Quando o umbigo sai para fora na gravidez

Quando o umbigo sai para fora na gravidez
@_mariatoscano

O portal Babycenter é uma verdadeira enciclopédia para todos aqueles que têm filhos ou que estão a tentar engravidar. Com vários artigos escritos por especialistas, bem como um fórum cheio de partilhas, não poderia ser mais completo. Num dos textos, encontramos a explicação para o umbigo ficar mais saliente na gravidez.

Em resposta à questão: “O umbigo salta para fora em todas as grávidas?“, a obstetra Eleonora Fonseca explicou:

“Toda grávida fica com o umbigo mais exposto até o final da gestação, mas não necessariamente ele vai “saltar” para fora. O rápido crescimento do útero pressiona a musculatura do abdomen. Na região do umbigo, a parede abdominal é mais fina, e por isso mais fraca. Quando o útero cresce, ele empurra toda a parede do abdomen para a frente. Como a área do umbigo é mais fraca, ela acaba por ser empurrada mais para fora que o restante da barriga“.

Por fim, a médica explicou que ambos os casos – sair para fora ou não – são normais e têm, normalmente, a ver, com o tipo de umbigo que já existia antes da gravidez. Após o parto, diz, este tende a regressar ao normal no espaço de algumas semanas.

Mudanças no umbigo na gravidez são uma das modificações corporais que as grávidas mais relatam. E não se preocupe, elas são normais! A alteração no formato do umbigo é um reflexo da distensão abdominal, ou seja, do crescimento da barriga para acomodar o bebê, conforme ele vai crescendo. Trata-se de mais uma mudança no corpo decorrente da gestação, que geralmente aparece quando a barriga fica mais aparente. Mas, se ainda assim, o “umbigo para fora” te incomoda, saiba que não precisa se preocupar: depois do parto, o umbigo volta a ser como era (ou muito próximo disso, por experiência própria).

Embora muitas pessoas achem que o umbigo da mãe está diretamente ligado ao umbigo do bebê pelo cordão umbilical, isso não é verdade. Na mulher o cordão umbilical está inserido na placenta, e não no umbigo. Já no bebê realmente ele está no umbigo, e é pelos vasos sanguíneos que passam ali que a mãe envia oxigênio de nutrientes ao feto. Ou seja, as mudanças no umbigo na gravidez não têm relação com o cordão umbilical.

Não é preciso ter qualquer cuidado especial com o umbigo durante a gravidez. Os cuidados serão necessários só mais tarde, depois do nascimento. Porém eles serão voltados ao umbigo do bebê, que exigirá higienização adequada depois de cortado (veja quais são esses cuidados aqui).

Quando o umbigo sai para fora na gravidez

Imagem: 123RF

A mudança no umbigo acontece sempre na gravidez?

Pode ser que algumas mulheres não aparentem mudanças no umbigo na gravidez. Isso vai depender da anatomia da região. Em geral, os umbigos que mais “saltam” são aqueles que não têm muita profundidade. Logo, conforme a pele estica em decorrência do crescimento da barriga, esse umbigo mais raso acaba “saindo pra fora”.

Mas vale saber que não é apenas a gestação que desencadeia a característica. Quadros de hérnia também podem ocasionar essa saliência do umbigo. Se a mulher já tiver hérnia umbilical antes da gestação, o aumento da barriga na gravidez pode deixá-la maior e mais aparente. Nesses casos, a avaliação de um médico é muito importante.

Meu umbigo não voltou ao normal depois do parto, e agora?

Como o útero reduz o seu tamanho, até voltar ao habitual, depois da gestação, a consequência é que o umbigo regrida à forma como era antes da gravidez. Porém, caso o seu umbigo, mesmo depois do nascimento do bebê, continue saltado, vale procurar um médico. Pode se tratar de um caso de hérnia, com possível indicação de cirurgia.

Veja também:

  • 5 mudanças no corpo que toda grávida sente
  • 5 situações que toda grávida enfrenta (para rir)
  • Estou grávida, e agora? Saiba o que fazer em 9 passos
  • O livro de gravidez do ano!

Quando o umbigo começa a mudar na gravidez?

Entre o segundo e terceiro trimestres da gravidez, mais ou menos após a semana 28, ocorre a inversão ou o desvio do umbigo. É um fenômeno indolor que faz com que o umbigo saia, como um botão. Surgimento de uma linha escura. Essa linha vertical, também chamada linha alba, vai do umbigo ao púbis.

Como saber se meu umbigo vai sair pra fora?

Quando a mulher já tem um umbigo mais raso, com pouca profundidade, no momento em que a pele estica conforme a barriga cresce, este umbigo tem maiores chances de ficar pra fora”, afirma ao ginecologista obstetra Djalma da Cruz Gouveia. O umbigo também pode saltar devido a uma hérnia umbilical.