Quando um objeto é submetido a duas ou mais forças a força resultante é?

Grátis

2 pág.

Quando um objeto é submetido a duas ou mais forças a força resultante é?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 1

Lista de exercícios (UA 05): Os princípios da dinâmica: Leis de Newton. Profª. Dra. Maria Elenice dos Santos (QUESTÃO 01) Qual das afirmações abaixo a respeito da mecânica newtoniana é falsa? A) A mecânica newtoniana foi formulada por Sir Isaac Newton. B) A mecânica newtoniana pode ser considerada um caso especial da Relatividade Restrita ou da Mecânica Quântica, que são teorias mais completas. C) A mecânica newtoniana pode ser usada para descrever o movimento das galáxias. D) A mecânica newtoniana estabelece uma relação entre força e aceleração. E) A mecânica newtoniana pode ser aplicada a qualquer objeto, independentemente da velocidade e da aceleração. Resposta: letra E. (QUESTÃO 02) Quando um objeto é submetido a duas ou mais forças, a força resultante: A) É a soma dos módulos das forças. A direção da força é a direção do movimento do objeto. B) É a maior força que age sobre o objeto. C) É a soma vetorial das forças que agem sobre o objeto. D) É o módulo da maior força que age sobre o objeto. A direção da força é a direção do movimento do objeto. E) Nenhuma das alternativas é verdadeira. Resposta: letra C. (QUESTÃO 03) A expressão força resultante é usada para designar: A) A inércia de um objeto. B) A grandeza que provoca um deslocamento de um objeto. C) A grandeza que mantém um objeto em movimento. D) A massa de um objeto. E) A grandeza que muda a velocidade de um objeto. Resposta: letra E. (QUESTÃO 04) Qual das seguintes ferramentas é usada para representar as forças que agem sobre um objeto e facilita a solução de problemas de física? A) Diagrama de corpo livre. B) Desenho em escala. C) Analisador de vetores. http://catalogo.sagah.com.br/Catalogo/catalogo.php D) Escada de Newton. E) Monitor de forças. Resposta: letra A. (QUESTÃO 05) Um objeto se move na direção leste com velocidade constante. Uma força na direção norte age sobre o objeto durante 5,0 segundos e depois é removida. Qual das informações abaixo é verdadeira? A) O objeto está se movendo para nordeste quando a força é removida. B) O objeto está se movendo para leste quando a força é removida. C) A direção da aceleração depende da velocidade inicial do objeto. D) A variação de velocidade acontece na direção noroeste. E) O módulo da aceleração depende da velocidade inicial do objeto. Resposta: letra A.

Quando um objeto é submetido a duas ou mais forças a força resultante?

E) A mecânica newtoniana pode ser aplicada a qualquer objeto, independentemente da velocidade e da aceleração. Resposta: letra E. (QUESTÃO 02) Quando um objeto é submetido a duas ou mais forças, a força resultante: A) É a soma dos módulos das forças. A direção da força é a direção do movimento do objeto. B)

Qual a força resultante sobre o objeto?

Se diversas forças agem sobre um objeto, então a força resultante é a soma de todas as forças.

Quando aplicamos uma força resultante?

Quando aplicamos uma força resultante não nula sobre um corpo, ele passa a se mover com uma certa aceleração. A força resultante sobre esse corpo equivale a: a) variação da sua quantidade de movimento em relação ao tempo.

Quais são as duas situações em que a força resultante sobre um corpo é igual a zero pesquise?

Num corpo em repouso actuam forças cuja resultante é nula. Diz-se que o corpo está em equilíbrio estático. Sempre que as duas forças têm a mesma intensidade, a força resultante é nula e o movimento continua , passando a ser rectilíneo uniforme porque a velocidade é constante.