Quando inicia os vômitos na gravidez?

Os sintomas são menos frequentes nas mulheres mais velhas, nas multíparas e nas fumantes. A presença de vômitos e náuseas na gravidez está associada à diminuição do risco de aborto.

Muitas mulheres desconfiam estar grávidas quando acordam enjoadas. A desconfiança faz sentido: metade das mulheres apresenta náuseas e vômitos no início da gravidez; 25% das restantes referem apenas náuseas.

Na maioria das vezes, os sintomas são desagradáveis, porém passageiros. Numa pequena proporção deles, no entanto, tornam-se persistentes e incapacitantes, provocando desidratação, perda de peso e necessidade de internação hospitalar.

Veja também: Mitos e verdades da gravidez 

Náuseas e vômitos intensos, causadores de desidratação, perda de mais de 5% do peso corpóreo, perda de potássio, aparecimento de corpos cetônicos no exame de urina, aumento da densidade urinária, além de outras alterações caracterizam a hiperemese gravídica, distúrbio presente em 0,3% a 1,0% das gestações.

Na gravidez normal, as náuseas e os vômitos costumam surgir ao redor da quarta semana — contada a partir do último período menstrual –, e aumentar de intensidade até atingir o pico na nona semana, aproximadamente. Em 90% dos casos, o quadro regride quando a gestação atinge 20 semanas.

Os sintomas são menos frequentes nas mulheres mais velhas, nas multíparas e nas fumantes. A presença de náuseas e vômitos na gestação está associada à diminuição do risco de aborto.

Embora as causas das náuseas e dos vômitos sejam pouco claras, o fato de estarem presentes na mola hidatiforme, processo no qual não existem tecidos fetais, apenas placentários, sugere que o estímulo responsável pelo aparecimento dos sintomas tenham origem na placenta.

Um estudo mostrou que refeições ricas em proteínas reduzem as náuseas com mais eficácia, do que aquelas com o mesmo número de calorias fornecidas por carboidratos e gorduras.

A constatação de que fumantes apresentam menos náuseas e vômitos, pode ser explicada pelo menor tamanho da placenta associado ao cigarro.

A evolução está diretamente relacionada com os níveis sanguíneos de beta-HCG (a gonadotrofina coriônica que o teste para comprovar gravidez detecta na circulação): quanto mais alto estiverem, maior a intensidade dos sintomas.

A explicação mais aceita é a de que a gonadotrofina coriônica estimularia os ovários para produzir estrogênio, hormônio causador dos enjoos. Mulheres com mola hidatiforme, gestações gemelares e aquelas com níveis sanguíneos de beta-HCG mais elevados correriam risco mais alto de apresentar os sintomas.

Outra teoria atribui papel importante à deficiência de vitamina B, uma vez que a administração de complexos vitamínicos reduz a incidência e a intensidade do quadro.

A teoria de que as náuseas e os vômitos seriam causadas por mecanismos puramente psicológicos nunca foi comprovada.

A sintomatologia pode ser aliviada evitando perfumes, suplementos vitamínicos e os alimentos que disparam os enjoos, principalmente os gordurosos ou muito condimentados, e os comprimidos de ferro.

A experiência mostra que dividir as refeições diárias de modo a torná-las mais frequentes e menos volumosas, e ingerir líquidos nos intervalos pode ajudar. Manter bolachas de água e sal no criado-mudo para evitar períodos longos com o estômago vazio, também.

Um estudo mostrou que refeições ricas em proteínas reduzem as náuseas com mais eficácia, do que aquelas com o mesmo número de calorias fornecidas por carboidratos e gorduras.

Aproximadamente 10% das mulheres precisam de medicação.

As drogas mais empregadas são: vitamina B6, anti-histamínicos, agentes pró-cinéticos (que aceleram o esvaziamento gástrico), antieméticos e outros.

Como podem atravessar a barreira imposta pela placenta e chegar à circulação fetal, nenhum medicamento deve ser ingerido sem ouvir o obstetra.

Algumas tentativas de demonstrar que a acupuntura pode ser útil produziram resultados contraditórios. Ao contrário, um estudo randomizado com 675 participantes que receberam cápsulas de gengibre mostraram que houve melhora das náuseas em comparação com o grupo placebo. Em dois outros trabalhos, a eficácia do gengibre foi igual à da vitamina B6.

Quase todas as mulheres, principalmente no início da gravidez, queixam-se de náuseas. Mas até quando isso pode ser considerado normal?

Náuseas e vômitos da gravidez são muito comuns?

Como já foi dito, as náuseas e vômitos da gravidez  acontecem com grande frequência. Embora geralmente sejam chamados de “enjôo matinal”, as náuseas e vômitos da gravidez pode ocorrer a qualquer hora do dia. Normalmente não chega a prejudicar o crescimento do bebê, mas podem ser um grande incômodo na vida das gestante. Em alguns casos, chegam a dificultar o trabalho e atividades diárias.

Quando geralmente começam os enjoos da gravidez?

As náuseas e vômitos da gravidez geralmente começam antes de 9 semanas de gestação (ou seja, antes de completar 2 meses).  Esses sintomas costumam durar somente até o segundo trimestre (14 semanas de gravidez), para a maioria das mulheres. Contudo, para algumas, pode se estender um pouco mais ou durar toda a gravidez.

Como saber se meu caso é mais grave?

Quando os sintomas duram um curto período de tempo, mesmo que seja todos os dias, vomitando 1 ou 2 vezes por dia, geralmente é entendido como um sintoma leve. A maioria das mulheres com sintomas assim vai ter bons resultados com mudanças nos hábitos ou com algum medicamento.  Nos casos mais graves, o enjoo dura várias horas por dia e o vômito ocorre com maior frequência. No entanto, o que deve definir se há necessidade de assistência médica é o quanto esses sintomas afetam sua rotina, e não a sua “classificação”.

O que é hiperêmese gravídica?

Quando inicia os vômitos na gravidez?
Essa palavra estranha costuma causar estranhamento nas pessoas. “Emese” é o termo médico usado para vômito. Portanto, o nome por si só, significa um aumento do frequência de vômitos no período da gestação. Ou seja, algo que está além do esperado.  A Hiperemese gravídica é a forma mais grave de náusea e vômito da gravidez e ela ocorre em até 3% das gestações. Essa condição pode ser diagnosticada quando uma mulher perde 5% de seu peso pré-gestacional e apresenta outros problemas relacionados à desidratação (por perda de fluidos corporais). Mulheres com hiperemese gravídica precisam de tratamento para interromper esses vômitos e restaurar a hidratação do corpo, podendo ser necessário inclusive tratamento hospitalar.

Quais são os fatores de riscos para náuseas e vômitos graves na gravidez?

  • Gravidez de gêmeos;
  • História de enjoos e vômitos em gravidez anterior;
  • Ter mãe ou irmã que teve náusea grave e vômito de gravidez;
  • História de enjôo frequente ou enxaqueca;
  • Estar grávida de um bebê do sexo feminino.

Náuseas e vômitos durante a gravidez podem ser causados ​​por outra condição médica?

Quando inicia os vômitos na gravidez?
Algumas outras condições médicas além da gravidez também podem causar esses sintomas. Como exemplos, pode-se citar úlcera péptica, doença da tireóide e doença da vesícula biliar. Seu obstetra ou outro profissional de saúde pode suspeitar que você tenha uma dessas condições se tiver sinais ou sintomas que normalmente não ocorrem com náusea e vômito da gravidez, tais como:

  • Náuseas e vômitos que ocorrem pela primeira vez após 9 semanas de gravidez;
  • Abdome sensível ou dolorido;
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Glândula tireóide aumentada (inchaço na parte da frente do pescoço).

Como o enjoo da gravidez podem afetar meu bebê?

Ter náuseas e vômitos da gravidez geralmente não prejudica a sua saúde ou a saúde do bebê. No entanto, pode ser que surjam problemas se você não conseguir ingerir nenhum alimento e começar a perder peso. Quando isso acontece, o ganho de peso do bebê pode ser prejudicado, podendo afetar o peso ao nascimento. Além disso, a falta da ingestão adequada de alimentos e líquidos pode contribuir para o desenvolvimento de problemas na tireóide, no fígado e desidratação na gestante.

Qual é o melhor momento para iniciar um tratamento?

Como os casos mais graves são difíceis de tratar e podem causar problemas de saúde, muitos especialistas recomendam que o tratamento seja iniciado assim que surgirem os sintomas. Dessa forma, pode-se evitar que os sintomas se tornem graves.

O que posso fazer para aliviar esses sintomas?

Dieta e mudanças de estilo de vida podem trazer bastante conforto. Algumas sugestões são:

Quando inicia os vômitos na gravidez?

  • Tente comer alimentos mais secos, como torradas ou bolachas pela manhã antes de sair da cama para evitar se movimentar com o estômago vazio;
  • Beba líquidos com freqüência;
  • Evite cheiros que te incomodem;
  • Coma pequenas refeições com intervalos curtos entre elas ao invés de três grandes refeições;
  • Prefira alimentos pobre em gordura e de fácil digestão;
  • Experimente chá de gengibre feito de gengibre fresco ralado, cápsulas de gengibre e balas de gengibre.

Aproveite para ler: Alimentação na gravidez: como fazer boas escolhas Caso você esteja tendo muitos vômitos, pode haver um desgaste do esmalte do dente, já que o vômito é muito ácido. Por isso, enxaguar a boca com uma colher de chá de bicarbonato de sódio dissolvido em um copo de água pode ajudar a neutralizar a acidez e proteger os dentes.

Existem medicamentos para tratar náuseas e vômitos da gravidez?

Se as mudanças na dieta e no estilo de vida não ajudarem os seus sintomas, ou se você tiver sintomas graves, pode ser necessário tratamento medicamentoso. Quando o médico descartar outras condições de saúde, existem várias opções de remédios para tratamento das náuseas, e ele vai escolher o melhor para o seu caso. Fonte: ACOG – Morning Sickness: Nausea and Vomiting of Pregnancy

  • Caso queira saber mais sobre este e outros temas, entre em contato conosco. Além disso,  acompanhe nossa página do Instagram.
  • Conheça nosso serviço de Nutrição.

Quando inicia os vômitos na gravidez?

Quando se começa a vomitar na gravidez?

Como o enjoo está associado à produção de hCG ele tende a se iniciar com 5 ou 6 semanas, apresentar um pico entre 8 e 10 semanas e, a partir de então, reduzir. Deve desaparecer completamente em cerca de 16 semanas, muito embora costume cessar antes deste período.

Como saber se o vômito e de gravidez?

Náuseas durante a gravidez podem ocorrer a qualquer hora do dia, mas geralmente acontecem pela manhã. Então observar quando as náuseas acontecem ajuda a saber se o enjoo é de gravidez. Além disso, algumas mulheres têm vontade, ou não podem suportar, certos alimentos quando engravidam.

É possível sentir enjoo nas primeiras semanas de gravidez?

Os enjoos podem surgir desde a primeira semana de gestação e durar até por volta da 12ª semana. Na maioria dos casos, eles aparecem a partir da oitava semana, e tendem a melhorar bastante nas 13ª e 14ª semanas. O mais raro mesmo é que os enjoos durem até o fim da gestação, mas essa possibilidade também existe.