Quantas contrações de treinamento é normal ter por dia

Contrações de treinamento são contrações que acontecem no útero. Elas são indolores e, quando acontecem, as mulheres relatam a sensação como uma espécie de pressão uterina. Nem todas as mulheres terão a sensação e é importante ressaltar que ela não significa trabalho de parto. Tanto, que algumas gestantes relatam a contração de treinamento a partir da oitava semana de gravidez.

Também conhecida como contrações de Braxton Hicks, elas têm uma função específica: fortalecer o colo do útero para, no parto, realizar a dilatação. Portanto, é um processo natural do corpo. Existem sim fatores que podem aumentar a sensação, como o excesso de atividade física e até mesmo relações sexuais, além do próprio movimento do bebê.

A sensação física traz a barriga mais endurecida e uma espécie de cólica menstrual. Por ser bastante natural, não há motivo para acreditar que se trata de um parto prematuro. As contrações de treinamento, inclusive, passam em pouco tempo. Apenas mantenha a calma e preste atenção ao seu corpo para entender o momento.

Para te ajudar, vamos responder aqui algumas perguntas bastante comuns:

Como saber se estou tendo contração de treinamento?

Além da sensação já mencionada, semelhante à uma cólica e a barriga um pouco endurecida, a principal diferença entre uma contração de treinamento e a contração do trabalho de parto é o intervalo entre elas. As de treinamento são irregulares e imprevisíveis, são de curta duração e não aumentam com o passar do tempo. Elas diminuem com a mudança de posição. Já as contrações de trabalho de parto acontecem em intervalos ritmados, cada vez menores, e sua duração tende a aumentar com o tempo, podendo trazer dores na região do baixo ventre e/ou da lombar que não cessam com a mudança de posição.

Além disso, as contrações de treinamento, apesar do incômodas, não causam dor e a mulher não tem dilatação. Para realizar o parto, o aviso do corpo inclui dores que variam entre moderadas e fortes.

Quando começam as contrações de treinamento?

Algumas mulheres podem passar a gestação inteira sem sentir uma contração de treinamento e, se realizada a cesariana, não chegam a ter a experiência.

Há gestantes que relatam contrações de Braxton Hicks a partir da oitava semana.

Para a maioria, elas começam a acontecer entre o fim do segundo trimestre da gravidez e a 34ª semana.

Quantas contrações de treinamento são normais por dia?

Elas podem acontecer mais de uma vez por dia. E o que muitas mulheres não sabem é que, às vezes, acontecem sem a gestante perceber.

Elas duram, em média, de 30 segundos a 2 minutos. Movimentar o corpo pode aliviar o incômodo.

É normal não ter contração de treinamento?

Sim. Como explicamos acima, elas não acontecem com todas as mulheres e, também, não existe um padrão. Pode ser que uma mesma mulher tenha contrações de treinamento em uma gravidez e em outra não.

Como saber se as dores que sinto são contrações?

As dores de contração de parto são intensas. A sensação é que o fundo da barriga está bem duro e há relatos comuns de sensações como dores na lombar irradiando até as coxas e pontadas na vagina. Todas essas sensações são uma preparação para o nascimento do bebê.

A sensação das contrações de treinamento são mais brandas, lembra uma cólica ou acontece um enrijecimento da barriga. E elas podem ser aliviadas com a mudança de posição. Não costumam doer e, sim, causar algum incômodo que passa em segundos ou pouco minutos.

Você que gosta de saber tudo sobre sua gestação, tirar dúvidas, saber a opinião de outras gestantes e conhecer experiências de outras mulheres, pode acompanhar o Instagram da clínica Sabrina Baracho. Por lá você assiste vídeos, acompanha dicas e recebe informações adicionais, além das que você já lê aqui no blog.

Resumo da Notícia

  • As contrações de treinamento acontecem com maior frequência no terceiro trimestre da gestação
  • Elas também são chamadas de contrações falsas ou Braxton-Hicks
  • Veja como diferenciar o processo do trabalho de parto

Durante a gravidez, principalmente no terceiro trimestre, é comum sentir as famosas contrações de treinamento ou contrações falsas, que são uma das maneiras de preparar o corpo para o trabalho de parto. Também conhecidas como Braxton-Hicks, as contrações podem começar um pouco mais cedo na primeira gestação.

Para tirar todas as dúvidas sobre o assunto, além de saber como identificar se elas estiverem acontecendo, e no que é preciso ficar de olho, conversamos com o Dr. Igor Padovesi, obstetra e ginecologista, colunista da Pais&Filhos, pai de Beatriz e Guilherme.

Mas afinal, o que são as contrações de treinamento?

Apesar do nome ainda causar ansiedade em muitas mulheres, o especialista explica que são chamadas assim porque é o mesmo que vai acontecer durante o trabalho de parto, porém com algumas diferenças.  “As contrações de treinamento acontecem quando o músculo uterino contrai de forma esporádica. Dessa maneira, as contrações do útero acabam empurrando o bebê, em seguida a cabeça dele pressiona o colo do útero, causando a dilatação e progredindo para o trabalho de parto”.

Quantas contrações de treinamento é normal ter por dia
As contrações de treinamento ajudam na preparação para o trabalho de parto (Foto: Getty Images)

As contrações de treinamento mudam o colo do útero

Sim, você não leu errado! Como uma maneira de preparar o corpo da mulher para o nascimento do bebê, é normal que o colo do útero passe por algumas mudanças ao longo da gestação. Igor Padovesi comenta que as contrações de treinamento tem um papel superimportante durante o terceiro trimestre: “Principalmente nas últimas semanas, as contrações de treinamento começam a modificar o colo do útero. Durante toda a gravidez, o colo do útero fica rígido e ao final dela, se aproximando do parto, ele precisa começar a amolecer e afinar, então são as contrações de treinamento que aos poucos vão fazendo isso”.

Vale lembrar ainda que algumas mulheres conseguem sentir as contrações de treinamento antes do terceiro trimestre da gestação: “É mais comum após 28-29 semanas, mas algumas mulheres já começam a ter a percepção de algumas contrações desde antes disso”, reforça o médico.

Contrações de treinamento x verdadeiras: como diferenciar?

Quando a mulher entra em trabalho de parto, as contrações verdadeiras costumam ser mais intensas, duram mais tempo e dão a sensação da barriga ficar rígida, além de uma pressão quando o pico da contração é maior. “Elas vêm entre duas a três a cada dez minutos, com intervalos de cinco e dez minutos”, completa Igor Padovesi sobre o tempo de espaçamento entre as contrações.

Sobre as dúvidas durante esse momento, o obstetra orienta que quando o trabalho de parto realmente acontecer, o processo é muito mais intenso, com uma contração atrás da outra e uma dor mais significativa. No caso das contrações de treinamento, é importante que elas sejam fracas, espaçadas e sem ritmo.

Para ficar de olho

Apesar de na maioria dos casos as contrações de treinamento serem uma preparação para o trabalho de parto, é importante ficar em alerta caso elas aconteçam com uma maior intensidade e cedo demais, podendo significar um trabalho de parto prematuro.

“Se a mulher em uma fase mais precoce da gestação, antes das 37 semanas, começar a ter a sensação de contrações frequentes, e com ritmo ( a cada 10 ou 15 minutos, aproximadamente) e se mantiver por algumas horas, não é normal, e pode significar um trabalho de parto prematuro“. Em caso de dúvidas sobre o que está sentindo ou notar sinais como sangramento vaginal e vazamento ou jorro de fluídos pela vagina, é importante falar com o seu médico.

Veja o que acontece durante as contrações:

Fonte: Dr Igor Padovesi, pai da Beatriz e do Guilherme, Ginecologista e Obstetra da USP e do Hosp. Albert Einstein, colunista e embaixador da Pais&Filhos. www.igorpadovesi.com.br

* Leia também:

  • Chás que a grávida não pode tomar (e você nem sabia!)

  • Foto chocante mostra momento exato de contração na barriga de grávida e viraliza na web

  • Placenta acreta: o que é, como identificar e quais riscos ela pode trazer

  • Bebê
  • contrações de treinamento
  • Família
  • Gravidez
  • nascimento
  • pfnoinsta
  • Saúde
  • trabalho de parto

Quando se preocupar com as contrações de treinamento?

Para quem está com menos de 37 semanas Se a contração for acompanhada de secreção vaginal parecida com água ou sangue. Podem ser sintomas de rompimento da bolsa ou de problemas com a placenta. Se sentir contrações de 10 em 10 minutos, ou seis em uma hora. Pode ser sinal de trabalho de parto prematuro.

É normal ter muitas contração de treinamento?

Quantas contrações de treinamento são normais por dia? Elas podem acontecer mais de uma vez por dia. E o que muitas mulheres não sabem é que, às vezes, acontecem sem a gestante perceber. Elas duram, em média, de 30 segundos a 2 minutos.

Quantas contrações de Braxton Hicks são normais por dia?

2As contrações de Braxton Hicks ou falsas contrações, são contrações de treinamento, levam o nome do médico que as identificou. 3As falsas contrações acontecem desde 1 vez ao dia, até algumas vezes sem mesmo que a gestante possa notar. Normalmente elas acontecem também após a relação sexual.