA de mama em janeiro de 2020, tumor 3 cm, 08 linfonodos positivos, grau 2, Estrogenio 90%, progesterona 70%, com HER2 negativo. Fiz a ciriugia em fevereiro de 2020, 04 quimios vermelhas e 12 brancas, 19 radios. Terminei o tratamento em janeiro de 2021. Estou em acompanhamento e…
  • Fiz uma ultra mamária há 9meses deu um nódulo categoria bi RADS 2. Esse mês de junho 2022 fiz outra ultra mamária o nódulo deu categoria bi RADS 4. Tenho que fazer a biópsia?????
  • Minha esposa foi diagnosticada com carcinoma invasivo de mama luminal B HER2+... Esta em quimioterapia (citotóxica)... Quais as chances de cura e prognóstico?

Nossos especialistas responderam a 209 perguntas sobre Câncer de mama

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Quais são os sintomas de câncer na axila?

Na maioria dos casos, os principais sintomas de nódulo na axila são:.
Dor na região;.
Área dolorida;.
Região avermelhada;.
Febre..

Qual relação pode haver entre o câncer de mama é os linfonodos axilares?

A maior parte dos vasos linfáticos da mama leva aos linfonodos localizados nas axilas, chamados de gânglios axilares. Quando uma mulher apresenta um tumor nas mamas e as células cancerígenas atingem esses gânglios, aumenta o risco da doença se espalhar para outros órgãos, causando as metástases.

Porque as metástases do câncer de mama são comuns em linfonodos axilares?

A maioria das células tumorais que se desprendem do tumor primário é transportada pelo sangue ou pelos gânglios linfáticos através do corpo. A circulação destas células explica porque o câncer de mama muitas vezes se dissemina para os gânglios linfáticos da axila (linfonodos axilares).

O que acontece quando se faz esvaziamento axilar?

O grande efeito colateral do esvaziamento axilar é o linfedema (inchaço do braço) que ocorre em 20% das mulheres, principalmente naquelas mais idosas ou acima do peso. A fisioterapia precoce é fundamental para orientação e prevenção deste problema.