Quando uma barra de vidro e esfregada com um pano de seda a barra fica positivamente carregada?

Índice

  • 1 Em qual processo de eletrização ocorre apenas uma separação entre algumas cargas positivas e negativas do corpo?
  • 2 Qual das afirmativas abaixo a respeito do que acontece quando uma barra de vidro e esfregada com um pedaço de pano e fica positivamente carregada está correta?
  • 3 Qual a espécie de carga elétrica que a seda adquire ao ser atritada com vidro?
  • 4 Quais são os sinais das cargas elétricas adquiridas pelo vidro e pela LÁ?

Na indução eletrostática ocorre apenas uma separação entre algumas cargas positivas e negativas já existentes no corpo condutor.

Qual das afirmativas abaixo a respeito do que acontece quando uma barra de vidro e esfregada com um pedaço de pano e fica positivamente carregada está correta?

Qual das afirmativas abaixo, a respeito do que acontece quando uma barra de vidro é esfregada com um pedaço de pano e fica positivamente carregada, está correta? a) A barra passa a se comportar como um bom condutor de eletricidade.

Quando um bastão de vidro é atritado com seda o bastão Torna-se positivamente carregado o que aconteceu com seus elétrons?

Quando um bastão de vidro é atritado com seda, o bastão torna-se positivamente carregado. O que aconteceu com seus elétrons? foram removidos do bastão.

Qual o tipo de carga final ficam uma barra de vidro inicialmente atritado com um pano de seda?

O vidro adquire carga positiva e a seda fica eletrizada negativamente. Procurando uma explicação para este fato, Franklin formulou uma teoria, segundo a qual os fenômenos elétricos eram produzidos pela existência de um “fluido elétrico” que estaria presente em todos os corpos.

Qual a espécie de carga elétrica que a seda adquire ao ser atritada com vidro?

Assim, um mesmo corpo poderá se eletrizar positivamente ou negati- vamente, dependendo do corpo com o qual for atritado. Por exemplo: a seda, que atritada com vidro adquire carga negativa (porque retira elé- trons do vidro), quando atritada com borracha adquire carga positiva (perde elétrons para a borracha).

Quais são os sinais das cargas elétricas adquiridas pelo vidro e pela LÁ?

Por meio dessa série, é possível determinar a carga elétrica adquirida por cada material quando atritado com outro. O isopor, ao ser atritado com a lã, fica carregado negativamente. O vidro, ao ser atritado com a seda, ficará carregado: a) positivamente, pois ganhou prótons.

Qual é o sinal da carga elétrica adquirida pelo bastão de plástico após o atrito?

Convencionalmente, vamos chamar de carga negativa (-) a eletricidade adquirida pelo plástico, quando atritado com a seda e de carga positiva (+) a eletricidade adquirida pelo vidro, quando atritado com a seda.

Esta lista de exercícios trata da série triboelétrica, uma tabela que lista por ordem crescente a afinidade de certos materiais para receber elétrons na eletrização por atrito. Publicado por: Rafael Helerbrock

(IFSP) A tabela a seguir mostra a série triboelétrica.

Quando uma barra de vidro e esfregada com um pano de seda a barra fica positivamente carregada?

Por meio dessa série, é possível determinar a carga elétrica adquirida por cada material quando são atritados entre si. O isopor ao ser atritado com a lã fica carregado negativamente. O vidro ao ser atritado com a seda ficará carregado:

a) positivamente, pois ganhou prótons.

b) positivamente, pois perdeu elétrons.

c) negativamente, pois ganhou elétrons.

d) negativamente, pois perdeu prótons.

e) com carga elétrica nula, pois é impossível o vidro ser eletrizado.

Utilizando a série triboelétrica apresentada no exercício 1, julgue os itens a seguir:

I- O plástico tem uma grande tendência em ceder elétrons na eletrização por atrito;

II- O cabelo humano, ao ser atritado com o plástico, cederá elétrons;

III- Isopor e plástico, caso atritados, dificilmente ficariam eletrizados.

a) I e II

b) II e III

c) II

d) III

e) I

Ao atritarmos dois materiais como vidro e algodão, espera-se:

a) que o vidro adquira cargas elétricas de sinal negativo.

b) que o algodão adquira cargas elétricas de sinal positivo.

c) que o vidro e algodão adquiram cargas de sinais contrários, mas de módulos diferentes.

d) que o vidro ceda elétrons para o algodão, ficando com carga elétrica positiva.

e) que o algodão ceda elétrons, ficando com carga elétrica positiva.

Entre os pares a seguir, caso não queiramos que ocorra eletrização por atrito, a melhor escolha seria:

a) Seda e plástico

b) Algodão e vidro

c) Âmbar e lã

d) Vidro e poliéster

e) Isopor e plástico

respostas

Letra B

Já que o vidro precede a seda na série triboelétrica, sua tendência de perder elétrons e ficar carregado positivamente é maior que a da seda.

Voltar a questão

Letra B

I – Falso: O plástico tem uma grande tendência em receber elétrons, ficando com carga negativa;

II – Verdadeiro: Quando atritado, o cabelo humano apresenta a tendência de ficar com cargas positivas, cedendo seus elétrons;

III – Verdadeiro: Por estarem próximos na série triboelétrica, a eletrização por atrito desses dois materiais não acontece.

Voltar a questão

Letra D

O vidro encontra-se acima do algodão na série triboelétrica, evidenciando que esse material, quando atritado com outros, apresenta tendência de ficar com carga elétrica positiva, cedendo seus elétrons.

Voltar a questão

Letra E

Com o objetivo de não promover a eletrização por atrito, tomamos pares de materiais próximos na série triboelétrica, como no caso de isopor e plástico, que aparecem logo em sequência e têm como característica receber elétrons.

Voltar a questão

Quando uma barra de vidro e esfregada com um pano de seda a barra fica positivamente carregada?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Assista às nossas videoaulas

Quando uma barra de vidro e esfregada com um pano de seda a barra fica positivamente carregada porque a cargas negativas são transferidas do vidro para a seda?

Por exemplo, se uma barra de vidro for esfregada com um pano de seda, a barra fica carregada positivamente e a seda negativamente, porque o vidro está acima da seda, na série triboelétrica (ver figura 1.4).

Quando um bastão de vidro e atritado com um pedaço de seda?

Os bastões de vidro e as barras de plástico, quando atritados com a seda e a lã, respectivamente, adquirem uma propriedade que não possuíam antes da fricção: eles passam a se atrair ou a se repelir quando colocados convenientemente um em presença do outro.

Como saber qual material fica carregado positivamente ou negativamente?

A série triboelétrica é organizada de modo que o material que possui posição superior na lista adquire carga elétrica de sinal positivo (perde elétrons). Assim sendo, o material de posição inferior recebe elétrons e é eletrizado negativamente.

Quando um bastão de vidro e atritado com seda o bastão Torna

Quando um bastão de vidro é atritado com seda, o bastão torna-se positivamente carregado. O que aconteceu com seus elétrons? foram removidos do bastão.